10 dicas (secretas) para divulgar o seu blog

Divulgar seu blog nem sempre é uma tarefa fácil, certo? Errado! Vou te mostrar como divulgar ele da maneira correta.

Esta, infelizmente, é a rotina de um blogueiro amador:

Ele acorda decidido a criar novos conteúdos, publica o melhor post que consegue e divulga seu blog na maior quantidade de sites e redes sociais diferentes.

Qual o resultado? Quase nenhuma visita.

Nessa situação, ele olha as métricas do Google Analytics e se sente frustrado.

Isso acontece porque a maioria dos blogueiros não entende as bases do marketing de conteúdo.

Sem essas bases, quando você decide divulgar seu blog...

  • Parece que está pedindo esmola.
  • Parece que as pessoas estão fazendo um favor quando acessam seu conteúdo.
  • Parece que ninguém se interessa pelo que você escreve, a não ser que você as "force" a fazer isso.

Se sentir assim é horrível, não é mesmo? Você até mesmo pensa se vale a pena ter um blog.

Felizmente, entendendo como o marketing de conteúdo funciona, você aprende a divulgar seu blog da maneira certa.

É o que vou te mostrar agora mesmo.

Com as 10 dicas abaixo, tenho certeza que você terá: mais visitantes, mais compartilhamentos e, consequentemente, mais sucesso com seu blog.

1. Crie uma lista de e-mails e abuse do storytelling

Ter uma lista de e-mails é uma das estratégias essenciais quando se trata de marketing de conteúdo. Com ela, você pode ter 2000, 5000 ou 10000 leitores esperando você avisá-los de cada novo artigo seu (sem dúvida, é um dos melhores métodos para divulgar seu blog).

Imagine só que maravilha: Você termina o seu artigo, divulga ele na sua lista de e-mails e 12 horas depois, seu blog teve um pico de 3000 visitantes.

Parece um sonho, certo?

Mas me deixe ser sincero contigo. Não é porque você tem uma lista de 3000 e-mails, que é só falar "Ei, leia meu novo post" que as pessoas vão se importar com isso.

É preciso, além de construir a lista de e-mails, usar storytelling para atrair a atenção das pessoas.

O que é storytelling

Storytelling é a arte de contar histórias envolventes que mexem com o lado emocional das pessoas. Essa técnica publicitária ajuda, principalmente, a criar identificação com o público.

Se de feita de maneira honesta e bem pensada, é capaz de gerar fortes emoções na sua audiência e aumentar seu número de visitantes pouco a pouco.

Um exemplo muito simples de storytelling foi o fato de eu ter começado esse post contando "a rotina de um blogueiro amador".

Se você tiver se identificado, mesmo que um pouco, com a história contada, provavelmente está lendo essa linha graças a introdução que te despertou interesse.

Mas como usar isso em e-mails? Vou te mostrar logo abaixo.

Exemplo prático de storytelling em e-mails

Digamos que você tem um blog sobre veterinária e deseja falar sobre uma doença rara em cachorros.

No título do e-mail você coloca: "Doença x, como ela afeta os cachorros".

Embora o título expresse bem o que o post quer dizer, chame a atenção da pessoa de forma íntima, dando a sua visão pessoal sobre o assunto, contando a história de como você descobriu essa doença, se já teve uma experiência prática com ela ou qual seria sua postura se a encontrasse.

Exemplo:

  • "Eu nunca na minha vida como veterinário, imaginaria encontrar uma doença tão perigosa assim".
  • "Dificilmente eu conseguiria salvar um cachorro com essa doença".
  • "A descoberta de uma doença canina que realmente me deixou preocupado".

Nesses títulos, tente criar uma relação com o leitor, dessa forma se torna praticamente impossível não clicar (desde que o assunto seja do interesse dele).

Gradualmente, conforme sua lista de e-mails cresce, você adquire a prática de usar storytelling e divulga seu blog da melhor maneira possível.

O que pode te ajudar nessa missão é refletir:

  • Que experiência prática eu já tive com o assunto do meu post?
  • Qual o meu ponto de vista pessoal sobre isso?
  • Como eu posso falar sobre esse assunto a partir do meu ponto de vista?

Embora simples, esses pontos podem te ajudar muito.

2. Crie chamadas para ação em posts de redes sociais

Se você quer divulgar seu blog nas redes sociais, use chamadas para ação (as famosas call to action).

Que ganchos são esses?

Para explicá-los, você precisa entender a analogia trailler/filme.

Você concorda que a função principal de um trailler é te dar o mínimo de conteúdo possível para gerar expectativa sobre o um filme, certo?

O trailler não pode entregar demais, senão as pessoas já saberão toda a história do filme.

E não pode entregar de menos, senão ele não deixará as pessoas com expectativas de saber o que acontece.

Onde eu quero chegar com toda essa conversa?

Os seus posts de redes sociais devem ser como traillers para os artigos do seu blog).

E é aí que entram as chamadas para ação.

Vamos a um exemplo prático.

Digamos que você tem um blog sobre beleza feminina (eu vou usar exemplos de vários nichos diferentes no decorrer desse artigo) e quer divulgar o seu post sobre a importância da combinação de cores na criação de um conjunto de roupas.

Você pode criar um carrossel no Instagram mostrando "5 combinações de cores interessantes para se usar" e no final do carrossel (na última imagem) colocar: "Quer saber como ir além dessas 5 combinações e combinar qualquer peça de roupa em poucos segundos? Veja o artigo publicado hoje no blog".

Dessa forma, você usou a publicação do Instagram como trailler para o seu post de blog.

Dica: além disso, publique o mesmo texto em um story, fazendo com que a curiosidade seja plantada na mente da sua audiência.

3. Faça amizade com blogueiros do mesmo nicho

Uma das formas mais orgânicas de divulgar seu blog é criar parcerias com outros blogueiros.

Dessa forma, um acaba citando o outro (ou linkando o blog do outro) e todos crescem juntos dessa maneira.

Mas é pouco efetivo mandar um e-mail ou comentar em um post dizendo: "Gostei do seu conteúdo! Dá uma olhada no meu". É interessante gerar essa amizade de forma proativa. Em outras palavras, você tomar atitudes sem pedir nada em troca.

Um blogueiro do seu nicho fez um post novo? Comente, diga algo pessoal ao seu respeito, mostre seu ponto de vista.

Um blogueiro do seu nicho postou uma foto no Instagram? Comente também, expanda o assunto, mostre a sua visão como profissional da área.

Um blogueiro do seu nicho comentou algo no seu blog, dê visibilidade a ele. O responda e publique o print no Instagram (marcando o perfil dele, se você souber o @).

Uma boa estratégia também é se apresentar no direct do Instagram de forma a deixar subentendido o desejo de realizar parcerias.

Mensagem recomendada de como entrar em contato com outros blogueiros no Instagram

"Opa, tudo bem? Meu nome é [seu nome]. Eu sou o criador do [nome do seu blog] e vi que você também tem o [nome do blog da pessoa]. Gosto muito do seu trabalho e já venho acompanhando faz um tempo. Qualquer coisa, é só dar um oi, tenho certeza que temos muito o que contribuir com o [nicho/público]".

Exemplo prático (e com dados fictícios)

"Opa, tudo bem? Meu nome é Carlos. Eu sou o criador do Marketing Digital para Advogados e vi que você também tem o Manual do Direito. Gosto muito do seu trabalho e já venho acompanhando faz um tempo. Qualque coisa, é só dar um oi, tenho certeza que temos muito o que contribuir com os novos advogados do mercado."

No pior dos casos, se ele não permitir aproximação, você mostrou também ter conhecimento na área para a audiência dele. É uma estratégia que muitas pessoas usam para ganhar mais seguidores no Instagram, por exemplo.

4. Transforme seus artigos em podcast

Através do Anchor, você consegue transformar qualquer arquivo de áudio em um episódio de Podcast. O melhor de tudo é que você não precisa de uma qualidade absurda de som para isso.

Por exemplo, o próprio Anchor te dá a possibilidade de gravar um episódio inteiro usando apenas o microfone do seu smartphone.

Para gravar esses episódios, se grave lendo seus posts e envie o arquivo de áudio para as plataformas como Spotify e Deezer (o Anchor faz isso de graça).

Sendo que, no início de cada episódio, você pode afirmar haver uma versão escrita no seu blog. Como muitos ouvintes adoram separar partes especiais e acessar o conteúdo com mais velocidade, com certeza iriam até o seu blog e leriam o artigo.

O mesmo pode ser feito, se você preferir, no Youtube. Uma imagem de fundo e um áudio narrado pode ser o suficiente para alcançar uma audiência mínima viável.

Escritores como o Mark Manson fizeram isso durante muitos anos para divulgar seus posts de blog (exemplo em inglês).

5. Invista em tráfego pago

Se você quiser resultados mais rápidos, investir em tráfego pago pode ser uma opção poderosa.

No entanto, só recomendo isso em três situações:

  • Quando você quer aprender a como investir em tráfego pago.
  • Ou quando você já vende algo no seu blog e pode transformar esses visitantes em clientes.
  • Ou quando usa o seu blog para capturar leads, seja para uma lista de e-mails ou grupos em aplicativos como Telegram e WhatsApp.

Por que apenas nessas três circunstâncias? Porque investir para ganhar visitantes, sem a possibilidade de ganhar dinheiro de volta, pode ser perigoso.

Dentre as plataformas de tráfego pago, o Google Adwords e o Facebook ADS podem te ajudar bastante. Embora exijam um pouco de conhecimento técnico.

O Facebook ADS, na minha opinião, é mais fácil. Poucos tutoriais no Youtube já te dão o norte necessário para investir seu primeiro valor em tráfego pago.

6. Participe de grupos no Facebook

Muitas pessoas desconhecem o poder dos grupos no Facebook. Neles, existem milhares de pessoas com dúvidas sobre o seu nicho e você pode aproveitar isso para divulgar o seu blog.

Entretanto, não adianta você jogar seu link em grupos aleatórios e esperar receber uma quantidade massiva de visitas. É essencial que você só publique o link do seu blog, ou de posts seus, quando eles servem exatamente para solucionar o problema de um usuário.

Por exemplo, digamos que você faz parte do nicho de renda online e uma pessoa pergunta: "ainda vale a pena investir em criptomoedas?". Se você tiver um post sobre o assunto, elabore sua resposta e no final dela coloque o link do seu post.

Por exemplo:

"Olha... depende muito. Depende da criptomoeda, do histórico dela e se você tem condições de patrocionar o início da sua entrada nesse mercado. Nesse artigo aqui (link do artigo) eu explico direitinho o que você precisa saber. Mas se sinta a vontade para me responder aqui também".

Com isso, não só essa pessoa, mas outras com as mesmas dúvidas vão participar da postagem e gerar visitantes para seu blog.

Esse é um trabalho diário, visto que cada dia novas dúvidas surgem sobre o seu nicho.

O mais interessante, quando se trata da interação em grupos, é você ser visto aos poucos como uma autoridade no assunto. Para isso, participe ativamente dele. Caso não viole nenhuma regra e nem crie inimizades, seu blog só tem a ganhar com isso.

7. Ofereça arquivos para download

O WhatsApp e o Telegram se tornaram ferramentas massivas de compartilhamento de dados, dentre eles... PDFs. Por isso, que tal disponibilizar uma versão resumida dos seus posts em PDF, e, caso a pessoa queira ler por completo, basta acessar o link do arquivo?

Sem falar que essa estratégia coopera com a primeira, de criar uma lista de e-mails. Ou seja, você pode pedir o e-mail do usuário em troca do arquivo.

Entretanto, lembre-se que o PDF precisa ser interessante o suficiente para gerar um fluxo constante de cadastros para sua lista.

Como criar arquivos PDFs com o resumo dos seus artigos?

Eu, particularmente, prefiro criá-los através do Google Docs.

Basta abrir um documento, escrever o seu conteúdo.

