As melhores plataformas gratuitas para você criar seu blog

Com os anos, os blogs ganharam força e hoje, são ferramentas fundamentais e práticas para encontrar conteúdos altamente segmentados. Com este crescimento, surgiu a alta demanda de ferramentas e criação de novas plataformas que auxiliam na hora de desenvolver e administrar um blog.

Todas as plataformas para blogs, são CMS (Content Management System) ou, sistema de gerenciamento de conteúdo, em português. Atualmente, existem diversas opções disponíveis que suprem necessidades cada vez mais específicas. Confira os prós e contras de alguma delas.

O que levar em consideração na hora de escolher um CMS

Para manter um blog de qualidade ativo, é muito importante garantir a funcionalidade de alguns tópicos, como a possibilidade de edição de textos, publicação de comentários, escalabilidade e facilidade de personalização e uso

Levando em consideração esses tópicos, selecionamos algumas opções de sistema de gerenciamento de conteúdo gratuitos que atendem de maneira eficaz, levando em consideração as singularidades que cada blog pode ter. 

Na hora de escolher uma ferramenta, existem três tópicos importantes que devem ser levados em consideração de acordo com o objetivo do seu blog:

Concorrentes

É importante verificar a plataforma utilizada por seus concorrentes, pois cada segmento pode adotar um tipo de plataforma diferente. Não é obrigatório seguir a concorrência, mas com certeza isso ajuda na escolha da melhor plataforma gratuita para seu blog.

Temática

Algumas plataformas são focadas em texto, outras, possuem uma série de facilidades para explorar elementos visuais, por isso é importante entender a temática e o tipo de material que será trabalhado, assim, fica muito mais fácil encontrar a plataforma ideal.

Finalidade

Blogs possuem finalidades diferentes. Alguns têm caráter profissional, outros jornalísticos ou escrita por hobbie. Como veremos a seguir, algumas plataformas possuem perfis bem singulares, a plataforma certa pode aproximar você de seu público com mais facilidade.

Conheça as 5 principais ferramentas gratuitas para blogs

Abaixo você confere a lista com as 5 melhores plataformas gratuitas para a criação de blogs:

WordPress

plataforma de blog gratuita wordpress

Um dos sistemas de gerenciamento de conteúdo mais conhecidos e utilizados é o WordPress. Por ser uma plataforma simples e dinâmica, se tornou muito popular para a criação de sites e blogs. Existem duas versões disponíveis: wordpress.com e wordpress.org. Conheça as vantagens e desvantagens do WordPress.

Vantagens

Mesmo com a versão free, existe uma variedade de temas e ferramentas que proporcionam melhorias e edições de maneira simples e rápida. Outro ponto que agrega valor ao WordPress é sua plataforma intuitiva, ou seja, é muito simples de utilizar. Por ser muito popular, existem diversos vídeos, cursos e dicas na internet que auxiliam na criação e administração do seu blog, além de tudo isso, por possuir código aberto, o site passa por diversas melhorias.  

Desvantagens

Uma das maiores desvantagens da versão free do WordPress é a falta da monetização (mesmo que um banner seja inserido em seu blog, o retorno financeiro vai para a plataforma). Outro ponto negativo é que na versão free, o usuário não pode fazer upload de plugins, temas ou domínios personalizados. As atualizações frequentes também podem ser um problema. Embora sejam feitas correções necessárias, com as atualizações, algumas ferramentas podem sofrer alteração e criar novos problemas para os usuários. 

Medium

plataforma de blog gratuita medium

A Medium foi criada em 2012 com o propósito de unir em um ambiente minimalista conteúdos relacionados com crescimento pessoal e profissional, e funciona como uma rede social para escritores, jornalistas e produtores de conteúdo.

Vantagens

O principal diferencial é que a plataforma é extremamente simples de utilizar. O usuário não precisa de nenhum conhecimento prévio. Além das facilidades de publicação, a plataforma se conecta com as redes sociais e permite criar comentários e marcações em trechos específicos.

Desvantagens

O público da Medium ainda é muito restrito e o site possui um perfil de publicações bem definidos. Por ser minimalista, a plataforma não oferece possibilidades de edição e oferece recursos limitados. Além desses pontos, na Medium não é possível criar uma URL personalizada.

Blogger

plataforma de blog gratuita blogger

É uma das ferramentas mais antigas para a criação e gestão de blogs. A plataforma foi adquirida pelo Google em 2003 e permaneceu entre as mais utilizadas por muito tempo, contudo, com a criação de outras ferramentas, perdeu sua relevância.

Vantagens

Por ser uma plataforma do Google, o Blogger possui o Google Analytics sincronizado, que por sua vez, utiliza as informações captadas pelo site para direcionar a parte estratégica do blog. Outra vantagem é a variedade de layouts oferecidos. Não importa a temática, no blogger existe algum layout compatível.

Desvantagens

Ao contrário do WordPress, o Blogger não oferece muitas ferramentas de configuração, ou seja, os layouts não podem ser configurados de forma ampla. Este foi o principal motivo que fez com que os usuários buscassem outras plataformas. Além disso, o site não permite a organização do blog por categorias e não é recomendado para monetizar.

Tumblr

plataforma de blog gratuita tumblr

Mesmo funcionando como uma rede social, o Tumblr é umas das opções free para quem busca criar e personalizar um blog pessoal. O site possui um perfil muito mais jovem e descontraído, por isso, é uma excelente opção para blogs pessoais.

Vantagens

Assim como o WordPress, o Tumblr apresenta uma variedade de layouts que podem ser alterados e editados através de códigos. O site também é intuitivo e permite a criação de relacionamento entre usuários através de um tráfego compartilhado que exibe seu conteúdo para todos, além de permitir a personalização do domínio.

Desvantagens

As principais desvantagens do Tumblr estão relacionadas à edição. A maior parte dos usuários possuem dificuldades em modificar layouts e realizar edições porque a plataforma não é intuitiva e possui opções limitadas quanto à personalização que não depende de códigos.

Wix

plataforma de blog gratuita wix

O Wix ficou popular por sua facilidade de edição e conquistou usuários sem experiência em criação e edição de sites. Embora não seja focada na construção de blogs, a plataforma é muito eficaz e oferece diversas possibilidades.

Vantagens

O site oferece diversos recursos, mesmo na versão gratuita, além de possibilitar diversas edições de maneira simples e rápida. Assim como o WordPress, o Wix coloca à disposição do usuário diversos plugins para personalização de blogs ou sites.

Desvantagens

Na versão gratuita, o site apresenta recursos limitados, ou seja, para aproveitar todas as funcionalidades, o usuário deve optar pela versão paga. Na versão free também são exibidos anúncios. Outra desvantagem do Wix é a falta de recursos para análise e desenvolvimento de SEO.

Conclusão

Existem diversas ferramentas para a criação e gestão de blogs. Para escolher a melhor plataforma, é preciso entender a funcionalidade de cada uma e quais ferramentas seu blog irá precisar para crescer, por isso, antes de escolher qualquer plataforma, é muito importante fazer um planejamento considerando o público, tipos de conteúdos e a possibilidade de monetização.

Para quem busca um blog profissional, pessoal ou para negócios, a plataforma mais indicada é o WordPress, já para blogs pessoais, com foco em hobbies ou estilo de vida, o Tumblr pode ser uma excelente opção. Para blogs jornalísticos, de conteúdos, para escritores ou focados em assuntos específicos, o Medium é o ideal. Se o interesse for em desenvolver conteúdos sobre arte, fotografia ou aspectos visuais, o WordPress ou Tumblr podem suprir essas necessidades. 

Embora as opções listadas apresentem diversas funcionalidades, é importante ressaltar que nas versões gratuitas, existem limitações. Para liberar ferramentas complementares, é preciso utilizar opções pagas, assim, é possível personalizar, criar e ter maior liberdade e domínio sobre seu blog.

Agora que você já conhece algumas plataformas e as principais vantagens de cada uma, basta criar uma conta e começar suas publicações. É muito importante manter a frequência de publicações e interação entre seus usuários, criando assim uma comunidade ativa.

Deixe um comentário