Essa é a frequência de postagem ideal para crescer o seu blog

Qual a frequência de postagem ideal para crescer o seu blog? Alguns dizem que postar todos os dias é o recomendado, outros afirmam que é melhor apenas um bom post de qualidade por semana. Quem está certo?

Nesse artigo, explicaremos qual a frequência perfeita de posts para alcançar um crescimento orgânico significativo, através apenas das buscas vindas do Google. 

Antes, pedimos que leia o conteúdo completo e deixe sua opinião nos comentários, visto que esse assunto é bastante polêmico e acaba gerando pontos a serem debatidos. 

O que é mais importante para um blog: quantidade ou qualidade?

Quando tratamos de produção de conteúdo, há sempre a discordância do que é mais importante, se quantidade ou qualidade. 

O ideal, em um situação perfeita, seria ter muitos posts sendo lançados por semana e todos eles com uma qualidade incrível, capaz de gerar resultados orgânicos de forma descomplicada. 

Entretanto, sabemos que é muito difícil manter a qualidade quando precisamos postar de forma frequente, para garantir mais pontos de contato do nosso blog com o público-alvo. O que fazer?

Esse problema e essa dúvida surge porque muitos blogueiros não entendem o que é qualidade quando se escreve para um blog. 

Qualidade não é escrever bem. Qualidade não é escrever textos longos. Qualidade não é escrever rápido.

Se tratando de produção de conteúdo para blog, qualidade é responder a dúvida do seu usuário, principalmente daquele que acessa diretamente seu blog através das pesquisas do Google

Levando isso em consideração, o mais importante é a qualidade do que a quantidade, uma vez que um único conteúdo de alta qualidade pode trazer a mesma quantidade de 100 conteúdos “mais ou menos”.

Como o Google encara novos posts do seu blog e o que isso impacta a sua frequência de postagem?

como o google vê a frequência de postagem

Muitos não sabem, mas o Google possui um ranking QDF (Query deserves freshness) que dá destaque para novos posts em resultados de busca. 

A Search Engine Land afirma que esse índice impactou 35% das buscas quando foi otimizado em 2011. Além do mais, tem feito parte oficial do algoritmo da Google desde o ano de 2007.

O que isso, de fato, significa? O google mesmo respondeu. Esse índice dá privilégios para 3 tipos de conteúdos diferentes:

  • Eventos recentes ou tópicos quentes: para eventos que estão acontecendo (como a Copa do Mundo) e estão nos trending topics. O tipo de conteúdo privilegiado nessa categoria são aqueles que mostram a informação mais recente imediatamente. Normalmente, eles são explorados por portais de notícia e cultura POP, quando alguma série ou filme foi lançado recentemente.
  • Eventos recorrentes: eventos como a eleições ou campeonatos tendem a receber destaque de novos posts publicados por blogs do nicho, uma vez que esses eventos também exigem atualizações constantes.
  • Atualizações frequentes: existem informações que mudam, mesmo não sendo de tópicos quentes, como quando uma nova câmera é lançada e ela é citada em posts como “quais as melhores câmeras do mercado”. É nessa categoria que o seu blog deveria focar.

De todas as 3 categorias de posts recentes privilegiados pelo Google, o mais interessante é focar no de atualizações frequentes, porque significa que um aumento expressivo de posts semanais tende a receber uma maior quantidade de visitantes, se vinculado a assuntos do interesse deles.

Isso faz com que tenhamos uma melhor ideia de que, independente da melhor frequência de postagem, postar frequentemente é uma meta que deve ser alcançada.

Qual a melhor frequência de postagem então?

A melhor frequência de postagem é aquela em que se consegue escrever o máximo de posts semanais com a mais alta qualidade possível. Esse número é pessoal, a depender de cada blog.

Para muitos blogueiros, escrever um bom post por semana já é o suficiente para trazer um crescimento orgânico para o blog. Se é o que funciona para as suas necessidades, mantenha isso e tente, aos poucos, escrever pelo menos duas postagens semanais.

Para outros blogueiros, escrever dois bons posts por semana é o ideal por gerar 8 postagens mensais e ainda conseguir manter o nível de escrita.

E para portais com mais de um escritor, 3 a 5 postagens (de qualidade) por semana, tendem a surtir um efeito extremamente positivo para o Google.

