O que é Marketing de Conteúdo?

Tendência cada vez maior entre as empresas e marcas, o marketing de conteúdo desperta grande interesse e admiração daqueles que se propõe a vender mais e de maneira inovadora. Afinal, os métodos tradicionais já não bastam para se destacar no mercado, e o marketing de conteúdo emerge nesse cenário como uma alternativa segura e muito eficiente.

Marketing de conteúdo são estratégias de marketing onde o foco está na atração e engajamento do público-alvo por meio de conteúdos úteis para o público, de modo que leve essas pessoas a criarem empatia por sua marca e, consequentemente se tornarem consumidores.

Um exemplo clássico para compreender o que significa na prática o marketing de conteúdo é o case da marca Red Bull.

A gigante dos energéticos, ao entender o seu público-alvo e seus gostos, criou uma estrutura de conteúdo para alimentar constantemente seu nicho de mercado, tornando seu site um portal de notícias relacionadas a esportes radicais e afins, transformando seus consumidores em admiradores da marca.

Veja agora qual a importância do marketing de conteúdo para o crescimento de marcas e entenda de uma vez por todas como dar os primeiros passos para se tornar uma verdadeira referência dentro do seu segmento.

5 motivos para investir em Marketing de Conteúdo

1. É mais barato que o marketing tradicional

Segundo o site DemandMetric, o marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads.

Num mercado onde o dinheiro precisa ser administrado com cautela, uma aplicação em marketing de conteúdo trará excelentes resultados com um custo inferior, sendo assim um ótimo investimento.

2.  Aumenta as vendas

Com o marketing de conteúdo posto em prática, seus clientes se sentirão mais valorizados e ouvidos, e possuem grande chance de comprarem com você sem nem mesmo buscar o que a concorrência oferece.

Isso acontece porque o processo de compra é muito mais emocional que racional, e certamente todo o investimento em relacionamento irá favorecer a marca que construir uma relação de confiança com seus clientes.

3.   Relacionamento a todo momento

No marketing de conteúdo, o relacionamento com o cliente acontece durante toda a jornada de compra, o que facilita a compreensão do comportamento de seu público em todas as etapas de contato.

Esse entendimento faz com que cada momento da compra seja feita de maneira assertiva, o que aumenta muito as chances de conversão através do conteúdo.

4.   Pós-venda mais forte do que nunca

Um grande problema das lojas no geral é a falta de feedback sobre a compra feita pelo cliente.

No marketing de conteúdo, o ponto principal é o relacionamento com o cliente, e por isso se atenta ao pós-venda como nenhuma outra estratégia. Por construir uma ligação com seu público, a empresa terá como preocupação a avaliação de seu produto ou serviço, e o cliente não terá problemas em relatar sua opinião para a marca.

Esse feedback é essencial para observar pontos de melhorias no processo de venda.

5.  Mais que clientes, defensores da marca

Um cliente satisfeito tem tudo para se tornar um defensor da marca. Esses defensores serão porta-vozes para que seus amigos e familiares conheçam sua empresa. Considerando que a indicação de compra vem de pessoas próximas, é fundamental que sua marca seja a primeira lembrada por seus consumidores, e isso acontece quanto seu marketing de conteúdo possui estratégias claras e objetivas.    

3 passos para um marketing de conteúdo de sucesso

1. Desenvolva a persona

Construir a persona é saber quem é o seu público-alvo de maneira completa, isto é, qual a sua rotina, quais canais de mídia que ele gosta, qual seu estilo de vida, o que ele mais gosta de fazer, onde mora, como vai para o trabalho, entre outros.

Ao saber todos esses detalhes, é possível descobrir coisas sobre seu público que são essenciais para pensar em um conteúdo personalizado.

2. Defina a linguagem

Agora que você já sabe qual o conteúdo que seu público irá gostar, é preciso pensar na linguagem mais adequada para transmitir suas ideias.

Uma linguagem bem alinhada com seu público pode ser a chave do sucesso, pois ele irá entender perfeitamente o que foi dito, gerando interesse por outros conteúdos que você oferece.

3. Por fim, os canais de comunicação

Pensar no meio de divulgação correto é tão importante quanto a criação do conteúdo em si. Entre os meios mais utilizados, estão: blogs, sites, canais de vídeo como o YouTube, redes sociais, e-mails, entre outros.

Esses são apenas alguns exemplos mais comuns, contudo é importante uma análise sobre a persona e explorar ao máximo os canais de comunicação utilizados por ela, ainda que não sejam os canais mais tradicionais.

Conclusão

Nesse artigo, você viu o que é marketing de conteúdo, porque você precisa utilizar essa estratégia para crescer nos negócios e como começar a dar seus primeiros passos para colocar em prática essas ideias.

Comece agora mesmo a desenvolver o marketing de conteúdo para aumentar suas vendas e fidelizar seus clientes.

Deixe um comentário

*Condições no site