Como aumentar o número de visitantes do seu blog (7 estratégias testadas e validadas)

Aumentar o número de visitantes do seu blog deve ser a prioridade máxima quando se trata da criação de conteúdo digital. Afinal de contas, sem usuários para ler seus artigos, é pouco produtivo se dedicar a qualquer outra tarefa.

No entanto, como aumentar o número de visitantes de uma forma orgânica sem ter que recorrer a investir rios de dinheiro em tráfego pago, influenciadores ou outras estratégias de marketing que envolvam investimento financeiro?

Felizmente, a resposta é mais simples do que parece. Há, claro, todo um trabalho que deve ser feito, mas após a leitura desse conteúdo, perceberá como se trata de investir nas estratégias corretas e aguardar os resultados acontecerem.

Por isso, fica o conselho: leia atentamente cada um dos pontos destacados aqui. Cada item tem um valor imensurável para o desenvolvimento do seu blog e para o crescimento do tráfego dele.

Como o Google traz visitantes ao seu blog

O Google é um grande indexador de sites. Ele avalia quais os melhores resultados (no critério dele) para oferecer ao usuário que realiza a pesquisa. Antigamente, o critério era: "a página tem que falar exatamente sobre o termo pesquisado".

Logo, se alguém digitasse: "comprar caixa d'agua" e houvesse um site chamado comprarcaixadagua.com.br, ele apareceria em primeiro lugar nas buscas.

como o google pode aumentar o número de visitantes do seu blog

Parece algo lógico e que faz sentido, certo? Porque se um site tem esse endereço, com certeza responderia a dúvida ou a solicitação do buscador.

Entretanto, como a tecnologia evoluiu e também muitas pessoas começaram a abusar de práticas consideradas hoje como black hat (estratégias de SEO usadas para manipular o algoritmo), a Google resolveu implementar mais ainda seu sistema de pesquisa.

Hoje, de forma simples, o Google avalia as métricas da página em conjunto com o contexto do conteúdo. Ele já não te gera o resultado exato da sua busca, mas o resultado que ele avalia que vai solucionar o seu problema.

Como isso é feito? Através de comparativos entre as páginas. Por exemplo, vamos fingir que existem dois sites: o site de João e o site de Maria e ambos falam sobre investimentos financeiros.

Se o usuário passar mais tempo no site de Maria, navegar por outras páginas através da busca e não acessar outros sites do mesmo tipo, o Google entende que o site de Maria é melhor e o prioriza nas buscas.

Então, o jogo atual é mais o de "ter um melhor site que meu concorrente" do que utilizar técnicas de SEO. Claro, SEO ajuda, mas não funciona como mágica. Algumas pessoas ainda acreditam que basta seguir plugins como Yoast SEO para estar imediatamente na primeira página.

Com tudo isso em mente, vamos ao passo a passo para aumentar o tráfego das suas páginas. Preste muita atenção em cada item e o otimize ao máximo. Acredite, isso fará muita diferença.

O passo a passo para aumentar as visitas do seu blog

Veja o passo a passo para aumentar o número de visitantes do log

1. Acelere a velocidade de carregamento do blog

Em um estudo feito pela Kiss Metrics, foi reafirmado o quanto a velocidade de carregamento de uma página é um fator essencial para ranqueamento nos mecanismos de busca. O estudo chegou à conclusão de que:

  •  48% das pessoas esperam e desejam que as páginas dos sites que acessam carreguem em até 2 segundos
  •  Metade dos visitantes vão embora se o site demorar mais de 3 segundos para carregar.
  • 1 segundo de atraso na resposta da página pode te fazer perder 7% nas conversões.
acelerar o site para aumentar o número de visitantes pelo Google

Com esses dados, resta a pergunta: o seu site carrega em apenas 2 segundos? Provavelmente não. Afinal de contas, sites aqui no Brasil (e muitos no exterior) são pouco otimizados devido ao grande número de conteúdo, imagens e scripts.

Quando se trata do WordPress, embora existam plugins relevantes nesse quesito, é difícil medir a velocidade real de carregamento da página devido aos servidores compartilhados, em que a hospedagem do site de outra pessoa pode afetar a sua.

Além também de cada página ser diferente devido a quantidade de conteúdo. Um artigo de 1000 palavras, por exemplo, tende a carregar mais rápido que um artigo de 5000. Seja por artigos mais longos usarem mais imagens ou pela própria capacidade de processamento do navegador que pode atrasar as requisições.

O que fazer então? O seu máximo. Qual é o máximo que consegue fazer para aumentar a velocidade de carregamento do seu blog? Faça isso. Algumas sugestões abaixo:

  1. Baixe e instale um plugin de cache: os mais conhecidos são WP Fastest Cache, W3 Total Cache ou WP Rocket.
  2. Baixe e instale um plugin que otimiza as imagens do seu blog, como o Smush – Lazy Load Images, Optimize & Compress Images.
  3. Utilize uma CDN, como a Cloudflare.
  4. Delete as sessões desnecessárias do seu site.
  5. Exclua os plugins não utilizados.

2. Escreva conteúdos pesquisáveis

Todos os artigos que escrever devem ser pesquisáveis no Google. Isso significa que precisa produzir um conteúdo que pessoas realmente pesquisam por ele. Por exemplo, eu tenho certeza que um grande número de usuários pesquisa diariamente os termos: "como aumentar as visitas do meu blog", "como aumentar o tráfego do meu blog" ou "como fazer o meu blog ser mais visto".

Esse tipo de conteúdo nos dá a ideia necessária do que falar. Logo, todas as vezes que entrar no Gutenberg (editor padrão do WordPress), se pergunte: as pessoas realmente pesquisam isso que estou escrevendo?

Uma boa forma de entender isso é utilizar a pergunta "como" ou "qual" no início dos seus posts. Por exemplo:

Além do mais, é possível utilizar o próprio Google para isso. Por exemplo, se você escreve conteúdos de copywriting, pode pesquisar no Google o termo e receber sugestões. Assim, se sabe os assuntos mais pesquisados e pode encontrar maneiras de aumentar o número de visitantes através de artigos específicos.

pesquisa: o que é copywriting no Google

Seguindo o exemplo acima, é possível escrever conteúdos como:

  • O que é copywriting: aprenda a usar a escrita para ganhar dinheiro.
  • 27 exemplos de copywriting para você aplicar no seu negócio.
  • Vagas de copywriting: como está o mercado mais aquecido atualmente.
  • Curso gratuito de copywriting: acesse agora
  • Copys prontas para você acelerar a produção de artigos persuasivos
  • Os melhores livros de copywriting.

Dessa forma, já teria seis novos conteúdos pesquisáveis garantidos.

Outra maneira de encontrar esses termos que usuários pesquisam regularmente é realizar a pesquisa e verificar as pesquisas relacionadas.

pesquisas relacionadas

Assim, se utiliza o próprio Google para saber qual termo utilizar como palavra chave dos posts. Isso gera mais tráfego porque começará a entrar na concorrência para a primeira página.

3. Produza conteúdos mais profundos

Sejamos sinceros, eu poderia resumir esse post até agora da seguinte maneira:

  • 1. Acelere seu site.
  • 2. Escreva conteúdos que sua audiência deseja.
  • 3. Escreva conteúdos maiores...

Porém, o Google desvaloriza páginas que não possuem profundidade. Claro que isso não significa que é necessário "encher linguiça" e "enrolar o usuário". Longe disso.

conteúdos mais profundos

Ofereça respostas completas para a pesquisa dos seus visitantes, mas ao mesmo tempo dê respostas longas que garantam um bom tempo de leitura no decorrer da página.

Lembrando que para SEO, a quantidade de tempo que o usuário passa na página influencia como o seu site estará nas buscas. Logo, um texto maior faz com que o usuário role a página e interaja com seu conteúdo de forma relevante.

Entretanto, aprender a diferenciar "oferecer respostas completas" de "escrever por escrever" é um desafio muito grande. Nossa dica para isso é: escreva abertamente o quanto quiser, mas na etapa de edição remova (sem desculpas) tudo aquilo que for desnecessário do texto.

