Os 18 melhores plugins para WordPress (lista completa)

Listamos os melhores plugins para WordPress para facilitar a instalação deles para você. Tenha acesso à lista completa.

O WordPress é uma plataforma versátil e poderosa para criar sites e blogs, mas sua verdadeira força está na extensa lista de plugins disponíveis. Para te ajudar nessa escolha, criamos a lista de melhores plugins para WordPress.

Com uma vasta gama de opções, os plugins podem adicionar funcionalidades únicas e aprimorar a experiência do usuário de maneiras impressionantes. Neste artigo, exploraremos uma seleção dos melhores plugins para WordPress, projetados para otimizar o desempenho, a segurança e a funcionalidade do seu site.

Descubra como turbinar sua presença online e desbloquear todo o potencial do WordPress com essas poderosas adições!

Os melhores plugins para WordPress

Conheça os melhores plugins para WordPress da atualidade.

1. Yoast SEO

SEO é a sigla para "Search Engine Optimization" ou "otimização para mecanismos de busca" em português. É, de forma resumida, um conjunto de estratégias e práticas voltadas a melhorar a classificação de um blog nos resultados do Google, Bing, Yahoo, dentre outros mecanismos de buscas.

O Yoast SEO te dá todas as configurações necessárias para otimizar o seu site como deveria e, com isso, receber uma quantidade massiva de visitantes todos os dias

2. Jetpack - WP Security, Backup, Speed & Growth

O JetPack dá mais segurança para o seu site com recursos surpreendentes. Com ele, é possível realizar backups automáticos, restaurações facilitadas, verificação de vírus e até mesmo proteção contra SPAM, um verdadeiro arsenal de ferramentas para permitir que o seu site funcione sem problemas. 

Além do mais, ele também oferece CDN (content delivery network, rede de distribuição de conteúdo), carregamento lento das imagens, hospedagem de vídeo sem publicidade, pesquisa personalizada, dentre outros.

3. BuddyPress

O BudyPress é o plugin que possibilita criar uma rede social dentro do seu site. Através dele, se pode criar uma comunidade incrível através de ferramentas exclusivas. 

Dentre as opções disponíveis é possível a criação de perfil para cada usuário, conversas privadas, criação de grupos, postagens e muito mais. 

Seus módulos podem ser complexos para usuários iniciantes, mas aprender a utilizar cada um deles pode te fazer economizar bastante dinheiro pensando na construção de sistemas online.

4. WooCommerce

O plugin de loja virtual mais conhecido de todo o WordPress, o WooCommerce permite a criação e precificação de produtos, módulos de pagamento, cadastro de clientes e muito mais. O mais interessante é que ele é um plugin que possui diversos outros plugins que o complementam, possibilitando a criação de uma loja de extrema qualidade.

5. Contact Form 7

Formulários de contato são o método mais comum de interação entre o proprietário de um blog e seu público. Pensando nisso, o Contact Form 7 simplifica a construção de formulários, os deixando extremamente descomplicados, até mesmo para novos usuários do WordPress

Existem outros plugins de formulário de contato, mas o Contact Form 7 é completamente gratuito e possui recursos incríveis (que só estão disponíveis em plugins pagos, como o upload de arquivos, por exemplo). 

6. Site Kit by Google – Analytics, Search Console, AdSense, Speed

O Site Kit é o plugin da Google para WordPress. O objetivo dele é te fazer ter “em mãos” informações de como as pessoas encontram e usam seu site. O plugin é uma solução interessante e completa para implementar, gerenciar e obter informações de ferramentas críticas do Google para fazer seu site bem-sucedido. Ele dá informações de diversos produtos do Google diretamente no painel do WordPress com fácil acesso e tudo isso totalmente de graça.

Os produtos da Google suportes pelo plugin são: Search Console, Analytics, AdSense, PageSpeed Insights, Tag Manager e Optimize.

7. Redirection

Muitas vezes, uma página do nosso blog precisa redirecionar para a outra, seja para evitar o erro 404 ou informar aos mecanismos de buscas que há uma nova versão daquele conteúdo. O Redirection te ajuda a fazer isso rapidamente, ainda podendo realizar redirecionamento automático todas as vezes que uma nova URL for atualizada. 

Esse é um daqueles plugins que fazem muita diferença a longo prazo, principalmente para sites com diversos conteúdos publicados.

8. Google Authenticator

O Google Authenticator tem o objetivo simples de bloquear a página de login e só a liberando através de autenticação de dois fatores. Caso não conheça, esse tipo de autenticação é aquela em que além de senha, ele precisa de um dispositivo ou outra forma de confirmar que é você mesmo que está tentando acessar, como confirmação por e-mail, SMS ou aplicativo. 

9. WP Rocket

O plugin de desempenho mais poderoso de todo o WordPress. Ao instalá-lo, seu site carregará muito mais rápido, tendo performance elevada nos resultados de pesquisas do Google e tornando a experiência do seu usuário bem mais positiva. 

A desvantagem dele é o fato de ser pago. Sim, é necessário investir 59 dólares por ano. O investimento vale totalmente a pena. Porém, se precisar de algo mais acessíveis, existem soluções gratuitas, como o próximo plugin. 

10. WP Fastest Cache

Existem diversos plugins de cache para WordPress. Dentre eles, o mais prático é o WP Fastest Cache que conta com configurações simples em checkboxes que se ativam quando marcadas. Com isso, seu site carregará muito mais rápido, facilitando uma ótima experiência e ausência de problemas para seus visitantes.

Ele não chega a ser tão potente quanto o plugin anterior, mas acelera bastante a velocidade das páginas, cumprindo seu papel com maestria.

11. Smush – Lazy Load Images, Optimize & Compress Images

Ainda se tratando de reduzir o tempo de carregamento da página e otimizar seu blog ao máximo para os visitantes, o Smush (antigo Smush.it) é um plugin que comprime as suas imagens, as fazendo serem mais leves, para que carreguem rapidamente

Uma vez que o plugin esteja ativado, será necessário configurá-lo apenas a primeira vez. Depois, todas as novas imagens enviadas para a bilbioteca de mídia do WordPress estarão sendo otimizadas automaticamente. 

O plugin ainda conta também com o recurso de lazy load, que só carrega as imagens quando elas forem realmente necessárias para a visão correta do usuário. Assim, ele impede que imagens do final da página carreguem sem necessidade. Esse processo acelera de forma surpreendente seu blog, uma vez que as imagens são os elementos de maior peso no carregamento.

12. Wordfence Security – Firewall, Malware Scan, and Login Security

O Wordfence Security é, sem sombra de dúvidas, um dos plugins de segurança mais populares para WordPress. Ele foi construído com o objetivo de proteger seu site contra possíveis ameaças, incluindo desde ataques de hackers, malware e tentativas de força bruta.

Dentre os principais recursos dele, os que mais se destacam são: firewall de aplicativo da web (WAF), detecção de malware, bloqueio de IP, proteção contra ataques de força bruta, verificação de vulnerabilidades, notificações em tempo real, autenticação em duas etapas e 

Suporte detalhado de registros.

13. Elementor Website Builder – More than Just a Page Builder

O Elementor é possivelmente o plugin page builder mais poderoso de toda a comunidade WordPress. Em resumo, ele é um construtor de páginas com função de arrasta e solta que permite a criação e personalização de páginas web de maneira intuitiva, sem precisar de nenhuma habilidade de codificação.

Com uma interface extremamente amigável, o Elementor facilita a criação de páginas, bastando apenas arrastar e soltar elementos, como imagens, textos, botões e widgets, para criar o layout desejado. 

Além disso, o plugin oferece uma ampla biblioteca de modelos que podem ser utilizados e personalizados para atender suas necessidades

Sua versão gratuita é extremamente eficaz, mas caso queira investir no Elementor Pro, o investimento para um site custa atualmente 59 dólares por ano.

14. Really Simples SSL

O Really Simple SSL é um plugin feito para facilitar (e muito) o processo de migração do seu site de HTTP para HTTPS, permitindo uma conexão totalmente segura entre o navegador do usuário e o servidor.

Ao detectar que um certificado SSL está instalado, o Really Simple SSL migrará o site para HTTPS de maneira automática e simples (como diz em seu nome), atualizando todos os links e recursos para o novo protocolo. Dessa forma, todos os dados que navegam entre o servidor e o navegador do visitante se tornam criptografados e protegidos contra interceptação por pessoas mal intencionadas.

