Entenda a diferença entre hospedagem WordPress e hospedagem de sites convencional

Existem vários tipos de hospedagem de site no mercado. Mas existem dois tipos em específico que causam certa confusão entre os usuários mais leigos no assunto. E é por isso que neste artigo nós vamos abordar as diferenças entre uma hospedagem WordPress e uma hospedagem de sites convencional, que podem ser usadas para hospedar tanto sites como blogs.

Quando você está querendo criar seu primeiro blog ou site é normal surgirem várias dúvidas. A diferença entre site e blog é uma das dúvidas que mais afligem as pessoas, mas não a única, mesmo depois de entender a diferença entre um site e um blog você precisa entender também qual a diferença entre uma hospedagem WordPress e uma hospedagem de sites.

Porque é importante entender a diferença entre hospedagem WordPress e hospedagem de sites (convencional)

Não necessariamente uma hospedagem de sites vai ser usada apenas para hospedar sites e uma hospedagem WordPress ─ ou hospedagem de blog como muitos chamam ─ vai ser usada apenas para blogs. É preciso entender a diferença entre estes tipos de hospedagem para tirar o melhor proveito de cada um destes serviços.

Em algumas situações a hospedagem WordPress vai ser mais indicada que a hospedagem de sites, mesmo que a finalidade seja hospedar um site. Essas situações são bem comuns e é fácil identificar quando um determinado tipo de hospedagem vai ser melhor empregado em determinadas situações.

Isso ocorre porque não é o tipo do site ─ se é um blog ou site ─ que define qual o melhor tipo de hospedagem para seu projeto. São vários fatores que precisam ser avaliados para encontrar a que será a melhor hospedagem de site.

As diferenças entre hospedagem de blogs e hospedagem de sites

  • Hospedagem WordPress – Permite instalar o WordPress facilmente, adicionar novos domínios, configurar contas de e-mails de forma muito mais simples e prática. Além disso oferece uma série de otimizações por ser exclusiva para o WordPress.
  • Hospedagem de Sites – Permite instalar qualquer tipo de CMS existente, oferece uma série de opções adicionais que não são encontradas na hospedagem WordPress e geralmente a administração é mais complexa.

A diferença entre hospedagem de blogs (ou hospedagem WordPress) e hospedagem de sites não são muitas. Porém na prática pode se notar algumas limitações que podem tornar um ou outro serviço desaconselhável para certos projetos.

A principal diferença seria as limitações da hospedagem WordPress (ou hospedagem de blogs). Na hospedagem WordPress você fica limitado a utilizar somente o WordPress como plataforma do seu site. Enquanto na hospedagem de sites você é livre para utilizar o CMS que bem entender.

Hospedagem WordPress da HostGator

painel de uma hospedagem wordpress
Painel da hospedagem WordPress.

Hospedagem de Sites da HostGator

cpanel de uma hospedagem de sites

Painel (cPanel) da hospedagem de Sites.

Você pode pensar que se a hospedagem WordPress é mais “limitada” então basta escolher uma hospedagem de sites certo? Errado! Apesar de ser o que todo mundo diz, a hospedagem WordPress não é apenas uma versão limitada da hospedagem de sites.

Na hospedagem WordPress você tem uma interface mais simples, não precisa lidar com várias ferramentas que tem na hospedagem de sites convencional. Ponto para quem está começando agora e não tem muita experiência com estes ambientes ─ a hospedagem WordPress é muito mais fácil de administrar.

Com a hospedagem WordPress você cria um site facilmente, adiciona domínios e executa várias tarefas com um esforço muito menor que seria necessário numa hospedagem de sites convencional.

As hospedagens WordPress não fornecem cPanel, toda administração é feita em um painel muito mais simples. Por ser mais limitado e ter um ambiente que é quase todo controlado através de um painel de administração, este serviço é mais confiável. Não existem várias ferramentas que confundem e tornam mais difícil a vida de quem está começando agora e ainda tem pouca experiência.

Mas a diferença como eu disse lá no começo não é apenas ele ser mais limitado e mais prático. Esse ambiente, digamos mais “fechado”, onde o acesso do usuário é mais limitado, permite que as empresas de hospedagem ofereçam soluções customizadas e façam uma série de personalizações que tornam a experiência do cliente e do visitante do site melhores.

No caso da HostGator por exemplo, que é considerada uma das melhores empresas do ramo, a hospedagem WordPress conta com CDN ─ que acelera o carregamento dos arquivos estáticos e faz o site carregar bem mais rápido.

É muito comum também as empresas de hospedagem oferecerem uma solução de cache própria para os serviços de hospedagem WordPress. Um sistema de cache também ajuda no desempenho e junto com o CDN pode fazer seu site carregar incrivelmente mais rápido.

Conclusão

Agora que você entendeu a diferença entre hospedagem WordPress e a hospedagem de sites com certeza vai poder escolher a que melhor se encaixa ao seu projeto. Só para lembrar, o WordPress é usado para criar tanto sites como blogs.

E fica uma dica, não se prenda às limitações de uma hospedagem WordPress. Se existe uma diferença de preço e ela atende bem a maioria das pessoas, não tem porque pagar mais caro por serviços que você nem vai usar.

Aqui nós sempre damos nossa opinião sincera. No Criando Blogs nós usamos a hospedagem de sites pelo fato de sempre precisarmos fazer testes com outras ferramentas e adicionar nossas próprias aplicações no servidor.

Se não fosse por isso a hospedagem WordPress seria capaz de atender perfeitamente o nosso site (ou blog), como você preferir chamar. 🙂

*Condições no site