Como aumentar o tamanho dos seus conteúdos sem enrolar o usuário

A melhor maneira de aumentar a extensão dos seus textos é dividi-lo em tópicos. Existe um efeito na mente das pessoas em que elas "descansam" cada vez que um novo tópico é trabalhado no texto.

É por isso também que usamos imagens nos artigos a cada dois ou três tópicos. Para fazer com que a mente do leitor descanse de todo o conteúdo por um tempo.

4. Escolha títulos mais interessantes

Não adianta escrever o melhor conteúdo do mundo, se o título não passa essa impressão para o leitor. Dessa forma, todo o seu esforço em escrevê-lo pode ter sido inútil.

Para evitar que isso aconteça, é essencial que se dedique um tempo exclusivo para pensar em como chamar a atenção das pessoas. Existem algumas dicas que podem te ajudar nessa missão.

títulos interessantes para aumentar o número de visitantes de um blog

Use palavras fortes

Palavras de forte sentido são aquelas que expressam em poucas letras sentidos mais profundos. Por exemplo, ao invés de escrever: "10 temas gratuitos para WordPress", escreva "10 temas fascinantes e gratuitos para WordPress".

A palavra "fascinante" valoriza o seu título tornando-o mais persuasivo. Algumas palavras fortes para se inspirar são:

Impressionante, mentira, comprovado, revelado, exclusivo, premiado, assustador, poderoso, desbloqueie, gigante, lucratividade, poder...

Para encontrar mais palavras como essas, o ideal é se inspirar em outros títulos que te chamaram a atenção.

Aproveite o poder dos parênteses

Os parênteses possuem o poder de atribuir um sentido maior na mente das pessoas. Por exemplo, o título: "32 dicas simples e práticas para ser mais produtivo" pode ser destacado se escrevermos da seguinte maneira: "32 dicas (simples e práticas) para ser mais produtivo".

Percebe como os parênteses dão mais evidência aos adjetivos? É possível usar o mesmo recurso para atribuir novas ideias no final de cada título.

Por exemplo, para aumentar o número de visitantes do seu blog, ao invés de usar o título: "10 dicas para economizar no final do mês", pode inserir uma nova ideia no final dizendo: "10 dicas para economizar no final do mês (mesmo recebendo um salário mínimo)".

5. Escreva para pessoas e não para robôs

Alguns blogueiros cometem o erro de escrever pensando 100% no Google. Seja focando na repetição de palavras-chave ou nas alt tags perfeitas para cada foto. A verdade é que embora essa estratégia tenha sido válida no passado, atualmente o foco deve ser totalmente no seu público-alvo.

Isso acontece porque não é o Google sozinho que define a posição que sua página ficará nas buscas. É o comportamento do usuário que acessa a sua página que define isso.

Se o seu visitante gostar do seu conteúdo, ele vai passar mais tempo na sua página e vai interagir mais com seu site. Tudo isso serve de indicativo para o Google subir o ranqueamento do seu blog.

Então na próxima vez que quiser utilizar uma analogia ou contar uma história pessoal, faça isso. A conexão com o leitor é o maior fator de SEO dentre todos. Mas isso só acontece quando se percebe a intenção da pesquisa (já falamos sobre isso) e sobre como ligar a resposta que o usuário deseja até ele.

No entanto, escrever para pessoas não significa ignorar as regras de SEO por completo. Baixe o Yoast SEO e siga as instruções dele. De preferência, deixe verde todas as bolinhas do checklist de post. Plugins como esse te indicam o que pode ser melhorado.

análise de SEO

O problema não é otimizar seu texto para o Google. É escrever pensando no algoritmo, ao invés do usuário. Essa simples mudança de mentalidade pode fazer muita diferença nos seus resultados.

6. Diminua a taxa de rejeição

A taxa de rejeição de um blog é o cálculo de quantas pessoas saem imediatamente de determinada página sem interagir com o conteúdo.

Para o Google, se alguém encontra o seu site, passa pouco tempo na página e vai embora, isso é um sinal de que seu blog não é um bom resultado.

Por causa disso, é essencial buscar estratégias para os visitantes interagirem com sua página e acessar outros conteúdos seus. Algumas dicas simples podem te ajudar com isso.

Sempre insira links internos

Links internos são links que referenciam outros conteúdos do seu blog. Se, por exemplo, escrever uma receita de salada, pode também indicar um assunto de como preservar melhor o alface. Tudo isso fortalece o contexto que seu conteúdo apresenta para os mecanismos de busca.

É por isso que no final de cada artigo investimos alguns bons minutos para verificar os posts anteriores e ver se eles tem conexão com o post atual, de forma a conectá-los.

Apenas tome cuidado para não "forçar" essa conexão e acabar não dando o contexto necessário que um link precisa ter. Caso contrário, essa estratégia vai mais atrapalhar que ajudar.

Evite o uso excessivo de pop-ups

Ter um pop-up ou outro no blog não é um problema. O problema é quando o número exagerado de notificações ou outros recursos visuais fazem com que o visitante abandone a página de uma vez por todas.

Eu sei que a ideia é dar visibilidade a algum produto seu, a algum recurso interessante ou até mesmo a fazer com que o usuário interaja mais.

No entanto, forçar essa interação pode fazer ele abandonar a página e deixar seu site mal visto para o Google. Logo, escolha apenas um elemento de destaque além do conteúdo.

Aqui, por exemplo, usamos um pop-up vez ou outra. Ele serve de indicação para a Hostinger, a melhor empresa de hospedagem do Brasil atualmente. Acreditamos que ela pode dar toda a performance que seu site precisa para aumentar o número de visitantes.

Porém, se tivéssemos dois ou mais pop-ups, pedidos de notificações ou até mesmo caixa de capturas de e-mail, isso sobrecarregaria a atenção do leitor, ao ponto dele sair da página, afetando a taxa de rejeição do blog.

Cumpra aquilo que seu título promete

Uma causa comum do aumento da taxa de rejeição é o artigo não tratar de forma sincera aquilo que o conteúdo recomenda. Por exemplo, quando se diz: "10 estratégias revolucionárias para ganhar dinheiro pela internet", mas na verdade não tem nada de revolucionário no conteúdo.

Logo, para evitar que isso aconteça, uma boa estratégia é definir o título apenas depois que todo o post foi escrito. Porque, com o conteúdo em mente, se consegue pensar em um título que abrange o tema do artigo de forma correta.

Uma boa forma de escrever ótimos posts é acessar o nosso manual como escrever um post perfeito.

7. Use as redes sociais de forma a converter seguidores em leitores

A maioria dos blogueiros atualmente utiliza as redes sociais seguindo o que outros blogueiros já fazem. Normalmente, apostam em "dicas rápidas" ou "reels engraçadinhos" para crescer a métrica de seguidores.

Todas essas estratégias são válidas. Mas se seu objetivo é aumentar o número de visitantes do seu blog, é necessário fazer isso de forma a pensar exclusivamente na conversão do seguidor das redes sociais em visitante.

redes sociais

Como fazer isso? Inserindo chamadas para ação afirmando que existe um conteúdo completo sobre o tema. Por exemplo, se fez um post no Instagram divulgando "Erros que todo perfil médico comete no Instagram". É válido, no final do post divulgar um artigo seu sobre "O segredo para um marketing médico de sucesso".

Assim, o Instagram serve de filtro para indicar os seguidores corretos para se tornarem leitores do seu conteúdo. Assim, mais visitantes alcançam o seu blog e o conteúdo além das "dicas básicas das redes sociais".

Já falamos aqui também 10 dicas (secretas) para divulgar seu blog. Vale a pena dar uma olhada.

Conclusão: como aumentar o número de visitantes do seu blog

Nesse artigo, mostramos 7 estratégias testadas e aprovadas para aumentar o número de visitantes do seu blog. Cada um desses métodos é adotado pela nossa equipe nos mais diversos sites que temos.

Com isso, podemos afirmar com toda a certeza que funcionam e que geram resultados surpreendentes, desde que se faça isso com calma e focando no médio e longo prazo.

Espero que todo esse material tenha te ajudado a entender todo o mecanismo por trás de aumentar o número de visitantes. Qualquer dúvida, sinta-se livre para perguntar nos comentários.

Deixe um comentário