O que é Link Interno e qual sua importância

Além de agregar valor ao blog, incluir link internos em artigos aumenta a relevância e é fundamental para um bom ranqueamento em mecanismos de pesquisa. Desde de o inicio do Google, a utilização de links é um diferencial muito importante e faz toda a diferença no SEO.

O Link Building faz parte de um grupo de estratégias que melhoram o desempenho de um site ou blog de maneira orgânica, sendo muito utilizado para construir uma rede de conexões internas e externas que agregam valor ao conteúdo.

Saber utilizar esta estratégia pode ser essencial para o crescimento do seu blog e o aumento de permanência do leitor.

Links internos X Links externos

Existem duas formas de linkar conteúdos: através de links internos e links externos. Ambos são extremamente importantes e um não anula o outro, ou seja, para trazer mais resultados para seu site, é fundamental inserir links externos e links internos de maneira natural e que não atrapalhe a leitura.

Links externos são aqueles que fazem ponte com algum conteúdo que não está inserido no blog. Os links externos aumentam a credibilidade de seu blog e é uma forma do Google entender que seu texto faz parte de uma rede de conteúdos. É preciso tomar alguns cuidados ao adicionar um link externo em seu blog. Ao selecionar um conteúdo externo, é importante observar a relevância que o site possui e se possui relação direta com o com seu blog.

Já os links internos fazem conexão entre conteúdos dentro do mesmo blog. Eles são importantes para o rankeamento pois mostra que seu blog possui conteúdos que se complementam e que nele, os leitores irão encontrar diversos materiais sobre um determinado tema. Além de colocar seu site ou blog em uma posição melhor nas ferramentas de busca, os links internos melhoram a experiência do leitor, aumenta o tempo de permanência e ainda auxilia na criação de um relacionamento positivo.

Além de desempenhar um papel importante no SEO, esses links são aliados poderosos para direcionar a tomada de decisão, ou seja, é possível guiar o usuário através de um caminho com links internos. Essa estratégia é muito útil para blogs que possuam vendas de produtos ou serviços. Mesmo que o blog não seja comercial, com os links internos é possível criar um caminho para qualquer tomada de decisão, como: baixar um e-book, se cadastrar em uma newsletter ou seguir nas redes sociais.

Passo a passo para utilizar links internos

Como vimos, os links internos conversam dentro de um mesmo site, mas não adianta inserir links apenas para aumentar a relevância para o Google. Com o passo a passo a seguir, será mais fácil colocar em prática e acompanhar o desenvolvimento do seu blog de forma estratégica.

1 – Faça o mapeamento completo do seu blog ou site

Antes de começar a inserir links, é importante observar com atenção toda estrutura de conteúdo e entender quais conteúdos se conectam e como os links internos podem ser inseridos em cada post.

Este olhar macro é fundamental, pois além de ser uma forma de visualizar toda a estrutura de conteúdos que podem ser utilizados, também traz insights para novos conteúdos que poderão ser linkados com conteúdos já disponíveis.

Dica: tenha documentado todas as estratégias e utilizações de links, assim, ao criar um novo conteúdo é possível visualizar todas as opções de linkagens.

2 – Defina a quantidade de links internos

Não existe uma quantidade de links internos estabelecida, mas existem orientações que ao serem seguidas, auxiliam no trabalho de melhorar a performance orgânica e SEO. O ideal é inserir entre 2 e 5 links, mas mais importante que a quantidade, é a estratégia por trás desta escolha.

Para determinar a quantidade de links internos que serão inseridos, é preciso levar em consideração o tamanho do texto, a densidade e se os conteúdos linkados fazem referência ao conteúdo principal.

3 – Como inserir links internos

Após realizar o mapeamento, chegou a hora de inserir os links internos. Não basta criar uma frase em forma de call to action e incluir no meio do texto. Fazer isso pode trazer resultados negativos pois atrapalha a leitura e gera uma experiência ruim.

Os links devem ser inseridos de maneira estratégica no texto, ou seja, de maneira natural que não interfira na leitura. É provável, que ao incluir links internos em textos antigos, seja necessário reescrever alguns trechos ou adicionar alguns parágrafos. Mesmo que pareça um trabalho longo e cansativo, é importante que seja feito, pois fará grande diferença no resultado final.

4 – Faça o acompanhamento

Os links internos fazem parte da estratégia de SEO, ou seja, precisa de acompanhamento para determinar ações futuras. Não basta inserir links internos e esperar que seu blog ganhe relevância, é preciso acompanhar e definir ações de melhorias.

Observe quais links receberam maior número de cliques e quais tiveram maior tempo de permanência. Todos esses dados mostram o interesse do seu público e com isso, é possível criar conteúdos estratégicos.

Dica: o objetivo é peça fundamental para que um planejamento funcione, por isso, é importante determinar a percentual de crescimento por mês, trimestre e semestre. Links internos podem trazer excelentes resultados, mas para que isso aconteça, é necessário que toda estratégia de SEO esteja definida.  

Conclusão

Como vimos, os links internos são extremamente significativos e aplicá-los de maneira estratégica traz resultados bastante positivos. Além de melhorar o posicionamento em mecanismos de pesquisa de forma orgânica, eles também proporcionam uma experiência melhor para seu usuário, pois direciona conteúdos de acordo com interesses que já foram buscados.

Criar e realizar a manutenção estratégica de links internos demandam esforço e tempo, mas aos poucos, a relevância e alcance de seu site vai aumentando, e o que antes parecia um pequeno detalhe, pode ser a chave de novos resultados.

Seguindo um passo a passo simples, você pode começar agora mesmo a desenvolver uma estratégia de SEO focada em links internos. Aos poucos, é possível expandir seu planejamento para outras áreas que potencialize seu blog e contribua para o crescimento e o posicionamento orgânico.  

*Condições no site