5 ferramentas de inteligência artificial para te ajudar na criação de conteúdo

Ferramentas de inteligência artificial se tornaram populares atualmente. Saiba as 5 melhores para criar conteúdo.

O uso de ferramentas de inteligência artificial se tornou uma grande tendência no momento. Graças ao ChatGPT e ao MidJourney, as aplicações focadas em gerar conteúdos textuais e visuais por meio de inteligência artificial ganharam um espaço significativo no mercado e no dia a dia das pessoas.

Para uns, o uso dessas ferramentas pode indicar uma nova onda de demissão em massa, preocupação essa que vale a pena discutir sobre. Para outros, significa muito mais produtividade na geração de conteúdo, seja para blogs, e-commerces ou redes sociais.

Como o nosso objetivo é esclarecer um pouco mais sobre esse tipo de ferramenta, e inclusive trazer algumas indicações de quais utilizar na sua estratégia de marketing, escrevemos esse post completo sobre a utilização de IA na produção de conteúdo, focando em alimentar o seu blog e canais secundários com a maior qualidade possível. 

Por que o uso das ferramentas de inteligência artificial virou tendência? 

Há poucos anos, empresas como a Microsoft, Amazon e Apple nos trouxeram suas assistentes virtuais que também utilizavam, na época minimamente, Inteligência Artificial. É o caso da Cortana, Alexa e Siri. Com isso, as pessoas perceberam a facilidade de ter um assistente, tanto para lidar com o dia a dia, quanto para ser muito mais produtivo 

Essa tecnologia evoluiu paralelamente se tornando cada vez mais potente e até mesmo mais humana, conseguindo criar novos conteúdos, editar trilhas de áudio, te dar ideias de posts, responder dúvidas, produzir vídeos e muito mais, graças ao volume disponível de dados que utilizam.

O uso dessas tecnologias levanta um debate interessante sobre até que ponto o que é feito por Inteligência Artificial pode ser considerado arte ou até mesmo conteúdo. 

Afinal de contas, inteligências artificiais não criam nenhuma informação até o momento. Elas apenas compilam registros utilizados no processo de aprendizado delas através do Google, ou outras ferramentas de pesquisa, para construir todo o aparato “mental” necessário para gerar as devidas respostas.

O que isso significa? Significa que mesmo havendo conteúdos gerados por Inteligência Artificial, ainda é necessário um toque humano. Seja para corrigir o que foi desenvolvido por ela, seja para sair da caixinha das “respostas prontas” e produzir conteúdos mais criativos.

Entretanto, elas te ajudam muito. Por causa disso, separamos 5 ferramentas capazes de acelerar a sua produção de conteúdo.

5 ferramentas de inteligência artificial para te ajudar a criar conteúdos para seu blog

1. ChatGPT

ferramentas de inteligência artificial: ChatGPT

O ChatGPT com certeza é a ferramenta mais famosa dessa lista. Não é à toa que ele foi a porta de entrada de muitas pessoas no mundo da inteligência artificial.

A vantagem do ChatGPT é que ele pode ser utilizado de maneiras diferentes na hora de criar os conteúdos para o seu blog. Por exemplo, através dele é possível gerar:

  • Ideias de conteúdo;
  • Estrutura do conteúdo;
  • E até mesmo escrever introdução, conclusão ou parágrafos da sua preferência.

Ainda assim, vale ressaltar que o texto escrito pelo ChatGPT é genérico e pouco aprofundado, sendo muitas vezes até mesmo artificial demais. Porém, é um ponto de partida interessante para começar a produzir seus conteúdos ou para agilizar o processo deles.

Muitas vezes, em um bloqueio criativo, por exemplo, se tem a oportunidade de pegar a estrutura gerada pelo ChatGPT e escrevê-la com suas próprias palavras. 

Além disso, o próprio ChatGPT consegue criar códigos relevantes para programadores, te dar ideias de estruturas de copys de conteúdo ou de posts para blogs, agilizando assim, todo o processo de produtividade necessária para alimentar seu site.

