9 passos para escolher a melhor hospedagem para seu blog

A escolha da melhor hospedagem de blog nem sempre é uma tarefa fácil. Na verdade, existem muitas questões que precisam serem analisadas antes da contratação da empresa de hospedagem.

É importante lembrar que a escolha de uma melhor hospedagem para seu blog é o primeiro passo para criar um projeto de sucesso na internet. A empresa de hospedagem será responsável por manter seu blog online e também por zelar pela segurança do mesmo.

A qualidade do serviço é só um dos pontos analisados, existem outros fatores que influenciam diretamente a satisfação com o serviço da empresa de hospedagem de blog.

Hospedagem WordPress vs Hospedagem de site

Essa é a primeira dúvida a ser respondida e talvez você nem faça ideia que existem diferentes tipos de hospedagem para blogs, com recursos e características totalmente diferentes, e que tem grande influência no preço do serviço.

Esse é o maior erro, as pessoas contratam o serviço de hospedagem de blog sem fazer a menor ideia do que realmente precisam para seus projetos. A hospedagem WordPress é um serviço criado exclusivamente para WordPress e quase sempre um pouco mais caro que um serviço de hospedagem de site.

Mas o fato dele ser quase sempre mais caro não é um ponto negativo visto que ele oferece uma série de funcionalidades que não são encontradas em serviços de hospedagem de site tradicional.

A hospedagem WordPress quase sempre oferecem CDN, que distribui os arquivos do seu site a partir de diversos servidores localizados em diferentes partes do mundo, o que torna o carregamento das páginas muito mais rápido.

Além disso, a hospedagem WordPress oferece serviços de cache, o que contribui para aumentar o desempenho das páginas, o que é bem raro de ser ofertado em serviços de hospedagem de sites.

A quantidade de memória disponível também costuma ser maior e o serviço mais otimizado para WordPress. Esses são os fatores que tornam a hospedagem WordPress uma excelente opção de hospedagem se comparada a hospedagem de site tradicional.

A Hostinger, HostGator e a GoDaddy são as principais empresas a venderem o serviço de hospedagem WordPress com diversos recursos que não são encontrados na hospedagem de site tradicional.

Sobre o WordPress.com vs WordPress.org

Em primeiro lugar fuja da hospedagem WordPress.com. Esse é um serviço de hospedagem muito limitado e caro. Caso insista em contratar essa hospedagem certamente vai se arrepender quando precisar instalar um plugin ou tema personalizado.

Não confunda WordPress.com com o WordPress.org. São sites distintos destinados a oferecer serviços diferentes. Enquanto o WordPress.com se resume a uma empresa de hospedagem, o WordPress.org é quem disponibiliza o WordPress, que é um sistema open source (código aberto) para ser instalado em qualquer serviço de hospedagem de site existente no mercado.

Como escolher a melhor hospedagem de blog

Abaixo você vai encontrar alguns critérios que precisam ser analisados antes de contratar uma hospedagem de blog. Não é clichê avisar que existem muitos serviços de hospedagem ruins que só dão dor de cabeça.

1. Atendimento

Uma hora ou outra você vai precisar recorrer ao serviço de atendimento da empresa de hospedagem de blog. Isso é algo natural, mas no caso de uma pessoa leiga em tecnologia as chances e a frequência com que vai precisar recorrer ao suporte da empresa de hospedagem são ainda maiores.

Respostas ágeis e precisas são essenciais neste tipo de serviço, mas não é assim que as coisas funcionam no mundo real. Quando se vende um serviço complexo como uma hospedagem para pessoas leigas, é natural que os canais de atendimento das empresas sejam bastante requisitados.

Isso quer dizer que conseguir ser atendido por essas empresas não é uma tarefa fácil.

Estou sendo bem sincero e realista, você não vai encontrar uma empresa grande que te atenda rapidamente. Se você faz uma compra numa grande loja virtual e precisa fazer uma reclamação precisa penar e com uma hospedagem não vai ser diferentes.

Porém, posso te garantir que empresas como HostGator e Hostinger tem um tempo de atendimento razoável, apesar de não possuírem atendimento telefônico, apenas atendem via chat e e-mail.

E essas são as empresas que oferecem o melhor atendimento do mercado!

2. Backup

As empresas que vendem hospedagem de blog costumam oferecer serviços de backups sem custos adicionais. Isso quer dizer que você poderá contar com a segurança de ter a empresa de hospedagem cuidando do backup do seu site.

No caso da hospedagem de site também existe backup em algumas empresas. Mas em ambos os serviços é importante ficar atento a periodicidade do backup. Algumas empresas oferecem backup diário e outras semanal.

Por esse motivo, é importante levar em consideração o serviço de backup antes de contratar uma hospedagem de blog ou hospedagem de site. É preciso verificar se ele vai atender as necessidades do seu projeto.

3. Facilidade de uso

Cada serviço de hospedagem de blog possui um painel próprio e isso vai ter grande influência na facilidade de administração do serviço. Esses serviços de hospedagem conhecidos como hospedagem WordPress oferecem um painel normalmente bem mais fácil de administrar do que os oferecidos em serviços de hospedagem de sites convencionais.

Portanto a hospedagem WordPress pode ser uma grande aliada para leigos em tecnologia que buscam um serviço de hospedagem de blog que seja fácil de administrar.

4. Disponibilidade

Tem uma grande chance de você não perceber quando seu blog está lento ou ficando fora do ar com frequência, mas nós que nos dedicamos a testar serviços de hospedagem de sites estamos sempre fazendo testes e identificamos facilmente este tipo de serviço de baixa qualidade.

Um blog lento é algo que faz perder visitas, pois ninguém gosta de esperar muito tempo uma página carregar. Além disso, o Google tem mecanismos que identificam sites e blogs lentos. E como já é sabido, blogs lentos ou que ficam fora do ar com frequência tem uma dificuldade muito maior para aparecer bem ranqueado nos buscadores.

E por ser a principal fonte de visitas na grande maioria das vezes, estar mal posicionado no Google pode significar o fracasso do seu blog. Portanto, escolher uma melhor hospedagem de blog é fundamento para evitar problemas e ser punido pelos principais buscadores do mercado.

5. Recursos limitados

Um serviço de hospedagem de blog é constituído por recursos importantes como largura de banda e memória. Contatar um serviço com estes recursos muito limitados significa oferecer uma experiência de navegação ruim.

O usuário não quer esperar muito tempo para uma página carregar. Além disso, quando se tem esses recursos muito limitados pode se ter vários erros causados por falta de recursos.

A falta de memória é um problema comum quando se tem um site com uma quantidade razoável de acessos. Por esse motivo é imprescindível contratar uma hospedagem de blog que ofereça uma quantidade de memória razoável de acordo com as necessidades de sua aplicação e da quantidade de visitas recebidas diariamente.

6. Segurança

A segurança é um fator extremamente importante que não podemos abrir mão. O serviço de hospedagem de blog contratado precisa oferecer todas as ferramentas de segurança necessárias para proteger sua aplicação.

Um servidor de hospedagem nada mais é que um computador conectado à internet 24 horas por dia. Se o nosso computador que nem fica esse tempo todo conectado está sujeito a ser hackeado, imagine um servidor que não é desligado nunca e sempre está conectado à rede mundial de computadores.

É por isso que é importante escolher um serviço de hospedagem de blog que seja administrado por uma empresa séria com expertise necessária para manter o serviço com total segurança.

Mas vale salientar que uma boa parte da responsabilidade de manter a segurança do site vem do usuário. Não adianta nada contratar um bom serviço de hospedagem de blog se for instalar plugins e temas de origens duvidosas, eles podem abrir espaço para seu site ser hackeado com muita facilidade mesmo que esteja usando uma hospedagem de blog muito segura.

7. Formas de pagamento

Numa situação normal é recomendado contratar um serviço que aceite pagamento em real. Mas agora que estamos vivendo uma grande alta do dólar é preciso ter ainda mais cuidado ao contratar serviços de hospedagem de sites internacionais.

Antes de contratar um serviço de hospedagem de blog certifique-se que ele aceita pagamento em real. O fato de você ter encontrado o serviço em um site do Brasil não significa que o serviço é vendido aqui.

Existem muitos reviews e lista de serviços que oferecem hospedagem de sites com pagamento em dólar. Não é recomendado estes serviços devido ao preço alto, a alta volatilidade do dólar, a falta de suporte em português e a falta de garantias aqui no Brasil. Esses são apenas alguns dos fatores que fazem com que eu não recomende sob nenhuma hipótese estes serviços para quem quer hospedar apenas um blog ou site.

8. Idioma do suporte

Vale aqui deixar uma observação importante. O fato de uma empresa possuir um site em português não assegura que a mesma possua um time de suporte para nosso idioma.

Eu já peguei casos de empresas que diziam oferecer suporte em português e nunca havia um atendente disponível para este idioma. Ou seja, era puro golpe, a pessoa só descobre que não tem suporte em português quando precisa dele. Por isso pesquise bem antes de contratar um serviço de hospedagem.

9. Teste grátis

Algumas empresas permitem que você teste o serviço de hospedagem de blog e, caso não goste da qualidade do serviço, pode solicitar a devolução do seu dinheiro. Essa prática não é tão comum, a HostGator oferece 7 dias para testar o serviço, porém a Hostinger é a que deixa você testar por mais tempo. São 30 dias para testar o serviço.

De todas as empresas no Brasil, a Hostinger é de longe a que oferece mais tempo para testar o serviço. Acredito que 7 dias para testar o serviço é muito pouco, os 30 dias oferecidos pela Hostinger são mais que suficiente para testar a qualidade da hospedagem para seu blog.

Por ter essa garantia, que demonstra que eles têm grande confiança no serviço, eu acredito que a Hostinger seja hoje a melhor hospedagem de blog do mercado.

[Bônus] Qual empresa não recomendo

Eu fui tão maltratado e recebi um serviço tão ruim de uma empresa “famosa” (que por sinal é muito “recomendada” em reviews por ai) que, sempre que possível, alerto as pessoas para não contratarem o serviço da mesma.

A empresa em questão é a Bluehost. Serviço de qualidade duvidosa e sem NENHUM atendimento. Faço questão de salientar o quanto é uma irresponsabilidade e uma falta de bom senso eles venderem um serviço e simplesmente se negarem a prestar suporte para nós brasileiros.

O suporte da matriz americana da Bluehost é péssimo, falo por experiência de quem já sofreu muito para ter um problema resolvido. Agora se você adquirir o serviço através do site brasileiro você vai pagar em dólar (mesmo mostrando o valor em reais no site, a cobrança é em dólar) e ainda não vai ter suporte algum.

Conclusão

Acima você viu dicas para contratar uma melhor hospedagem de blog, além de ter visto algumas empresas que eu recomendo e outra que eu acho que deveria correr.

Espero que tenha ficado claro a importância de analisar bem o serviço, seja uma hospedagem WordPress ou uma hospedagem de site. O sucesso do seu projeto depende que você faça uma boa escolha na hora de contratar a empresa de hospedagem.

Deixe um comentário