Por que ter um blog? 7 razões que vão te fazer começar hoje mesmo

Por que ter um blog? Nós respondemos essa pergunta com ótimos motivos, o sétimo vai te deixar realmente feliz.

Com o crescimento de redes sociais como o TikTok e Instagram, pode parecer que ter um blog é coisa do passado. Afinal de contas, as pessoas preferem ver vídeos e conteúdo dinâmicos do que ler textos, certo? Não necessariamente. Nesse artigo vamos responder por que ter um blog dando 7 bons motivos para isso.

Com base em nossa experiência, criar conteúdo em um blog é uma forma, mais do que comprovada, de gerar autoridade, engajar sua audiência e ganhar bastante dinheiro. Tudo isso, mesmo havendo a luta constante de atenção com conteúdos mais dinâmicos como vídeos nas redes sociais. Por quê?

Porque a pesquisa do Google, que privilegia conteúdos de sites e blogs, é utilizado cerca de 8,5 bilhões de vezes por dia. Ou seja, a demanda por conteúdo escrito é muito alta (e permanecerá assim por muitas décadas ainda), pois diferente das redes sociais que mostram conteúdos que o algoritmo supõe serem relevantes para te manter preso nelas, o Google dá respostas exatas para as perguntas feitas. 

Em outras palavras, o objetivo dos motores de busca é oferecer respostas aos seus usuários, não entretenimento. Se a sua resposta, através do seu blog, for relevante, isso abre margem para maiores oportunidades de lucro. Falaremos sobre elas nesse post.

Por que ter um blog? As vantagens surpreendentes de criar conteúdo 

1. Ser descoberto de graça

Ter um blog abre possibilidade para ser descoberto de graça através da pesquisa do Google. Com isso, investindo apenas tempo na produção de conteúdo, é possível conquistar cada vez mais adeptos à sua mensagem e aos seus produtos. 

A mídia tradicional, que utiliza propagandas, cria um grande abismo entre quem está começando e quem já está bem definido no mercado. Por exemplo, não é possível uma empresa que está no início, com pouco dinheiro, anunciar na Rede Globo em horário nobre. Porém, essa mesma empresa consegue receber quantidades massivas de visitantes por dia, se utilizar uma boa estratégia de produção de conteúdo.

Claro, existem anúncios mais baratos e acessíveis através do Google ADS ou Meta ADS (antiga Facebook). Entretanto, utilizá-los não é garantia de reconhecimento da marca, uma vez que são indicados em situação que envolvem venda direta e indireta de produtos, para que o valor investido neles retorne.

2. Construção de marca

construção de marca

Construir uma marca na internet é algo que envolve bastante esforço e tempo. Por exemplo, digamos que você possua uma marca de roupas esportivas, até o nome da sua marca ser firmado na mente das pessoas ao pensarem em roupas de academia pode levar alguns anos. 

Felizmente, ter um blog pode reduzir muito esse tempo através da produção de bons conteúdos. Isso porque quando a sua marca oferece diversas soluções para possíveis dúvidas das pessoas, ela serve de referência e autoridade para compras futuras.

3. Capturar o contato de possíveis clientes

Ser visto por possíveis clientes é algo maravilhoso. No entanto, é possível ir muito mais além de “apenas aparecer” e ter em mãos o contato de cada um deles. Como? Através de ferramentas como e-mail marketing ou grupos no WhatsApp e Telegram

Para isso, é necessário atrair os possíveis clientes (também chamados de leads) e oferecer material gratuito ou descontos. Com o e-mail de clientes em mãos, por exemplo, é possível ofertar diretamente a eles, diminuindo a distância do público com seu produto ou serviço.

4. Aumentar sua autoridade como profissional

profissional com autoridade

Se você for um profissional liberal, ter um blog mostra que sabe o que fala e com isso se tem muito mais autoridade. De forma geral, ter um blog bem-sucedido te gera mais clientes recorrentes, tornando ele um canal de geração de dinheiro. 

