Como Criar um Blog: o método mais simples, rápido e fácil (ideal para iniciantes)

Como criar um blog grátis utilizando o WordPress. Com esse tutorial, você terá seu blog no ar em poucos minutos.

Atualmente, ter um blog se tornou mais do que uma simples formalidade. É um negócio digital, um espaço para compartilhar ideias e uma ferramenta essencial para desenvolver sua presença na internet. Isso independe se deseja criar um blog pessoal, de negócios, de notícias ou em qualquer outro nicho. Aqui, você aprenderá como criar um blog da forma mais simples possível.

Nesse post, nosso objetivo é te dar, de forma mastigada, todos os passos necessários para criar um blog desde o planejamento até a publicação, fornecendo um guia completo e definitivo que aborde todos os aspectos de criação de um blog desde o início. Esse guia’ será particularmente útil não apenas para aqueles que estão começando a caminhar nesse novo universo da blogosfera, mas também para aqueles blogueiros experientes que querem refinar suas habilidades e reavaliar o fundamento de seus blogs.

Ao seguir esse conteúdo, tenha a certeza de que estará totalmente preparado para criar e lançar um blog alinhado com suas metas e expectativas. 

Adiantamos que há várias formas de criar blogs, mas preferimos a mais simples e rápida, que é através do WordPress.com. Como esse processo pode gerar muitas dúvidas, o post está repleto de imagens ilustrativas e a caixa de comentários estará sempre aberta para possíveis perguntas.

O que é um blog?

Um blog é um tipo de site onde pessoas ou empresas compartilham suas ideias, experiências, informações ou até mesmo visão de mundo, geralmente falando sobre assuntos que adoram ou conhecem muito bem. Funciona praticamente como um diário digital, com as últimas postagens aparecendo primeiro e tendo sua tela inicial atualizada a medida em que novas postagens são feitas.

Os blogs podem ser sobre qualquer tema, desde culinária até tecnologia. Eles podem ser mantidos por uma única pessoa, o blogueiro, ou por uma empresa.

Algumas pessoas possuem blogs como um passatempo, uma forma de se expressar, enquanto outras ganham dinheiro com ele, com anúncios ou venda de produtos digitais e físicos. No final das contas, um blog é uma maneira de se conectar com pessoas do mundo, principalmente com as que tem os mesmos interesses que você ou que podem ser ajudado por seus conteúdos.

Quais as vantagens em ter um blog?

Existem várias vantagens em ter um blog. Cada uma delas dependerá dos seus objetivos. As mais citadas são: 

Oportunidade de dar vazão à criatividade 

Um blog funciona como uma tela em branco, onde você pode inserir o que desejar, explorando a escrita criativa, a criação de conteúdo, o design para web e outros aspectos envolvidos durante a criação de um blog.

Construir autoridade

Ao dar conselhos importantes, insights que fazem a diferença e conteúdos que levam seu público do ponto A até o ponto B, é possível construir autoridade sobre o seu nicho específico. Isso abre a porta de oportunidades, como a de ganhar dinheiro, que falaremos no próximo tópico.

Ganhar dinheiro

Um blog bem-sucedido pode gerar muito dinheiro, algo alcançado por anúncios online, como o Google Adsense, programas de afiliados, patrocinadores, venda de produtos ou serviços, dentre outras opções.

Portfólio Profissional

Um blog pode atuar como um portfólio digital ou como uma isca para o seu portfólio. Por exemplo, digamos que você seja um ilustrador digital. Ao dar dicas de ilustração, você acaba chamando atenção para o seu próprio trabalho, habilidades, talentos, experiências e competências. Isso pode resultado no fechamento de mais contratos. 

Claro, há também outras vantagens como: proporciona aprimoramento das habilidades de SEO (que fazem seu site ser encontrado facilmente no Google através das palavras-chave), impulsiona o tráfego para o site de sua empresa, funciona como um recurso para compartilhar atualizações e anúncios, permite interação direta com os leitores, e finalmente, pode ser uma plataforma para atrair pessoas para sua causa.

Como criar um blog: parte de planejamento

como criar um blog

Antes de colocarmos a mão na massa, é necessário passarmos por essa etapa de planejamento. Acredite, ela é negligenciada por muitos blogueiros e, por isso, podem ter baixíssimos resultados em seu blog.

Os pontos a serem escolhidos abaixo não são definitivos, eles podem mudar à medida que seu blog evolui e atrai novos leitores. Porém, é importante seguir o planejamento para ter um crescimento mais estruturado do seu conteúdo. 

Os passos para planejar a criação de um blog são:

1. Defina o tema do seu blog

A definição do tema de um blog é fundamental para o planejamento dele. Para encontrar o melhor tema, considere: 

  • Identificar suas paixões: o tema deve ser algo que você adore e que tenha familiaridade. Escrever sobre o que você ama mantém o fluxo de ideias, facilita muito a escrita de conteúdo e gera conexão com os leitores.
  • Levar em conta seu conhecimento: além do tema ser algo que você tenha apreciação,  deve ser um tópico no qual você tenha experiência. Isso ajuda diretamente na construção de autoridade no assunto.
  • Verificar o que seus concorrentes estão fazendo: você deve copiar suas estratégias e conteúdos, mas saber o que os principais concorrentes estão fazendo, te ajuda a identificar uma abordagem única, até mesmo juntando as melhores ações de todos.
  • Conhecer seu público-alvo: o tema do blog deve ser relevante e interessante para seu público-alvo. Assim, se terá engajamento constante, porque há um público interessado no que tem a dizer. Para isso, pesquise e identifique os tópicos que eles estão mais interessados em ler e crie os melhores conteúdos dentro desses tópicos.
  • Considerar a rentabilidade: Se você quer ganhar dinheiro com seu blog, veja se o seu tema tem potencial para isso. Alguns tópicos podem atrair mais anunciantes ou ser mais adequados para venda de produtos ou serviços. Por exemplo, “como ganhar dinheiro na internet” tem um público imenso de pessoas interessadas. Mas “como abrir uma fábrica de meias” tem menos. Não significa que deva optar um, em detrimento do outro, mas pensando no público geral, verifique qual seria mais atraente para eles, levando em consideração sua especialidade.

Lembre-se, o tema do seu blog ajuda a definir tudo, desde o seu título até a aparência do seu site, o tipo de conteúdo que você cria e o público que você atrai. Por isso, leve o tempo que for necessário para escolher com sabedoria. Paciência, nessa etapa, é fundamental.

2. Identifique o seu público

Para definir o público do seu blog e alcançar as pessoas corretas, primeiro você precisa entender sobre o que vai escrever. Se pergunte: "Quem se interessaria por esse tema?".

Entenda os interesses, necessidades e desejos dessas pessoas. O que eles procuram? Que problemas têm? Pesquise sobre tal público, veja quais outros blogs eles seguem, quais redes sociais usam, que tipo de conteúdo consomem e o que costumam fazer em seu tempo livre.

Após ter uma imagem clara de quem são, entenda o que eles querem e precisam. As respostas a essas perguntas vão ajudar você a criar conteúdo que eles querem ler.

Por último, esteja disposto a redefinir seu público ao longo do tempo. Ele não precisa ser o mesmo sempre. À medida que seu blog cresce e evolui, é provável que seu público também mude. É importante destacar que a definição do seu público-alvo não é uma ciência exata, e pode variar com o decorrer do tempo.

3. Contrate um domínio

O domínio de um blog é como o endereço da sua casa virtual. Quando um visitante digita esse endereço no navegador, ele é direcionado diretamente para o seu blog. O domínio .com.br pode ser contratado via Registro.br, o site oficial de registros de domínio aqui no Brasil. Atualmente, o contrato anual custa R$40 reais, um investimento bem acessível para garantir a reserva do nome do seu blog.

A importância de contratar um domínio está na identidade do seu conteúdo. Ele é a marca registrada de tudo o que será produzido. Isso traz um profissionalismo e seriedade que os leitores valorizam muito. Afinal, vamos ser sinceros “criandoblogs.net” parece muito mais confiável do que “webplusserverd4.criandoblogs.xyz”, não é mesmo?

Além disso, um domínio bem escolhido é memorável. Por isso, se tem mais visitas diretas, em que basta o usuário digitar o domínio no navegador. É a diferença entre ser lembrado facilmente pelos seus visitantes ou se perder no oceano infinito de novos sites.

Leve o tempo que precisar na escolha do seu nome de domínio. Ele acompanhará seu site durante muitos anos, então não abra margem para dúvidas ou arrependimentos. 

Como criar um blog: etapa de criação do blog

Agora que você definiu tema, público e domínio, podemos partir para a criação do blog propriamente dita. Para isso, vamos aos WordPress.com.

1. Cadastre-se no WordPress.com

como criar um blog com o wordpress

Na tela inicial do WordPress, você pode clicar em “Comece agora” no botão branco do lado direito superior.

Dessa forma, ele mostrará possíveis opções de login. É possível definir e-mail e senha ou se cadastrar diretamente com a conta do Google ou Apple. Iniciaremos com a conta do Google, por ser mais rápido e prático, mas opte pelo que preferir.

login no wordpress

2. Escolha ou configure seu domínio

O WordPress te redirecionará para uma página de escolha de domínio. Há duas opções: utilizar um domínio gratuito ou usar um dos seus próprios domínio. Se você ainda não contratou um nome de domínio pelo registro.br, utilize o gratuito para testar. Se já registrou, vá à opção “usar um dos meus domínios”. Para fins de exemplo, registrei o domínio gratuito “servidorespoderosos.wordpress.com”.

3. Escolha o plano desejado

Dentro do WordPress.com existem vários planos disponíveis. Utilizaremos o gratuito, mas se quiser profissionalizar seu blog de imediato, pode optar pelo pessoal ou premium. 

planos do wordpress.com

4. Defina os seus objetivos com o blog

Essa etapa é mais pessoal. Basta marcar as caixas correspondentes que descrevem o seu objetivo com o blog.

objetivos de criar o seu blog

5. Dê um nome para seu blog

O campo de nome é opcional, mas recomendamos colocar. No nosso caso, utilizamos apenas a versão em extenso do nosso domínio que é “servidorespoderosos.wordpress.com”. No caso, nome do blog ficou “Servidores Poderosos”. 

como criar um blog, escolha o nome

6. Escolha o design do seu blog

O tema do seu blog é o design dele, é a parte visual que o diferencia dos outros. Para isso, clique no último botão da tela com o título “Ver designs”. 

ver designs

Será mostrada uma tela com várias opções. Escolha a que preferir.

temas de um blog

Assim que escolher a sua, configure cores e fontes no menu lateral que será exibido.

edição do tema de um blog

7. Crie a sua primeira postagem

O sistema te redirecionará automaticamente para o Gutenberg, editor de conteúdo padrão do WordPress. Você já pode criar sua primeira postagem

criar novo post

Depois, basta clicar no botão azul “Iniciar seu site”. E seu blog estará em pleno funcionamento.

como criar um blog: lançamento

Conclusão - como criar um blog

No artigo de hoje mostramos o que é um blog, como criar blog e quais as vantagens em ter um. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Se tiver tido qualquer dúvida nesse processo, fale com a gente na seção dos comentários. Responderemos quanto antes. 

Por último, nos deixe saber se o blog está funcionando corretamente. O tutorial deu certo? Conseguiu seguir todos os passos com exatidão? 

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.

2 Comentários para “Como Criar um Blog: o método mais simples, rápido e fácil (ideal para iniciantes)

  1. Olá!

    Duas dúvidas de iniciante:

    1. Como faço para registrar meu blog no wordpress se quiser utilizar um template?

    2. Algum template recomendado? Não achei nada no seu blog sobre esse assunto (talvez não tenha procurado direito... ). Eu ouvi falar do DIVI e gostei do que vi. Mas queria saber se há outras recomendações.

    Obrigada

    Adriana

    1. Colaborador

      Olá Adriana.

      Respondendo as suas perguntas:

      1. O ideal é contratar uma hospedagem de site como a HostGator ou Hostinger, pois assim você tem autonomia para instalar o template e plugin que achar melhor.
      2. O template DIVI é ótimo. Existe uma infinidade de templates muito bons. Recomendo procurar um que seja compatível com Elementor (melhor construtor de páginas e também o mais fácil de usar). Dessa forma você vai estar bem servida com um tema que permite criar qualquer tipo de site de forma fácil e acessível até para usuários inexperientes.

      Espero ter ajudado.

Deixe um comentário