Como obter um domínio grátis para seu blog

Obtenha um domínio gratuitamente para usar em seu blog ou site. Apesar da ideia de obter um domínio grátis ser muito tentadora é preciso ficar atento a algumas questões antes de utilizar o domínio grátis. Este tipo de domínio exige alguns cuidados para evitar dores de cabeça.

É possível escolher entre várias extensões para registrar um domínio grátis para seu blog. O domínio mais comum é o .TK, que pertence ao Tokelau, um território da Nova Zelândia no Pacífico Sul, e que é gerido pela empresa Freenon.

O domínio gratuito .TK existe há muitos anos. Portanto, pode ficar tranquilo que não se trata de um golpe ou de um domínio grátis que vai desaparecer daqui a algum tempo.

Algumas plataformas gratuitas para blogs como Blogger, Medium e WordPress oferecem domínios grátis que podem ser usados facilmente para criar um blog sem gastar absolutamente nada.

Extensões de domínios grátis

No site Freenon é possível registrar os domínios gratuitos com extensão:

  • .tk;
  • .ml;
  • .ga;
  • .cf;
  • .gq.

Como registrar um domínio grátis

Para registrar um domínio grátis para seu blog siga os passos abaixo:

  1. Acesse o site Freenon
  2. Informe o nome do domínio grátis que você deseja registrar
  3. Clique no botão “Verificar disponibilidade”
  4. Selecione uma das extensões grátis (.tk, .ml, .ga, .cf ou .gq)
  5. Clique em “Obtê-lo agora!” ao lado da extensão desejada
  6. Depois clique em “Pagamento” (não é necessário pagar!)
  7. Clique em “Continue” e siga as etapas solicitadas na tela.
Registrando um domínio grátis

O domínio registrado realmente é grátis, não tem pegadinhas ou sustos na hora do registro. O mesmo site oferece outras extensões de domínios pagas, portanto fique atento para selecionar o domínio free.

Domínio grátis x SEO

Os domínios grátis podem ser encontrados em diversas extensões, porém raramente você vai encontrar um site ou blog nos resultados de buscas que utilize um domínio deste tipo.

Normalmente, quem não quer gastar dinheiro com domínio é porque não leva muito a sério o blog. O Google pelo menos pensa assim, e é por isso que domínios gratuitos não são considerados uma boa opção para quem deseja ficar bem posicionado no Google e em outros buscadores.

Por esse motivo, no quesito SEO os domínios gratuitos perdem muitos pontos e isso faz com que muito poucas pessoas os utilizem. Certamente quem recorre a domínios gratuitos recebe um número de acessos muito baixo.

Validade do domínio grátis

Os domínios grátis têm validade de 1 a 12 meses. É importante ressaltar que você deve renová-lo 15 dias antes de expirar para continuar usufruindo do domínio de forma totalmente gratuita.

Se você não renovar neste prazo ele automaticamente se torna um domínio pago. E ao ultrapassar a data de expiração ele pode ser registrado por outra pessoa.

Conclusão

Os domínios gratuitos podem ser uma boa alternativa para quem não quer gastar dinheiro registando um domínio para o blog. Mas para quem deseja criar um negócio sério e profissional os domínios grátis não são uma boa alternativa.

Este tipo de domínio deve ser utilizado principalmente para fins de testes e projetos sem fins lucrativos. Quem deseja criar um negócio profissional na internet pode recorrer a serviços de hospedagem de sites como HostGator e Hostinger que oferecem domínios grátis ao contratar um serviço de hospedagem de site.

Em nosso site também mostramos as empresas de hospedagem de blogs que oferecem domínios grátis.

Um comentário para “Como obter um domínio grátis para seu blog

  1. Gostei!!!

Deixe um comentário