49 ideias de nichos para blog que vão te trazer muito dinheiro

Escolher um dos melhores nichos para blog é melhor forma de ganhar dinheiro com a produção de conteúdo pela internet.

A internet gerou muitas oportunidades para empreendedores online e influenciadores digitais criarem uma comunidade forte e, claro, ganharem bastante dinheiro com isso. Entre as várias opções disponíveis, um dos caminhos mais conhecidos e lucrativos é a criação de blogs.

Mas como garantir que sua marca se destaque em meio a tantos concorrentes? Escolhendo o nicho correto. Por isso fizemos essa lista de ideias de nichos para blog

Nesse artigo, apresentaremos 49 ideias de nicho para blogs com o potencial absurdo de gerar altos ganhos financeiros. São áreas que estão em alta, com grande demanda por conteúdo e que se manterão no topo durante muitos anos.

Traremos desde nichos para blog tradicionais, até temas em crescente demanda, mas pouco explorados. Logo, se estiver em busca de nicho lucrativo para iniciar ou expandir o seu blog, este artigo é o seu guia definitivo. Explore essas 49 ideias de nicho para blogs e encontre a inspiração que precisa para construir um conteúdo de sucesso e alcançar uma vida financeira mais próspera.

O que é um nicho de blog?

Um nicho de blog, termo que remete ao “nicho de mercado de um blog”, se refere a um segmento específico de tema ou assunto que um blog se concentra. Por exemplo, em vez de abordar diversos temas que não conversam entre si, um blog de nicho se dedica a explorar profundamente um assunto bem específico e atender uma audiência altamente direcionada.

Ao escolher um nicho para o seu blog, se define o foco e a especialização do seu conteúdo. Em vez de ser apenas mais um blog genérico, ter um nicho te ajuda se tornar uma autoridade naquele assunto específico e facilita a criação de uma comunidade engajada a respeito daquele tópico.

Por que é importante definir um dos nichos para blog?

dúvida

Definir um nicho para seu blog é importante por diversos motivos, os principais são:

Muito mais autoridade

Como dito anteriormente, escolher um nicho específico te ajuda a ser visto como um especialista no assunto tratado no seu blog. Se concentrar em um nicho permite tanto que aprofunde seu conhecimento, quanto explore aspectos mais detalhados da sua área, algo que coopera para o estabelecimento da sua credibilidade e confiança.

Direciona seu conteúdo (e ofertas) para o público correto

Ao definir um nicho, se reúne um público-alvo específico com real interesse e paixão por aquele assunto. Dessa forma, é possível criar conteúdo direcionado, otimizado e relevante para essa audiência, gerando desejos e solucionando problemas específicos.

Menos concorrência

Em nichos para blog específicos, a concorrência tende a ser menor, em comparação com áreas mais amplas. Portanto, há mais oportunidades para se destacar, ganhar visibilidade e conquistar uma posição de autoridade, sem falar que menos concorrência resulta em mais chances de parcerias e colaborações.

Mais oportunidades de monetização e oportunidade de negócios

Com um público-alvo bem definido e engajado através do seu conteúdo, se pode atrair anunciantes, os famosos patrocinadores e parceiros comerciais, com interesse em impactar aquela audiência específica. Também, se pode construir produtos ou serviços relacionados ao seu nicho e, com isso, criar fontes adicionais de renda.

Quais são os principais nichos para blogs?

Por trás do nichos que traremos nesse artigo, existem vários nichos “mestre” que agrupam subnichos rentáveis. Os principais são: 

  • Saúde: academia, qualidade de sono, dietas, vida sexual, rejuvenescimento. 
  • Relacionamentos: como conquistar um(a) parceiro(a), vida de casado, paternidade e maternidade, aconselhamento de casais, terapia de casal, dentre outros.
  • Dinheiro: empreendedorismo digital, marketing digital, afiliados, produtores, criação de conteúdo, etc. 

Lembrando que esses não são os únicos lucrativos, mas são os mais lucrativos, uma vez que tratam de necessidades básicas humanas: saúde, dinheiro e relacionamentos. 

Existem, dentre desses nichos, subnichos ainda mais rentáveis, que se explorados da maneira certa, te darão uma possibilidade imensa de lucro. Falaremos mais sobre esses nichos para blog no próximo tópico. Temos certeza que a lista abaixo te ajudará bastante a encontrar boas oportunidades de rentabilidade.

Quais os melhores nichos para blog?

quais os melhores nichos para blog

Abaixo enumeraremos os 49 principais nichos para blog. Recomendamos salvar esse artigo nos favoritos para ter acesso a essa lista no futuro.

1. Saúde para terceira idade

É possível abordar uma variedade interessante de tópicos, como exercícios físicos adequados para idosos, alimentação saudável com foco em doenças específicas da terceira idade, prevenção de doenças, cuidados com a mente, bem como dicas para uma vida ativa e plena na terceira idade.

2. Musculação saudável

Atualmente, o mundo fitness recebeu muito destaque para atletas hormonizados. Focar na musculação saudável, apenas com exercícios e suplementos saudáveis é uma boa oportunidade, tanto para mostrar que é possível ter um corpo atlético sem esteroides, quanto para formar uma comunidade de pessoas que não querem hormonizar. 

3. Perda de peso

Um dos nichos para blog mais clássicos e lucrativos de todos os tempos. Com a obesidade em alta na população, há várias pessoas procuram estratégias simples de emagrecimento. Há ainda como subnichar esses assuntos e deixar seu conteúdo ainda mais específico. 

4. Finança familiar

Quando se trata de dinheiro, não é apenas o “ganhar” que importa. Cuidar das finanças da família pode ser um assunto ótimo a ser explorado, uma vez que é possível tratar de assuntos como economia em mercado, reserva de emergência, educação dos filhos quanto ao patrimônio da casa, dentre outros.

5. Empreendedorismo digital

Nesse nicho, tópicos podem ser bem diversificados e subnichados mais ainda, como mídias sociais, SEO (otimização de mecanismos de busca), marketing de conteúdo, e-mail marketing, etc. O objetivo é dar orientações práticas para empreendedores e empresas interessadas em aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela internet.

6. Beleza para homens

Nicho em bastante crescimento nos últimos anos, aborda conteúdos relacionados a cuidados com a pele, grooming, cabelo e penteado, moda masculina, produtos de beleza e tendências. Com isso, homens podem se sentir confiantes e mais inclinados a seguirem orientações práticas para uma rotina de cuidados pessoais.

7. Economia em viagens

nichos para blog - viagens

Viajar é algo caro. Dar dicas para as pessoas economizarem nas férias ou em viagens programadas pode te dar a possibilidade de indicar pacotes de viagens, ou firmar parcerias com hotéis e pousadas. Um nicho que pode até mesmo te possibilitar economia em viagens próprias devido ao networking formado. 

8. Edição de imagens para redes sociais

O Instagram e demais redes sociais viraram grandes vitrines para marketing pessoal. Ensinar as pessoas a usarem aplicativos como VSCO, Snapseed ou Lightroom tem se mostrado um nicho lucrativo, já que é possível vender seus presets para quem se interessar.

9. Paternidade ou maternidade para pais de primeira viagem

Ser pai e mãe de primeira viagem é algo que gera muito medo, por isso se torna um ótimo nicho para a venda de cursos ou indicação de produtos. É possível abordar temas como: troca de fraldas, saúde do bebê, rotina de novos pais e mães, etc. 

10. Gênero de músicas

É possível escrever inúmeros conteúdos e curiosidades focadas em um gênero específico de música, como rock, samba, indie ou funk, por exemplo. O bom é que o público de bandas tende a ser bem emotivo em relação a elas, dando a oportunidade de indicar produtos relacionados ou lojas da área. 

11. Livros de determinado gênero

Assim como no exemplo acima, é possível abordar algum gênero específico de livro, fazendo com que os leitores assíduos tenham mais detalhes ou indicações de obras que talvez sejam interessantes para eles. O maior trunfo desse nicho é poder ser afiliado da Amazon e ganhar dinheiro com o link de compra dos livros.

12. Avaliação de produtos de tecnologia

avaliação de produtos de tecnologia

Ainda se tratando de ganhar dinheiro sendo afiliado da Amazon, produtos de tecnologia são conhecidos por venderem bem. Uma forma de ganhar visibilidade para suas indicações é fazê-las as mais completas possível, gerando o sentimento no leitor. 

13. Sustentabilidade

O modo de vida sustentável tem ganhado cada vez novos adeptos, um público perfeito para tutoriais, dicas e indicação de produtos que respeitam a sustentabilidade. Seja como afiliado ou influencer, as chances de rentabilização são altas.

14. Culinária para quem mora sozinho

A maioria dos blogs de culinária acabam sendo muito complexos e focando em comida para muitas pessoas. Pessoas que moram não querem fazer comidas difíceis e gourmetizadas demais. Elas desejam comidas práticas e fáceis de fazer, algo perfeito para gerar muito tráfego.

15. Aprendizado de idiomas

Mais um dos nichos para blog famosos por serem rentáveis, principalmente relacionado ao aprendizado do inglês. Esse mercado está sempre aquecido porque com a globalização e novas oportunidades de emprego exigem um segundo idioma.

16. Curiosidades

Nicho que recebe uma quantidade absurda de tráfego, tanto pelo blog, quanto por redes sociais, por um simples motivo: a curiosidade humana nunca acaba. Portanto, saber algo novo é sempre interessante, gerando diversos compartilhamentos (possibilitando o crescimento do blog). 

17. Espiritualidade

Com a rotina caótica e crescimento desenfreado das cidades, boa parte das pessoas procura ajuda no espiritual (nem sempre relacionado a alguma religião). Abordar os diversos subtemas desse nicho é uma forma de misturar curiosidade + aconselhamento + práticas para uma vida saudável, um prato cheio para venda de cursos.

18. Jardinagem

jardinagem

Jardinagem é um nicho abrangente, contendo uma variedade de subtemas, como cultivo de plantas, paisagismo, horticultura e até mesmo decoração de espaços internos e externos. Isso permite a exploração de diferentes tópicos e oferece uma ampla gama de conteúdos interessantes para seus leitores.

19. Dicas para motoqueiros

Andar de moto é quase uma filosofia de vida para muitas pessoas. Por causa disso, o público tende a ser engajado, principalmente em relação a curiosidades, equipamentos de segurança e manutenção preventiva. A indicação de acessórios pode ser uma ótima fonte de renda.

20. Filosofia estóica

A filosofia estóica se tornou famosa no Brasil, mas há uma carência de portais dedicados a ela. Escrever sobre o estoicismo é uma ótima maneira de criar um público que deseja se aprofundar mais através de cursos, já que une conhecimentos de desenvolvimento pessoal e práticas de bem-estar. 

21. Resumo de livros

Realizar o resumo de livros é uma ótima forma de indicar as obras originais como afiliado. Não é a toa que existem blogs e canais com esse propósito. Para entrar nesse nicho, conhecimentos em SEO (search engine optimization, ou otimização para os sistemas de busca) são necessários. 

22. Novidades científicas

Um subnicho dentro do nicho de curiosidades, as novidades científicas fazem sucesso nas redes sociais e podem gerar muito tráfego e compartilhamento para seu blog. Se utilizar as curiosidades para unir a indicação de produtos nerds, as chances de ter alto faturamento são incríveis.

23. Organização

Saber organizar sua casa ou sua vida digital é uma das habilidades que podem te ajudar a ser mais produtivo ou a ter mais paz de espírito. Esse é um nicho ideal para aqueles que não se sentem “especialistas em nada”, uma vez que é um assunto fácil de aprender e fácil de ensinar.

24. Dicas para influencers

nichos para blog - dica para influencers

O universo de influencers digitais está em constante expansão, mas há poucos blogs que ensinam dicas de carreira para eles. Para entrar nesse nicho, é interessante já ser influencer e ter resultados sólidos no mercado.

25. Edição de vídeo para redes sociais

Graças ao Tiktok e Reels do Instagram, vídeos curtos e em formato vertical se tornaram o novo padrão de conteúdo. Ensinar a produzir esse tipo de material é uma ótima maneira de alcançar vários públicos diferentes, mas que ainda possuem um objetivo em comum: viralização.

26. Sedução

Todos nós nascemos com a necessidade de sermos desejados e de conquistar pessoas que gostem da gente. Esse é mais um exemplo de nicho que pode ser subnichado focando mais em homens ou mulheres, ou até mesmo no público LGBTQIA+

27. Alimentação vegana

Veganos são aquelas pessoas não consomem produtos de origem animal. Pelo fato de sua alimentação ser diferente, esse público tem necessidades a serem atendidas. É uma boa forma de segmentação, principalmente porque envolve fatores emocionais, alimentícios e identitários.

