As 7 melhores fontes de inspiração para postagens de blogs (e onde encontrá-las)

As fontes de inspiração para posts são essenciais no processo de escrita para um blog. Nesse artigo, listamos as 7 melhores.

Fontes de inspiração para postagem em blog são ferramentas valiosas para sempre saber sobre o que escrever e jamais ficar em dúvidas sobre o próximo conteúdo, sendo essencial para a criação de um calendário editorial, assunto que já abordamos por aqui.

Nesse artigo, mostraremos quais são as melhores fontes de inspiração para posts em blog e como aproveitar o potencial delas ao máximo, te fazendo ter muito mais facilidade na hora da escrita, por possuir inúmeras referências.

Acredite, as dicas desse conteúdo vão te ajudar a nunca mais ficar pensativo sobre quais serão os próximos posts do seu blog. Porque basta abrir suas referências, encontrar o conteúdo que deseja e começar a escrever sobre ele, tendo ideias o suficiente para se concentrar apenas no processo da escrita.

O que são fontes de inspiração para postagens de blogs

Fontes de inspiração para posts são referências de outros conteúdos que podem ser utilizados para escrever seus artigos. Basicamente, são um conjunto de sites e materiais que servem para te dar ideia de novos conteúdos.

Qual a importância de ter fontes de inspiração para posts

fontes de inspiração para posts

Ter fontes de inspiração para posts é algo essencial, visto que nem sempre temos criatividade o suficiente para encontrar novos temas para escrever. Sendo assim, todas às vezes que não souber qual próximo conteúdo produzir, basta checar suas referências. 

Outro ponto importante em ter fontes de inspiração para posts é a educação de como criar conteúdos de alta qualidade. Muitas vezes, quando focamos demais na nossa escrita, esquecemos haver uma série de outros criadores de conteúdo que estão em um nível muito acima do nosso. 

Ler o material que eles produzem faz com que vejamos o quanto podemos evoluir ainda, facilitando a noção de distância entre você e eles, de maneira saudável, claro.

As 7 melhores fontes de inspiração para postagens de blogs

As fontes de inspiração para posts não estão listadas da pior para a melhor. Todas abaixo são ótimas. Escolha as que mais se adaptarem à sua rotina. Adiantamos que nossa equipe utiliza muito a primeiro, terceira e quinta fonte de inspiração.

1. Pesquisa de palavras-chave

Considerada por muitos, a melhor fonte de inspiração para posts, a pesquisa de palavras-chave tem um espaço importante nesse quesito. Afinal de contas, ao pesquisar as keywords corretas, se tem a certeza de que há demanda para o conteúdo que deseja escrever.

Mas como fazer uma pesquisa de palavras-chave? Há diversas opções, as mais utilizadas são o Planejador de Palavras-Chave do Google (Google Keyword Planner) e o UberSuggest, sendo essa última a mais fácil de ser utilizada.

ubersuggest

Ao utilizar a ferramenta para pesquisar “receitas de café”, por exemplo, nos é mostrada a tela abaixo.

ubersuggest palavras-chave

Nela, nos é informado o volume de buscas, a dificuldade de ranqueamento SEO (quanto menos, melhor), dificuldade de ranqueamento pago (pelo Google ADS) e custo por clique.

A maior vantagem do Ubersuggest são as ideias de palavras-chave. Com essa função, é possível encontrar palavras-chave semelhantes à digitada inicialmente para ter ideias de conteúdo.

ubersuggest resultado

Com a conta gratuita, é possível realizar até 3 buscas de palavras-chave por dia, o que é mais do suficiente. Para mais funcionalidades, os planos premium começam a partir de $12 por mês.

2. Posts com melhores resultados

Se já teve um post bem-sucedido, que atraiu muitas pessoas pelo Google, é possível utilizá-lo para gerar ainda mais conteúdo. Como? Abordando o tópico de maneiras diferentes. Se em um blog de culinária o post “Como fazer feijoada” fez sucesso, pode ser interessante escrever outros conteúdos como:

  • 5 tipos de feijoada (com receita).
  • 3 formas de melhorar a sua feijoada.
  • O sabor da feijoada argentina vai te surpreender.

Essa estratégia funciona porque foi utilizado um conteúdo que já teve prova social suficiente, demonstrando que há demanda para ele, como fator de criação de novos posts.

É importante frisar que a avaliação de sucesso de um post é algo subjetivo. Por isso, é essencial a utilização de ferramentas como o Google Analytics e verificar qual é o que recebe mais visitantes e engajamento.

3. Outros blogs 

Ter outros blogs como referência é uma forma simples de saber pontos importantes da escrita, como:

  • Ideias de títulos.
  • Subtópicos do conteúdo.
  • Ideias que não teve ideia de abordar.
  • Dúvidas comuns que os leitores expressam nos comentários.

Por exemplo, se você tem um blog sobre psicologia, pode muito bem checar outros blogs de psicologia e ver se os temas abordados por ele são do seu interesse. Se forem, basta abrir o artigo, ver a divisão de subtópicos deles, ver todos os pontos abordados e acrescentar os seus, fazendo um conteúdo muito melhor do que o seu concorrente.

No entanto, como a passagem de texto para texto tende a ser simples pela função de copiar e colar, tome cuidado para não cometer plágio. Além de ser crime e antiético, o Google tende a ver textos copiados de outros sites como um fator de diminuição do potencial do texto atingir mais pessoas nas buscas.

4. Livros

livros

Embora pouco utilizados, livros podem servir de fonte de inspiração para posts. Como? Através dos capítulos. Para exemplificar melhor a utilização de obras escritas como referência, pegaremos o livro O Jeito Harvard de Ser Feliz, de Shawn Achor. 

Digamos que você tenha um blog sobre desenvolvimento pessoal ou psicologia. Ao checar os capítulos do livro, podemos ter ideias de conteúdo. 

Capítulo do livroIdeia de conteúdo
Escape do Culto da MédiaComo ser uma pessoa acima da média
Encontre Oportunidades na AdversidadeComo lidar com períodos de adversidade na vida.
A Regra dos 20 SegundosComo ser mais produtivo com uma técnica inovadora

Outra forma de usar os livros como referência para publicações futuras é ler eles com um marcador de texto (seja digital ou não) para destacar as principais passagens e frases da obra. Dessa forma, em um momento de falta de inspiração, abrir o livro novamente pode te dar ideias significativas em um curto espaço de tempo.

5. YouTube

Conteúdos em vídeos tendem a te dar boas ideias de artigos para seu blog. Porém, a principal vantagem deles em relação aos outros é a seção de comentários do YouTube. Nelas, o público tende a ser mais ativo, te dando mais ideias de pontos de vista sobre o conteúdo, ou até mesmo abordagens possíveis para ele.

Normalmente, a ideia de criação de novos conteúdos através da inspiração no YouTube segue a seguinte ordem.

  1. Pesquisa por canais do mesmo nicho.
  2. Verificação dos vídeos mais vistos desses canais.
  3. Anotação de todos os subtópicos. 
  4. Anotação de todos os pontos abordados nos comentários.
  5. Enumeração de assuntos que não foram abordados.
  6. Escrita do conteúdo através da análise dos passos anteriores. 

Se o seu blog é sobre nutrição, por exemplo, vá em canais de nutricionistas renomados, veja quais os vídeos mais vistos e, dentro de cada um, enumere os subtópicos, te dando a inspiração e estrutura necessária para escrever com mais clareza sobre o assunto.

Uma forma de otimizar essas tarefas é notar os capítulos dos vídeos (que os tiverem) e entendê-los como subtópicos (como H2) nos artigos.

Além disso, a descrição deles também pode servir para se ter ideia de como escrever a meta descrição de seus posts.

6. Pesquisa com audiência

Pouco utilizada no Brasil, a pesquisa com sua audiência é uma ferramenta muito interessante para ter inspiração para próximos conteúdos. Uma forma simples de fazer isso é adicionar uma topbar ou pop-up perguntando aos visitantes (que pertencem a sua persona) os assuntos que gostariam de ler no seu blog.

Mesmo que a taxa de respostas seja baixa, uma única sugestão pode ser o suficiente para desbloquear uma série de temas interessantes para seu público-alvo.

7. Tópicos quentes de redes sociais

assuntos em alta - fontes de inspiração para posts

Os tópicos quentes, ou trending topics, são as notícias e situações em alta no momento. O Twitter possui essa função, mas é possível encontrar de forma similar na barra de pesquisa do TikTok, nos posts mais frequentes do Instagram e na página inicial do Reddit. 

Esses tópicos em alta são uma boa forma de atrair uma parte do público que deseja saber mais sobre a notícia em questão, porém não é tão simples adaptar para blogs com conteúdo mais evergreen, aqueles focados em conteúdos pesquisáveis e duradouros

Porém, em momentos de falta de criatividade, verificar quais as notícias mais relevantes da atualidade pode te dar uma luz do que escrever.

Cuidado com o plágio

Embora as fontes de inspiração para posts sejam extremamente úteis, elas possuem uma armadilha perigosa: a de ter vontade de copiar o conteúdo alheio e apenas alterar algumas poucas informações

Esse é um erro muito comum, inclusive, de quem utiliza geradores de conteúdo feitos por meio de inteligências artificiais como o Chat GPT. Acredite, o Google possui ferramentas que avaliam se os textos foram criados por IA e se ele é plagiado. 

É por isso que, embora a linguagem pareça genérica, os textos que alcançam a primeira página do Google são diferenciáveis entre eles, porque possuem originalidade.

E, claro, não estamos falando para você subverter a escrita e utilizar de palavras extremamente diferenciadas. Longe disso, o importante é fazer o “feijão com arroz” que funciona, que é escrever por conta própria, usando as fontes de inspiração para posts apenas como fontes de inspiração mesmo.

Onde guardar as suas referências

onde guardar fontes de inspiração para posts

Existem centenas de locais e aplicativos diferentes para gerenciar as suas fontes de inspiração para posts, citaremos os mais comuns.

Favoritos

A barra de favoritos do seu navegador é uma ferramenta maravilhosa e pouco explorada. Como é possível separar as páginas favoritas em pastas, é possível organizar por temática quais os conteúdos, sites e autores mais relevantes.

Aqui, por exemplo, utilizamos as referências separadas em: ideias para posts, sites do mesmo nicho e inspiração de conteúdo.

favoritos do Criando Blogs

Pocket

O Pocket, que antigamente se chamava Read It Later (leia depois), é um app e serviço digital de gerenciamento de lista de artigos e links para leitura. Ele é basicamente uma versão estendida de uma barra de favoritos.

Como funciona como extensão do navegador e como aplicativo, é possível ter ele tanto no seu celular, quanto computador, facilitando a leitura dos conteúdos e utilização das referências.

Qualquer aplicativo de notas

Qualquer aplicativo que sirva como bloco de notas, como o Notion, Evernote, Google Keep e até mesmo o bloco de notas do Windows, pode ser utilizado para armazenar as suas fontes de inspiração

Como os listados acima, com exceção do bloco de notas, funcionam em nuvem, as referências salvas poderiam ser acessadas de qualquer dispositivo.

Grupo no WhatsApp ou Telegram

Outra estratégia utilizada, que consideramos bem prática, para salvar referências é criar um grupo no WhatsApp ou Telegram em que apenas você (ou parte da sua equipe) esteja presente. Qualquer nova ideia, basta jogar no grupo e ela estará salva. 

A vantagem de fazer isso pelo WhatsApp ou Telegram é poder salvar suas ideias em áudio, imagem, link ou apenas texto mesmo. Porém, recomendamos principalmente o Telegram, por salvar as conversas antigas, independente de que data alguém possa entrar no grupo, diferente do WhatsApp em que só se tem acesso a mensagens enviadas depois da entrada.

Conclusão: fontes de inspiração para posts

No artigo de hoje vimos as principais fontes de inspiração para posts. Com elas, ter ideias para novas postagens não será mais um desafio. 

Esperamos que esse conteúdo tenha realmente te ajudado. Se ajudou, por favor, fale com a gente nos comentários. Será interessante receber o seu feedback ou até mesmo suas dúvidas, se houverem. 

Sinta-se livre também para indicar outras fontes de inspiração de conteúdo que utiliza. Podemos acrescentá-la a esse post.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.

Deixe um comentário