Veja a importância do blog na sua estratégia comercial e as principais vantagens no marketing digital

Você sabe por que ter um blog ainda é importante? Descubra neste artigo como possuir esse canal de comunicação digital é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital!

A importância do blog sempre foi de compartilhar conteúdos e estimular a comunicação, por isso, ele é uma ferramenta essencial para empresas que querem utilizar o marketing digital e se engajar nesse meio. Já que, com um blog que apresente conteúdos de valor, você consegue estimular o seu público a consumir seu conteúdo e facilitar o processo de venda, ajudando no funil.

Além disso, um blog é uma ferramenta de comunicação indispensável para empresas que querem aumentar as visitas do site e ganhar um espaço de qualidade na web. Por fim, essa ferramenta do marketing digital apresenta a sua marca ao público-alvo, trazendo mais autoridade para o seu site institucional e página de produtos.

Confira aqui qual a real importância do blog, como melhorar seu conteúdo e conseguir ganhar espaço no meio digital com publicações. Aproveite a leitura!

Qual a importância do blog para empresas?

Os blogs influenciam a visibilidade e autoridade das empresas em suas áreas de mercado e, consequentemente, aumentam as vendas.

Além disso, um blog com calendário editorial cria um meio de comunicação com os clientes e leads, gerando conteúdo que agrega valor, já que, atualmente, o blog também se tornou um espaço de pesquisa do consumidor e troca comercial.

A importância do blog está ligada à presença online, por isso, usar as estratégias de marketing digital nesse espaço comercial é tão importante e válido para empresas que querem ter perenidade nos negócios.

Outra consequência interessante do blog é que facilita o posicionamento da marca nos sites de buscas e aumenta o número de visitas no site e marketplace da empresa.

No início, por volta dos anos 90, o blog era uma rede de uso mais pessoal, como se fosse um diário. Por isso, ele continha conteúdos descritivos e que conversavam com o leitor. Hoje, esse modelo de site é uma ferramenta decisiva para conhecer as necessidades do consumidor e trabalhar a presença da sua marca.

Por que os blogs são ferramentas do marketing digital?

Os blogs são aliados das estratégias de marketing digital por causa da sua variedade de produção de conteúdo e potencial para conquistar leads. 

Um post de blog consegue interagir com diferentes níveis do funil de vendas. Por essa razão, a importância do blog ganha cada vez mais espaço, já que eles são mecanismos essenciais de comunicação. Em um mesmo blog, você consegue criar:

  • Textos conceituais
  • Textos educativos
  • Listas
  • Guias
  • Comparativos
  • FAQ (Perguntas frequentes)
  • Tutoriais
  • Pesquisas e dados
  • Lançamentos de produtos e serviços
  • Análise de produtos
  • Relatos de experiências
  • Checklists
  • Entrevistas
  • Infográficos

A diversidade de formatos é imensa e todos os modelos podem favorecer o blog da sua empresa. 

Assim, é importante testar os posts para entender quais atraem mais visitantes e geram engajamento. Desse modo, você saberá qual conteúdo favorece o seu planejamento de marketing digital. O ideal, nesse caso, é aprender a importância do blog e colocar em prática os seus conhecimentos e experiências. O seu público tem interesse nos produtos, mas também deseja conhecer a empresa e as pessoas que fazem parte do processo. 

Aproveite para estreitar o relacionamento com o consumidor. Assim, você saberá as dúvidas, críticas e elogios que podem compor as publicações do blog comercial.

6 vantagens de ter um blog na estratégia de marketing digital

Leia aqui os principais benefícios de ter um blog comercial com conteúdos da sua área de atuação:

1. Ganhar autoridade no mercado

Em primeiro lugar, o uso ativo do blog por empresa ajuda a ganhar autoridade no seu nicho. 

É através das publicações que você demonstra conhecimento, posicionamentos e visões da empresa. Desse modo, você ganha mais visibilidade e se torna uma marca de referência. 

É um importante meio de criar vínculo com o consumidor, fazendo com que ele se lembre da sua empresa por meio dos artigos que leu e temas que aprendeu com você.

2. Ótimo posicionamento nos sites de busca

As pessoas confiam nos resultados do Google e têm o costume de clicar nos sites das primeiras páginas. É, por isso, que ter um bom posicionamento e textos otimizados no blog vão fortalecer sua empresa.

Hoje em dia, os consumidores buscam experiências de outros clientes e referências no Google e em sites de avaliação, como o Reclame Aqui, ou até mesmo, nas redes sociais. 

Portanto, é importante ter suas próprias páginas em evidência nos resultados dos sites de busca, para que mais clientes encontrem seus produtos junto às avaliações de outras pessoas.

Sendo assim, entender a importância do blog para os buscadores da internet é produzir conteúdo para os possíveis leads que chegarão até você de forma orgânica por conta dos artigos do blog.

3. Apresentar seus produtos e serviços

Seja para empresas iniciantes ou não, ter um blog que publica os atributos dos produtos é um ótimo meio de vender mais. Você pode criar posts específicos para a descrição dos produtos e maneiras de usar no cotidiano. Além de resolver as principais dores, dúvidas e conflitos dos clientes. Use os produtos como inspiração para as pautas e artigos.

4. Educar os clientes

Pode não parecer um termo claro, mas as empresas precisam educar os consumidores para que saibam tudo que podem ganhar com sua marca

É o caso de novos produtos e empresas iniciantes que precisam demonstrar a relevância dos serviços. Sendo assim, aproveite para valorizar seus produtos ou serviços, apresentando os benefícios e diferenciais de cada um.

5. Otimizar a jornada do cliente

A importância do blog também é identificada durante o processo de vendas e de compra do cliente. 

Essas etapas que o cliente percorre para finalizar a compra são chamadas de jornada do cliente e você pode aproveitar esse trajeto com publicações valiosas. 

Quando você publica com regularidade conteúdos de produtos, o seu material ganha espaço e percorre entre os leads de acordo com o estágio do relacionamento que você está construindo. 

Por exemplo, um novo cliente pode acessar a sua publicação de apresentação e catálogo de produtos. Já um cliente regular pode encontrar dicas relacionadas aos produtos e usos do dia a dia.

6. Produzir conteúdo de longo prazo

Por último, outra vantagem do blog é que você pode publicar muitos assuntos que trabalham direta ou indiretamente a sua área de atuação. Não é preciso escrever apenas sobre produtos e serviços, qualquer assunto que seja valioso para o cliente e que dialogue com sua empresa são assuntos interessantes para o meio digital.

Além disso, você pode produzir um conteúdo chamado de Evergreen. Nesse modelo de publicação, você pode pensar quais temas são discussões duradouras e produzir materiais com esse objetivo.

Como o blog valoriza o seu site?

O blog melhora o relacionamento com o cliente e aumenta as vendas. Mas, acima de tudo, ele impulsiona o seu site e coloca sua marca em evidência. O mundo atual exige que as empresas saibam usar o online e offline durante as estratégias comerciais. Por conta disso, ter um bom site com um blog de conteúdo vai valorizar a sua empresa e trazer clientes continuamente.

Você não precisa deixar de lado a interação presencial, mas pode manter o contato com um bom serviço de atendimento ao cliente e um blog eficiente que agiliza o processo de dúvidas e leitura do cliente. Como dissemos acima, a variedade de formatos para blog é imensa e você pode produzir muito sem cansar o leitor e cliente. 

No entanto, a qualidade é mais importante que a quantidade de post na rede. Para encontrar o equilíbrio ideal do site e seu espaço digital, crie um planejamento de publicações para manter a regularidade do site e evitar o bloqueio criativo.

Afinal, um blog pode ajudar no atendimento presencial?

Sim, o blog é mais uma ferramenta de comunicação e, por esse motivo, pode facilitar na hora de encontrar clientes e apresentar serviços. 

Se a sua empresa tem uma presença digital bem construída e constante, o cliente reconhece a sua linguagem e defende a sua marca. Sendo assim, ele já terá adquirido parte do conhecimento necessário dentro das postagens do blog comercial quando for efetuar uma compra.

Por que ter um blog comercial com SEO?

Além de ter um blog e publicar bons artigos, você precisa conhecer as técnicas de SEO que otimizam a sua publicação. Essa técnica de escrita oferece uma linguagem compatível com o meio digital. 

Dessa forma, você consegue produzir um conteúdo otimizado e pensado para navegar pelas redes sociais e sites. Um post otimizado tem potencial para manter o leitor no seu site por meio dos links internos ou direcionados para produtos.

Por isso, quando for construir seu blog, lembre-se de aplicar uma linguagem técnica e pensada para a web. Assim, seu conteúdo terá qualidade, referências e ótimo alcance de público.

Portanto, pesquise palavras-chaves, pense em um título chamativo, faça um texto que agregue conhecimento e relacione as publicações com seus produtos ou serviços.

Por fim, um bom blog trará engajamento da audiência e vai impulsionar as vendas dos seus produtos. Agora que você já conhece a importância de um blog, que tal saber como criar um site? Confira esse conteúdo repleto de informações: Como criar um blog (tutorial completo).

Deixe um comentário