A maior ponto positivo do ChatGPT, na nossa opinião, é a possibilidade de reconhecer comandos diferentes e bem específicos. Embora a resposta ainda seja genérica, o resultado é impressionante. Para ter ideia, pedimos à própria ferramenta para escrever um texto em linguagem jornalística e um pouco irônica dizendo o porquê dela ter se tornada tão famosa. A resposta que tivemos foi:

O ChatGPT é o astro da vez na internet! Com sua habilidade de responder a perguntas e fornecer informações de maneira rápida e precisa, ele se tornou uma verdadeira celebridade online.

Com sua inteligência artificial de última geração, o ChatGPT é capaz de analisar toneladas de dados em tempo recorde, tornando-o uma verdadeira enciclopédia digital. E o melhor de tudo é que ele nunca se cansa de responder às perguntas dos usuários.

Alguns podem argumentar que o ChatGPT não tem personalidade ou emoções humanas, mas vamos ser honestos: isso nunca impediu as pessoas de se apaixonarem por uma celebridade antes. E, de qualquer forma, quem precisa de emoções humanas quando se pode ter um conjunto ilimitado de conhecimento à disposição?

Então, se você quer ser uma pessoa informada e atualizada, não há melhor amigo na internet do que o ChatGPT. Ele é rápido, confiável e sempre disponível - o sonho de todo jornalista!

2. MidJourney

O MidJourney é uma das ferramentas de inteligência artificial mais valorizada dos últimos meses. Afinal de contas, ela tem a função de gerar imagens completamente novas a partir de um simples comando de texto.

O uso da ferramenta infelizmente não é tão simples quanto o ChatGPT, por utilizar o Discord como base, e é necessário saber utilizá-lo minimamente para produzir o conteúdo visual. Mas com poucos tutoriais no YouTube, já se tem acesso a todo o poder de fogo que a inteligência artificial possui.

Para ter ideia da capacidade da ferramenta, há uma galeria no site oficial mostrando todas as possibilidades, inclusive com os comandos utilizados por ela para gerar tais imagens.

MidJourney Showcase

Para a produção de conteúdos para blogs, o MidJourney pode atuar na geração de imagens específicas que não encontramos facilmente em bancos de imagem. Pode ser também uma forma de estilizar os posts do seu site, gerando imagens minimalistas, realistas ou parecidas com pinturas renascentistas.

Por exemplo, pedimos para ele criar “um homem segurando um notebook em chamas em estilo foto realista”. O resultado foi o seguinte:

Exemplos de imagens criadas pelo midjourney

As quatro sugestões acima podem ser utilizadas livremente, já que não há direitos autorais envolvidos e, a cada vez que a ferramenta é acionada, mesmo que se utilize o mesmo comando,  ela apresenta resultados bem diferentes, te ajudando a inovar na produção de conteúdo.

Por exemplo, as imagens que geramos poderiam ser utilizadas em artigos como: “Seu computador está esquentando demais? Saiba como corrigir”.

3. ZapGPT

ferramentas de inteligência artificial: ZapGPT

O ZapGPT, é uma ferramenta que te possibilita utilizar o algoritmo do ChatGPT no seu WhatsApp. As funcionalidades futuras integradas a ele, como prometido pelos fundadores, serão a habilidade de acessar a internet, se integrar ao Google Analytics e até mesmo outros serviços como o Amazon web Services.

Após integrado ao seu WhatsApp, o ZapGPT pode ser utilizado para analisar atividades online, como monitoramento de um site e também encontrar páginas na internet que sejam do interesse do usuário.

Por exemplo, o próprio ChatGPT consegue escrever e-mails, criar planilhas e até mesmo construir textos do completo zero. A ideia é utilizar toda essa tecnologia também no WhatsApp, para ter um “estagiário” direto no seu telefone, te ajudando no que for preciso.

Nesse momento, o ZapGPT está “em fase de testes”, mas já é possível ter acesso à ferramenta por meio de seus planos de assinatura. O plano gratuito te dá acesso à:

  • Inteligência artificial no WhatsApp;
  • Envio e recebimento de áudio;
  • Dicas de uso e os sugestão de prompts (os comandos utilizados para ativá-la);
  • Dez mensagens de teste.

O plano profissional custa R$ 29,90 por mês e te dá acesso a todo o que o plano gratuito oferece, mas com:

  • Mensagens ilimitadas;
  • Prioridade para novas funcionalidades lançadas.

Até o momento a ferramenta já tem mais de 100 mil usuários e mais de 2 milhões e 700 mil mensagens enviadas

4. SEO.ai

SEO.AI

Enquanto o chat GPT gera apenas textos, muitos vezes artificiais demais, o SEO.ai tem a proposta de produzir conteúdo completamente otimizado para SEO, fazendo com que você alcance mais resultados nas buscas (sem ter todo o esforço de pesquisar palavras-chave e produzir materiais persuasivos).

A ferramenta funciona em mais de 50 idiomas, incluindo português (de Portugal) e possibilita:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Pontuação avançada de SEO;
  • Sugestões de conteúdo;
  • Benchmarks de concorrentes;
  • Orientação de SEO em tempo real. 

O próprio editor de texto da ferramenta diz a pontuação SEO que o texto possui e as palavras-chave utilizadas, tanto a escolhida por você, quanto as secundárias, algo deixado de lado pela maioria dos blogueiros atualmente.

Com a versão gratuita (7 dias de teste com a necessidade de cadastro de cartão de crédito previamente), há o acesso a 10 mil palavras e 10 relatórios de AI. Já o plano padrão custa 49 dólares por mês e te dá acesso a 40 mil palavras, 40 relatórios de palavras-chave e suporte por bate-papo.

O plano profissional é focado em empresas. Eles permitem mais palavras geradas pela Inteligência artificial, mais relatórios e adição de membros da equipe. Sem falar no suporte premium e possibilidade de ter um gerente de contas.

Infelizmente, em nossos testes nos deparamos com informações incorretas geradas pela IA. Por exemplo, pedimos para criar um conteúdo falando sobre as ferramentas de inteligência artificial relevantes para blogueiros. 

Uma das respostas que obtivemos foi:

O Yoast SEO é uma ferramenta de inteligência artificial que ajuda a otimizar o seu conteúdo para os motores de busca, como o Google. Ele avalia o seu texto e sugere mudanças para melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa. Além disso, o Yoast SEO também ajuda a melhorar a legibilidade do seu conteúdo, sugerindo mudanças na estrutura e tamanho das frases e parágrafos.

Sendo que, até o momento, não há nenhuma notícia vinculando o Yoast SEO às inteligências artificiais. O algoritmo do plugin é impressionante, claro. Nós o utilizamos para cuidar do SEO de nosso blog, mas ele não usa AI para isso.

Esse pequeno erro significa que a ferramenta não vale o investimento? Pelo contrário, ela vale muito. Porém, mostra o quanto é necessário ter um ser-humano por trás avaliando o que é escrito pela inteligência artificial.

5. ArticleForge

ferramentas de inteligência artificial: ArticleForge

O ArticleForge é a ferramenta “perfeita” no quesito: criação de posts para o seu blog. Afinal de contas, ele escreve artigos de alta qualidade de forma fácil, sem a necessidade de nenhum humano digitar diversas palavras: apenas o título do conteúdo.

Ele utiliza técnicas de processamento de linguagem natural (NLP), que gera um texto de forma automática, como se fosse escrito por um ser-humano. 


Para utilizar a ferramenta, basta: 

  • Digitar a palavra-chave ou título do conteúdo;
  • Tamanho do artigo;
  • Idioma.

Com isso, em apenas 60 segundos, todo o seu artigo estará pronto para ser publicado. Algo impressionante, não é mesmo? Porém, assim como no tópico anterior, é necessário avaliar o resultado, para garantir que todas as informações estejam devidamente completas.

Importante: o conteúdo criado pelo ArticleForge, diferente do ChatGPT, cria conteúdos 100% originais, verificados pela ferramenta CopyScape. Isso significa não haver plágio ao utilizá-la e se tem a garantia de que o site não será punido pelo Google por conteúdo duplicado.

Perguntas frequentes sobre as ferramentas de inteligência artificial

O que uma inteligência artificial produz pode ser considerado arte?

Isso é um debate muito longo ainda sem uma resposta certa. Arte, por exemplo, é considerada uma ação humana. Porém, para gerar imagens, inteligências artificiais pegam como referência outras imagens criadas por seres humanos. Então os especialistas tendem a chegar ao consenso de que “sim, IAs podem gerar conteúdo artístico, mas não é o mesmo que fazer arte”.


Posso utilizar apenas ferramentas de inteligência artificial para alimentar meu blog?

Poder pode. Mas não deve, pelo menos não agora. Inteligências artificiais são úteis e te dão bastante produtividade. Mas, simultaneamente, não fazem o trabalho por você. Afinal de contas, se todos utilizarem inteligências artificiais, há o perigo do seu conteúdo ser acusado como plágio, porque mesmo que se variem os prompts (comandos solicitados), o conteúdo textual tende a ter muitas similaridades.

A exceção, no momento, é em relação à produção de imagens. Elas possuem uma maior variedade e podem passar despercebidas como cópias. Embora, atualmente, possuam “o mesmo estilo”.

As ferramentas de inteligência artificial vão causar uma onda de demissão?

Infelizmente, é o que se espera, mas não de forma tão extrema. Por exemplo, com o ZapGPT, pode ser que se tenha um “estagiário” por cerca de R$30 por mês. Ou então, de graça (como é o ChatGPT), se pode deixar de contratar profissionais de redes sociais, já que ela cria o conteúdo das publicações, te dá estratégia de conteúdo necessária e ainda pode te ajudar a otimizar o perfil.

Ao mesmo tempo, as IAs podem gerar novas oportunidades de emprego, principalmente para pessoas especializadas em criar prompts inovadores, capazes de extrair o máximo das ferramentas; e eleva o nível dos profissionais do mercado. 

Por exemplo, criadores de conteúdo regulares serão substituídos facilmente, enquanto aqueles que estiverem em constante melhoria, continuarão trabalhando, até mesmo com maior destaque.

Como usar as ferramentas de inteligência artificial para criar conteúdo?

O uso delas não é obrigatório. Não é porque surgiram essas ferramentas que se é obrigado a utilizá-las. Porém, elas podem servir de ponto de partida para dias improdutivos. 

Por exemplo, se estiver em um bloqueio criativo, ela pode gerar uma estrutura de texto ao qual você pode parafrasear até chegar no resultado desejado.

Ou então, se precisa de uma imagem específica que não encontra em lugar nenhum, o MidJourney pode servir para te dar o que deseja. 

Logo, o ideal é usar as ferramentas de inteligência artificial para agilizar o seu trabalho. E não necessariamente para elas “trabalharem” para você. Sempre coloque o toque humano em qualquer peça de conteúdo produzida por tecnologias assim.

Conclusão

No artigo de hoje vimos 5 ferramentas de inteligência artificial capazes de te ajudar com seu blog. Com elas, é possível gerar ideias de texto, estruturas de artigo e até mesmo imagens para utilizar como destaque em suas publicações.

Esperamos que todo esse conteúdo possa ter aberto seus olhos para a utilização dessas ferramentas como a ajuda necessária para ser mais produtivo e inovador com seu site.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço e até o próximo conteúdo. 

Deixe um comentário