10 erros que blogueiros devem evitar (lista assustadora)

Existem vários erros que blogueiros devem evitar. Nesse post, elencamos os 10 piores, para garantir que você não vai cometê-los.

Todos os dias nascem novos blogs e a concorrência se profissionaliza com muita velocidade. Por isso, é necessário fazer a sua parte para estar entre os criadores de conteúdo habilidosos e experientes que conhecem os erros que blogueiros devem evitar. Pensando nisso, criamos essa lista completa com deslizes que muitos, até mesmo experientes, cometem.

Nesse artigo, mostraremos os 10 erros que blogueiros devem evitar ao máximo. Erros esses que praticamente todos nós cometemos, mas que devemos nos esquivar se quisermos crescer nossa audiência, conquistar mais tráfego e ganhar muito mais dinheiro.

Aconselhamos, agora mesmo no início do conteúdo, que ele seja salvo nos favoritos para garantir que conseguirá acessá-lo no futuro. Afinal de contas, como a lista trata de 10 erros e suas possíveis soluções, será necessário revisitar esse artigo com certa frequência até garantir que está no caminho correto de um blogueiro profissional.

O que você precisa saber antes de ler os 10 erros que blogueiros devem evitar?

A lista a seguir evita erros genéricos como “não contratar um domínio profissional” ou “utilizar plataformas gratuitas” e foca mais em erros relacionados ao conteúdo e à longevidade do seu blog.

Sendo assim, leia cada tópico com atenção porque, além de sugestões de como resolver cada item, demos informações de como aquele erro específico impacta seu blog. Evite apenas a leitura dos títulos, pois eles não te darão o contexto necessário para corrigir os erros e melhorar seu conteúdo.

Os 10 erros que blogueiros devem evitar

1. Escrever no plural, ao invés do singular

Todo blogueiro está escrevendo para um número elevado de pessoas. Um único artigo pode chegar a mais de um milhão de visualizações facilmente no longo prazo. Entretanto, mesmo produzindo conteúdo para tanta gente, ao digitar seu texto, é necessário escrevê-lo no singular para garantir que haja conexão com o leitor.

Por exemplo, ao invés de escrever: “vocês já pararam para pensar em como SEO é muito simples?”, escreva: “você já parou para pensar em como SEO é muito simples?”. Assim, se tem a certeza de que o texto estará pessoal e pronto para gerar conexão genuína com quem estiver lendo.

Esse erro é comum, inclusive, em chamadas para ação, em que muitos blogueiros escrevem “entrem na nossa lista VIP enquanto há vagas”. Visto que o correto deve ser “entre”, no singular, para o leitor perceber que está falando diretamente com ele.

2. Copiar e colar textos gerados de inteligência artificial

erros que blogueiros devem evitar: copiar e colar textos gerados por inteligência artificial

Graças ao avanço da inteligência artificial, como o Chat GPT, se tornou comum diversas pessoas automatizarem conteúdo por digitarem um prompt específico, como “escreva para mim a introdução de um artigo sobre o [tema]”.

O problema dessa prática é que todos os textos serão muito parecidos e ainda há o risco do Google considerar plágio e fazer com que sua página tenha um baixo desempenho nas buscas.

Isso significa que utilizar inteligência artificial é um erro? Não. O uso exagerado dela que é. Afinal de contas, é possível utilizá-la para superar bloqueios criativos, ter novas ideias de conteúdo e até mesmo copiar sua estrutura de texto, o parafraseando.

Entretanto, se apenas copiar e colar, tenha a certeza de que vários outros criadores de conteúdo estarão fazendo o mesmo. Há ainda o agravante da inteligência artificial gerar alguma informação incorreta, que poderá prejudicar seus leitores.

Sabemos que existem soluções de IA que prometem textos 100% originais. Ainda assim, acrescente seus próprios pontos e deixe o conteúdo mais humano possível.

3. Não produzir conteúdo nichado

Todos os blogs devem possuir um nicho de atuação. Pois, ter um nicho específico te ajuda a focar em uma audiência exclusiva, falando de forma que ela entenda e escrevendo diretamente a quem faz parte dela.

Se o seu blog for “sobre tudo”, ele atrairá pessoas muito diferentes e a comunicação com elas será prejudicada. Dito isso, se pergunte qual o exato público que deseja alcançar.

Por exemplo, ao invés de falar de “celulares”, experimente nichar seu conteúdo e abordar apenas sobre Apple ou Android. Ou então, ao invés de tratar sobre “marketing digital”, procure falar de áreas mais nichadas como copywriting, estratégias de venda ou marketing de conteúdo.

Ter um nicho bem definido, além de te ajudar a criar conteúdo com foco exato em seu público, te fará atrair as pessoas corretas. Essa simples atitude garante muito mais resultados com menos esforço.

4. Escrever conteúdo focado apenas em SEO

Cada conteúdo do seu blog deve ser escrito pensando em SEO. Pois, assim, se garante bons resultados na pesquisa do Google e conquista muito mais visitantes com o decorrer do tempo. O problema está em escrever conteúdo focado apenas em SEO, ignorando o lado humano no processo.

Por isso, uma boa sugestão é escrever seu texto com a palavra-chave e os subtópicos bem definidos, porém todo o restante da escrita ser feito de forma livre e descompromissada em criar algo otimizado para o Google.

Dessa forma, sua escrita fluirá tranquilamente e conseguirá criar conteúdo que gera mais conexão. Claro, depois desse processo, você poderá utilizar as ferramentas de SEO para otimizar seu texto e adequá-los às necessidades dos buscadores.

Sabemos que essa dica pode parecer contraintuitiva, mas o robô do Google utiliza o comportamento do usuário como parâmetro para saber se um resultado deve ser destacado nas buscas ou não.

Ou seja, se o seu texto for envolvente e simples para o usuário, o Google saberá que ele gostou do que leu e melhorará seu ranqueamento por conta disso.

5. Possuir um site mobile medíocre

site mobile

Se você é um blogueiro, significa que escreve os conteúdos do seu blog no computador. Pelo menos, quase todos os profissionais fazem isso. Sendo assim, está acostumado a ver mais a versão desktop do seu blog, do que a versão mobile dele.

Dessa forma, é comum não ligar tanto para como suas páginas aparecem no celular. Dentre os erros que blogueiros devem evitar, esse é um dos piores. O Google leva em consideração todas as fontes de tráfego. Porém, quando se trata do mobile, há prioridade, porque a maioria das visitas vem daí.

Portanto, é necessário otimizar seu site mobile o máximo possível, fazendo com que ele abra quase que instantaneamente ao visitante. Como fazer isso? Comprando um tema de extrema qualidade, contratando um servidor poderoso, como a Hostinger, e utilizando bons plugins de cache.

6. Ignorar a criação de cópias de segurança (backup)

A Lei de Murphy é uma lei informal, em tom humorístico, que diz se algo pode dar errado, com certeza dará errado. A lei é uma “probabilidade negativa”.

Cientificamente falando, Murphy estava incorreto, por isso sua afirmação é usada mais para brincadeiras e justificar situações ruins incomuns. Porém, se tratando do seu blog, ela pode muito bem se tornar uma verdade, seja por falta de sorte ou por alguma eventualidade.

Pensando nisso, é pertinente criar backups automáticos semanais ou investir em uma plataforma que gere cópias de segurança frequentes. Assim, qualquer erro, invasão, problema, insegurança ou incompatibilidade, basta voltar ao backup anterior que tudo será devidamente solucionado.

Afinal de contas, imagine perder meses ou até mesmo anos de trabalho por não ter uma cópia de segurança recente. Alguns membros da nossa equipe já passaram por essa situação e garantem: o sentimento é desesperador.

7. Desprezar a identidade visual do seu blog

Imagine que a blogosfera é uma grande balada em que vários blogs estão dançando na pista. Assim como em um ambiente social em que não é possível conversar de maneira profunda, a aparência dita a maior parte da atração e desejo.

Nessa pequena analogia, o seu blog seria considerado bonito? Atrairia o olhar de outras pessoas? Se destacaria em meio a multidão? Se a resposta for não, é necessário repensar a parte visual das suas páginas e cogitar investir em um tema de extrema qualidade.

Existem lojas, como a Theme Forest, que disponibilizam muitos temas profissionais por diversos valores. Ao investir nesses temas, se tem seis meses de suporte com o criador, possibilitando que qualquer erro que envolva o template possa ser resolvida rapidamente.

Temas gratuitos são bons, mas limitados em funcionalidade e aspecto visual. Por isso, é recomendável contratar um design especializado em web, para melhorar a aparência do seu template ou investir logo em um tema profissional de qualidade.

8. Postar “quando dá”

erros que blogueiros devem evitar: postar apenas quando dá

Dentre os erros que blogueiros devem evitar, esse está no top 3. Pois, como blogueiros iniciantes não recebem dinheiro de forma imediata, tendem a desanimar e não levar a produção de conteúdo como “trabalho”. Dessa forma, tanto o Google, quanto o público, não vê compromisso com o blog e tende a não dar tanta atenção.

É necessário escrever conteúdo com uma boa regularidade. O ideal é uma vez por semana um artigo entre 1500 e 2500 palavras, a depender do tema abordado. Claro, a qualidade do post deve ser uma prioridade, mas postagens de qualidade pouco frequentes tendem a não ser efetivas.

Uma forma de tornar consistente a criação de artigos é criando um calendário editorial em que os temas e as datas do posts já foram previamente definidos. Dessa maneira, basta sentar, escrever o tema que o calendário está indicando e publicar quando estiver pronto.

Outra maneira simples de facilitar a escrita, é ter um checklist do que deve ser feito no decorrer do desenvolvimento do texto, por exemplo:

  • Verificação de qual o tema no calendário editorial.
  • Definição dos tópicos e subtópicos do post.
  • Escrita do artigo.
  • Configurações iniciais de SEO.
  • Configurações iniciais do post.
  • Imagem destacada.
  • Imagens secundárias.
  • Atributo alt das imagens.
  • Revisão final.
  • Diagração do texto (inserir negrito, separar períodos de paragráfos longos, inserir enumerações).
  • Inserir links internos.
  • Última checagem de SEO.

9. Ter um blog lento

Muitos blogueiros se importam com SEO, quando se trata da escrita de conteúdo, mas esquecem que otimizar seu blog para os mecanismos de busca é também deixá-lo tão rápido ao ponto dos usuários nem o perceberem carregando.

Por causa disso, há alguns pontos a serem colocados em prática. O primeiro é a contratação de uma empresa de hospedagem séria capaz de te oferecer o máximo de desempenho por um valor acessível: é o caso da Hostinger.

O segundo é otimizar a velocidade de carregamento do blog através de um plugin de cache, como o WP Fastest Cache, WP Super Cache ou outro plugin.

E o terceiro é otimizar suas imagens com plugins como o Smush, que reduz o tamanho delas, fazendo com que percam pouca ou nenhuma integridade visual.

Ao aplicar esses três pontos de forma consistente, seu blog abrirá rapidamente e estará otimizado para os visitantes, além de, claro, ganhar uma boa reputação de usabilidade em relação ao Google. Com isso, entramos no próximo tópico dos erros que blogueiros devem evitar: usabilidade.

10. Dispensar a usabilidade do visitante

Seu blog precisa ter usabilidade. Mas o que isso significa? Ter usabilidade significa ser fácil de entender e navegar nele. Por isso, atente para:

  • Deixar os links destacados do conteúdo. Eles não podem ser parecidos ao ponto do usuário não saber o que é link e o que é texto normal.
  • Estabelecer uma boa hierarquia de títulos. O H2 tem que ser maior que o H3, que tem que ser maior que o H4 e assim sucessivamente.
  • Trechos do blog em inglês. Utilize o plugin Loco Translate para traduzir o que for necessário.
  • Pop-ups excessivos, atrapalhando o visitante de acessar o conteúdo.
  • Não ter imagem, título e botão clicáveis em cada conteúdo.

Para evitar esses problemas de usabilidade mais comuns, a solução já foi informada anteriormente: investir em um bom tema profissional.

Conclusão: erros que blogueiros devem evitar

Nesse artigo, abordamos 10 erros que blogueiros devem evitar se quiserem profissionalizar seus conteúdos e atrair o máximo de visitantes para suas páginas. Os erros destacados aqui tiveram o dever de te alertar e te fazer perceber a construção de uma comunidade visual como uma tarefa séria que precisa ser o mais bem feita possível.

Se alguma dúvida tiver surgido durante a leitura do post, por favor, vá até à seção dos comentários abaixo e fale conosco. Responderemos quanto antes.

Obrigado por ler até aqui. Um abraço!

Deixe um comentário