4 maneiras de aumentar o tráfego do blog com canais de divulgação

O blog é o canal mais importante quando o assunto é marketing de conteúdo. Além de trazer credibilidade para a empresa, é uma excelente ferramenta para captar leads e criar uma comunidade ativa. Contudo, para aumentar o tráfego e gerar resultados, a divulgação é essencial.

Antes de criar uma estratégia de divulgação para seu blog, é importante que os conteúdos disponíveis sejam relevantes e agreguem valor ao leitor, para isso, é necessário ter um perfil de persona bem definido, além de conteúdos e títulos que despertem a curiosidade e interesse.

Uma das maneiras de tornar um blog conhecido é fazendo uso das estratégias de SEO. Com ela, é possível aumentar a relevância de forma orgânica. Estudar e aplicar essas estratégias é muito importante, pois, além de servir como ferramenta de análise, o Search Engine Optimization proporciona uma experiência de leitura mais completa.

Além de otimizar os mecanismos de buscas, existem estratégias para divulgar um blog utilizando como meio outros canais de comunicação.

Confira 4 dicas de sucesso para gerar resultados e aumentar o tráfego em seu blog.

1 - Produza conteúdos relevantes

A internet é um ambiente repleto de possibilidades. Existem diversos formatos de conteúdos disponíveis, por isso, é importante desenvolver formatos que atinjam seu público de maneira diferente.

Além de agregar valor para seu cliente, a criação de formatos diferenciados traz credibilidade ao blog. Confira alguns formatos de conteúdos que podem ser trabalhados:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Newsletters;
  • Revistas digitais;
  • Lives;
  • Entre outros.

As possibilidades são inúmeras, o importante é manter a qualidade e frequência de cada um. A diversidade de formatos é uma forma de levar seu blog para outras plataformas, como Youtube e Spotify, ampliando assim o alcance.

Produzir conteúdo de qualidade leva tempo, por isso, é extremamente importante direcionar esforços para formatos que façam sentido para sua persona.

2 - Crie e-mail marketing

O e-mail é um dos meios online de maior credibilidade. Ao contrário das redes sociais que apresentam diversos conteúdos simultaneamente, cada e-mail é lido individualmente, direcionando a atenção para um só lugar.

Existem diversos tipos de conteúdos que podem ser enviados por e-mail, como: newsletter, e-books, white papers entre outros, o importante é gerar valor para sua comunidade.

Você pode trabalhar sua lista contatos de diversas formas. Promover conteúdos exclusivos ou sorteios são ótimas maneiras de aprofundar o relacionamento e aumentar o fluxo de seu blog.

O e-mail também é uma ótima ferramenta para trabalhar uma base de leads. Com as estratégias de inbound, é possível segmentar conteúdos para quem já acompanha e para potenciais leitores.

3 - Invista nas redes sociais

Existem diversas formas de divulgar um blog através das redes sociais. Há vários grupos no Facebook com interesses específicos, neles, é possível encontrar seu público unido e divulgar seu blog para centenas de pessoas.

Outra forma de trabalhar a divulgação nas redes sociais é criando um perfil ou fanpage para seu blog, compartilhando conteúdos leves e descontraídos, reforçando a comunicação e informando sempre quando um material novo estiver no ar. 

Seus seguidores nas redes sociais também podem se tornar leitores fiéis de seu blog. Mesmo seu perfil pessoal pode ser uma boa ferramenta para divulgar seus materiais para seus seguidores.

Ao usar as redes sociais como forma de divulgação é importante considerar os hábitos de consumo daquele espaço. A vida útil de cada post para redes sociais é muito inferior que de um e-book, por exemplo.

Assim como no blog, manter a interação entre seus seguidores e muito importante para criar uma comunidade ativa e leitores fiéis, por isso, periodicamente acompanhe, responda comentários e interaja com seus seguidores. 

4 - Conheça e seja ativo em outros blogs

Criar uma boa reputação em outros blogs é muito importante para aumentar a credibilidade e o tráfego em seu próprio blog. Fazer comentários relevantes e interagir com outros usuários faz com que você seja conhecido e aumenta a visibilidade.

Você pode interagir com comentários relevantes sobre o assunto ou respondendo comentários de outros leitores. Ao comentar, é importante relacionar o post com algum conteúdo de seu blog de maneira amigável.

Construindo uma relação com outros escritores é possível criar parcerias de divulgação, e até desenvolver conteúdos juntos. Vale ressaltar que as indicações, ou marketing boca a boca apresentam resultados significativos.

Quando investir em conteúdo

Pode parecer que investir em links patrocinados seja a maneira mais fácil de aumentar o tráfego em seu blog, mas tão importante quanto investir, é saber como investir. Investimento sem estratégia não traz resultados. Por isso, antes de começar a investir, tenha conteúdos de qualidade publicados e estratégias bem definidas.

Como mencionado, é importante que seu blog possua SEO e proporcione uma experiência agradável para o usuário, assim, ao ser direcionado para seu conteúdo, ele encontra tudo que precisa de forma simples e clara.

Para investir em seu blog, você pode usar ferramentas como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Para isso, é preciso ter bem delimitado quem é seu público, seus hábitos, horários de consumo em cada rede etc. Caso não tenha experiência Ads, procure cursos, e-books, vídeos e demais conteúdos que auxiliem nas etapas de planejamento e execução.

Após um planejamento pronto, faça testes, analise os resultados e compare, assim, os investimentos futuros irão trazer melhores resultados e tornará seu blog cada vez mais conhecido.

Conclusão

Gerar tráfego em seu blog é um trabalho contínuo. É preciso investir tempo e recursos para conseguir engajamento com seu público. Manter a qualidade de conteúdos e uma ótima experiência para os leitores, acaba sendo muito mais importante que se preocupar com investimentos e links patrocinados.

Aumentar os acessos de um blog demanda esforços 360o, ou seja, além de investir em conteúdos relevantes, divulgar esses conteúdos em diversas plataformas é fundamental para o crescimento e relevância.

Outro ponto extremamente importante é fidelizar e criar um relacionamento significativo com os leitores e escritores de outros blogs. Quando um leitor é fidelizado, as chances de compartilhar seu conteúdo com outras pessoas aumentam e assim, a relevância e presença do seu blog também.

Deixe um comentário

*Condições no site