Como ganhar dinheiro com blogs

Veja dicas para ganhar dinheiro com blogs em 2022 e saiba os erros que você não pode cometer na hora de ganhar dinheiro na internet.

Os blogs são uma excelente forma de compartilhar conhecimento, interesses, experiências, informações e ideias, mas você sabia que eles também podem se tornar uma excelente fonte de receita? 

Atualmente, milhares de pessoas ganham dinheiro através dos blogs, seja como renda extra ou principal. O que muita gente ainda tem dúvida é do que deve ser feito para se ganhar dinheiro com blogs

Ou seja, qual o caminho ou estratégia necessária para transformar blogs em empreendimentos digitais. Na realidade, é importante dizer que existem diversas maneiras de gerar receita com blogs. E não é apenas com anúncios, como é comum se pensar.  

Sendo assim, separamos 8 dicas importantes de como monetizar e fazer com que o seu blog se torne um negócio de sucesso! Confira abaixo e não perca mais tempo!

8 maneiras de ganhar dinheiro com blogs

Antes de falarmos sobre as 8 maneiras diferentes de ganhar dinheiro com blogs, é relevante destacar que é necessário paciência e determinação. Não se esqueça que conteúdo frequente, de qualidade e otimizado são essenciais, assim como a escolha de um nicho de mercado.

Também é importante, planejamento de conteúdo e design atraente. Esses são alguns dos itens totalmente indispensáveis para que um blog possa se tornar monetizado. 

Abaixo, vamos te contar mais detalhes sobre 8 maneiras diferentes de ganhar dinheiro com blogs. Leia com atenção e comece já a rentabilizar o seu blog!

1. Venda de produtos digitais 

A venda de produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, é uma maneira bastante utilizada para a monetização de um blog. Neste caso, é muito importante que os produtos façam parte de um nicho de mercado, podendo ser de marcas variadas. 

A escolha pode ser tanto pela venda de produtos próprios ou dos disponíveis em programas de afiliados. Como exemplos de infoprodutos podemos citar: ebooks, cursos, podcasts, videoaulas, audiobooks, vídeos tutoriais, programa de mentoria online, entre outros.

2. Conteúdo premium por assinatura

O conteúdo por assinatura também é outra maneira interessante de ganhar dinheiro com blogs. Neste caso, os conteúdos chamados de “premium” devem ser muito atrativos e ficar disponíveis apenas para quem pagar por eles, seja de forma pontual ou através de um plano de assinatura. 

Na maioria das vezes, parte do conteúdo é oferecido de forma gratuita, com o objetivo de atrair visitantes e de convencê-los de que se trata de um material que vale a pena o investimento. 

3. Branded Content 

Quando falamos em “Branded Content” estamos nos referindo a um conteúdo de qualidade e que tem como objetivo promover uma marca para o seu público-alvo, seja de forma direta ou indireta. Esse tipo de conteúdo publicado é pago pelas marcas, podendo ser produzido por criadores de conteúdo do blog ou pela própria marca. 

Uma das grandes vantagens do “Branded Content” em relação aos anúncios é que esse tipo de conteúdo ajuda a divulgar a marca, mas também a associá-la com informações relevantes e que possuem valor para o potencial cliente. Já os anúncios, apesar de também serem uma estratégia de monetização eficiente, acabam sendo ignorados com mais facilidade e frequência.  

4. Google Adsense

Os anúncios são uma ótima maneira de ganhar dinheiro com blog, como mencionamos anteriormente. E uma das ferramentas mais utilizadas para esse objetivo é o Google Adsense. 

Trata-se de um programa de custo por clique e uma das alternativas mais interessantes para ganhar dinheiro com anúncios, já que é o próprio Google que se responsabiliza pelos anúncios exibidos e por todo o processo de pagamento. 

Um dos pontos positivos é o fato de ser fácil usar o Google Adsense, além de ser possível que se faça a personalização dos tipos de anúncios que mais tem haver com o nicho do seu blog. 

5. Divulgação de uma marca 

Outra boa opção para ganhar dinheiro com blogs é usá-lo como meio de divulgação de uma marca, que é o que fazem os blogs corporativos. O conteúdo desse tipo de blog terá como objetivo criar valor e um relacionamento com os visitantes, que são potenciais clientes e que poderão se tornar compradores. 

6. Marketing pessoal 

O blog também é uma ferramenta poderosa de marketing pessoal, podendo servir como uma vitrine do seu trabalho, o que pode ajudar no aumento da sua receita como profissional, independentemente da sua profissão e nicho de atuação. Em outras palavras, o blog pode se tornar um cartão de visitas do seu trabalho.

É possível, por exemplo, que as empresas convidem profissionais para empregos depois de observarem as suas qualificações e amostras de trabalho em um blog ou que aconteçam convites para apresentar palestras em sua área de atuação. 

Também vale dizer que quando um blog funciona como marketing de conteúdo, podem haver pedidos de consultorias para empresas ou pessoas que estejam interessadas nos conhecimentos e experiências compartilhados. 

A venda de consultoria geralmente é feita nos blogs por meio de botões localizados em pontos estratégicos e que convidam para a solicitação de mais informações e orçamento a respeito de consultoria. Já em relação ao preço, ele deve ser compatível com o seu nível de autoridade no blog

7. Concursos e sorteios 

Concursos e sorteios também são maneiras de monetizar o blog, mas que geram bastante dúvida de como isso pode ser feito. Uma das maneiras mais comuns de monetizar blogs com concursos e sorteios é incluindo um link de afiliado com um desconto totalmente exclusivo para os participantes do sorteio ou concurso

Desta maneira, por mais que o concurso ou sorteio gere um investimento inicial, eles também podem ajudar de forma significativa na venda de determinados produtos. Também é interessante, após o anúncio do ganhador do concurso ou sorteio, disponibilizar uma promoção no blog para quem não foi sorteado, podendo gerar assim receita. 

8. Financiamento coletivo

Existem diversos blogs que utilizam da estratégia de contribuições financeiras através de financiamento coletivo, mas atenção: todas as campanhas realizadas com a finalidade de obter financiamento devem ser transparentes e honestas.

É necessário entender que o conteúdo do blog precisa ter valor e ser disponibilizado de forma gratuita, é como se os clientes estivessem agradecendo pelos conhecimentos e as informações ricas que são publicadas. 

Grande parte dos blogs que são monetizados por meio de financiamento coletivo abordam assuntos relacionados a causas sociais. 

Para ganhar dinheiro com blogs é necessário dedicação

Agora que você já sabe que realmente é possível ganhar dinheiro com blogs e como fazer isso, é muito importante que saiba, também, que dedicação e paciência são duas características fundamentais para que esse tipo de monetização dê certo. 

Monetizar e viver de blog exige bastante trabalho, trata-se de um segmento competitivo e que a dedicação é essencial para que haja destaque e reconhecimento, como acontece em todas as áreas profissionais. 

Para concluir, saiba que planejamento é essencial e ter os seus objetivos claros é algo muito relevante para criar um blog que seja rentável. Agora, você pode começar a se planejar sobre as estratégias de monetização mencionadas neste artigo e ver as que mais têm a ver com o seu blog.

Saiba que não é preciso escolher entre uma ou outra, pois através de um bom planejamento é possível que elas se complementem e gerem boas receitas através de uma experiência de conteúdo única e valiosa para os visitantes.

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Ótima hospedagem por EXCELENTE preço.

-80