Como ser um blogueiro profissional em apenas 7 passos (garantido!)

Ser um blogueiro profissional pode ser mais simples do que você imagina. Veja abaixo os 7 passos que todo blogueiro de sucesso já deu.

Sejamos sinceros, ninguém que possui um blog fica feliz com ele tendo poucos resultados. Afinal de contas, ao escrever, nosso maior desejo é que as pessoas vejam, participem e compartilhem nosso conteúdo, certo? Se o seu blog não está tendo bons resultados, isso pode significar que você precisa se tornar um blogueiro profissional imediatamente.

Como fazer isso? Através dos 7 passos listados nesse artigo. Eles mostrarão a jornada do blogueiro profissional, um mapa de ações testado e aprovado que garante mais visitantes, cliques e vendas através de conteúdos na internet.

A única coisa que te pedimos é que esse conteúdo seja lido até o final. Embora existam muitos materiais com esse título de “blogueiro de sucesso”, “blogueiro profissional” ou “problogger”, garantimos que foram reunidos aqui os passos que todo proprietário de site de sucesso teve que fazer para alcançar os níveis de profissionalismo na criação de conteúdo para a internet.

E esse mesmo passo a passo está entregue agora, de graça, bastando aplicá-lo para colher bons frutos com seu blog.

1. Um blogueiro profissional entende quem é sua audiência

público de um blogueiro profissional

Escrever para todo mundo é não escrever para ninguém. É necessário que o seu conteúdo seja direcionado de forma precisa para uma persona. Por exemplo, o nosso conteúdo aqui é focado em blogueiros iniciantes que desejam ganhar dinheiro pela internet. Logo, todo artigo que escrevemos possui esse público-alvo em mente.

Ao definir sua persona, se garante uma exatidão na forma com que sua mensagem é comunicada. Em outras palavras, os artigos escritos conversarão diretamente com a audiência e parecerão menos “chato” para ela.

Conversar por redes sociais com as pessoas que te acompanham pode ser uma ótima maneira de entender a linguagem do seu público, as dores dele e principalmente o que desejam do seu blog.

Já parou para pensar que talvez os seus artigos estejam afastando o seu público ao invés de atraí-lo simplesmente por não saber se comunicar com eles? Dessa forma, em todo post que criar, pense com exatidão:

  • Eu estou falando a linguagem do meu público?
  • Eu estou resolvendo um problema deles?
  • Esse conteúdo vai realmente eliminar uma dor que estão sentindo?

Se a resposta for sim para as 3 perguntas, siga em frente na produção do conteúdo. Mas lembre-se de sempre se aproximar de quem te acompanha. Assim, seu público serve como uma espécie de bússola, indicando que caminho deve seguir.

2. Um blogueiro de sucesso encara seu blog como uma ferramenta de trabalho

Mesmo que não tenha ganhado um centavo com seu blog ainda, é necessário tratá-lo como trabalho. Em outras palavras, é necessário ter um horário específico para se dedicar a ele, uma quantidade de dias da semana em que será preciso dar atenção à produção de conteúdo; e principalmente uma análise de custos/ganhos, para saber até que ponto está sendo lucrativo mantê-lo no ar.

No início, assim como toda empresa, é normal ter mais custo do que lucro. Apesar disso, se já faz 3 ou 6 meses que seu blog está em pleno funcionamento e não tem mostrado resultados financeiros, está na hora de alterar a estratégia atual e focar no aumento da lucratividade.

Como? Isso depende exclusivamente da forma com que se pretende ganhar dinheiro. Por exemplo, daremos ideias para cenários diferentes:

  • Para aqueles que apostam apenas em tráfego orgânico: experimente de forma gradual a utilização de tráfego pago para captação de leads, principalmente via e-mail marketing ou grupos no Telegram. Com isso, se paga o valor pelo lead, mas o mantém por bastante tempo, sendo possível fazer ofertas futuras ou mostrar mais conteúdo.
  • Para aqueles que estão ainda no início da criação de um blog: passem de 3 a 6 meses criando conteúdo de extrema qualidade e de tamanho considerável para aumentar as chances de viralização através dos buscadores.
  • Para aqueles que estão com o blog há muito tempo, mas com pouquíssimo resultado: utilizem os artigos com maior quantidade de tráfego para divulgar posts mais novos e para mostrar ofertas a seus visitantes. Além disso, continue com a produção massiva de conteúdo de qualidade.
  • Para aqueles que fizeram poucas vendas, mas não conseguem escalar: procurem entender as objeções de venda, ou seja, os motivos do porque seus possíveis clientes não estão comprando, uma boa forma de fazer isso é conversar com alguém que desistiu da compra. Em plataformas como a Hotmart, é possível ver, por exemplo, quem gerou o boleto e não pagou.
  • Para aqueles que ainda pretendem ter um blog: comecem com a consciência de que os primeiros 6 meses são para “plantar” e não “colher”. Visto que demora um tempo considerável até o Google confiar no seu domínio ao ponto de compartilhar com os usuários do buscador os seus conteúdos.

3. Um blogueiro profissional domina a arte da escrita persuasiva

escrita persuasiva

Não basta escrever, é preciso escrever persuasivamente. Em outras palavras, a sua escrita precisa ter o poder de provocar uma ação no leitor. Que ação? A que quiser. Pode ser a ação de comprar um produto, ou de colocar em prática o que está sendo dito ou até mesmo de conseguir o cadastro dele como lead para ofertas futuras.

Essa escrita persuasiva é conhecida como copywriting, algo bastante explorado no exterior e que agora está começando a emergir no Brasil de forma considerável.

Uma forma simples de treinar a escrita persuasiva é através de testes A/B. Testes A/B são testes feitos avaliando uma única variável no mesmo ambiente. Por exemplo, digamos que tem um formulário de captura de lead no seu site. É solicitado o e-mail da pessoa, ela se cadastra e recebe seus e-mails.

Para aplicar um teste A/B simples nesse formulário, mude o texto dele por uma semana e veja se houve aumento ou diminuição da quantidade de cadastros. Além do texto, outros atributos podem ser modificados como cor, localização, tamanho, movimento, etc. O importante é avaliar, de forma simples mesmo, se determinadas mudanças, principalmente no conteúdo textual, afetam a conversão que seu site apresenta.

E uma outra forma, muito válida, de praticar a escrita persuasiva é “copiar” outras chamadas de textos, de forma a entender a estrutura por trás dele, para também implementar em seus artigos. Claro que a longo prazo essa não pode ser sua estratégia principal, mas é uma ótima maneira de começar no mundo do copywriting.

4. Um blogueiro de sucesso produz conteúdo com frequência

Um dos erros mais comuns de blogueiros é começar o blog com uma frequência intensa de conteúdo e, aos poucos, ir desmotivando ao ponto de deixar o blog parado. Tanto o Google quanto seus leitores valorizam conteúdo regular, desde que a qualidade dele também seja mantida.

Qual a frequência ideal? Pelo menos um post longo (entre 2 e 3 mil palavras) e de qualidade por semana. Menos do que isso, dificilmente se alcançaria bons resultados nos buscadores. Logo, organize a sua semana para produzir posts da melhor forma possível.

Recomendamos, pelo menos uma vez por mês, separar as ideias de conteúdo para os posts futuros e escrever todos os dias com meta de palavras. Por exemplo, digamos que o objetivo seja escrever um artigo de 3 mil palavras por semana. Se for escrever de segunda a sexta, basta dividir a quantidade de palavras pela quantidade de dias. Ficando assim uma meta confortável de 600 palavras por dia.

Ao organizar essa rotina, se garante uma produção de conteúdo com frequência e sem bloqueio criativo, impedindo que seu blog seja abandonado e penalizado pelo Google por conta disso.

5. Um blogueiro profissional aprende constantemente sobre SEO

SEO para blogueiro profissional

Falando em Google, além de escrever conteúdos de extrema qualidade para os visitantes do seu site, é necessário agradar também o gigante das buscas. Portanto, é mais do que essencial aprender sobre SEO, que é a sigla para Search Engine Optimization, otimização para mecanismos de busca em português.

SEO, em resumo, é um conjunto de técnicas e estratégias para fazer com que os seus posts estejam na primeira página quando um termo específico por pesquisado.

Por exemplo, digamos que você possui um blog sobre viagens e deseja que, quando um usuário digitar “quais os principais pontos turísticos do nordeste” o seu post sobre “pontos turísticos do nordeste” apareça. Sendo assim, além de escrever o conteúdo normalmente, se utilizaria essas técnicas para chamar a atenção do Google.

Que técnicas são essas? Listaremos algumas abaixo, mas deixamos claro que é apenas a ponta do iceberg.

  • Instalar plugins como o Yoast SEO ou All in One SEO Pack para WordPress.
  • Inserir tag alt das imagens correspondente com a palavra chave do conteúdo.
  • Colocar a palavra-chave mais a esquerda possível do título.
  • Tamanho relativamente extenso do conteúdo.
  • Repetição da palavra-chave de forma não artificial.
  • Escrever subtópicos pesquisáveis pelos usuários dos buscadores.

6. Um blogueiro de sucesso delega funções

Chega um momento em sua vida profissional como blogueiro, em que é impossível tomar conta de tudo, principalmente quando envolve vendas, produção de conteúdo e resposta a comentários nas redes sociais.

Como todo projeto escalável o crescimento de um blog precisa de planejamento para delegação de funções, principalmente as focadas em:

  • Produção de conteúdo para blog: um escritor (ghostwriter) com conhecimento em edição de imagens e SEO.
  • Produção de conteúdo para redes sociais: um social media, capaz de produzir conteúdo, responder comentários e directs, bem como analisar métricas e propor estratégias de crescimento.
  • Tráfego: um gestor de tráfego, com a função de otimizar as campanhas de forma a oferecer o maior resultado pelo menor custo possível.
  • Contabilidade: um contador ou equipe de contabilidade para lidar com emissão de notas fiscais e regularização com o governo, evitando assim o alto custo de impostos.

Claro que, enquanto seu blog for pequeno, se acaba tomando conta de todas essas funções sozinho. Mas delegá-las, pode te ajudar a manter sua vida estável além da parte profissional, te dando a possibilidade de expandir mais ainda seu blog como negócio. É justamente o que falaremos no próximo tópico.

7. Um blogueiro profissional reinveste no seu blog

Quando começar a ganhar dinheiro com seu blog, separe uma parte do valor para pró-labore (o seu “salário” como blogueiro) e outra parte do valor para reinvestimento no blog. Dessa forma, se garante um caixa para lidar com possíveis custos ou futuros investimentos.

O recomendável é ter 30% do valor como pró-labore e 70% como valor de caixa do blog. Mas pode estipular 50% para cada.

Principalmente para blogueiros que não estão acostumados a serem empreendedores, essa estratégia pode parecer injusta, já que teoricamente não se usufrui dos lucros do seu trabalho. Entretanto, essa é uma prática comum no meio corporativo, porque se garante um valor suficiente para manter o negócio “rodando”.

Bônus: Blogueiro de elite utiliza uma hospedagem de qualidade

Provedores de hospedagem são como casas para seu site. Ter uma casa bagunçada e com "má qualidade" afasta imediatamente visitantes. Por isso, o ideal é investir em uma hospedagem de alta qualidade.

Qual hospedagem escolher? A Hostinger! Ela possui planos a partir de R$ 6,99 e garantia de 30 dias. Caso não goste, por qualquer motivo, em até um mês, todo o seu dinheiro é devolvido integralmente (sem perguntas inconvenientes).

Além do mais, com os planos de alta performance da Hostinger, se tem acesso a:

  • Cupom de desconto exclusivo.
  • Certificado SSL Ilimitado Grátis.
  • Domínio grátis por um ano.

Assine o plano da Hostinger com desconto.

Conclusão

Acredite, todos esses passos são seguidos por praticamente todos aqueles se tornaram um blogueiro profissional em sua caminhada na produção de conteúdo. Por isso, verifique em qual estágio se encontra e aplique as dicas necessárias para seu crescimento.

É importante destacar que cada nicho possui suas peculiaridades e pode ser que uma adaptação ou outra seja feita.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido esclarecedor. Qualquer dúvida, fique a vontade para entrar em contato pela seção de comentários. Um forte abraço! E até o próximo conteúdo.

Deixe um comentário