28. Produtividade

Devido à grande carga horária de trabalho ou simultaneidade de projetos de vida, as pessoas desejam ser mais produtivas. É uma necessidade de quase todos na faixa de idade adulta. Pensando nisso, escrever sobre o assunto pode ser uma forma interessante de criar um público engajado.

29. Biohacking

Biohacking é o ato de hackear a própria biologia para ser mais produtivo, atento ou até mesmo mais forte. Embora seja uma área não tão conhecida pelas pessoas, se feito de forma ética, é possível vender produtos, métodos e indicar marcas da área.

30. Alimentação para celíacos

Celíacos são, em resumo, pessoas intolerantes a glúten. Como sua dieta tende a ser completamente diferente da convencional, escrever um blog sobre isso é a forma de alcançar um público completamente específico e com necessidades não atendidas.

31. Escrita

Escrever é um hobbie muito interessante, mas com pouco conteúdo a respeito na internet. Dependendo da sua experiência com escrita criativa, copywriting ou escrita de livros, falar a respeito pode te abrir a oportunidade de alcançar um público curioso, mas ao mesmo tempo disposto a pagar para aprender a lançar suas obras ou a ganhar mais dinheiro com a escrita.

32. Dicas de estudo para Enem

estudos para o enem

Todos os anos, milhares de estudantes fazem o Enem. Isso é praticamente tráfego infinito para um blog que aborde esse tema, sem falar na indicação de cursos ou até mesmo criação de curso próprio com técnicas de estudo.

33. Política

Embora o nosso país esteja polarizado para muitos, essa polarização pode ser útil. Se você for de esquerda ou direita, pode abordar as principais notícias do seu espectro político e reafirmar suas causas. Porém, tome cuidado com o público inflamado. Dependendo do que postar, pode haver certa necessidade de se precaver, para preservar sua saúde mental.

34. Estratégias de investimento

Ganhar dinheiro pela internet é normalmente voltado para assuntos relacionados a marketing digital. Mas há um subnicho dentro de finanças igualmente poderoso, o de estratégias de investimento. Com esse nicho, dá para ganhar dinheiro com indicação de produtos e sistemas da área, bem como com métodos. Porém, terá que competir com muitos “especialistas” não tão éticos.

35. Camping

Acampar é uma das práticas naturais mais transformadores entre seus praticantes. Mas sejamos sinceros: ela oferece uma série de riscos também. Por causa disso, dar dicas de camping, conselhos sobre equipamentos e estratégias para tornar essa experiência incrível, é uma forma de se tornar especialista na área e abrir oportunidade para várias oportunidades de lucro.

36. Artesanato

Seja por lazer ou para vender, artesanato é um dos nichos para blog mais antigos da internet. Ele normalmente tem um público mais velho bem especializado e pode ser uma boa fonte de renda.

37. Produção de músicas em casa

produção de música em casa

Graças à tecnologia, não é necessário pagar um estúdio para gravar suas músicas e se divertir no processo. Ensinar a gravação de músicas em casa, além de poder gerar inúmeros cursos diferentes (mixagem, masterização, marketing, etc), pode te ajudar a indicar produtos específicos e ganhar dinheiro com eles. 

38. Divórcio e superação

Passar por um divórcio infelizmente é uma das situações mais desagradáveis que alguém pode enfrentar. Sendo assim, ajudá-las a permanecerem emocionalmente estáveis (na medida do possível) e com justiça (do ponto de vista legal mesmo) é um nicho que pode te fazer ganhar bastante dinheiro. 

39. Plataformas de inteligência artificial

Estamos vivendo o que muitos chamam de “a primeira onda da inteligência artificial”. São inúmeras aplicações novas todos os dias e saber utilizá-la é o diferencial para quem quiser se atualizar no mercado. Falar sobre elas é uma boa chance de crescer na área, mas tenha em mente que esse tema exige atualização constante.

40. Quadrinhos e mangás

O universo de quadrinhos e mangás está em constante crescimento, já que nós do ocidente adoramos as obras do Japão e países próximos. Falar sobre esses temas pode abrir margem para a indicação de produtos e criação de comunidades fortes.  

41. Dicas de estudo para concursos públicos

A estabilidade de ser convocado em concurso público alimenta o sonho de muitas pessoas. Ensiná-las dicas de estudo, principalmente pautadas em resultados, gera a necessidade delas de adquirir cursos e melhorar seus desempenhos, um prato cheio para ter boa rentabilidade.

42. Culinária gourmet

nichos para blog - culinária

Existem um grupo seleto de pessoas cansadas da comida do “dia a dia” que preferem preparar pratos mais elaborados em casa. Porém, conteúdos assim não tendem a ser tão acessíveis. Dessa forma, você pode se aventurar na própria cozinha e ainda ajudar outras pessoas.

43. Cuidados com a casa

Praticamente ninguém gosta de arrumar a casa. Logo, existem várias pessoas que pagariam para encontrar maneiras de gastar menos tempo nessa tarefa ou até mesmo evitá-la. Com isso, se pode gerar conteúdos sobre organização, prevenção ou arrumação rápida.

44. Conselhos para proprietários de imóveis usados para aluguel

Um nicho pouco explorado é aquele que ensina proprietários de imóveis para aluguel a lidarem com inquilinos e a maximizarem seus lucros sem tanta dor de cabeça. Há poucos sites e comunidades na área, sendo algo rentável e “fácil” de se tornar uma autoridade.

45. Estratégias de defesa pessoal

Em um mundo cada vez mais perigoso, dar dicas de defesa pessoal pode ser a diferença entre se livrar de situações aterrorizantes ou passar por elas. Um conhecimento assim é valioso, ideal para criação de cursos.

46. Dicas para um bom casamento

A vida de casados não é simples para a maioria das pessoas. Portanto, oferecer dicas, tutoriais e cursos a respeito, pode ser uma forma de salvar relações e ganhar bastante dinheiro. Se quiser subnichar ainda mais, pode focar apenas na figura do marido ou da esposa.

47. Programação

A área de programação é uma das mais promissoras do mercado no momento. Por causa disso, há uma quantidade imensa de pessoas querendo aprender, não apenas sobre linguagem de programação, mas também sobre a carreira nessa área. Criar um blog sobre isso é uma oportunidade de ensiná-las e mostrar estratégias para conseguirem mais dinheiro na área.

48. Criação de pets

Todos os donos de pet gostariam que eles fossem mais obedientes, mais saudáveis ou que compreendessem melhor a linguagem deles. Pensando nisso, essa é uma oportunidade imensa para indicar produtos da área ou ensinar seus donos a adestrar os pets.

49. História e curiosidades de determinado país

A cultura de determinados países são interessantes demais para as pessoas. Por exemplo, quem agosta mangás ou animes, adoraria conhecer mais sobre o Japão. Assim como os blogs de viagem, esse tipo de conteúdo tende a te gerar lucro por indicações de companhias de viagem ou produtos relacionados.

Qual dos nichos para blog você deve escolher?

A resposta é um “depende”. Porque para escolher um dos nichos para blog, é necessário considerar seus interesses, paixões e habilidades. Tudo isso, levando em conta a demanda pelo conteúdo daquele nicho, uma vez que não adianta escrever sobre algo que as pessoas não desejam consumir.

Logo, é essencial encontrar o equilíbrio entre o que você ama e o que tem potencial, de verdade, para gerar renda.

Normalmente, um bom nicho é aquele em que se pode responder sim para as seguintes perguntas: 

  • Eu gosto desse assunto?
  • Eu domino minimamente essa área?
  • Tenho experiência com isso?
  • Esse nicho tem uma demanda crescente, ou pelo menos alta?
  • Conheço autoridades desse nicho que ganham muito dinheiro com ele?

Além disso, lembre-se de que monetizar um blog requer bastante esforço, estratégias validadas e consistência na produção de conteúdo. Assim, explore formas distintas de monetização, como programas de afiliados, anúncios e parcerias.

Ter essa mentalidade, em conjunto com tempo, persistência e paciência, te fará ter  resultados significativos quanto antes. 

Conclusão: nichos para blog

Neste artigo, mostramos 49 ideias interessantes de nichos para blog com o potencial verdadeiro de gerar altos ganhos financeiros. Também mostramos que ao se concentrar em apenas um nicho, há a possibilidade de se destacar em meio à concorrência, construir muito mais autoridade e conquistar uma audiência engajada.

Espero que tenha gostado, de verdade, do conteúdo. Se houver alguma dúvida ou sugestão, fale conosco pela seção de comentários logo abaixo do artigo.

Obrigado por ler o post até aqui. Um forte abraço e nos vemos no próximo.

Deixe um comentário