Para isso, o conteúdo deve ser aprofundado e sua marca pessoal precisa ser bem trabalhada, para deixar claro quem é você, o que você faz e quais os seus serviços. 

Lembrando que, embora as redes sociais chamem bastante atenção, o blog pode servir de conteúdo base para tudo o que for publicado nela. Se um nutricionista escreve frequentemente para um blog, cada post, a depender do tamanho, pode gerar de 10 a 50 conteúdos diferentes para redes sociais.

5. Investimento com bons retornos de tráfego

Uma vez que se tenha um ótimo post com bons resultados no Google, a tendência é que esse resultado se mantenha por um bom tempo. Por exemplo, se seu blog possui um artigo chamado “Como emagrecer 10KG de forma saudável” e ele recebe 30 mil visitantes por mês, esses mesmos visitantes tendem a se manter estáveis.

Qual a vantagem disso? A vantagem é ter tido apenas um trabalho: “Escrever o texto” e receber todos os meses essa alta quantidade de visitantes, podendo torná-los clientes. Para isso, há algumas estratégias envolvendo funis de venda, mas tudo começa a partir do blog.

Além de ter bons retornos de tráfego, ainda é possível redirecionar os visitantes dessa página para outras, como as que envolvem produtos e serviços do seu interesse. Não necessariamente seus, mas também dos quais é afiliado.

6. Suporte para outras práticas de marketing

A maioria das práticas de marketing, como já se pôde perceber, envolve a criação e manutenção de um blog. Todas? Não. Mas boa parte delas sim. Afinal de contas, ter visitantes chegando ao seu site todos os dias abre margem para pegar esse tráfego e inseri-lo em funis específicos de conversão de clientes

Porém, não é necessário pensar em nada tão complexo assim. Imagine que queria crescer um canal no YouTube com mais velocidade, é só inserir um botão de “Inscreva-se” em um blog com tráfego já movimentado.

Para qualquer outra estratégia de crescimento, ter um blog bem firmado no nicho é uma economia imensa de tempo, trabalho e dinheiro.

7. Ganhar dinheiro

Por que ter um blog? Ganhar dinheiro

Toda vez que ouvimos a pergunta “por que ter um blog?” a vontade é imensa de responder imediatamente: “Para ganhar dinheiro!” Pode não parecer, porque nem todos os blogueiros profissionais mostram o rosto, diferente de Youtubers ou Influencers no Instagram, mas muitas pessoas que trabalham com blogs recebem uma quantidade considerável de dinheiro com eles. 

Porque ter um blog te abre opções de monetização, como, por exemplo:

  • Venda de produtos digitais (seus e de outros produtores, recebendo uma comissão generosa por isso).
  • Conteúdo premium por assinatura: em que é cobrada uma taxa fixa para o usuário ter acesso interno a conteúdos mais aprofundados.
  • Google Adsense: a veiculação de anúncios dos parceiros do Google. Cada clique e visualização geram renda em dólares.
  • Divulgação de parceiros: muitas vezes, com um blog movimentado, as empresas pedem para anunciar neles, gerando receita e engajamento para a marca.

São inúmeras as opções para ganhar dinheiro com blog, desde que se produza conteúdo de extrema qualidade capaz de atrair cada vez mais pessoas.

Detalhe: já ensinamos como ganhar dinheiro com seu blog vendendo um ebook.

8. Seu conteúdo é adaptável para outros formatos (Bônus)

Já pincelamos um pouco sobre isso nesse artigo. Ao escrever um post de blog, ele pode servir para criar diversos outros formatos de conteúdo como:

  • Caixas de pesquisa no Instagram.
  • Postagens no Instagram.
  • Roteiro de vídeos para o Youtube.
  • Roteiro de vídeos curtos para Reels ou TikTok.
  • Roteiro para podcasts no Anchor.
  • Capítulos de livro digital. 
  • Dentre outros.

Com isso, ao invés de se preocupar em criar diversos conteúdos, se cria apenas um e o adapta para a situação necessárias nas redes sociais. 

O que é necessário para começar um blog

Mostramos por que ter um blog, mas o que é necessário para começar? É necessário apenas três passos simples. Falaremos sobre cada um deles logo abaixo.

Registro de domínio

Um domínio é o endereço de um site na internet, feito por letras ou números, que permitem acesso das pessoas ao seu conteúdo. Por exemplo, "facebook.com" é o domínio do Facebook. “criandoblogs.net” é domínio do nosso blog. 

Você pode registrar um domínio através de empresas especializadas nessa demanda. Aqui no Brasil temos o Registro.br como órgão oficial para domínio nacionais (aqueles terminados em .br). Logo, acesse a tela inicial do site, procure o domínio disponível e o registre o quanto antes. O custo para isso é R$40 por ano.

por que ter um blog? Registro.br

Lembrando que já ensinamos a fazer isso nos seguintes tutoriais:

Contratação de uma hospedagem

Uma empresa de hospedagem é uma empresa que oferece espaço e recursos em seus servidores para armazenar os arquivos do seu site, permitindo que ele esteja acessível para quem decidir acessá-lo.

A empresa de hospedagem gerencia, controla e otimiza os servidores para garantir que estejam em pleno funcionamento. Sendo, em analogia, a “casa” do seu site. Ela se conecta ao domínio, fazendo com que todas as pessoas que digitem seu domínio no navegador, sejam redirecionadas para os arquivos do seu site em seus servidores.

Existem vários tipos de planos de hospedagem disponíveis e encontrar o melhor pode ser algo bem trabalhoso. Felizmente, já fizemos essa pesquisa para você e no nosso ranking, a Hostinger é a melhor empresa do mercado atualmente.

A Hostinger, sem sombra de dúvidas, é a melhor opção de hospedagem de sites, contando com mais de 1,2 milhão de usuários em 178 países. Nós mesmos utilizamos essa hospedagem aqui no Criando Blogs.

Ela agora oferece um criador de sites gratuito, facilmente acessível através do autoinstalador, com interface intuitiva de arrastar e soltar. A empresa recebeu o selo RA1000 do Reclame Aqui, reconhecimento concedido apenas às empresas que prestam excelente atendimento ao cliente.

Os planos de Hostinger iniciam a partir de R$12 por mês. Clique aqui para ter o seu cupom de desconto.

Instalação do WordPress

O WordPress é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo (também conhecida por CMS, Content Management System) altamente flexível e poderosa. Foi projetada para criar e gerenciar sites e blogs de forma fácil, com uma curva de aprendizado muito pquena.

Como é uma plataforma de código aberto (open source), o WordPress dá aos seus usuários muitas possibilidades de personalização. Devido à sua versatilidade, o WordPress é uma das plataformas mais utilizadas para criar sites na internet. 

Com o WordPress, é possível criar blogs simples, lojas virtuais, portais corporativos, blogs, magazines e muito mais, já que possui a disponibilidade de diversos plugins e temas.

Felizmente, a Hostinger já instala o WordPress automaticamente, seguindo o passo a passo sugerido por ela logo após o login na plataforma.

Conclusão: por que ter um blog?

Possuir um blog tem uma grande importância devido a diversos fatores como estabelecimento da sua presença na internet, compartilhamento de habilidades e pensamentos, conexão com público e ganhar dinheiro.

Infelizmente, muitos acham que os blogs estão no passado devido ao peso que as redes sociais estão tendo na atenção e no dia a dia dos usuários, mas sabemos a busca por conteúdo textual está firme e forte.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. Qualquer dúvida, se houver, fale com a gente na seção dos comentários logo abaixo.

Um forte abraço! Nos vemos no próximo conteúdo.

Deixe um comentário