O que é o espaço em disco na hospedagem do seu blog (e como economizar armazenamento)

O espaço em disco em uma hospedagem acaba sendo neglienciado ou muitas vezes nem mesmo compreendido. Nesse artigo, explicamos como funciona.

Se você já procurou hospedagens para seu blog, já deve ter visto o termo “espaço em disco” ou “espaço de armazenamento” nas configurações e recursos listados. Praticamente toda empresa do ramo destaca o fato de ter 10GB, 100GB ou até mesmo espaço em disco ilimitado.

Caso não saiba, esse armazenamento é um dos recursos essenciais de uma hospedagem e entender como ele funciona é essencial para qualquer proprietário ou blogueiro. Afinal de contas, se esse espaço for reduzido ou estiver cheio, pode-se ter um grande problema a ser resolvido.

Felizmente, nesse artigo, explicamos o que é espaço em disco, como esse espaço funciona e como ter certeza de que está tendo o suficiente para as páginas e arquivos do seu servidor.

Toda a explicação será feita em uma linguagem simples e acessível, então fique tranquilo.

O que é o espaço em disco?

Imagine seu servidor como um pen-drive em que você coloca seu blog e os arquivos que quiser nela. Da mesma forma que um pen-drive tem um espaço específico para armazenamento, como 8GB, por exemplo, um servidor também possui.

O espaço em disco numa hospedagem é a quantidade de espaço que se tem para armazenar todos os arquivos do seu blog, contendo imagens, vídeos, scripts, páginas, comentários, posts, etc. Tudo o que compõe seu blog possui um “peso” que influenciará a quantidade de espaço em disco disponível.

Esse espaço de armazenamento do blog varia bastante a depender das empresas de hospedagem. Em hospedagens compartilhadas (onde se encontram os planos mais baratos) é comum encontrar pouco espaço disponível por ele ser dividido entre blogs e sites de diferentes clientes ou até mesmo “ilimitado” (com algumas ressalvas que ainda vamos tratar no decorrer do artigo).

Em hospedagens mais potentes, como dedicadas e VPS, o espaço em disco tende a ser fixo, já que está limitado ao tamanho do SSD instalado no servidor.

Existe espaço em disco ilimitado ou não em uma hospedagem?

espaço em disco ilimitado

Mais ou menos, há algumas regras e situações que devem ser consideradas. Afinal de contas, diversas empresas fazem questão de estampar “espaço em disco ilimitado”.

Primeiro de tudo, o objetivo de uma hospedagem de blogs é hospedar blogs. Sim, essa é uma informação muito óbvia, mas vários usuários já tentaram hospedar vídeos, arquivos pessoais pesados e até mesmo arquivos profissionais 3D pesados.

Claramente isso gerará problemas com a hospedagem assim que isso for detectado pelos sistemas da empresa responsável, pois todo e qualquer arquivo na hospedagem deve ser relativo ao mantimento do seu blog e nada mais além. Se houver qualquer arquivo com propósito diferente, a empresa impedirá você de deixá-lo no servidor. Isso é conhecido como “uso excessivo dos recursos do servidor”.

Você talvez se pergunte: “Ué, mas como é que as empresas vão saber se eu estou hospedando apenas conteúdos do meu blog ou não?” Pelo próprio tamanho de armazenamento. Se você possui um blog pequeno, porque ele pesaria 300GB?

O espaço em disco é realmente importante em uma hospedagem?

Sem dúvidas! O espaço em disco é um dos fatores essenciais para se levar em consideração quando se trata de hospedagem de blogs.

Quando se escolhe uma hospedagem com pouco espaço em disco, pode acabar enfrentando problemas quando seu blog começar a crescer e, naturalmente, exigir mais recursos do serviço.

Se o espaço de armazenamento estiver cheio, você não poderá adicionar mais arquivos ou conteúdo ao seu blog. Ou seja, ficará impossibilitado de criar novos artigos, enviar novas imagens, escrever novos comentários, dentre outras limitações. Além disso, um espaço em disco insuficiente pode afetar negativamente a velocidade e desempenho do seu blog.

Sendo assim, ao escolher uma hospedagem, esteja atento para que ela ofereça um espaço em disco adequado para suas necessidades atuais e também pense nas necessidades futuras.

