7 dicas para escrever mais rápido e publicar conteúdos com mais frequência

Escrever mais rápido pode te ajudar a produzir conteúdos com mais frequência para seu blog. Separamos dicas muito interessantes para isso!

Escrever conteúdo pode ser uma tarefa bastante difícil e demorada, até mesmo para quem possui aptidão e hábito. Pensando nisso, separamos maneiras impressionantes de melhorar sua habilidade de escrita para, em pouco tempo, escrever mais rápido materiais de altíssima qualidade.

Nesse artigo, vamos abordar técnicas testadas e validadas para acelerar seu processo de escrita, desde a fase do planejamento dos artigos, até a revisão final do conteúdo. Além disso, também mostraremos métodos de estimulação da criatividade para facilitar a escrita e evitar o bloqueio criativo.

Garantimos que todo o conteúdo que traremos aqui servirá tanto para blogueiros iniciantes, que mal sabem planejar seu conteúdo, quanto para blogueiros experientes, que só querem mais estratégias para não perder tanto tempo na criação de artigos. 

Então, se estiver preparado para ter uma escrita realmente produtiva e acelerada, siga adiante e veja como escrever mais rápido, porém mantendo a qualidade (ou até mesmo aumentando ela).

Como escrever mais rápido

Listaremos abaixo todos os passos necessários para escrever mais rápido. Pedimos, por favor, que siga eles em ordem, já que estão estruturados para acelerar sua escrita através dessa sequência de passos.

1. Elimine as distrações

Não importa utilizar diversas técnicas de produtividade ou de escrita, se não consegue parar para escrever sem ser interrompido ou sem procrastinar. Por isso, damos algumas sugestões para evitar se distrair enquanto escreve. São elas:

Coloque seu smartphone em outro cômodo

Se você estiver com o celular enquanto digita seu texto, qualquer notificação tirará seu foco, mesmo que você não a abra. Afinal de contas, nosso cérebro está condicionado a se sentir tentado a pegar no celular toda vez que ele vibra ou faz barulho. 

“Não é só colocar no silencioso?”. Não, porque ele estará acessível e também te tentará a vê-lo. O ideal é colocar em outro cômodo. Por exemplo, se escreve com o computador na sala, deixe o celular no quarto e vice-versa.

Ative o modo tela cheia do seu editor de texto ou navegador

Para evitar ficar flutuando entre as abas do seu navegador, ative o modo de tela cheia. Normalmente, isso é feito pela tecla de atalho F11. Essa atitude, por ser simples demais, acaba sendo ignorada pelos criadores de conteúdo, mas acredite, te dá uma sensação de “paz” durante a escrita por diminuir a quantidade de informação visual na tela.

2. “Roube” os subtítulos de outros conteúdos

Ilustração de homem copiando arquivo de texto representando a cópia de subtítulos dos textos de concorrentes

Ao invés de ficar se perguntando quais tópicos abordar no seu conteúdo, pesquise pela palavra-chave dele e “roube” dos 10 primeiros resultados do Google, claro que utilizando as suas palavras e gerando o contexto necessário para cada tópico.

Essa estratégia é interessante porque além de te poupar tempo de planejamento, você já utiliza estruturas que deram certo e, por juntá-las, escreve um artigo bem mais completo. 

No entanto, pode ser que no decorrer da escrita você encontre subtópicos que não fazem sentido para abordar o assunto da maneira que gostaria. Se for o caso, não veja problema em excluí-los. Porque, de forma nenhuma, isso pode te fazer perder a autenticidade.

3. Escreva sem corrigir nada

Escrever sem corrigir nada é uma das melhores estratégias do mundo para ganhar velocidade na escrita. Afinal de contas, se você for parar para corrigir cada acentuação errada ou frase ruim enquanto escreve, demorará bastante para finalizar o texto. 

Nesse caso, a recomendação é escrever sem parar e sem filtros sobre o assunto (até onde for possível, claro) e só depois se importar com a etapa de revisão. Pois, isso estimula seu lado criativo e desativa o lado crítico durante a escrita, algo essencial para acelerar seus textos.

A ideia geral por trás dessa técnica é a de que temos “dois cérebros”. Um criativo, que será o responsável por escrever o texto rapidamente e um crítico, que revisará o texto e corrigirá o conteúdo quando for necessário. Se os dois cérebros forem usados juntos, você perde muita produtividade, já que estará julgando (muitas vezes negativamente) tudo o que estiver escrevendo.

4. Faça sprints de escrita

ilustração de homem subindo degraus com uma ampulheta do lado representando sprints de escrita para escrever mais rápido

Sprints são períodos em que se dedicará a escrita do seu conteúdo. Pode ser a cada meia hora, por exemplo, ou a cada número x de palavras. 

