Dicas para escrever ótimos títulos de postagem para seu blog

Escrever um ótimo título é crucial para o aumento das visualizações e acessos ao seu blog, e o que parece ser uma tarefa fácil pode apresentar alguns desafios, porém, seguindo as recomendações que daremos nesse artigo, você será capaz de escrever excelentes títulos em pouco tempo. 

O público, que vai até a internet buscar respostas para as dúvidas que possui, tem pressa para achar um conteúdo adequado e completo, e apenas um título forte e chamativo consegue atrair a atenção dos leitores. Fazer um título com essas características é fundamental para garantir acessos em blogs e sites.

Um ótimo título precisa ser claro, objetivo e estar de acordo com o conteúdo que irá apresentar. Ele precisa ser atraente e chamativo, pois é a porta de entrada para o seu blog.

Então vem a pergunta: como fazer um título ideal? Aquele arrematador, que não passe despercebido pelo público e que alcance as primeiras posições no Google?

Nesse artigo, todas essas questões serão respondidas, e serão dadas dicas que servirão de auxílio para construir excelentes títulos para posts.

Mas antes das dicas, é preciso conhecer uma ferramenta essencial para deixar posts nas primeiras posições do Google: o SEO. Entenda de uma vez por todas o que significa e qual a importância para aumentar os acessos em blogs.

SEO: Entendendo a ferramenta.

SEO (Search Engine Optimization) são otimizadores de pesquisa dentro dos buscadores (Google, Bing, Yahoo!, entre outros) que servem para “filtrar” o conteúdo que está sendo pesquisado. Os melhores conteúdos são deixados nas primeiras posições no ranking, enquanto os conteúdos incompletos ficam em posições mais distantes.

Esses conteúdos são avaliados por diversos indicadores, que fazem com que o post suba no ranking ou desça, deixando o melhor daquele assunto bem acessível aos seus usuários. Tudo isso é feito para que o leitor tenha a melhor experiência possível ao usar o buscador.

Para criar títulos que sejam bem avaliados pelas ferramentas de SEO é preciso seguir algumas recomendações, como um número ideal de caracteres, o uso de palavras-chave, um título coerente ao conteúdo, entre outros.

Essas regras são vistas por muitos como fatores que limitam a criatividade na criação de títulos, porém é preciso entender que essas regras são importantes para manter o conteúdo nas primeiras posições do Google, sendo assim aliadas para os produtores de conteúdo.

Qual o tamanho ideal para títulos?

De modo geral, 60 caracteres é um tamanho excelente para seus títulos. Dessa maneira, as ferramentas de SEO irão entender que seu título está adequado.

Esse é um dos indicadores que ajudam o título ser visto de melhor maneira pelo SEO, porém existem outras orientações importantes para atingir um ranqueamento mais alto. Confira agora outras dicas para escrever um ótimo título e veja o que mais é possível fazer para subir posições no Google.

4 dicas para escrever ótimos títulos.

Veja agora as 4 dicas principais para levar em conta na criação de títulos, confira.

1. Pense como o leitor

Antes de pensar em qualquer técnica para a criação de títulos impactantes, é preciso pensar como o leitor. Entender seu processo de busca é fundamental para criar títulos que vão direto ao ponto, deixando mais acessível o conteúdo ao público.

Os buscadores entendem a pesquisa através de tokens – palavra do campo da informática, que pode ser entendido como palavras-chave – e por isso entender quais são as pesquisas feitas pelos leitores é fundamental para a estratégia digital dentro da produção de conteúdo.

Além de entender quem é o seu leitor através da criação de uma persona, é preciso saber o que ele pesquisa, e para isso existem ferramentas, como o Google Trends, Keyword Tool Planner e SEMrush, queservem para entender os conteúdos e palavras-chave mais buscados.

Com o auxílio dessas ferramentas, será possível fazer previsões de tráfego (taxa de cliques, custo, impressões, entre outros) e saber de forma assertiva as palavras-chave mais usadas pelo público, fazendo assim, títulos estratégicos para os conteúdos a serem produzidos.

2. Atenção aos padrões SEO

Além das dicas anteriores sobre o tamanho do título, é preciso saber algumas outras considerações valiosas para subir no ranqueamento.

A primeira é ter cuidado com as Stop Words. Resumidamente, Stop Words são palavras sem relevância alguma para o título, como “os”, “as”, “o”, “a”, “de”, entre outros. Essas são palavras que, na maioria das vezes, não agregam valor ao texto – ou seja, caso elas não estivessem ali não fariam diferença na compreensão – e quanto mais dessas palavras seu título tiver mais fraco ele fica.

Outra dica importante é se atentar ao uso das palavras-chave no título. Se o seu texto fala sobre dicas de turismo em Londres, o seu título precisa conter as palavras-chave “dicas”, “turismo” e “Londres”. O título “Dicas para um passeio incrível na capital da Inglaterra” pode falar sobre o mesmo tema, mas por não conter algumas das palavras-chave escritas pelo público, ficará mais abaixo nas buscas.

Seguir os padrões SEO é garantir que os títulos sejam otimizados e atinjam as primeiras posições do Google, sendo assim uma parte fundamental de toda a estratégia digital de conteúdo.

3. Cuidado com os clickbaits!

Na intenção de chamar a atenção do público para posts, muitos se utilizam dos títulos clickbaits – títulos com chamadas que aguçam a curiosidade, mas que ao acessar o conteúdo, não são nada daquilo que o leitor esperava – e acabam por perder a credibilidade frente ao público.

Títulos como “Veja só o que essa mãe fez com seu filho!! Chocante!!” junto de uma imagem suspeita são exemplos clássicos de clickbait. Ao acessar o conteúdo, o leitor espera ver algo que o surpreenda. Entretanto, não há nada do tema esperado, gerando uma quebra de expectativa que leva a uma frustração.

Os títulos têm esse potencial de gerar expectativas ao público, e cumprir com a expectativa gerada é fundamental para a satisfação do leitor. Caso o leitor perceba que o título foi apenas uma isca para o levar a um conteúdo sem valor agregado, sentirá que perdeu tempo e não tende a voltar a aquele blog.

4. Faça bom uso das palavras

Por último, mas não menos importante, há o bom uso das palavras. Para ser cativado a ler um post, o leitor precisa sentir que aquele conteúdo é único e solucionador, e as palavras usadas contam muito nesse momento.

Numa pesquisa sobre “Dicas sobre café”, os primeiros resultados possuem palavras em sua composição que chamam a atenção, como “...dicas para fazer um café perfeito”, ou até “como fazer um ótimo café em 6 passos infalíveis”.

Palavras como essas chamam a atenção do leitor, e a força que elas transmitem dão suporte à importância do título e do artigo. O uso correto de palavras chama muito mais a atenção do leitor para o post, e quem sabe usar esses termos chave em determinados conteúdos ganha vantagem em relação aos concorrentes. 

Agora que você já sabe as principais dicas para fazer ótimos títulos, que tal ver alguns exemplos? Confira os mais usados e aprenda as técnicas para alavancar os acessos em seu blog.

Tipos de títulos mais usados.

Veja agora os 6 principais tipos de títulos usados por produtores de conteúdo e aprenda a como extrair o melhor deles.

1. As populares listas

Listas são ótimas e muito populares na internet, o que faz delas um caminho para a construção de seus títulos. Elas funcionam muito bem porque possuem a essência de um passo-a-passo, de que cumprindo aquelas poucas dicas o público conseguirá executar uma tarefa da qual possuem dificuldade.

Títulos como “7 dicas para fazer a carne de panela perfeita” são muito chamativas, pois dão a ideia de que seguindo essas 7 dicas – um número bem razoável – o leitor fará uma carne de panela perfeita. Além disso, o público se interessa para saber quais são os 7 passos, tendo a probabilidade muito maior de ler até o final pelo fator da curiosidade.

2. Título divido: entendimento completo

Outra técnica muito utilizada é a de dividir um título. Assim como foi utilizado no tópico desta seção, a divisão do título é muito útil quando é preciso deixar algo claro, bem explicado e definido.

Como exemplo, ao pesquisar “Como escrever um livro”, a primeira posição vem com o título “Passo a passo: como escrever um livro do zero? ”. Esse título passa duas mensagens: que o artigo se trata de um passo-a-passo e que o tema será sobre como escrever um livro do zero.

Dessa maneira, o título fica mais organizado, fácil e rápido para o leitor entender do que se trata. Geralmente é usado para passo a passo, guia, “como fazer”, entre outros, deixando as informações claras para o leitor sobre o que ele pode esperar daquele artigo.

3. Os que aguçam a curiosidade do leitor

Um bom título precisa aguçar a curiosidade do leitor, e muitos usam dessa estratégia como essência na construção do mesmo.

Numa pesquisa sobre “Coisas que danificam o cabelo”, um resultado nas primeiras posições tem o título “20 coisas que estão ESTRAGANDO o seu cabelo”. Esse título mostra, por meio de erros, o que a maioria das pessoas faz para danificar o cabelo, e a palavra “estragando” gera uma ênfase muito maior a esses erros.

A ideia é atrair por meio de um fator negativo, e muitos leitores são levados a pensar se estão fazendo aquilo para, consequentemente, consertar e fazer o certo.

Esse é só um exemplo entre vários dos títulos que atraem a curiosidade do leitor por meio de uma forma diferenciada de escrita, se utilizando de fatores negativos ou, no mínimo, curiosos. Ao seguir essa técnica, é preciso ter atenção para não fazer títulos clickbaits, pois todo o empenho construído pode ser desperdiçado.

4. Contando um segredo

Esse tipo de título é muito utilizado para responder dúvidas sobre como fazer determinada ação ou para destrinchar dicas sobre um assunto. Através do uso de palavras e frases como “segredo”, “o que ninguém te conta”, entre outros, é transmitida a ideia de que o conteúdo possui respostas pouco divulgadas, e o público entende que aquele conteúdo é único e que vale a pena ser lido.

No exemplo “Os segredos para elaborar o plano de marketing perfeito”, as pessoas tendem a clicar para acessar um conteúdo rico, com dicas valiosas e únicas para fazer o melhor plano de marketing e se sobressair diante dos concorrentes.

Para fazer esse tipo de título, é preciso estar seguro quanto a relevância das informações contidas no post. Afinal, quando o título se compromete a dar segredos sobre determinados assuntos, precisa realmente conter um conteúdo único e de preferência, exclusivo.

5. Definir para quem é o conteúdo

Deixar claro no título para quem está sendo direcionado o conteúdo é uma forma muito eficaz de chamar a atenção de um público específico.

Na pesquisa “Dicas para fazer churrasco”, um dos primeiros resultados é “Como fazer churrasco: um guia básico para iniciantes”. Além de utilizar a técnica de dividir o título (que já vimos aqui), o título deixa claro que aquele é um conteúdo para iniciantes.

Desse modo, pessoas que estão aprendendo a como fazer churrasco se identificarão com a chamada e possuem maior probabilidade de acessar o link. Sendo a identificação com o conteúdo uma das maneiras mais eficientes de chamar a atenção do público, deixar explícito para quem é o conteúdo pode ser a chave para ganhar mais acessos exatamente do público para quem ele foi direcionado. 

6. Trazendo autoridade.

Amplamente utilizados para convencer as pessoas através da credibilidade e confiança, os títulos que trazem autoridade são um ótimo exemplo de técnica para aumentar a credibilidade de blogs. Esses títulos, ao falarem que o conteúdo ali presente foi dito por uma referência na área, levam os leitores a dar mais atenção ao material.

O exemplo “15 dicas de uma nutricionista para você emagrecer” ou “Como organizar o guarda-roupa: dicas de uma ESPECIALISTA” mostram a força de uma autoridade no assunto, levando pessoas que buscam por respostas definitivas a acessarem o conteúdo.

Para utilizar técnicas como essa, é preciso ter um conteúdo rico para compartilhar, além de se apoiar em frases ditas pelo especialista (citações) dentro do artigo. Assim, o conteúdo se torna referência e consegue transferir essa autoridade para o blog.

Conclusão

Nesse artigo, você viu dicas sobre como escrever ótimos títulos, como as regras de SEO influenciam na posição de busca e exemplos para facilitar seu processo de escrita. Não se esqueça que todas as técnicas são válidas, o importante é que o título seja coerente com a proposta do texto e com seu público. Que tal começar a escrever títulos agora mesmo e tornar suas chamadas um verdadeiro atrativo de acessos?

Deixe um comentário

*Condições no site