Qual frequência de postagem adotar para seu blog?

frequência de postagem para seu blog

Depende de alguns fatores que devem ser levados em consideração: 

A idade do seu blog

Se o seu blog for novo, sua prioridade deve ser escrever a maior quantidade conteúdos com o máximo de qualidade. Como seu blog está na etapa de “ganhar reputação”, é importante produzir um montante de posts para ser a base do conteúdo. Caso contrário, o Google demora a valorizar seu conteúdo e a enviar visitantes frequentes.

Entretanto, se o seu blog já possui uma boa reputação e tem uma quantidade considerável de novos visitantes todos os meses, é interessante focar na produção de conteúdo de extrema qualidade, aqueles mais longos e que tendem a tirar todas as dúvidas dos usuários com exatidão, mesmo que não possuam tanta frequência. 

A otimização do seu blog

Antes mesmo de criar conteúdo, é necessário otimizar o seu blog para receber os visitantes. Isso significa tanto aplicar técnicas de usabilidade, quanto de SEO (search engine optimization, ou otimização para sistemas de busca, em português).

Sugerimos a leitura dos seguintes conteúdos:

Sem as otimizações de usabilidade, se perderiam muitos usuários, gerando altas taxas de rejeição. E sem as otimizações de SEO, por melhores que fossem os posts escritos, poucos visitantes chegariam até eles. 

Sua capacidade de escrita (com qualidade)

De nada adianta ter como meta escrever cinco posts por semana, se isso se torna um fardo ou reduz a sua qualidade de forma significativa.

Dessa forma, teste qual o seu máximo de produção mantendo o alto nível de escrita. Normalmente, essa taxa se mantém entre 1 a 3 posts semanais, com exceções das pessoas que vivem profissionalmente dessa tarefa. 

Dizemos isso porque sabemos que é frustrante chegarmos com uma resposta sólida aqui como: “produza 5 posts por semana” e, na sua experiência, isso ser impossível. Fique tranquilo! É melhor um blog com 1 post de alta qualidade por semana, do que um com 5 posts de baixíssimo nível.

Como aumentar a frequência de postagem do seu blog

aumentar a frequência de postagens

Se já alcançou uma alta qualidade de conteúdo, aumentar a frequência de postagem do seu blog pode ser uma ótima maneira de fazê-lo crescer ainda mais rápido. Para isso, seguem algumas dicas de como ser mais efetivo na escrita.

Prepare um calendário editorial

Escolher o tema de cada artigo tende a ser uma tarefa demorada que exige pesquisa e um pouco de paciência. Entretanto, pesquisar por possíveis temas todas as vezes que for escrever um post pode te roubar um tempo considerável, sem falar no bloqueio criativo

Para evitar esse ladrão de produtividade, faça logo o calendário editorial do mês inteiro sempre que possível. Dessa forma, já se tem em mente sobre o que precisará ser escrito. 

Se produz uma grande quantidade de textos durante a semana e mesmo assim deseja aumentar, não é necessário fazer um calendário editorial mensal, um semanal já te daria a clareza necessária para escrever com mais velocidade.

Sugerimos a leitura do artigo Como criar um calendário editorial para blog (e organizar sua produção de conteúdo).

Separe textos de referência

Antes de escrever sobre determinado tema, principalmente aqueles que não domina por completo, faça uma pesquisa e separe os textos de referência. Dessa forma, se consegue ter com clareza quais os subtópicos necessários, bem como qual o fluxo de escrita a ser seguido para explicar com clareza o que os visitantes precisam saber.

De preferência, opte por conteúdos internacionais se for fluente ou conseguir traduzir o mínimo apenas pela leitura (utilizar a tradução do Google Translate também é uma opção, mas pode dar um pouco de trabalho para entender alguns trechos). 

A tradução no momento da leitura te permite notar a estrutura utilizada e reaplicar elas baseadas no português. Apenas tome cuidado para não plagiar, visto que o Google consegue identificar traduções diretas, podendo até mesmo punir o seu conteúdo e jogá-lo para as últimas páginas de pesquisa.

Escreva os subtópicos primeiro

Uma das estratégias que mais ajudam blogueiros a aumentar a frequência de postagens e, consequentemente, escrever mais rápido é escrever primeiro todos os subtópicos do conteúdo (os cabeçalhos H2 e H3) e apenas depois escrever o conteúdo interno de cada. 

Assim, a produção de texto se torna mais prática, por “completar as caixinhas que estão faltando”, te dando até mesmo noção de quais tópicos te geram mais dificuldade. 

Escreva por sprints

Ao invés de sentar na cadeira e digitar seu artigo até concluir, faça sprints, ou seja, pequenas porções de tempo de escrita, de forma a ter descansos programados e assim ficar mais produtivo.

Uma estratégia interessante é usar um editor de texto, como o Google Docs, e usar o atalho CRTL + SHIFT + C, que ativa um contador de palavras. Assim, a cada 300 palavras digitadas, pare de 5 a 10 minutos para descansar. 

Depois, parta para mais 300 palavras, até finalizar seu texto. Dessa forma, não se sobrecarrega a parte criativa do cérebro e se consegue render muito mais, tendo assim, mais palavras digitadas no final do dia, algo essencial para aumentar a frequência de postagens.

Tenha um checklist de produção de conteúdo

Ter um checklist te ajuda a saber o que fazer logo em seguida durante a produção de conteúdo. Aqui na Criando Blogs usando o seguinte:

  • Definir palavras-chave ou pegá-las do calendário editorial. 
  • Copiar subtítulos dos primeiros 10 resultados do Google, de forma a saber quais os tópicos que fizeram o artigo rankear melhor que os outros.
  • Escrita de conteúdo.
  • Configurações iniciais do Yoast SEO.
  • Configurações iniciais da postagem.
  • Inserção de leia mais.
  • Inserção do table of contents (tabela de conteúdos que resume os principais tópicos logo no início da postagem).
  • Criação das imagens.
  • Escrita dos atributos alt e título das imagens (devido ao SEO).
  • Link para artigos anteriores do blog.
  • Otimização total em SEO (seguindo o indicado pelo Yoast + otimização para sinônimos).
  • Deixar os termos mais pesquisados em negrito.
  • Revisão dos erros ortográficos. 
  • Leitura final.

O checklist acima é o indicado para a maioria dos casos. Para seu blog, talvez seja necessário remover ou inserir mais passos a serem feitos. Entretanto, aconselhamos seguir fielmente os passos acima e só depois decidir se irá remover ou adicionar outros.

Revise os erros depois

De forma bem resumida, o nosso cérebro possui dois modos de atuação: o modo criativo e modo lógico. Para escrever rapidamente, as pessoas usam o lado criativo. Nesse momento, a escrita se torna fluida e simples, como se estivesse escrevendo diretamente o que está pensando.

No modo lógico, sua mente ao invés de fluir de forma criativa, tende a julgar mais e encontrar padrões quebrados (ou padrões de erro, sejam ortográficos ou de sentido), o que é muito útil para a etapa de revisão.

Entretanto, se utilizar os dois modos juntos, escrevendo e corrigindo ao mesmo tempo, seu cérebro tende a ficar cansado e a produzir cada vez menos. Portanto, a recomendação é desativar o corretor ortográfico e escrever o artigo inteiro sem se preocupar com nada, apenas com a quantidade de palavras.

Depois, no final do processo, reative o corretor ortográfico e faça as alterações necessárias.

Crie o hábito diário de escrever

Um dos hábitos mais úteis para blogueiros é escrever uma quantidade x de palavras todos os dias. O recomendável, para iniciantes, é de 500 palavras. Tente aumentar esse número aos poucos. Por exemplo, uma semana escrevendo 500 palavras por dia, na próxima, aumente para 600 e assim sucessivamente.

Conclusão: qual a frequência de postagem ideal?

A frequência de postagem ideal, como já dito no artigo, é aquela em que se consegue escrever o máximo de posts com o máximo de qualidade. Entretanto, como somos humanos e não máquinas, é comum blogueiros escreverem de 1 a 3 posts por semana.

Nossa recomendação é fazer o que for possível para aumentar a sua frequência de postagens, mas sem perder a qualidade do conteúdo escrito, visando principalmente escrever posts de alto nível, que respondem a dúvida dos seus usuários.

Se quiser uma resposta mais exata, a frequência ideal de posts é no mínimo 1 e no máximo 3. Mas se conseguir escrever muito mais, melhor para o crescimento do seu blog, já que o Google privilegia conteúdos frequentes e que são atualizados. 

Dito isso, esperamos que todas as dúvidas tenham sido tiradas e que o conteúdo tenha sido esclarecedor. Qualquer sugestão ou ponto que achar necessário abordarmos aqui, fale com a gente na seção de comentários logo abaixo.

Um forte abraço! Até o próximo conteúdo.

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Ótima hospedagem por EXCELENTE preço.

-80