Depois de criar o seu artigo e inserir todas as imagens, se necessário, o salve em PDF indo em Arquivo -> Fazer Download -> Documento PDF (.pdf).

Outras sugestões de arquivos a serem compartilhados

Se escrever PDFs, além dos posts do blog, parece cansativo ou trabalhoso, existem outros arquivos a serem explorados (e disponibilizados para download).

São eles:

  • Mapas mentais do conteúdo.
  • Áudios com explicações extras.
  • Planilhas.

Uma forma maravilhosa de divulgar seu blog é utilizar links internos. Em outras palavras, fazer o máximo de posts se interligarem, de uma forma que cada post cumpra o papel de divulgar o outro.

Como fazer o post mais atual se interligar com os outros

Todas as vezes que você terminar de escrever seu artigo, salve o rascunho, vá até o blog e verifique, apenas pelo título, post por post. Veja quais consegue encaixar no artigo atual.

Essa é a estratégia que utilizo para conseguir o máximo de links internos em cada artigo.

Entretanto, é lógico que os posts antigos acabam ficando naturalmente desatualizados. Logo, a solução é você verificar que artigos também podem ser vinculados a ele.

Como fazer posts mais antigos se interligarem com os mais recentes

Pelo menos uma vez por mês, atualize seus posts antigos tentando ligá-los a posts mais novos. Essa estratégia é o inverso da outra.

Vá no post mais antigo; releia, se necessário; e veja quais textos possuem capacidade de levar o usuário para outros conteúdos.

Dessa forma, todo o seu site se interliga e você garante que a divulgação interna dos seus posts seja otimizada.

9. Peça ajuda aos seus amigos da área

Se você possui um blog voltado para donas de casa, peça para suas amigas compartilharem o link em grupos ou através de um story no Instagram.

Da mesma forma, se você possui um blog sobre tráfego pago, peça para seus amigos da área compartilharem o link em grupos ou em suas redes sociais.

Entretanto, tome bastante cuidado! Você não pode pedir para seus amigos comuns (fora do seu nicho) divulgarem seu blog.

Por exemplo, se você fala sobre maquiagem para mulheres, não faz sentido pedir para alguém com o público extremamente masculino compartilhar seu blog.

Foque nas pessoas que tem contato direito com seu público-alvo. Assim, você não corre o risco de atrair as pessoas erradas e ainda impede o aumento da sua taxa de rejeição (aquela do Google Analytics).

10. Invista em SEO (a melhro estratégia para divulgar seu blog a longo prazo)

Se tem alguém que pode divulgar seu site de uma forma assustadora é o Google. Para isso, é necessário investir em SEO.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (ou otimização para mecanismos de busca, em tradução livre). É, em resumo, um conjunto de técnicas para fazer o Google gostar do seu site e divulgá-lo para outras pessoas.

Ter um SEO de qualidade exige algumas alterações técnicas (e outras nem tanto), mas fica o checklist abaixo como sugestão:

  • Instale um plugin como Yoast SEO, se usa o WordPress (outras plataformas de blog possuem ferramentas equivalentes).
  • Cadastre seu site no Google Search Console.
  • Escreva conteúdos longos (o recomendável é acima de 2 mil palavras).
  • Otimize o título dos seus artigos com a palavra chave bem definida.
  • Repita a sua palavra chave nos posts de forma natural.
  • Use urls curtas com o termo que você quer rankear.
  • Deixe o carregamento do seu site o mais rápido possível.
  • Publique conteúdos com frequência.

De forma geral, essas pequenas atitudes te ajudam a ter mais resultado orgânico.

Conclusão: como divulgar seu site

Divulgar seu site não é uma tarefa tão difícil quanto parece.

Mas, claro, oferece desafios diários e um ânimo real em fazer seu conteúdo ser conhecido.

Felizmente, basta se manter consistente para que os resultados apareçam.

E, uma vez que apareçam, você consegue se manter cada vez mais motivado.

Fugindo da rotina do blogueiro amador que falamos lá no início.

Espero que esse conteúdo tenha sido verdadeiramente valioso para você.

Um forte abraço!

Deixe um comentário