As 7 métricas de blog mais importantes para avaliar a performance do seu conteúdo

As métricas de blog são essenciais para saber se o seu conteúdo está trazendo o resultado necessário. Descubra quais são elas (agora mesmo).

Métricas de blog são dados a serem analisados para saber se a sua estratégia de conteúdo está dando certo e se o seu blog está realmente crescendo como deveria.

Saber que métricas analisar é a diferença primordial entre um blogueiro de sucesso e um amador. Afinal de contas, não vale a pena só postar conteúdo sem avaliar se os seus posts estão gerando mais visitantes, cliques e dinheiro.

Fique tranquilo que abordaremos todas as métricas necessárias para fazer seu blog ser o sucesso que merece, só precisamos que leia o conteúdo até o final e salve o artigo nos favoritos, assim, se consegue lembrar das métricas todas as vezes que forem verificadas.

O que são métricas de blog?

Como dito anteriormente, métricas são dados importantes para a análise do desempenho do seu blog. Essas métricas podem ser internas, como o número de cliques no botão de captura de e-mail e podem ser externas, quando se avalia, por exemplo, a taxa de rejeição. Abaixo diremos as principais diferenças entre cada uma delas.

o que são métricas de blog

Métricas internas de blog

As métricas internas são aquelas informações para análise que dizem respeito apenas ao comportamento do usuário com elementos da interface do seu site ou blog. As mais comuns são: taxa de cliques, taxa de exposição de um elemento como um pop-up, testes A/B e até mesmo análises de heatmaps (mapas de calor para verificar quais elementos são mais vistos e clicados pela sua audiência).

Métricas externas de blog

As métricas externas correspondem a tudo aquilo que envolve o comportamento do seu usuário em relação ao blog e às visitas de forma geral. As mais comuns são: taxa de rejeição, número de visitas, tempo estimado por visita e visitas vindas da busca.

Na prática, as métricas internas e externas são agrupadas para facilitar o reconhecimento do que deve ser feito para melhorar o desempenho do blog.

Como analisar as principais métricas de blog?

Com ferramentas de análise de dados como o Google Analytics. Essa plataforma pode te dar todo o poder necessário para avaliar o comportamento do usuário e propor mudanças para o aumento de performance do seu conteúdo.

O Google Analytics, como o nome diz, é uma ferramenta da própria Google e pode ser integrada às suas páginas gratuitamente, desde que faça o cadastro na plataforma e vincule o site através de código de verificação. Falaremos sobre ela e outras ferramentas no decorrer do conteúdo.

Quais as 7 principais métricas de blog

1. Tráfego

O tráfego é todo o conjunto de visitas que seu site recebe. Saber a origem dele, por exemplo, indicar que canal investir, uma vez que talvez seu conteúdo faça mais sucesso nas redes sociais do que nas pesquisas, por exemplo.

Ou até mesmo o contrário, uma vez que seu site recebe mais visitantes pelas pesquisas orgânicas, otimizá-lo de forma excessiva para compartilhamento social pode ser não uma atitude interessante.

tráfego

Além da origem do tráfego, é interessante saber em que épocas do ano ou até mesmo dias da semana se recebe mais volume de visitas. Com essa informação, se tem o dia (ou período de dias) perfeito para fazer uma promoção ou lançar seus posts.

Entretanto, referente ao tráfego, o fator mais importante a ser avaliado é se ele está crescendo gradativamente à medida que novos conteúdos são publicados. Definitivamente, não é normal um blog publicar conteúdo com frequência e não crescer, por isso avalie se a sua estratégia está de acordo com os objetivos do seu conteúdo.

Caso seu site estivesse crescendo bastante e em determinado momento perdeu tráfego que continua caindo, pode ser indicativo de nova análise do algoritmo do Google ou até mesmo punição por carregamento lento. Sem falar na opção de ter seus conteúdos em lugares menores da busca devido a concorrentes com material de maior qualidade.

2. Taxa de rejeição

Taxa de rejeição, ou bounce rate, é a taxa que indica quantas pessoas entraram no seu blog e saíram logo em seguida, sem realizar nenhum tipo de ação da página.

O Google considera esse tipo de visita como uma rejeição, porque supõe que o usuário acessou determinada página, não gostou de algo e saiu. Essa métrica tende a ser muito perigosa, uma vez que, se avaliada muita rejeição, seu blog pode perder espaço considerável nas buscas ao ponto de receber cada vez menos visitas.

O que fazer? Avaliar se tudo está de acordo como deveria. Se o seu blog está carregando rápido, com conteúdos bem explicados e com poucas interrupções ao usuário.

Um dos maiores motivos para ocorrer a rejeição de um visitante é o uso exagerado de pop-ups ou informações visuais desnecessárias ao que a pesquisa indicava. Por exemplo, se o usuário pesquisou por “bolo de banana”, clicou no seu post sobre “como fazer um bolo de banana”, mas foi interrompido com propagandas de um ebook de receitas, ele pode sair da página sem interagir com ela, fazendo com que o conteúdo seja mal visto perante o Google.

Claro, nem sempre a taxa de rejeição pode ser controlada e é até normal ela ser relativamente alta por conta de usuários que abrem diversas abas ou abandonam o conteúdo sem interação. Mas com certeza é uma métrica que vale a pena ficar de olho.

3. Páginas mais visitadas

As páginas mais visitadas do seu blog são um indicativo muito claro de que tipo de conteúdo sua audiência deseja consumir. Logo, é importante utilizá-las em sua estratégia de criação de conteúdo.

Por isso, ao saber quais as páginas de post mais visitadas, selecione as 3 primeiras e verifique o que difere ela das outras. Será o tamanho do conteúdo? Será a quantidade de imagens? Será a linguagem utilizada no post?

Ao descobrir isso, replique a estrutura em outros conteúdos, isso pode fazer com que novas páginas alcancem o status de mais visitadas e te dá ideia de como seguir com seu conteúdo de agora em diante. Essa é uma forma, inclusive, de fugir de receitas prontas na internet e criar sua própria estrutura de posts.

Fica apenas o adendo de que algumas páginas mais visitadas são a página inicial, página de contato e determinada categoria de conteúdo. Na seleção das 3 melhores, leve em consideração apenas posts. Pode ser até mesmo que páginas fiquem nesse local, as ignore e foque nas postagens, de forma a pensar na estrutura futuro de conteúdo dinâmico.

4. Conversão

Conversão é a conclusão do seu objetivo com o visitante. Se seu objetivo é gerar tráfego para vender um produto, então a sua taxa de conversão é a quantidade de visitantes que compraram o produto.

Se a sua conversão é capturar o e-mail do visitante, então a sua taxa de conversão é a quantidade de visitantes que cadastraram o e-mail.

conversão como métricas de blog

Uma vez tendo isso claro em mente, defina qual a sua conversão e verifique se o conteúdo está atingindo esses objetivos.

Para alguns blogs, conversão pode significar mais comentários, para outros mais cliques e para muitos, mais vendas. Como cada estratégia possui uma busca por ação diferente do usuário, adapte a sua a isso.

5. Velocidade de carregamento

Já falamos diversas vezes sobre SEO e a importância de carregamento de um site para ele alcançar o primeiro lugar nas buscas. Afinal de contas, o Google tende a rejeitar sites que oferecem uma péssima experiência de usuário e a velocidade é primordial nesse quesito.

Para se ter ideia, de acordo com a pesquisa Soasta Research em 2017, o tempo ideal para uma página carregar é de até 3 segundos, sendo que o quanto antes melhor. Nesse cenário específico, a taxa de rejeição é de 32%. Caso a página tenha de 1 a 10 segundos a mais que o recomendado, a taxa de rejeição pode subir para 123%, valor nada confortável para quem deseja ficar em primeiro lugar nas buscas.

Se tratando de uma loja virtual, por exemplo, a velocidade de carregamento é primordial para reter clientes, pois uma queda bruta de performance pode prejudicar diretamente as suas vendas, causando um verdadeiro problema no faturamento.

Ainda se tratando da velocidade de carregamento, uma forma de reduzi-lo consideravelmente é através de plugins de cache como o W3 Total Cache, WP Fastest Cache e WP Super Cache. Além de, claro, otimizar as imagens para que elas carreguem em velocidade recorde, sem afetar os demais componentes da página. Isso pode ser feito por meio de plugins como o Smush – Lazy Load Images, Optimize & Compress Images e Imagify – Optimize Images & Convert WebP | Compress Images Easily.

Por último, para avaliar o carregamento da sua página e demais sugestões de como deixá-la ainda mais rápida, verifique o Google Pagespeed, uma ferramenta que avalia diretamente o impacto de cada elemento no carregamento total da página.

6. Frequência de conteúdo

A frequência de conteúdo é importantíssima para avaliar a melhor estratégia para seu blog. Afinal de contas, produzir posts com mais velocidade significa um maior crescimento, certo? Nem sempre. Pois a frequência de conteúdo só serve como métrica de qualidade quando está vinculado a um conteúdo focado na sua audiência, na capacidade dele resolver diretamente os problemas que ela sofre.

métricas de blog - produção de conteúdo

Por ser algo subjetivo, essa métrica é um pouco difícil de avaliar, mas de forma geral, se deve refletir: “Qual a frequência ideal de conteúdo para que meu blog continue crescendo?”. O mínimo recomendado é de uma vez por semana e o máximo recomendado é de 3 vezes por semana, caso o blog possua apenas um único autor.

Para blogs com muitos autores, a recomendação são posts diários sempre que possível, porque há gente suficiente para produzir essa demanda de conteúdo com a devida qualidade.

Uma boa forma de avaliar essa métrica com exatidão é pensar na seguinte estratégia: passar 1 mês criando conteúdo apenas uma vez por semana e avaliar os resultados desses posts no Google. Depois, passar outro mês criando conteúdo duas vezes por semana e avaliar os resultados desses posts individuais, de forma a saber se a frequência maior garantiu mais visitantes orgânicos ou diminuiu o fluxo deles.

7. Tempo médio de permanência

Para o seu blog ser um sucesso, além de atrair pessoas, é preciso mantê-las o maior tempo possível. Isso indica ao Google que o seu conteúdo é relevante e pode solucionar as principais dúvidas da sua audiência.

Embora o tempo médio de permanência seja multifatorial, ou seja, afetado por muitas variáveis, algumas soluções podem ajudar a manter o visitante por mais tempo contigo. Como?

  • Escrevendo maiores conteúdos: assim, ele tende a passar mais tempo tanto pelo conteúdo completo, quanto pelo tamanho dos posts, que exigem um pouco mais de tempo para leitura mesmo.
  • Reduzindo a descarga virtual de informações: pop-ups, banners e demais conteúdos dinâmicos afastam os visitantes e acabam fazendo com que abandonem a página.
  • Inserindo, dentro dos artigos, conteúdo multimídia: vídeos ou infográficos podem aumentar o número de compartilhamento do seu conteúdo, bem como fazer com o que usuário passe mais tempo interagindo com ele.

Principais ferramentas para avaliar as métricas de blog

Existem várias ferramentas, algumas gratuitas e outras pagas, que podem ser utilizadas para avaliação do seu blog. Entraremos em detalhes sobre elas.

1. Google Analytics

Google Analytics

A ferramenta mais utilizada para esse tipo de análise, o Google Analytics oferece um agrupamento geral e completo das principais métricas necessárias para sites, blogs, aplicativos e diversas outras aplicações que possuam vínculo com o Google através do código de acompanhamento.

A vantagem do Analytics é a aplicação de filtros para comparação efetiva dos dados. Em outras palavras, comparar com exatidão diferentes períodos de tempo para avaliar se determinada estratégia têm dado certo ou não.

2. Google Search Console

Google Search Console - Central de Ajuda

Com função “parecida” (bem entre aspas) com o Analytics, o Google Search Console também serve para obter dados simples de quantidade de visitas e cobertura do blog, mas é voltado especialmente para o desempenho do seu conteúdo nas buscas.

Além do mais, ele permite rastrear erros de indexação, algo essencial para impedir que um conteúdo seu, por melhor que seja, fique desabilitado das buscas.

3. SEMrush

semrush

O SEMrush é uma das mais conhecidas ferramentas de SEO do mercado. Ele trabalha diretamente com pesquisa de palavras-chave, te dando uma visão geral de quais utilizar na sua estratégia de conteúdo, avaliando assim, a autoridade do seu blog, a dificuldade de rankear na palavra chave e as chances que se tem de alcançar a primeira página.

Seu grande trunfo está na análise de concorrência por oferecer dados sobre outros blogs, permitindo assim a comparação e adequação de técnicas para ultrapassá-los ou, ao menos, conhecê-los em sua forma de gerar conteúdo.

4. MozBar

mozbar

A MozBar é uma extensão de navegadores gratuita (nas funções mais básicas) de forma a avaliar o SEO da página atual em que seu navegador está. Ela elenca uma nota de 0 a 100 para o domínio completo do blog e para páginas específicas dele.

Dessa forma, se tem uma ideia de quais páginas estão mais otimizadas e quais precisam de ajustes para performar bem nas buscas.

5. Google Pagespeed Insights

pagespeed - ferramenta para análise de métricas de blog

O Pagespeed entra nessa lista mostrando o poder das aplicações do Google mais uma vez. Ele avalia e mostra soluções para acelerar o carregamento da sua página.

A grande vantagem dele é o fato de focar diferentes análises para mobile e desktop. Isso porque muitas vezes achamos o site otimizado no computador, mas no mobile vemos os diversos problemas existentes nele.

Dentre as ferramentas de análise de métricas destacadas aqui, essa deve ser sempre utilizada.

Conclusão - Métricas de blog

No artigo de hoje mostramos as diferentes métricas de blog existentes e como avaliar cada uma. Também mostramos ferramentas que fazem essa análise de métricas, de forma a alcançar o máximo de performance e resultados com seu blog.

Esperamos que todo o conteúdo tenha sido entendido com maestria, mas caso tenha sobrado alguma dúvida, fique a vontade para falar com a gente nos comentários.

Desejamos um forte abraço e até o próximo conteúdo!

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hospedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis