Como escrever um post perfeito para um blog

Os blogs têm o poder de criar uma comunidade extremamente segmentada e gerar diversos tipos de interações. Mas para que isso aconteça é preciso se destacar. Oferecer conteúdos de altíssima qualidade é a chave do sucesso. 

Escrever um blog post pode parecer um desafio, mas com algumas dicas é possível criar textos que prendam seus leitores e aumentem o engajamento entre seus seguidores.

Escrever artigos de qualidade é muito importante para manter a audiência, além de fazer parte da estratégia de Marketing de Conteúdo de muitos blogs.

Pensando nisso, desenvolvemos uma passo a passo bem prático que pode ser aplicado em qualquer temática.

5  passos principais para o blog post perfeito

Confira os 5 passos para escrever um post perfeito para seu blog:

1. Defina Tom e Voz

Caso não tenha feito, é importante definir o tom e a voz que seu texto deve transmitir. Esses elementos trazem personalidade ao seu blog e é o principal recurso para aproximar seu leitor.

Pessoalmente, nos comunicamos de diversas maneiras, e na escrita não é diferente. Existem diversas formas de comunicar uma idéia, por isso é tão importante definir o tom e a voz.

Uma forma simples de definir esses elementos é criando uma persona que irá conversar com seu leitor, mas para isso, você precisa conhecer seu público. Existem alguns pontos que definem o tom e a voz do seu texto e precisam ser observados:

  • O texto será em 1a ou 3a pessoa?
  • Você fará uso de expressões?
  • Será pessoal ou impessoal?
  • Será voz ativa ou passiva?

Lembre-se: não existe certo ou errado neste caso, existe a estratégia que melhor se adequa ao seu leitor.

2. Pesquise

A construção de um blog post de sucesso começa antes mesmo da escrita. A pesquisa é fundamental para gerar conteúdo de valor para o leitor, por isso é importante o domínio do tema.

A etapa de pesquisa é primordial, pois determina quão profundo seu conteúdo será. Buscar novas visões e outras opiniões sobre determinado assunto traz credibilidade e proporciona uma experiência completa para quem lê.

Existem pontos que devem ser observados na hora de pesquisar sobre um determinado assunto, são eles:

  • Procure opinião de especialistas no assunto;
  • Confirme a veracidade da informação;
  • Grife, crie destaques e faça anotações;
  • Pesquise em mais de uma fonte;
  • Busque conteúdos atuais.


3. Crie títulos chamativos

A disputa pela atenção no universo digital é constante. Os leitores são bombardeados de informações a todo instante, e por isso, criar títulos que se destaquem entre tanta coisa, pode ser um desafio.

O título é a essência de um conteúdo. É o primeiro ponto de contato do leitor com o texto e precisa transmitir as ideias centrais de maneira atrativa e envolvente.

Para desenvolver um bom título, é preciso entender o que o conteúdo vai oferecer, por isso, esses dois elementos devem estar alinhados, sendo assim, ele só deve ser escrito depois que o conteúdo estiver finalizado.

Essas 5 dicas são a base para construir títulos que direcionam a atenção para seu blog. 

  • Seja sucinto e objetivo;
  • Desperte a curiosidade;
  • Seja fiel ao conteúdo;
  • Mostre a relevância do assunto;
  • Escreva mais de uma opção e escolha a melhor.

4. Atente-se à estrutura

Todo texto ou narrativa possui uma estrutura composta por três principais partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Por mais simples que pareça, ainda é muito comum encontrarmos textos que não seguem este parâmetro. Seguir uma linha lógica e conectar essas três partes de maneira natural faz toda a diferença.

Entenda qual a função de cada parte dessa estrutura e como direcionar a leitura do seu blog post.

Introdução

São as primeiras linhas que determinam se o leitor continuará a leitura ou não. É importante que o inicio do texto apresente a temática do conteúdo com os principais pontos que serão abordados.

Aqui, o objetivo principal é despertar a curiosidade. É possível fazer isso de diversas formas, por exemplo, fazendo perguntas ou apresentando uma situação que o leitor se identifique.

Desenvolvimento

Nesta parte, a temática e o conteúdo são desenvolvidos. Todas as ideias captadas na etapa de pesquisa são expostas de forma coesa e coerente. Antes de começar a escrever, é importante estruturar o conteúdo, criando uma linha de raciocínio que fique clara para o leitor.

Durante a escrita, é importante utilizar frases curtas e diretas. Aplicar palavras-chave no decorrer do conteúdo também auxilia o leitor a compreender melhor o texto. Uma forma de estruturar esta etapa é criando subtítulos, assim, as ideias são encontradas e entendidas de maneira simples. Para fortalecer o desenvolvimento e a argumentação em um blog post, podem ser usados dados estatísticos, citações e links de apoio. 

Conclusão

Depois de desenvolver seus argumentos e expor idéias, chegou a hora de finalizar. Nesta etapa, é importante fazer uma síntese dos principais pontos abordados, relembrando o leitor e reforçando as ideias principais.

É possível encerrar um blog post de diversas maneiras, como: perguntas reflexivas, finalizando uma idéia com sua opinião ou utilizando um call to action. É importante que após a leitura, todas as dúvidas estejam esclarecidas e que o leitor tenha encontrado a solução para o que procurou. 

5. Utilize palavras-chave

As palavras-chave possuem um papel fundamental. Além de expor os termos principais durante o texto e fortalecer a ideia, elas levam o leitor até você através do SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca.

O SEO é um conjunto de estratégias que tem como finalidade melhorar o posicionamento de modo orgânico. Atualmente, o principal mecanismo de busca é o Google, nele, existem algoritmos que priorizam páginas onde o usuário encontre exatamente aquilo que ele busca. Trabalhar palavras-chave e toda estrutura de SEO em seu texto, aumentam consideravelmente as chances de captar novos leitores para seu blog.

6. Adicione links internos e externos

Sempre que possível adicione links internos e externos dentro do seu post. Eles ajudam o usuário a encontrar conteúdos que complementam o assunto principal e, além disso, os links internos ajudam os buscadores a identificar a páginas mais importantes do site.

A linkagem interna é extremamente importante para que seu site alcance as primeiras posições nos buscadores e também para manter o visitante mais tempo em seu blog.

Conclusão

Escrever um post blog pode ser um desafio, contudo, seguindo passos simples, é possível desenvolver conteúdos de qualidade. O processo de escrita é livre e cada conteúdo possui particularidades e elementos que funcionam ou não, por isso, é importante avaliar quais elementos irão agregar valor ao seu texto.

Uma forma de trabalhar na prática os tópicos deste artigo é relendo textos que você já escreveu e reescrevê-los observando e atentando-se a cada etapa e pontos de melhoria. Com o tempo, o processo de escrita é aperfeiçoado e seguido de forma natural ou seja, quanto mais você escreve, melhor será sua escrita.

Deixe um comentário