15. UpdraftPlus WordPress Backup Plugin

O UpdraftPlus é uma solução impressionante para backup e restauração de versões do seu site WordPress. De forma geral, ele permite a realização de backup de todo o conteúdo da sua instalação, incluindo banco de dados, arquivos e até mesmo uploads. Um dos grandes trunfos da extensão é a possibilidade de armazenar a cópia de segurança em vários serviços de armazenamento em nuvem, como Dropbox, Google Drive e outros.

Com tantas funcionalidades assim, é fácil achar que o plugin é difícil de utilizar, mas sua interface é didática, tornando o processo de backup e restauração acessível até para usuários iniciantes. 

Ele oferece opções flexíveis de agendamento de backup, permitindo que se escolha a frequência em que as cópias de segurança serão feitas. Essa funcionalidade automática é 

muito útil, já que garante a proteção dos dados do seu site sem a necessidade de ações manuais frequentes. 

O Cookie Notice é uma extensão muito útil para sites WordPress, principalmente agora que a lei LGPD está em vigor no Brasil. Com ele, os proprietários de blog podem informar os visitantes sobre o uso de cookies em suas páginas. É uma solução especialmente importante para cumprir as regulamentações de privacidade em vários países, como o nosso, onde é exigido por lei que sites avisem usuários sobre o uso de cookies e obtenham seu consentimento para coletar e processar dados.

Graças ao Cookie Notice, se pode exibir um aviso simples na parte superior ou inferior do site, informando os usuário que o blog utiliza cookies para diversas finalidades (análises e personalização de conteúdo são exemplos claros). Felizmente, o plugin oferece botões de consentimento. Assim, o visitante pode aceitar ou recusar o uso dos cookies. 

17. Akismet Anti-Spam: Spam Protection

O Akismet é uma extensão essencial para blogs WordPress que combate o problema massivo de spam nos comentários. Você já deve ter notado, principalmente se o seu blog já tem uma quantidade significativa de tráfego, que a quantidade de SPAM chega a ser irritante. Todas as vezes que se acessa o painel, lá está a notificação de um comentário esquisito com um link para determinado site não seguro.

Desenvolvido pela equipe por trás do WordPress, o Akismet oferece uma solução eficaz para filtrar e bloquear automaticamente comentários indesejados e até mesmo potencialmente perigosos. Como? Através de um algoritmo avançado para analisar e filtrar os comentários enviados pelos usuários. O “robô” por trás do Akismet verifica os comentários em busca de palavras-chave e padrões associados ao spam, verificando também os endereços IP dos comentaristas para verificar se estão em listas negras conhecidas de spam. 

18. Loco Translate

O Loco Translate é um plugin que te ajuda com a tradução de temas e plugins diretamente no painel administrativo do site. Com ele, os proprietários de blogs podem traduzir os elementos do tema e do plugin, como textos, frases e mensagens, para outros idiomas sem a necessidade de editar arquivos de código.

Por exemplo, sabe quando se encontra o tema perfeito, mas na barra de pesquisa está escrito algo como “search here…” ou “type and hit enter to search”? Ou até mesmo, quando se tem o erro de página 404, nos é informado “page not found”? Nessas situações, o LocoTranslate pode traduzir facilmente.

O plugin oferece uma lista de textos que podem ser traduzidos. Sendo assim, você pode  inserir as traduções diretamente na interface. As traduções são salvas em um arquivo .mo ou .po, que é usado pelo WordPress para exibir o conteúdo traduzido no site, mas que não há a necessidade de manusear esses arquivos, o próprio plugin cuida disso para você.

Conclusão — os melhores plugins para WordPress

No artigo de hoje, mostramos os 18 melhores plugins para WordPress. Essa lista foi pensada tanto para usuários iniciantes, quanto para aqueles que já tem o hábito de utilizar o CMS.

Caso tenha alguma sugestão, se sentiu falta de determinado plugin, nos avise que podemos adicionar na lista. Será uma honra imensa saber o que tem a dizer. Para isso, é só nos escrever um comentário logo abaixo. 

Obrigado por ler até o final. Um forte abraço! 

Deixe um comentário