O que é Programa de Afiliados

Os programas de afiliados se tornaram muito comuns por serem uma forma segura e sem riscos para ganhar dinheiro pela internet. São diversas possibilidades para quem busca fazer uma renda extra ou monetizar seu blog.

Atualmente, é possível ser afiliado de serviços e produtos físicos vendidos por e-commerce de diversos segmentos e produtos digitais, que engloba qualquer documento que pode ser disponibilizado pela internet.

Como funcionam os programas de afiliados

Existem diversos tipos de programa de afiliado, mas todos seguem o mesmo conceito que é participar do processo de vendas de produtos digitais ou físicos. A forma mais comum é fazendo a divulgação desses produtos. Através de blogs, redes sociais e WhatsApp é possível vender cursos online, e-books e diversos de outros produtos ou serviços e ser recompensado por isso.

Para ser um afiliado é necessária uma conta em um site que trabalhe com esta metodologia de divulgação. Para começar a divulgar, basta escolher um produto ou serviço e começar a divulgar.

O programa de afiliados é uma excelente parceria pois proporciona inúmeras possibilidades de renda extra e traz ótimos resultados para os anunciantes.

Como ganhar dinheiro como afiliado

Existem diversas plataformas que trabalham com programa de afiliados, cada uma possui suas políticas e termos de uso, por isso, antes de criar um vínculo como afiliado em qualquer site, leia atentamente as orientações disponíveis e o que irá precisar para começar.

Existem basicamente quatro tipos de remuneração. A mais comum é a remuneração por venda, ou seja, cada venda realizada, o afiliado recebe uma comissão que pode ser fixa ou um percentual do valor, tudo depende da política do site.

Outra forma de remuneração é por clique. O interesse neste caso é que o usuário seja direcionado para alguma página específica, por isso, a cada clique, o afiliado é recompensado. Existe também a recompensa por visualização, que pode ser recompensada por percentual ou comissão fixa. Esta opção é a menos comum, mas ainda é utilizada.

A mais comum é a remuneração por ação, neste caso, o contratante determina a ação que ele quer que o usuário faça, e a cada ação realizada o afiliado é remunerado de maneira fixa ou percentual.

Essas são as quatro formas de remuneração, contudo, criar uma estratégia para alcançar resultados é fundamental. Para conseguir um retorno interessante, é importante que seu blog ou site tenha visualizações. Quanto mais pessoas acessarem, maiores são as chances de ter retorno como afiliado.

É importante lembrar que não existe uma fórmula mágica e que não é um retorno fácil, é preciso direcionar esforços nesta estratégia para que ela gere resultados. Outro ponto que define o sucesso ou fracasso é o produto que irá divulgar. É importante escolher algo que tenha relação com seu blog/site e que desperte interesse em seu usuário.

Os 3 melhores programas de afiliados do Brasil

Vários sites possibilitam o programa de afiliados, alguns são bastante populares e outros pouco conhecidos. Conheça os principais programas disponíveis na internet.

1. Hotmart

É o programa de afiliado mais conhecido do Brasil e já ajudou milhares de pessoas a conseguirem uma renda extra. O Hotmart é uma plataforma de ensino onde qualquer pessoa pode criar aulas. São centenas de cursos e produtos digitais disponíveis de forma online.

Existem três categorias de usuários dentro do site. O primeiro é o produtor, que é a pessoa que cria e desenvolve produtos e ganha quando alguém compra seu curso. A segunda categoria de usuários é composta pelos compradores, que são aqueles que se beneficiam dos produtos criados. A terceira forma de participar é como afiliado, fazendo a ponte entre produto e comprador.

Como afiliado Hotmart é possível escolher quais opções você quer vender. Para isso, é necessário criar uma conta no site. Cada venda realizada através do link pessoal, o afiliado recebe um percentual do valor do produto vendido.

2. Monetize

A Monetizze foi eleita por dois anos consecutivos (2017 e 2018) a melhor plataforma de infoprodutos, segundo pesquisa realizada pelo Afiliados Brasil. A empresa oferece uma plataforma muito intuitiva e com excelentes comissões para produtos de diversos segmentos.

A plataforma da Monetizze se destaca por oferecer recursos e ferramentas inovadoras que auxiliam produtores e vendedores  a obter maiores ganhos através da plataforma.

Uma das críticas da plataforma é a facilidade do usuário solicitar reembolso da compra, o que pode acabar sendo usado por usuários mal intencionados. Mas o lado positivo é que isso também serve como um filtro contra produtos de baixa qualidade.

3. Google Adsense

O Google Adsense é uma excelente opção para quem busca programas de afiliados. Para ser afiliado do Google, é preciso tem um site ou blog que seja possível monetizar. Antes de acessar o Google Adsense, certifique-se da possibilidade de monetização, alguns blogs não permitem a inserção de anúncios.

O primeiro passo é criar uma conta Google e selecionar o tipo de anúncio que quer exibir. Os anúncios podem possuir formato gráfico, em texto, blocos de links, entre outros. Existem diversos formatos, e o próprio site orienta o melhor em cada caso.

O segundo passo é escolher em que posição do seu site ou blog você gostaria que os anúncios aparecerem. Ao escolher, é importante levar em consideração o layout do seu site e escolher uma posição que não interfira na experiência do usuário. Após selecionar os espaços, o Google exibe anúncios através de sua ferramenta Ads e você recebe por isso.

Além de ser uma opção segura e rentável, o Google possui uma série de conteúdos que auxiliam proprietários de sites e blog na hora de escolher os recursos para aplicar o AdSense.

4. Amazon

O programa de Afiliados da Amazon ainda não é muito popular no Brasil, mas é muito forte ao redor do mundo. Além dos serviços disponíveis, como plataforma de streaming, o site também possui um e-commerce com produtos de diversos fornecedores.

Neste programa de afiliados da Amazon, você cria links que conectam seu site ou blog com site da Amazon, se algum usuário clicar e realizar uma compra no período de 24 horas, você é recompensado por isso. As recompensas podem representar até 9% do total da compra.

Conclusão

O programa de afiliados possui diversos formatos que atendem todos os tipos de anunciantes, contudo, criar a estratégia certa é fundamental para ter bons resultados com este programa.

Além dos sites que falamos, existem centenas de opções com os mais variados formatos. Antes de optar por um, faça uma pesquisa de interesse do seu público e selecione algumas opções, assim, seus esforços serão direcionados de maneira estratégica, aumentando a possibilidade de lucro e crescimento. Certifique-se sempre da confiabilidade e segurança para não prejudicar a imagem do seu site ou blog com seus leitores.

Deixe um comentário

*Condições no site