Saiba agora como criar a página "Sobre" perfeita para seu blog (com exemplos reais)

A página sobre de um blog ou site é essencial para indicar ao visitante do que se trata o conteúdo e quem está por trás dele.

A página Sobre ou “Sobre nós” é um dos grandes pilares do marketing de conteúdo e SEO, principalmente se o blog for o principal canal de acesso da sua audiência.

No entanto, a criação dessa página é ignorada pela maioria dos proprietários de sites, por a julgarem desnecessária ou pouco importante.

Nesse artigo, verá que a página Sobre de um blog é de vital relevância e muito mais simples do que parece. Afinal de contas, por alguns pequenos passos é possível criar uma página que atrai mais visitantes, autoridade e até mesmo clientes. Mostraremos também exemplos reais de páginas Sobre que podem servir de inspiração para a criação da sua.

Por que ter uma página sobre?

O tempo de navegação médio de um usuário em qualquer site tende a ser muito rápido. Alguns estudos defendem que os visitantes desejam que a página carregue em menos de 2 segundos e que 8 segundos é o suficiente para gerar uma primeira impressão do site, tanto em relação ao design, quanto ao conteúdo.

Nós achamos que esse tempo é ainda mais rápido, a depender do tipo de material produzido pelo seu site e organização do layout dele. 

Apesar desse tempo ser curto, os visitantes procuram por atalhos para entender melhor quem está por trás do site, quais os objetivos daquele conteúdo e qual é público. É aí que entra a página sobre e sua capacidade de conversar diretamente com as pessoas, diferente de posts convencionais em que tratam de temáticas específicas e não sobre o blog.

O que colocar na página Sobre do seu blog?

o que colocar na página sobre

Não existem regras específicas do que colocar na página sobre de um blog. Cada site a cria da forma que achar melhor. Entretanto, para facilitar blogueiros que estejam em dúvidas de como começar, desenvolvemos uma estrutura simples capaz de te ajudar a escrever sua própria página.

1. Título

O título da sua página não precisa ser um “Sobre” ou “Sobre nós”. É possível também impactar o usuário com um título mais significativo. Abaixo deixamos algumas sugestões.

  • O que é o [ nome do seu blog ] e como ele se propõe a te fazer [ benefício ]. Ex: “O que é o Muito Rico e como ele se propõe a te fazer alcançar a independência financeira”.
  • Por que o [ nome do seu blog ] existe e quem está por trás dele. Ex: “Por que o Viagens Baratas existe e quem está por trás dele”.
  • Seu slogan. 

Por que se importar tanto assim com o título da sua página sobre, ao invés de colocar um “sobre nós”? Porque o título de uma página é como um para-quedas. Só presta se ele abrir, certo? Logo, atente bastante para qual titulo colocará na sua página.

Leia nosso conteúdo sobre Dicas para escrever ótimos títulos de postagem para seu blog.

2. Introdução com autoria

Outra seção importante de adicionar logo no início da página Sobre são as informações de autoria. Ou seja, identificar para o visitante as questões básicas do blog, como:

  • Quem é o autor dele.
  • Qual o nome do blog.
  • Qual o objetivo do blog.
  • Porque seu blog existe.
  • Quais os pilares do seu conteúdo.

Um exemplo que introdução que aborda todos esses pontos é: 

“Olá, meu nome é [ seu nome ] e eu sou o criador/fundador do [ nome do blog ], um blog que nasceu com a missão de [ 3 principais objetivos do blog ]. Por causa disso, todo nosso conteúdo está separado nas categorias [ lista das categorias ].

Por exemplo:

Olá, meu nome é Melissa e eu sou a fundadora do Central da Moda, um blog que nasceu com a missão de ajudar mulheres a se vestirem melhor, contar as novidades do mercado da moda e indicar produtos de altíssima qualidade. Por causa disso, todo o nosso conteúdo está separado nas categorias: 

  • Vestuário.
  • Novidades.
  • Indicações”

Dessa forma, é impossível o visitante não identificar do que se trata seu conteúdo e como ele pode ser beneficiado por ele.

Lembre-se também de inserir os links das categorias correspondentes, para que o usuário tenha acesso imediato a elas.

3. Autoridade

Essa seção da página Sobre de um blog é totalmente opcional, nela, se insere elementos que contribuem para a percepção de autoridade do próprio site e do autor dele. Normalmente indicado pelo subtítulo “Quem é [nome do autor]?”. 

Aqui, se coloca as principais conquistas dentro da área e como essas conquistas te ajudaram a fazer o blog crescer de maneira significativa, por exemplo:

“Quem é João Paulo?

Administrador de formação, dono de certificações internacionais sobre organização e produtividade, fundador do Se Organize De Verdade e palestrante no curso Organização para Desorganizados. 

Em 2015 ganhou o prêmio de personalidade do ano e em 2018 atingiu a marca de mais de 1 milhão de acessos mensais no blog”.

Um recurso interessante para aumentar a conexão com o visitante é utilizar Storytelling, o ato de contar histórias envolventes. Temos de lembrar que pessoas se conectam com as histórias de outras. 

Dizer o que aconteceu contigo até alcançar uma posição de destaque na sua área, faz com que seus visitantes almejem percorrer o mesmo caminho, aumentando a percepção de autoridade do seu conteúdo.

Cuidado: autoridade não é exibicionismo

Existe uma linha muito tênue entre autoridade e exibicionismo. Por causa disso, é essencial não parecer prepotente nas suas conquistas. Coloque apenas as mais importantes para o nicho que atua e compartilhe experiência que tenha vivido em eventos (como fotos com outros profissionais da área).

4. Chamada para ação

A página Sobre de um blog precisa ter uma chamada para ação. As mais comuns são cadastro na lista de e-mail, seguir nas redes sociais ou conferir determinado curso sobre o nicho do site. Finalize a sua página sobre focando nessa call to action, com ênfase na mudança de vida que o visitante terá ao fazer o que está sendo solicitado. Por exemplo:

“Está na hora de você finalmente [ objetivo ]!

Agora que já nos conhecemos melhor, veja o [ call to action ]. Através dele você [ benefícios ] em [ espaço de tempo ]. 

[ botão ]”.

Exemplo prático: 

“Está na hora de você finalmente se tornar um desenvolvedor de sites!

Agora que já nos conhecemos melhor, veja o nosso treinamento Mega Desenvolvedor. Através dele, você aprenderá a criar landing pages, blogs completos e páginas de venda em apenas duas semanas, podendo ganhar a partir de R$ 2000 todos os meses com a nossa metodologia.

[ botão ]“.

Dicas para ter uma boa página Sobre de um blog

dicas para página sobre

Existem algumas dicas que podem aumentar bastante a qualidade e recepção da página Sobre de um blog. Listaremos todas abaixo.

Use como uma página de “venda”

A página Sobre precisa ser uma espécie de “página de venda do seu conteúdo”. O objetivo dela é convencer o leitor de que você é autoridade no nicho e que seu blog pode ser a principal solução para os problemas enfrentados por ele.

Utilize uma linguagem mais pessoal

Diferente de um post, sendo normalmente escrito de forma mais impessoal (por abranger muitas pesquisas pelo Google), a página Sobre pode ser mais intimista e focar no seu público exato

Para isso, utilize expressões diretas como “você” e use termos da sua área, para criar um ambiente mais “conhecido” para o leitor.

Experimente usar fotos pessoais

Mostrar seu rosto ou fotos suas em eventos faz com que uma conexão maior seja firmada além das palavras. É claro que para blogs alimentados com ghostwriters ou “dark bloggers” (em que o verdadeiro autor não é revelado) essa prática não é recomendada.

Chame os leitores para a sua comunidade

Uma boa forma de “prender” os usuários, ao invés deles simplesmente acessarem a página e irem embora, é chamá-los para sua comunidade. Pode ser um grupo no WhatsApp ou Telegram, ou até mesmo para suas campanhas de e-mail marketing.

O importante é pegar aquele lead e levá-lo a próxima etapa, a de interação.

Quebre objeções

É muito comum as pessoas já entrarem no seu site, lerem seu conteúdo e terem objeções como: 

  • Essa pessoa não é especialista como diz.
  • O conteúdo dela não vai trazer o resultado que eu preciso. 
  • Talvez outro blog seja mais útil. 
  • O material escrito é “mais do mesmo”. 

Sendo assim, é interessante eliminar essas objeções de forma direta, por exemplo:

  • Mostre seus títulos e realizações.
  • Conte a história das pessoas que tiveram resultado com seu método.
  • Defina o diferencial do seu conteúdo.

Modelos de página Sobre para inspiração

1. Manual do Usuário

Manual do Usuário

O Manual do Usuário é um blog de tecnologia independente, sendo o principal exemplo de aplicação da slow web, filosofia que visa desenvolver conteúdos mais intimistas e menos “automáticos”, no Brasil.

O Rodrigo Ghedin é seu criador e desenvolveu uma estrutura interessante. A página é dividida nos seguintes subtópicos:

  • Razão de existir: a história do Ghedin até o nascimento do Manual do Usuário.
  • Área de cobertura: definição clara de que temáticas são abordadas pelo site.
  • Conteúdo: determina os tipos de conteúdo, sejam eles notinhas, artigos de opinião, reportagens especiais, dentre outros.
  • Quem faz: listagem dos autores.
  • Financiamento: explicação de como o blog se mantém financeiramente.
  • Sua privacidade: como é um dos temas-chave do blog, o Rodrigo mostra como são tratados os pontos de privacidade do usuário.
  • Compromisso ético: as diretrizes gerais de transparência do manual do usuário.

2. Vida Organizada

Vida Organizada

O Vida Organizada é o blog da Thais Godinho, escritora e autora de centenas de conteúdos sobre produtividade. Nele, a página sobre recebe um destaque imediato para um vídeo de apresentação da Thais, uma estratégia simples que gera muita conexão com o leitor.

Além disso, no decorrer do conteúdo ela utilizada uma imagem mais pessoal e explica qual o objetivo do Vida Organizada.

Como argumento de autoridade, vemos ela citar o fato do blog existir desde 2006. São 17 anos de existência com livros publicados e pessoas com suas rotinas transformadas

Por fim, há alguns links úteis para o usuário, como: “Anuncie no blog”, “Quero ajudar o Vida Organizada, mas não sei como” e “Perguntas mais frequentes”.

3. Ah Negão

Ah Negão

Na era de ouro dos blogs de meme no Brasil, o Ah Negão, em conjunto com Não Salvo e outros, recebia destaque impressionante pelo público mais jovem. Trouxemos ele como exemplo pela simplicidade da página sobre. A estrutura é:

  • Foto do Joe (Felipe Loreto), autor do blog.
  • Breve história dele.
  • Sobre o blog.

Toda a página possui pouco mais de 100 palavras, mas é utilizada uma linguagem bem humorada e simples, capaz de gerar conexão com o que o público deseja: saber quem é o “Ah Negão” e qual a história por trás do blog.

Perguntas frequentes sobre a página sobre

A página Sobre pode afetar o meu ranqueamento SEO?

Em páginas muito pequenas, alguns especialistas recomendam desativar a indexação dela, para não afetar negativamente as outras. Em páginas maiores (acima de 300 palavras) o conteúdo tem a indexação mais fácil.

Como escrever uma página Sobre original?

Conte a história da sua empresa/blog/site com as suas próprias palavras, conversando diretamente com o público. Como não existe um modelo perfeito de página sobre, se sinta livre para adicionar os tópicos que forem necessários.

E se eu tiver um bloqueio criativo na hora de escrever a página Sobre

"Copie" a página Sobre de outros sites e altere as informações segundo o seu blog. Dessa forma, você "se aproveita" da estrutura de texto de outras páginas e, como as informações são suas, não é um plágio.

Entretanto, se atente para não deixar um conteúdo muito parecido com o outro.

Conclusão - Página sobre de um blog

Nesse artigo, mostramos como escrever a página Sobre de um blog, de forma simples, prática e bem estruturada. Mostramos também dicas do que fazer nesse tipo de página, exemplos de páginas prontas e já destacadas na internet e perguntas frequentes que podem te ajudar ainda mais.

Apesar de tudo isso, lembre-se que não existem regras para se criar a página Sobre perfeita para seu blog. Você conhece bem seu público e com certeza conseguirá transmitir a mensagem correta para ele.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido realmente claro. Se restou alguma dúvida, por favor, entre em contato nos comentários.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço e até o próximo conteúdo.

Deixe um comentário