10 Dicas para criar conteúdo para o blog

Querendo engajar mais os leitores do seu site ou procurando fidelizar os leads? Vejas nossas dicas para criar conteúdos.

Se você está pensando em apostar em marketing de conteúdo, saiba que os blogs são ótimas ferramentas para isso. Por meio de conteúdo no blog da sua empresa você pode trazer credibilidade para o seu negócio, além de criar leads (possíveis consumidores do seu produto ou serviço) e ter uma comunidade ativa. 

Tudo isso com um custo mínimo e trazendo diversos outros benefícios para a sua companhia. Mas, para engajar os seus leitores e possíveis clientes é necessário que seu tema esteja relacionado com o seu serviço/produto, que seu conteúdo seja de relevância para o usuário e esteja bem escrito, possuindo um bom português, pesquisa e redação. 

Além disso, é fundamental que o seu conteúdo traga dados ou pontos de vista novos sobre o que está sendo dito.

Também existem várias ações que você pode seguir para trazer conteúdo de qualidade para seus leitores, como o planejamento de conteúdo, adequação ao público e a criação de uma identidade visual. Confira!

O que são blogs?

Os blogs são sites que podem ser tanto pessoais, como um diário do usuário, quanto empresariais, servindo como um apoio ao produto ou serviço prestado. A estrutura do blog é diferente de uma página institucional, sendo mais voltados para a produção de conteúdo. 

Diversos especialistas ainda afirmam que uma das características marcantes do blog é que ele deve ter conteúdo postado com frequência, criando assim uma rotina com os leitores. Por esse motivo, para criar blogs é preciso ter em mente que o conteúdo é a parte fundamental para o sucesso do projeto.

O blog pode ser usado para:

  • Diário pessoal: Onde o usuário relata sobre fatos do seu cotidiano, trazendo crônicas e opiniões.
  • Como portfólio: Alguns profissionais podem usar o espaço para a publicação dos seus textos, servindo assim como um repositório digital. É o caso de redatores, jornalistas e escritores. 
  • Portal: O blog também pode ser usado para a criação de um portal sobre um assunto específico, criando assim um fórum de discussão.
  • Marketing de Conteúdo: Diversas empresas têm apostado nos blogs como uma ferramenta para fidelizar clientes e conquistar possíveis novos usuários. Além disso, os blogs podem ser vistos como um espaço para a troca de experiências dos clientes da marca. 

Como criar conteúdo para blogs?

Para criar conteúdos para blogs é necessário preparação, criando um planejamento de conteúdo, conhecer seus leitores e apostar numa identidade visual atrativa e original.

Segundo dados da Hosting Tribunal, atualmente, existem mais de 500 milhões de blogs disponíveis na internet, produzindo conteúdo diariamente. De acordo com o Hosting Facts, numa pesquisa de 2019, mais de 4 milhões de posts são criados por dia. 

E, dados de 2018, mostram que o público que utiliza a internet se interessa pelo conteúdo, tendo 77% dos usuários consumindo regularmente as postagens. 

E para conquistar esses leitores, algumas ações devem ser tomadas, como a adequação do texto para o público-alvo, ter uma boa redação e pesquisa, fazer postagens de temas relevantes para a sua persona, entre outros. 

1. Conheça a sua persona

Esse conceito substitui a ideia de público-alvo, que era um conjunto de informações que tinham as características do público que pretendia se alcançar. 

A persona é uma forma de tentar conhecer e compreender quem consome ou quem poderia consumir seu produto ou serviço. 

E, na descrição da persona, você deverá listar detalhes específicos sobre essa pessoa, desde o que ela gosta de fazer até seu poder de compra.

Algumas informações sobre o persona para identificar:

  • Gênero, idade e nome;
  • Estado civil e se tem filhos;
  • Em qual cidade e bairro ela mora? Casa ou apartamento? Alugado ou próprio?
  • O grau de educação;
  • Quais são os hobbies dessa pessoa?
  • Anote também os hábitos de consumo e o poder aquisitivo;
  • Quais redes sociais ela utiliza?

Esse detalhamento do possível usuário ajuda na construção do tom e voz que você usará no seu conteúdo, também ajuda a definir os assuntos que serão abordados e as formas de divulgação desses posts. Com a definição da persona, você também poderá direcionar com mais certeza para os possíveis leads da sua empresa. 

2. Aposte em conteúdos compartilháveis

Isso é, que facilmente irão se espalhar pela internet, atraindo mais leitores para o seu blog, além de criar publicidade orgânica, isso é, quando você não precisa investir dinheiro, pois os próprios usuários estão comentando e repassando o link. 

Segundo especialistas, para o conteúdo se espalhar com facilidade pelos usuários ele deve ser de fácil consumo, isso é, sucinto e objetivo. Na maioria das vezes, os textos curtos e numa linguagem fácil, que utilizam de elementos gráficos, como fotos, vídeos e infográficos, se tornam mais virais.

3. Planeje o seu conteúdo

Além de definir qual o assunto que será tratado no seu blog, é necessário organizar e definir quais delimitações do tema você quer abordar em suas postagens. Para definir os conteúdo que serão postados você pode:

Estabelecer palavras-chave 

Considerando as que sua persona utiliza para procurar conteúdo na internet e que sejam semelhantes ao seu tema. Depois dessa pesquisa, filtre os tipos de conteúdo que você gostaria de abordar em seu blog e que sejam relevantes para seu público. 

Por exemplo: se seu blog for sobre animais de estimação, você pode pesquisar na internet as palavras-chave: animais; animais de estimação; cuidados. E a partir da leitura dos conteúdos que aparecem definir que irá escrever sobre cuidados com os gatos no inverno ou como cortar as unhas de um cachorro. 

Definir qual será seu conteúdo

Antes de sair postando em seu blog, é fundamental refletir sobre qual conteúdo você quer escrever e qual conteúdo a sua persona provavelmente consumirá. Você pode postar apenas textos, textos com imagens e vídeos, utilizar gráficos e gifs. 

4. Monte um calendário de conteúdo

Depois de determinar quais serão os temas abordados e qual tipo de conteúdo você irá postar, é hora de criar um calendário editorial. Nele você deve colocar a frequência de postagem, isso é, se serão todos os dias, 3 vezes na semana etc. Além de determinar qual conteúdo irá em cada dia. 

O calendário de conteúdo ajudará na organização das postagens, com você conseguindo ter uma visão mais ampla do projeto e podendo adiantar os textos ou imagens com antecedência. 

5. Aprenda SEO

Para o seu conteúdo ser visto na internet, no meio de tantas postagens diárias é necessária a utilização do Search Engine Optimization. Conhecido como SEO, são um conjunto de estratégias que buscam deixar seu conteúdo mais atrativo para os mecanismos de busca na internet. 

Entre as ações usadas estão: criação de conteúdo, SEO onpage, construção de autoridade e experiência do usuário. Além disso, é importante também investir em um bom título para seus artigos, visto que eles são fundamentais para a otimização do conteúdo nos buscadores.

A principal fonte de tráfego de um blog são os buscadores, por esse motivo investir em SEO é garantir que ele tenha uma maior quantidade de acessos. Existem também outros canais de divulgação para aumentar o tráfego do blog.

6. Estude os seus concorrentes

Acompanhe o conteúdo que os outros blogs estão publicando, levando em conta também as estratégias que eles utilizam  para a divulgação do conteúdo. 

Além disso, estude os assuntos mais vistos e comentados das plataformas deles, gerando assim ideias para a sua própria plataforma. Mas evite copiar o assunto do blog concorrente, procurando sempre dar novos olhares ou informações sobre o assunto. 

7. Mantenha uma frequência de posts

Como dito antes, criar uma periodicidade nas postagens de conteúdos pode tornar seus leitores mais engajados com as publicações. Segundo especialistas, poste com frequência, mas também não se esqueça de entregar um conteúdo de qualidade. 

É importante também revisitar posts antigos, analisando a performance deles e se necessário fazendo atualizações para eles se tornarem mais atrativos e assim gerarem mais visualizações a sua página. Essas ações são importantes para criar confiança em seu leitor e construir a autoridade do blog.

8. Converse com o seu leitor

Não se esqueça que é ele o responsável pelo sucesso do seu blog e também pela publicidade orgânica. Ao escrever seus textos, faça perguntas ou crie brechas para que o usuário se sinta motivado em comentar seu post. 

É fundamental que você leia os comentários e os responda, garantindo assim a satisfação do leitor e uma conversa com ele, entendo assim como seu conteúdo está sendo percebido pelo mercado.   

9. Crie uma identidade visual atrativa

Que converse com a sua persona e com o assunto do seu blog. Além disso, a identidade visual ajudará no reconhecimento do seu blog. 

Por exemplo, se a sua cor principal for vermelha, sempre que o usuário ver esse tom, se lembrará de você, fidelizando-se  assim a sua marca. 

Outro ponto importante é: tenha uma identidade visual criativa, isso é, diferente dos seus concorrentes. A sua identidade visual deve conter: uma tipografia, logotipos e cores principais e secundárias. E não se esqueça, se for utilizar imagens ou vídeos, use as de bancos de imagens gratuitos e de crédito ao dono da imagem. 

10. Escreva com paixão

Ao escrever o conteúdo do seu blog, se dedique. Por isso é importante que você escolha um tema com o qual se identifica ou tem facilidade para escrever. Além disso, utilize ferramentas como o storytelling, conhecido como narrativa, contando uma história para o leitor, envolvendo ele ao texto. 

Ao escrever também, procure trazer dados e informações novas sobre o assunto, ou até mesmo uma perspectiva diferenciada, assim, o leitor sentirá mais desejo de consumir a postagem, garantindo assim mais visualização ao seu conteúdo.

Blogs são sites que podem ser tanto pessoais quanto empresariais, além disso podem ser usados como portfólios para redatores, escritores e jornalistas. 

Ao ser usado por organizações, os blogs podem ser ferramentas para a fidelização de clientes e para a captação de novos leads, ou seja, possíveis consumidores da marca. 

Algumas estratégias podem ser usadas para criar um conteúdo relevante e que seja atrativo para os usuários como: conhecer a sua persona, identificando tópicos que podem ser abordados e formas de escrever sobre. 

Também é importante estabelecer um calendário de conteúdo e planejamento das postagens. Técnicas de SEO e a frequência de posts, são outros requisitos fundamentais para o sucesso do seu blog.

Outra dica importante é escolher uma melhor plataforma de blog, visto que elas oferecem uma gama maior de ferramentas que facilitam o trabalho e dão mais profissionalismo ao blog.

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hospedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis