É possível ganhar dinheiro com blogs?

Vamos imaginar uma situação hipotética em que você esteja procurando uma maneira de ganhar dinheiro pela internet. Você acaba entrando em um blog de marketing digital, que ensina várias dicas de trabalhos que podem ser feitos dentro de casa.

Enquanto você navega pelo site, é atraído por um anúncio na lateral do site sobre algo relacionado a ganhar dinheiro, e por curiosidade, clica no anúncio. Pronto, você acabou de fazer com que alguém ganhasse dinheiro.

Saiba que cada dia mais pessoas estão deixando seus empregos para trabalhar dentro de casa com blogs. E com bastante estudo, foco e disciplina, é possível ganhar bastante dinheiro. Como dito antes, viver de blogs é uma realidade para vários empreendedores que já ganham de 12 a 15 mil reais por mês!

E se você não tem muitas informações a respeito disso, saiba que se trata de um trabalho honesto, sem nenhum tipo de ilegalidade ou fraude. Os motivos pelos quais alguém começa a trabalhar e viver de blogs? Bem, são vários!

  • A internet movimenta na bolsa mais de 2,3 trilhões de dólares;
  • O investimento inicial é muito baixo e o retorno pode ser muitíssimo mais alto;
  • Seu trabalho é bem flexível, e você opta onde quer trabalhar. Seja em uma praça, um café, ou dentro de casa, basta ter um computador com acesso à internet;
  • O trabalho pode se tornar escalável e multiplicável, ou seja, mesmo enquanto você dorme pode continuar ganhando dinheiro.

Contudo, saiba antes que ganhar dinheiro e viver de blogs não é algo lá muito fácil, e o retorno pode demorar um pouco a vir. Dependendo do seu esforço, pode chegar mais rápido, mas em geral leva alguns meses até que comece a dar lucros de verdade.

Por onde começo?

Antes de mais nada, é preciso escolher um nicho lucrativo. Mas nada de achismos! Você não poderá escolher um nicho só porque gosta, é preciso fazer uma vasta pesquisa antes para saber se esse tema é realmente procurado na internet. Para tanto, o Google mais uma vez fornece para seus usuários uma ferramenta fantástica chamada Google AdWords, onde é possível pesquisar a procura mensal de determinado nicho, bem como para alguém que já tem um blog ver quantas pessoas estão clicando em quais anúncios, de que região são, os gêneros, idades, e até mesmo os horários. É praticamente um mapa do tesouro para blogueiros.

Além do nicho, é preciso escolher anunciantes que paguem bem pelos anúncios. Os ganhos se dão através do CPC, ou custo por clique. Ou seja, todas as vezes que um leitor clicar no anúncio do seu blog, 40% da comissão irá para o Google e 60% para você. Mas que comissão é essa?

Bem, as empresas precisam pagar uma quantia para o Google para que o anúncio vá para o ar. Supondo que uma empresa pague 10 dólares por anúncio, a cada clique você ficará com 6 dólares. Claro que dificilmente encontrará valores tão altos assim.

E quanto ao conteúdo dos blogs? Você tem duas opções: ou você mesmo produz seus textos, economizando dinheiro, ou encomenda o conteúdo em um dos muitos sites freelance que existem no mercado. Os valores variam muito de acordo com cada profissional e de acordo com as suas especificações para os textos, mas em geral não será um investimento alto.

Por que o WordPress?

ganhar dinheiro com blogs usando o wordpress

Porque ele é simplesmente a ferramenta (gerenciador de conteúdo) mais fantástica para produzir blogs de modo fácil, barato e simples. Ganhar dinheiro com blogs e viver deles é possível muito em parte por causa dessa ferramenta.

Não é necessário nem mesmo investir dinheiro inicialmente na ferramenta, caso você não tenha. Muitos plug-ins do WordPress são gratuitos e oferece muitos recursos importante que ajudam no sucesso do seu blog.

Entretanto, existem plug-ins de todos os valores, desde 2 ou 3 dólares até 150 dólares. Dependendo da função que você procura, vale a pena guardar um pouco de dinheiro e fazer o investimento.

No caso da hospedagem do blog, você terá a opção de não pagar, mas o nome WordPress precisará necessariamente ir junto com o nome do seu site. Caso você não queira isso, precisará pagar algum serviço de hospedagem para utilizar o WordPress.org.

Não se esqueça de uma coisa, apenas. Caso seu intuito seja montar blogs para viver deles e construir uma renda, opte pelo WordPress.org ao invés do serviço gratuito ou pago do Worpress.com, porque o segundo é muito mais limitado em algumas funções.

É importante ressaltar também que você não precisa se preocupar com relação a programação, porque com o WordPress não é preciso saber programar. Todas as funções são prontas de fábrica para facilitar o seu trabalho.

Viver de blogs é de fato possível, mas a caminhada para que isso dê certo é longa. Sempre que você tiver a oportunidade, acompanhe webinários, blogs de profissionais do ramo e esteja sempre atualizado estudando material de conteúdo.

Muitas pessoas mudaram completamente de vida ao começar a trabalhar em casa e viver de blogs. Por que você também não poderia?

Deixe um comentário