Há quem goste de escrever o máximo que der em cada período e há quem prefira escrever x palavras, descansar por uns 10 minutos, escrever mais x palavras e assim sucessivamente. 

Escolha o mais indicado conforme as suas necessidades. Nossa equipe, por exemplo, prefere escrever por quantidade de palavras. Mais ou menos a cada 333, para em apenas 3 sprints completar mil.

Acredite, todos os blogueiros profissionais utilizam variações dessa técnica.

5. Acostume-se a escrever uma quantidade x de palavras por dia

Assim como todo hábito, escrever só será efetivo se fizer isso todos os dias. Por isso, crie uma rotina diária de escrita. Não necessariamente, sobre seu blog, mas sobre qualquer coisa, desde que se acostume a tirar as ideias da cabeça com mais velocidade. 

A quantidade de palavras recomendada é de, pelo menos, 500 palavras por dia. Se for muito, tudo bem começar com um pouco menos, desde que aumente gradativamente até chegar a pelo menos 1500 por dia (ou mais, a depender do tempo disponível para se dedicar à produção de conteúdo).

Deixe toda a etapa burocrática da criação de conteúdo para depois. Nos referimos a situações que independem do lado exclusivamente criativo, como:

  • SEO: deixe para otimizar depois. Melhor ter uma estrutura completa de escrita antes.
  • Inserção de links. 
  • Negrito.
  • Itálico.
  • Pesquisas específicas. 

Tudo isso que envolve o lado mais racional, só comece a fazer quando toda a estrutura inicial do texto estiver montada. Isso garante muito mais produtividade e foco durante o processo de escrita, algo que te ajuda, inclusive, a fluir melhor as ideias.

7. Revise e corrija os erros

Ilustração de mulher com uma lupa representando o processo de procura de erros em um texto

Depois de todas as etapas acima serem cumpridas, resta revisar o texto e corrigir os erros que ele possua. Embora essas duas tarefas façam parte da etapa de preparar o conteúdo para publicação, cada uma delas possui características distintas, que explicitaremos abaixo:

Como revisar um texto

A etapa de revisão é o momento em que se procurará trechos do texto em que faltam sentido, tanto nas articulações de ideias, quanto em frases que podem ser resumidas ou expressadas de melhor maneira. 

Não existe uma regra, mas há certo consenso de que a revisão lenta e focada pode ajudar a encontrar esses ruídos de comunicação. Portanto, ao finalizar a escrita criativa, separe alguns minutos para ler devagar seu conteúdo e verificar se tudo o que foi escrito faz o devido sentido.

Há ainda quem prefira fazer isso no dia seguinte, já que o cérebro terá descansado do texto e o verá de forma diferente.

Como corrigir um texto

Para corrigir um texto, do ponto de vista gramatical, a recomendação geral é o uso de dicionários e corretores. Eles vão depender, exclusivamente, de que plataforma está sendo utilizada para a criação do conteúdo. 

Se utiliza o Word, por exemplo, o dicionário e corretor dele são ótimos, sendo um dos melhores da atualidade, tanto pela reescrita de sentenças, quanto pelo banco de dados elevado de referências. 

Se utiliza o Google Docs, o dicionário e o corretor são bons, mas ainda deixam a desejar em alguns pontos, verificando muito mais a ortografia, em si, do que o sentido de parágrafos.

Nossa equipe prefere escrever o conteúdo no Google Docs, revisar o texto com ferramentas como o Language Tool, em sua versão gratuita mesma, e apenas depois enviar ao WordPress, por não haver um corretor nativo no Gutenberg, seu editor padrão.

Cuidado com o perfeccionismo nessa etapa

Seus textos sempre terão um erro ou outro. A etapa de revisão e correção existe para diminuí-los. Porém, não espere o conteúdo estar perfeito, principalmente se isso te impede de publicar a quantidade que gostaria.

Outra sugestão, para evitar que o perfeccionismo dificulte a publicação de conteúdo, é enviar o texto para outra pessoa realizar uma pós-revisão do que foi escrito, uma espécie de “segundo olhar” para o material criado.

8. Crie um roteiro de criação de conteúdo (dica bônus)

ilustração de homem segurando uma lista de tarefas representando um roteiro de produção de conteúdo para escrever mais rápido

A nossa mente é dispersa, mesmo que façamos as mesmas coisas diariamente. Para evitar que essa característica dela nos atrapalhe, é possível utilizar um roteiro de criação de conteúdo, um documento que lista tudo o que deve ser feito, na devida ordem, para o post estar pronto. 

Nossa equipe usa roteiros variados, a depender da produção específica, mas todos eles seguem a base abaixo:

  • Escolha do tema do conteúdo
  • Verificação dos resultados de concorrentes.
  • “Roubo” dos subtítulos dos 10 primeiros concorrentes
  • Escrita sem filtros ou correção no Google Docs.
  • Confirmar site onde o artigo será enviado (necessário apenas se trabalhar com conteúdo para mais de um blog)
  • Inserir “Leia mais”.
  • Definir table of contents (tabela de conteúdos que resume os principais tópicos a serem abordados).
  • Upload das imagens vindas do Google Drive: muitas vezes, o WordPress falha em realizar o upload de todas as imagens, essa verificação é para ter certeza de que nunca ficará quebrada no front-end do site.
  • Inserir códigos: em alguns posts utilizamos códigos HTML, CSS, PHP ou Javascript. No WordPress há um bloco específico para inseri-los
  • Configurações iniciais de SEO pelo plugin Yoast SEO.
  • Configurações iniciais do post: categoria, autor, data, dentre outros.
  • Links externos abrindo em nova aba: por convenção, o correto é links externos abrirem numa nova aba e links internos abrirem na mesma aba, então revisamos todos os links para ter a certeza de que esse padrão se mantém.
  • Inserir dúvidas frequentes, se necessário.
  • Criação da thumbnail (imagem destacada) no Figma.
  • Inserção de imagens no post: normalmente a cada dois scrolls de tela deve haver um elemento diferente apenas de texto, isso ajuda adar mais fluidez ao conteúdo.
  • Escrever texto alternativo das imagens: uma configuração que visa melhorar o SEO do artigo.
  • Revisão do SEO, para garantir que todos os pontos do Yoast foram atendidos.
  • Revisão e correção.
  • Definir as palavras-chave em negrito no decorrer do conteúdo.
  • Inserir links de outros artigos do blog.
  • Envio para pós-revisão.
  • Agendamento/publicação do conteúdo. 

Nota-se que todo esse roteiro de criação de conteúdo serve como uma sequência de passos do que deve ser realizado no exato momento de escrita. Isso te ajuda a ter muito mais clareza do que está sendo feito e até mesmo de quanto tempo demorará até concluir todas as tarefas.

Perguntas frequentes sobre como escrever mais rápido

Além dessas estratégias, existe uma técnica para escrever mais rápido no teclado?

Existem várias, mas não recomendamos. Além de problemas sérios com tendinite, tentar digitar além da velocidade normal pode te deixar mais ansioso ou dificultar bastante a etapa de revisão e correção.

Ainda assim, há estratégias válidas como digitação por voz no Google Docs (Crtl + Shift + S, ou vá em Ferramentas → Digitação por voz), em que basta falar o que deseja, que todo o conteúdo será transcrito em um documento de texto; ou o uso de inteligência artificial para paráfrase de texto, sendo esse último método perigoso por perder ranking no Google devido a plágio.

Não consigo escrever mais rápido porque tenho bloqueio criativo com frequência, o que fazer?

Bloqueios criativos vão acontecer sempre, muitas vezes em uma frequência que não gostaremos. Para evitar que ele te impeça de produzir conteúdo, aprenda a parafrasear textos de outros criadores ou até mesmo de inteligência artificial, como dito no tópico anterior.

Mas tome cuidado. A paráfrase não é aquela em que você substitui palavras, como no exemplo abaixo: 

Texto original: “Existem várias técnicas de SEO que podem fazer seu site aparecer na primeira página do Google".

Texto parafraseado: “Tem diversas estratégias de otimização para mecanismos de busca que permitem seu site rankear melhor”.

A boa paráfrase é aquela em que se pega o sentido da frase e a expande, como:

Texto parafraseando: “Você com certeza já deve ter ouvido sobre SEO (otimização para mecanismos de busca), não é mesmo? Hoje vou te mostrar um compilado com todas elas, da mais simples à mais avançada. Com certeza, cada uma, se bem aplicada, fará com que o seu ranqueamento nas buscas cresça gradativamente, ao ponto de chegar na primeira página.”

Escrever mais rápido não é perder qualidade?

Não necessariamente. Claro que sua saúde mental e física (principalmente em relação aos tendões da mão e antebraço) devem ser respeitados. Caso contrário, a qualidade pode sim diminuir com o tempo.

Conclusão: como escrever mais rápido

Nesse artigo, elencamos os principais passos para escrever mais rápido e com mais frequência para seu blog. Espero que tenha gostado de todo o conteúdo. Se gostou, por favor, nos deixe saber na seção de comentários. 

Muito obrigado por lido o conteúdo até aqui. Um forte abraço! Nos vemos no próximo!

Deixe um comentário