Como fazer backup do seu blog no WordPress (a maneira mais fácil)

Fazer backup no WordPress é algo essencial para garantir a segurança do seu site ou blog. Saiba como fazer isso agora.

O WordPress é, sem sombra de dúvidas, a ferramenta de criação e gestão de blogs mais popular de toda a internet. No entanto, como com qualquer sistema ou plataforma, é essencial realizar backup no WordPress para garantir que todo o seu conteúdo esteja salvo e recuperável, em caso de falhas do próprio sistema, como incompatibilidade de plugins, ou problemas causados por terceiros, como ataques hackers. 

Neste artigo, discutiremos as melhores práticas, ações e métodos para realizar backup do seu blog, incluindo questões como periodização, uso de plugins específicos e restauração, quando for necessário. 

Pedimos atenção a esse conteúdo e recomendando salvá-lo nos favoritos, para poder ser acessado futuramente quando precisar restaurar todos os dados ou migrar seu blog de um servidor para outro.

Acredite, a simples de atitude de criar cópias de segurança periódicas do seu blog, te dará a tranquilidade necessária de que anos de criação de conteúdo, construção de autoridade e desenvolvimento de uma marca não sejam prejudicados por eventuais situações atípicas, que acontecem realmente quando menos esperamos.

O que é backup de blog?

como fazer backup no wordpress

O backup de um blog é uma cópia de segurança de todos os dados e arquivos associados a sua instalação, independente do CMS utilizado, sendo, no caso desse post, o WordPress. 

Isso inclui todos os conteúdos publicados, como os artigos e páginas, configurações, imagens enviadas e também o banco de dados, normalmente responsável por fazer a ligação dos arquivos com a instalação do WordPress.

Embora o WordPress possua a função de exportar e importar, que acaba servindo como um “mini” backup, é necessário realizar a cópia de segurança completa para garantir que todas as alterações e arquivos sejam guardados e protegidos para eventuais problemas.

Lembrando que backups são comuns independentes do sistema. Desde o início da computação, as cópias de segurança existem. Na década de 50, por exemplo, os primeiros sistemas de backup utilizavam fitas magnéticas e discos rígidos externos, que armazenavam cópias de segurança dos dados. Hoje, a tecnologia de backup evoluiu para salvar dados no seu computador ou até mesmo na nuvem, como o Google Drive.

Por que fazer um backup no WordPress?

Backup é aquele tipo de coisa que todo mundo fala, mas quase ninguém faz. Por conta disso, vamos enumerar os motivos reais do porquê ter um backup no WordPress. Sem dúvidas, embora pareçam triviais, essas razões são a base de toda proteção de conteúdo e da história do seu blog.

Parece que não, mas vai dar problema

Seu blog está funcionando perfeitamente agora, mas acredite, alguma coisa vai acontecer com ele e quanto menos preparado estiver, pior. Por causa disso, não se iluda com a sensação de segurança atual e crie cópias de segurança mesmo se tudo estiver aparentemente bem. 

Por que dissemos isso? Porque já ouvimos inúmeras histórias de pessoas que não tinham backups, o blog estava funcionando normalmente, sofreram um ataque hacker, perderam acesso ao painel do WordPress e não conseguiram recuperar praticamente nada. 

Tiveram toda a sua autoridade no Google perdida, porque o conteúdo foi completamente apagado e não puderam recuperar.

Histórico do seu site

Quando temos um blog há mais de 5 anos e que já trocou de layout, muitas vezes é interessante ver o histórico do blog “ressuscitando” backups antigos. Isso pode te gerar capturas de tela interessantes e até mesmo a sensação de nostalgia e evolução por ver quando seu blog evoluiu com o tempo.

No entanto, não é obrigatório manter todos os backups. Digamos que você tenha determinado blog há 5 anos, como dissemos anteriormente, e o seu backup era mensal, isso geraria 60 arquivos de backup completíssimos, algo desnecessário. 

Falaremos sobre periodização mais a frente, e entraremos em detalhes sobre como organizar os arquivos de backup.

Migrações

Para migrar seu blog de um servidor para outro, ou até mesmo para criar uma cópia offline dele, é necessário criar uma cópia de segurança de todos os arquivos. Essa cópia, além de servir como backup, te permite migrar e testar o mesmo blog em diferentes servidores, de forma até mesmo a testar ou criar versões emuladas dele para testes mais intensos.

Qual a frequência ideal de backup no WordPress?

Não existe uma frequência ideal de backup do WordPress, mas existem recomendações gerais extremamente úteis sobre isso. 

Quantas vezes por mês

O mais recomendado é ter uma cópia a cada novo artigo publicado. Entretanto, se são publicados 3 artigos semanais no seu blog, por exemplo, são muitas cópias de segurança geradas no mês. Por isso, alguns especialistas afirmam que o melhor é a cada 1 ou 2 semanas.

Como nossos posts saem a cada uma semana, no nosso caso, preferimos um backup semanal (recomendamos fazer após a publicação do artigo). Dessa forma, se algo acontecer com o site, não perderemos nenhum conteúdo sequer, pois ele inclui até o último post publicado.

Já escrevemos sobre qual a frequência de postagens ideal para seu blog crescer, sugerimos a leitura.

Até quantas cópias guardar

Não faz sentido ficar acumulando inúmeros backups na sua nuvem ou HD do computador, certo? Logo, o recomendável é manter os dois últimos backups salvos na nuvem. Tendo dois backups garantidos, caso um dê erro ou gere mais dificuldades para restaurá-lo.

O que fazer quando o blog estiver parado

Se tirar férias do blog ou deixar ele parado por um bom tempo por falta de tempo, não há a necessidade de gerar backups, exceto caso queira salvar os comentários recebidos durante a sua ausência. 

Onde salvar os backups

De preferência em alguma nuvem, como o Google Drive ou DropBox. Afinal de contas, não faz sentido guardar um backup no seu computador, se algum problema pode acontecer com o seu blog e você não ter acesso a seu dispositivo ou até mesmo ao formatá-lo, por algum motivo, acabar perdendo as cópias de segurança. 

Fique tranquilo que os plugins que utilizaremos para gerar o backup possibilitam salvá-lo na nuvem. 

Os 3 melhores plugins de backup para o seu blog

Existem centenas de plugins de backup para WordPress. Cada um desses possui vantagens e desvantagens não tão consideráveis na hora de utilizá-los. Entretanto, listaremos os 3 melhores do mercado, os mais citados em listas dessa categoria. 

1. Backup Migration

Tendo a promessa de ser um plugin extremamente simples, para utilizar o Backup Migration, basta instalar o plugin e clicar em “Criar Backup agora”

É possível também automatizar os backups pedindo para serem gerados toda semana, por exemplo.  Dentre as configurações, há uma variedade interessante como:

  • Definir quais arquivos e bancos de dados precisam ser salvos.
  • Escolher onde o backup ser armazenado.
  • Definir o nome que o backup terá.
  • Quando receber as notificações.

Observação importante: a versão gratuita do plugin só suporte backups de até 2GB. Caso seu WordPress tenha bem mais, aconselhamos os outros plugins abaixo.

2. UpdraftPlus

Provavelmente o plugin de backup mais conhecido de toda a comunidade WordPress. O UpdraftPlus torna bem mais simples toda a configuração de backups e restauração deles.

Com o plugin, é possível realizar backups na nuvem para o Dropbox, Google Drive, Amazon S3 e diversas outras plataformas.

Normalmente ele é uma solução mais completa e, por isso, não tão recomendada para iniciantes. Porém, não possui limite do tamanho.

3. BackWPup

O BackWPup também pode ser utilizado para salvar toda a sua instalação do WordPress para um serviço de nuvem como Dropbox, S3, FTP e vários outros.

Com o BackWPup, em um único arquivo zip é possível restaurar uma instalação por completo de maneira otimizada. Dentre suas principais funções está o backup de banco de dados, exportação XML do WordPress e diversos outros formatos de backup como o zip, tar, tar.gz

Como fazer backup no WordPress

Utilizaremos o primeiro plugin da lista, o Backup Migration para esse tutorial. Pelo fato dele ser o plugin mais simples, achamos melhor ele, para ajudar tanto os usuários iniciantes, quantos os avançados.

Tela inicial do plugin

Na tela inicial do Backup Migration, temos duas principais opções. O botão “Criar Backup Agora” que pode ser acionado quando desejar, ou a configuração de backups automáticos. Caso queira um backup agora, basta clicar no botão correspondente. Porém, nos concentraremos nos backups automáticos, já que queremos facilitar nossa rotina de criação de cópias de segurança.

Criação de backups automáticos

Optamos por definir um backup semanal que será feito toda segunda-feira às 8h e manteremos os dois últimos backups. 

Lembre de configurar o backup para um dia depois da publicação dos seus artigos, para que eles fiquem inclusos em todos os backups semanais.

Do que será feito o backup

Aconselhamos a deixar a configuração já marcada pelo plugin, deixando certo também a “Instalação do WordPress” marcada também. 

Onde os backups serão armazenados

Infelizmente, na versão gratuita só é permitido salvar o diretório localmente. Mas essa opção é mais do que suficiente para realizar o backup da forma correta.

O restante das configurações pode deixar como estão e o backup será feito regularmente e de forma periódica.

Onde ficam os backups

Os seus backups ficam disponíveis na seção Gerenciar e Restaurar Backups do Backup Migration

Ao selecionar um backup, há as seguintes opções:

  • Baixar: para fazer o download dos seus arquivos.
  • Copiar link para fazer migração super rápida: É gerado um link para baixar os arquivos de forma rápida.
  • Log: ver o registro de como foi o processo de backup.
  • Restaurar: caso tenha ocorrido algum problema com seu site e precise recuperar a versão do backup selecionada.

Dúvidas frequentes sobre backup do seu blog

O que faço com os backups mais antigos?

Se já tiver pelo menos dois recentes, pode excluí-los (ou já deixar configurado para isso, como fizemos no tutorial). Porém, aconselhamos a ter um backup antigo por semestre salvo. Não é uma obrigatoriedade, mas te ajuda a manter o histórico do seu blog vivo, caso preciso verificar instalações antigas dele.

Qual o melhor local para salvar seus backups?

Com certeza na nuvem. Aconselhamos o Google Drive para isso ou até mesmo o Dropbox, se estiver mais acostumado com ele.

Posso ter muitos backups ou sempre preciso excluir os antigos?

Pode ter muitos backups sim, mas isso acabará pesando no seu servidor, já que os arquivos ficarão no armazenamento da sua hospedagem de sites.

Conclusão: backup no WordPress

Nesse artigo mostramos como fazer backup no WordPress, de forma a assegurar que todos os arquivos do seu blog estarão salvos e recuperáveis

Esperamos que o tutorial tenha sido claro e que tenha realmente te ajudado a realizar as cópias de segurança necessárias para proteger seu blog.

Se restou alguma dúvida, por favor, nos deixe saber na seção dos comentários logo abaixo. Assim que vimos sua pergunta, a responderemos quanto antes.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço! Até o próximo conteúdo.

Deixe um comentário