Quanto um blog WordPress ocupa de espaço em média?

os melhores plugins para wordpress - espaço em disco

É claro que cada site pode ocupar espaços variados, já que há aqueles com poucos comentários, publicações e plugins, e outros com muitos desses elementos. Mas em média, podemos dizer que:

  • Os arquivos principais do WordPress possuem cerca de 9M em conjunto.
  • A pasta de plugins cerca de 100MB.
  • O diretório de temas cerca de 25MB.
  • Banco de dados cerca de 90MB.
  • Os uploads ocupam cerca de 900MB (esse é o que mais varia dentre as médias da lista)

Em média, um site WordPress acaba ocupando um pouco mais de 1GB de informações e arquivos. Lembrando que quando se faz um backup, esse valor pode simplemente duplicar, já que uma cópia idêntica será feita.

Por que as imagens do seu blog pesam tanto no armazenamento do servidor?

Arquivos de imagens podem consumir muito armazenamento, com uma imagem média ocupando até 500 KB. Se um artigo possui 8 imagens, por exemplo, são pelo menos 4 MB de arquivos para baixar toda vez que um usuário acessar a página. Isso é muito!

E estamos falando, claro, quando se otimiza as imagens. Há quem envie arquivos 2MB ou mais para o servidor.

Agora vamos imaginar o seguinte... Se cada artigo tiver em média 4MB, imagine um blog maior com 100 ou 150 publicações. O espaço de armazenamento acaba sendo superado

Outro fator que contribui para as imagens pesarem tanto no espaço em disco é o WordPress gera imagens em vários formatos diferentes para otimizar o sistema e evitar o carregamento de arquivos pesados direto no navegador do usuário, o que pode ser prejudicial em relação ao espaço em disco na hospedagem.

Como economizar o espaço em disco da sua hospedagem?

Abaixo listaremos dicas simples que te farão limpar muito espaço em disco da sua hospedagem. Essas atitudes não são obrigatórias, mas podem te poupar espaço se o servidor estiver perto do limite.

1. Remova as mensagens de SPAM e da Lixeira do seu provedor de e-mails

lista de email para divulgar seu blog

Se você utiliza os e-mails do seu provedor de hospedagens, saiba que cada mensagem recebida ocupa espaço. Uma forma de diminuir o uso do espaço em disco é apagá-las. Todas as mensagens? Não. Apenas as de SPAM e da Lixeira. Afinal de contas, você não precisará dessas para nada.

Se quiser reduzir ainda mais o uso do espaço, apague mensagens antigas e desnecessárias, como convites de eventos que já ocorreram ou mensagens com informações desatualizadas.

Isso te ajudará a manter uma caixa de entrada organizada e mais fácil de navegar. Sem falar que essa é, de fato, uma boa prática de segurança. Mensagens antigas podem conter informações pessoais sigilosas.

2. Exclua todos os plugins e temas não utilizados no WordPress

Se utiliza o WordPress, com certeza acumula uma série de temas e plugins não utilizados. Apagá-los pode te fazer ganhar um bom espaço de armazenamento no servidor.

No entanto, antes de abrir mão de qualquer tema ou plugin, é crucial ter a certeza de que não estão sendo usados. Alguns temas e plugins podem ser necessários para o funcionamento de certas páginas ou funcionalidades específicas do blog. Apagá-los pode gerar problemas.

Para não correr o risco de danificar suas páginas, faça um backup antes. Em situações assim, uma cópia de segurança é sempre bem-vinda.

3. Otimize as imagens do seu blog

Normalmente, enviamos imagens maiores do que necessárias. Assim, um arquivo que poderia pesar 50KB acaba ocupando 2MB de espaço em disco. Isso é muito e pode comprometer a eficiência do seu servidor a longo prazo. Uma forma de otimizar essas imagens é utilizar o plugin Smush para WordPress.

4. Limite as versões de backup

Limitar as versões de backup é muito importante para otimizar o espaço em disco na hospedagem. Ou seja, ao invés de manter 5, 10 ou 15 cópias de segurança do seu blog, manter apenas as 3 mais recentes, para caso aconteça algum problema. Afinal, se o seu blog pesa, 2GB, por exemplo. Com 10 cópias de backup, o servidor ficaria com 22GB, o que é muito.

Essa abordagem estratégica de limitar as versões contribui para a eficiência do armazenamento e também simplifica a recuperação de dados. Porém, é interessante notar que essa postura pode trazer desvantagens significativas.

Uma das principais preocupações é a redução das opções de recuperação, já que ter menos versões disponíveis pode complicar a restauração para um estado anterior em caso de falha. Além disso, há risco de perder dados cruciais se a versão de backup não abranger todas as alterações importantes.

Logo, é interessante não limitar tanto as versões e também não deixar muitas disponíveis assim.

5. Exclua os arquivos de áudio e vídeo

Dependendo do seu blog, pode ser que você tenha a necessidade de inserir arquivos de áudio ou vídeo. No entanto, esse tipo de conteúdo são bem maiores do que imagens estáticas, ocupando muitos gigabytes de espaço. Se você tiver arquivos volumosos hospedados, é altamente recomendável excluí-los imediatamente para liberar espaço.

Para hospedar materiais como vídeos e áudios, sugerimos o uso de plataformas como o YouTube e SoundCloud. Essa abordagem garante que o conteúdo continue acessível para sua audiência, sem afetar o armazenamento do seu servidor.

6. Desative a revisão de postagens

Desde a versão 2.6 do WordPress, a função de revisões nos posts está ativa. Mesmo que uma publicação seja feita em modo rascunho, todo o conteúdo dela é salvo em várias versões diferentes, permitindo a restauração do material sempre que necessário, funcionando como um “histórico” da publicação.

Se um conteúdo foi revisado 35 vezes, existem 35 versões ocupando espaço no banco de dados da hospedagem. Para economizar espaço, é recomendado diminuir a quantidade de revisões ou eliminar esse recurso.

Porém, deixamos claro que essa é uma decisão complicada, já que pode ser preciso acessar o histórico de revisão de determinado conteúdo. Então pense bastante e reflita se alguma vez já foi necessário verificar as revisões de um post para restaurá-lo.

Se nunca precisou disso, vá em frente. Se já precisou, é aconselhável não desativar.

A fim de deletar todas as revisões, acesse o PHPMyAdmin e digite o código abaixo na linha de comando:

DELETE FROM wp_posts WHERE post_type = 'revision'

Agora, se quiser desativar as revisões de posts em definitivo, no arquivo wp-config.php, aquele que fica na pasta de instalação do WordPress, digite o código abaixo:

define('WP_POST_REVISIONS', false );

Por último, vamos a opção mais recomendada, que é apenas limitar a quantidade de revisões de um post. Para isso, digite esse trecho de código também no wp-config

define('WP_POST_REVISIONS', 5);

Com ele, apenas as 5 últimas revisões do seu serão salvas. Você pode modificar o número, se quiser.

O que fazer se não conseguir liberar espaço em disco na hospedagem?

Se você está enfrentando a falta de espaço de armazenamento na hospedagem do seu blog e já tentou todas as dicas acima, a melhor solução seria solicitar um plano que ofereça maior capacidade. Com isso, você poderá acomodar todos os seus conteúdos sem risco de sobrecarregar o disco novamente.

Naturalmente, essa opção pode não ser a ideal, mas muitas vezes é a única alternativa, pois excluir conteúdos e arquivos do site pode liberar espaço apenas de forma temporária.

Caso a sua hospedagem não permita um plano ilimitado (ideal para sites maiores) ou com um bom espaço disponível, existem outras empresas capazes de oferecer os mesmos recursos, muitas vezes por um valor bem mais em conta.

Se a hospedagem escolhida não oferece um plano ilimitado ou não dispõe de espaço suficiente, existem outras empresas que podem oferecer recursos semelhantes, muitas vezes a um preço mais acessível.

Conclusão: espaço em disco

Hoje nós explicamos o que é o espaço em disco; o que, no seu blog, ocupa mais espaço; como economizar espaço de armazenamento e quais as opções se não conseguir espaço disponível. Esperamos que todo o assunto tenha ficado claro. Mas qualquer dúvida, estaremos a posts nos comentários, prontos para responder quanto antes.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hospedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis