Entenda a diferença entre hospedagem WordPress e hospedagem de sites convencional

Inicialmente, quando você decide começar um site ou um blog, é primordial que entenda a diferença entre a hospedagem WordPress e a hospedagem de sites convencional, pois dessa maneira vai conseguir selecionar aquela que for melhor para você.

Essa dúvida vem acompanhada de outras questões como a diferença entre blog e site, o que é hospedagem e domínio, dentre outras questões de quem trabalha com a web.

Vale ressaltar que principalmente aos iniciantes no mundo virtual ou no segmento de vendas online, sempre há dúvidas sobre o que é site e o que é blog.

Existem sim diferenças sobre blog vs. site e os detalhes e distinções entre ambos podem ser conferidos no artigo que escrevemos anteriormente. Só conferir!

Ademais, com as informações certas você conseguirá colocar o seu site no ar o mais rápido possível.

Dessa forma, hoje você vai entender a diferença entre a hospedagem WordPress e a hospedagem de sites convencional de uma vez por todas. Confira!

Diferença entre hospedagem de sites e Hospedagem WordPress

Antes de mais nada, é essencial salientar que sites convencionais podem incluir inúmeros modelos de páginas online, desde portfólios à E-commerces.

Já o WordPress pode hospedar blogs (o que ocorre comumente) mas também serve para hospedar outros tipos de sites. 

São muitos fatores que precisam ser avaliados para encontrar o que será melhor em termos de hospedagem de páginas: a hospedagem WordPress ou outros tipos.

Vamos entender as principais diferenças entre esses dois tipos de hospedagem, mas antes, gostaríamos de informar o leitor sobre o conceito de CMS.

CMS significa Content Management System, ou seja: qualquer tipo de Sistema de Gerenciamento de Conteúdo ou Sistema de Gestão de Conteúdo.

O WordPress é um dos CMS mais utilizados, entretanto, não é o único. Vamos conhecer melhor os conceitos de hospedagem para que você fique por dentro do assunto:

Hospedagem WordPress

Este tipo de hospedagem é muito comum para blogs e portfólios, entretanto, conforme dito anteriormente pode servir para outros tipos de páginas.

Basicamente, essa hospedagem permite a instalação do WordPress (um dos mais populares CMS do planeta) à incorporação de novos domínios e a configuração de contas de e-mails. Tudo isto de forma prática e simples.

Ademais, a hospedagem WordPress disponibiliza uma série de customizações e otimizações, exclusivas para este tipo de hospedagem.

Painel da hospedagem wordpress
Painel de uma hospedagem WordPress

Hospedagem de sites convencional

Já neste tipo de hospedagem, é possível instalar qualquer tipo de CMS e não apenas o WordPress.

São disponibilizadas uma série de opções adicionais não existentes na hospedagem WordPress, entretanto, a administração e manuseio da hospedagem tende a ser mais complexa.

Inclusive, nosso blog utiliza uma hospedagem de sites. Quer entender mais sobre esse tema? Veja aqui nosso artigo sobre as melhores hospedagens para blogs.

cpanel de uma hospedagem de sites
Painel de uma hospedagem de sites

Dicas para escolher a melhor hospedagem

Juntamente com as informações acima, nossa equipe preparou algumas sugestões para quem deseja encontrar a melhor forma de colocar um site no ar.

É importante pontuar que a hospedagem WordPress pode parecer, em um primeiro momento, limitada e simples no sentido pejorativo da palavra. Mas isso não é verdade.

Este tipo de hospedagem não é uma versão simplória da hospedagem de sites. Na realidade, ela é mais prática e fácil de manusear.

Entretanto, a hospedagem de sites oferece maior customizações e funções avançadas para o administrador e demais usuários do WordPress e também para o visitante da página.

Contudo, acarreta mais “mão-de-obra” e conhecimentos do administrador.

Sou iniciante e não sei qual a diferença entre domínio e hospedagem

Algumas pessoas que estão iniciando seus negócios, que querem expor seus trabalhos ou desejam escrever por hobby, ficam perdidas e não sabem por onde começar.

tenha seu próprio site com a hospedagem wordpress
Tenha seu próprio site com a hospedagem WordPress

Assim, alguns cometem erros e adquirem hospedagens que não serão boas para atender às suas demandas.

Dessa forma, se você é iniciante ou sabe pouco sobre o assunto de hospedagens, domínios, dentre outros termos, fique tranquilo.

Nosso artigo de hoje sanará estas e outras dúvidas que você pode ter sobre hospedagem WordPress, conceitos virtuais e outros temas.

Abaixo, vamos explicar em detalhes cada um dos termos e você terá mais embasamento para escolher como será a sua página na internet:

Características de domínio

O domínio se trata, basicamente, do nome e endereço do site. Aqui falamos mais sobre como registrar um domínio. Assim, explicamos de forma detalhada mais informações sobre este assunto.

É importante que o seu domínio possua as duas seguintes características:

  • Tenha fácil memorização:
  • É indicado que seu domínio tenha um nome simples, sem números e caracteres especiais;
  • Esteja regularizado para não sair do ar;
  • É importante estar regularizado junto à sites de registros de domínio ou às empresas de hospedagem que oferecem o domínio junto ao serviço.

O servidor de hospedagem é, em suma, o espaço onde o seu site ficará armazenado. Basicamente, é a “casa” do site.

Assim, nunca o seu site ficará inoperante e fora do ar, nem deixará de ser encontrado.

Seja em uma hospedagem WordPress ou em hospedagem de sites convencional, tudo precisará ficar em algum lugar, correto?

Características de hospedagem

Dessa forma, a hospedagem armazena todos os scripts, arquivos CSS, conteúdos multimídia (como fotos, vídeos e podcasts), etc.

Além disso, o código HTML também fica inserido na hospedagem.

Quais são os tipos de hospedagem?

Existem na internet dois diferentes tipos de hospedagem e agora vamos expor as principais características de ambos.

Existe a hospedagem gratuita e a hospedagem paga.

Assim sendo, a partir das informações abaixo, tenha mais suporte para escolher como será o seu site, blog ou portfólio.

Aliás, para os escritores de blogposts, temos um artigo especial sobre as características essenciais para que você escreva de forma assertiva na internet e possa cativar o público.

Retomando o tópico sobre os tipos de hospedagem, confira abaixo os atributos de cada uma das disponíveis, confira:

Características de uma hospedagem gratuita

Normalmente, há banners de anunciantes indesejados. Ademais, o suporte e recursos para a manutenção e criação de conteúdos são bastante limitados.

Além disso, o espaço para armazenamento e o uso de outras tecnologias são, na imensa maioria dos casos, insuficientes.

Isto tende a prejudicar as necessidades do administrador e influencia negativamente a experiência do usuário.

Características de uma hospedagem paga

O serviço de hospedagem paga é muito mais interessante seja para empresas, como também para criadores de conteúdo online.

Existem vários tipos, desde a hospedagem WordPress para criar sites e blogs, até outros tipos de hospedagem. Além de diversas formas de planos, com eles, há diferentes valores de investimentos.

Seja como for, este tipo de serviço pago proporciona maior controle por parte do administrador.

Nesse sentido, será possível escolher um plano que atenda todas às suas expectativas e que ainda ofereça um suporte 24 horas por dia.

Juntamente com estes benefícios, vale ressaltar que em serviços de hospedagem pagos, não há veiculação de propagandas dentro do seu site.

O que devo levar em conta ao escolher uma Hospedagem WordPress ou comum?

Antecipadamente à escolha de uma hospedagem, muitas pessoas têm algumas questões em mente e não sabem como solucionar as dúvidas.

Abaixo, vamos elencar alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de escolher uma hospedagem, veja:

Defina o tamanho do seu público antes de contratar um plano

Este é um dos primeiros aspectos a ser levado em consideração quando pensamos na criação de um site.

Saber quantas pessoas você deseja alcançar através da sua página é indispensável para a melhor forma de implementação do seu site.

Dessa forma, uma avaliação deve ser feita com vistas à uma estimativa de quanto será o seu tráfego mensal. Logo, você poderá contratar um plano que melhor se enquadre nesta métrica.

Além disso, a sua estratégia de marketing de conteúdo passará por este eixo. Tenha atenção a este tópico.

Em suma, o cálculo é simples e precisa ser levado em consideração antes da contratação de um plano: quanto maior for o número de visitantes do seu site, maior será o seu tráfego.

Saiba quanto espaço você terá disponível para utilizar

Da mesma forma que o tráfego do seu site é um dado muito importante na contratação de um plano, há ainda outro aspecto crucial.

É também necessário a verificação do espaço que será necessário para a hospedagem da sua página na internet.

Nesse ínterim, é preciso pensar em estimativas, afinal, é impossível obter um valor preciso sobre o quanto de espeço você precisará.

Entretanto, realize um levantamento sobre a quantidade de recursos que você disponibilizará e uma média que isso significa.

Anote tudo, levando em conta a quantidade de podcasts, imagens, vídeos, blogposts, dentre outros itens que serão essenciais no uso de links internos para seu site ou blog.

A partir dessa estimativa, você saberá qual plano melhor poderá atender às suas necessidades e fazer do seu site e blogs uma fonte de renda.

Todavia, indicamos sempre que você escolha serviços que podem ser alterados com o passar do tempo.

Conheça o painel de controle da sua hospedagem

A princípio, especialmente aos iniciantes, este aspecto deve ser levado em consideração, afinal, pode evitar muitos problemas no dia-a-dia do administrador.

As opções de controle e gerenciamento do seu site precisam ser fáceis para a sua utilização.

hospedagem wordpress simples
Manuseio da hospedagem WordPress: simples e prática

Neste sentido, sempre tenha em mente que a empresa que oferece a hospedagem (seja a hospedagem WordPress ou outra CMS) deve te proporcionar segurança de dados.

São as regulamentações de segurança que definem como o seu site, e a sua empresa, lidarão com transações digitais.

Aproveite e entenda mais sobre a segurança em sites e blogs neste artigo em que aprofundamos mais neste assunto.

Logo, é necessário que a empresa de hospedagem contratada forneça muitas opções de serviços de segurança avançadas, a fim dos seus dados se manterem seguros e em sigilo.

Qual a maior diferença entre a Hospedagem WordPress e comum?

A maior diferença entre a hospedagem WordPress e a hospedagem de sites convencional, se refere ao painel administrativo.

Conforme pontuamos anteriormente, o painel WordPress é mais simples e de mais fácil entendimento.

As hospedagens de sites convencionais (não WordPress) costumam oferecer ferramentas de configuração mais avançadas.

Além disso, disponibilizam diversos recursos customizáveis e com múltiplas ferramentas de gestão.

Salientamos que as hospedagens de sites convencionais possuem muitos pontos positivos, mas, ainda assim, a hospedagem WordPress é muito indicada.

Aproveitamos para ressaltar, que a segurança de dados deve ser sempre monitorada com atenção pelo administrador da página.

Um blog ou site seguros, conta muitos pontos a favor da sua marca, não é mesmo?

Estou em dúvida: qual hospedagem é a melhor para mim?

A hospedagem WordPress foi durante algum tempo tida como limitada e insuficiente para sites. Contudo, ela se mostra diferente disso: é mais simples e fácil de usar.

Dessa forma, podemos afirmar que ela possui uma interface mais simples e com menos menus. Assim, não é necessário lidar com inúmeras ferramentas que existem em sites convencionais.

Em outras palavras, nossa equipe acredita que este tipo de hospedagem é ideal para os iniciantes em gerenciamento de sites.

Afinal, para quem não tem muita experiência com estes ambientes (de administração de sites) e está começando agora, é recomendado que tenha menos complicações possíveis.

Nesse sentido, você cria um site facilmente com a hospedagem WordPress, pode adicionar domínios e executar tarefas sem grandes dificuldades.

image2
A hospedagem WordPress é prática e fácil de entender

Concluindo, além dos benefícios supracitados, esta hospedagem também disponibiliza o backup automático do sistema e do seu site, bem como de todos os arquivos multimídias existentes na sua base.

Isto é sem dúvidas, um ponto que aumenta bastante a segurança das operações realizadas dentro do seu domínio.

Hospedagens de sites é mais confiável que a Hospedagem WordPress

Nossa equipe do Criando Blogs, tem construído com nossos leitores uma relação de sinceridade e respeito. Assim, a verdade sempre prevalece: utilizamos uma hospedagem de sites em vez de hospedagem WordPress ou hospedagem de blog.

Isso se deve ao fato da nossa necessidade em realizar testes com diversas ferramentas, além da adição de nossas próprias aplicações no servidor.

Entretanto, sabemos que para iniciantes ou mesmo para negócios um pouco maiores, a hospedagem WordPress pode atender às suas demandas e te ajuda a crescer na internet.

Deixe nos comentários o que achou desse artigo ou sobre qual assunto quer saber mais e aproveite para acessar o nosso site.

Deixe um comentário

*Condições no site