5 dicas de design para blog que te farão atrair mais visitantes e clientes (funciona!)

Ter um bom design para blog é a diferença entre ter seu conteúdo valorizado ou não. Saiba como estruturar o seu com essas dicas.

O conteúdo é rei, disso temos certeza. Mas o design de um blog é como o castelo, que dá ainda mais destaque ao rei. Por conta disso, escrevemos esse artigo elencando 5 dicas de design para blog capazes de atrair mais visitantes e clientes.

Acredite, são essas dicas simples e fáceis de colocar em prática que gerarão resultados surpreendentes para seu site. Afinal de contas, elas não focam exclusivamente na “beleza” do seu blog, mas na funcionalidade dele, pois como diz a frase atribuída a Steve Jobs: “Design não é apenas o que parece e o que sente. Design é o que funciona”.

Logo, recomendamos a leitura desse artigo com atenção. O conteúdo que trouxemos aqui com certeza fará seu blog chegar ao próximo nível merecido pelo seu esforço. Por último, fica a recomendação de salvá-lo nos favoritos, para garantir acesso a esse tutorial completo.

O que é design?

Design é o processo de criação visual e estrutural de páginas web, incluindo a seleção de elementos como layout, tipografia, cores, imagens e gráficos, com o objetivo de tornar a experiência do usuário a mais agradável e eficiente possível.

Isso inclui além de sites ou cartões de visitas, pois também é design a criação de peças de carro, embalagens de produtos e objetos usuais, como mesas e cadeiras.

O objetivo final do design é entender e atender às necessidades do usuário, fazendo com que a experiência dele não possua ruídos de informação, sendo a mais satisfatória possível. 

Por ser uma área envolta de outras, o design acaba usufruindo de habilidades relacionadas à arte, tecnologia, negócios, psicologia, comunicação, usabilidade e muitas outras.

Qual a diferença de design e designer

Uma dúvida muito comum é a diferença entre design e designer. Por serem palavras de origem inglesa, elas seguem a estrutura linguística de lá, onde o termo se escreve da forma comum e quem pratica a ação recebe “er” no final.  

Por exemplo, teach (ensinar) teacher (professor). Ou então, erase (apagar) e eraser (apagador). Dessa forma, podemos entender que design é o processo criativo e designer é quem realiza essa ação. 

Portanto, designer é o profissional que faz design. Ele o responsável por pegar toda a teoria do design de aplicar para desenvolver uma solução específica para determinado serviço ou produto.

O que é design para blog

o que é design para blog

Design para blog é o processo de planejamento, estruturação e criação da identidade visual de um site, focando nas suas funcionalidades para garantir uma ótima experiência para os visitantes

O design para blog inclui tipografia, imagens, layout, carregamento, simplicidade e outros elementos essenciais para o favorecimento do contato dos visitantes com suas páginas.

Qual a influência do design para blog na percepção dos seus visitantes

O design para blog tem uma influência absurda na percepção dos visitantes, pois, ao optar por um design bem planejado e executado, se tem a certeza de que a mensagem transmitida é de profissionalismo, criatividade e clareza informacional.

Isso aumenta a confiança do seu público e a credibilidade do seu site para eles. Afinal, mesmo o conteúdo sendo incrível, se o seu blog passar o aspecto contrário, isso afastará visitantes, te fazendo ter um aumento considerável da taxa de rejeição.

Por que o design para blog é importante

Porque ter apenas um bom conteúdo é ineficaz atualmente. Estamos em uma etapa da evolução tecnológica que a qualidade visual dos produtos faz uma diferença crucial na separação de quem recebe a devida atenção e quem é ignorado.

E é isso que seu blog é: um produto buscando atenção de outras pessoas. Porém, engana-se quem pensa que ter um bom design para blog é ter uma página bonita. Ter um bom design para blog é ter páginas funcionais que geram clareza na navegação para o usuário, eliminando todos os ruídos de comunicação

Pensando nisso, separamos nos tópicos abaixo as 5 dicas de design para blog. Como frisado na introdução, são essas dicas simples que te darão resultados expressivos, uma vez que, se colocadas em prática, elas modificam positivamente a experiência dos seus leitores.

Dicas de design para blog

Todas as dicas abaixo são, além de conselhos, atividades práticas a serem seguidas. Por isso, as coloque em prática para garantir todos os resultados provenientes delas .

1. Use a psicologia das cores

Usar a psicologia das cores é ter a certeza de que está optando pela cor correta para incentivar a confiança do seu público em decorrência do aspecto visual das suas páginas. Como essa é a uma área que envolve psicologia, tentaremos ser bastante claros, para evitar desentendimento.

O que é a psicologia das cores

A psicologia das cores é o estudo de como as diferentes colorações e combinações entre elas afetam a percepção das pessoas, alterando o comportamento delas, principalmente a tomada de decisão

Em resumo, podemos pensar no seguinte: qual cor transmite mais calma? Qual cor funciona melhor em botões? Qual cor passa a maior sensação de elegância? A psicologia das cores estudou isso a fundo e trouxe respostas interessantes.

Respostas prontas que servem para todas as pessoas? Não, porque até mesmo a percepção de cor é subjetiva para cada um. Mas respostas que dão um norte de qual cor optar para passar melhor determinada sensação.

Como aplicar a teoria das cores no design para blog

Escolha apenas duas cores para seu blog. Uma cor dominante e uma cor secundária. Usar mais do que isso pode trazer a sensação de desorganização. Para escolher as suas cores, existem sites interessantes como o Color Hunt.

color hunt para design para blog

A cor dominante é aquela a qual seu site é conhecido. A cor secundária é normalmente voltada para chamadas para ação, como botões ou links alternativos.

Há uma série de correlações de emoções com determinadas cores. Elas não são exatas, mas para o público geral funcionam muito bem, por exemplo:

  • Amarelo: otimismo, atenção e ativo.
  • Laranja: amigável, diversão e confiança.
  • Vermelho: raiva, paixão e poder.
  • Preto: sofisticação, elegância e peso.
  • Verde: ambiente, crescimento e paz. 
  • Azul: lealdade, estabilidade e tranquilidade.
  • Roxo: luxo, coragem e mistério.
  • Branco: pureza, inocência e limpeza.

2. Escolha diferentes tamanhos para os subtítulos

A maioria dos temas WordPress já vêm com uma hierarquia de fonte bem planejada. Então esse item é para checar se está tudo correto com seu site. 

Em resumo, veja se as suas fontes de títulos são correspondentes aos tamanhos. Por exemplo, o H1 deve ser maior do que todos, o H2 deve ser menor que o H1, e o H3 deve ser menor que o H2, assim sucessivamente.

O tamanho ideal para subtítulos

Não existe um manual que defina o tamanho ideal das fontes para Web, mas o aconselhável é começar com 16px, para garantir que a fonte de texto não fique muito pequena e os títulos a partir de 3.6em

Sites como o Grid Lover, mostrado na imagem abaixo, te dão uma ideia de qual a melhor estrutura que funciona.

grid lover

3. Aposte em imagens que tenham a ver com seu blog

Você já deve ter percebido que todas as imagens utilizadas no Criando Blogs são ilustrações. Isso nos ajuda a deixar a parte visual do site mais integrada. Diferente de muitos sites que acabam parecendo “bagunçados” pelo uso elevado de imagens distintas, preferimos assim.

Existem diversos bancos de imagens a serem utilizados gratuitamente, são eles: 

Onde geramos as imagens do Criando Blogs

As imagens utilizadas aqui são feitas através do Figma, com o plugin StorySet by Freepik.

storyset para criar ilustrações para design para blog

Ele é simples de utilizar, ao saber o básico do Figma, programa de edição de vetores e prototipagem, já que possui uma série de ilustrações a serem alteradas facilmente, tanto em cor, quanto em elementos.

4. Unifique as suas CTAs

CTAs são call to actions, também conhecidas como chamadas para ação. São comandos textuais, normalmente vinculado a botões que sugerem uma tomada de decisão por parte do visitante

Unificá-las, ou seja, fazer com que todos os seus botões importantes, como os do formulário de contato e download, sejam idênticos, com alterações apenas no texto, ajuda a manter um design conciso, evitando que o usuário fique confuso ao saber no que clicar.

Em UI Kits, conjuntos de elementos de interface visual, é interessante ver como a hierarquização dos botões são feitas, por exemplo:

ui kit

Percebe como todo o design fica harmônico com eles? Entretanto, criar algo nesse nível exige conhecimento em design. Logo, verifique se a documentação do seu tema não possui uma seção dedicada ao design ou até mesmo uma página demonstrando todos os elementos visuais.

Normalmente, temas vendidos na ThemeForest apresentam essas configurações bem visíveis aos compradores.

Um erro imenso cometido por alguns blogueiros é o de não destacar os seus links da forma correta. Resultado: perda de cliques e maior tráfego por conta disso.

Seu visitante precisa saber claramente o que é um link e o que não é. Como fazer isso? Mudando a cor da fonte (lembre-se da psicologia das cores) e adicionar um elemento de destaque como o sublinhado, igual a imagem abaixo:

exemplo de link bem destacado em um parágrafo

Para deixá-lo dessa forma, adicione esse CSS personalizado ao seu site, mas verifique se ele não sobrepõe desnecessariamente o design dos links já funcionais das suas páginas.

a {

color: #385aff; // mude a cor da fonte aqui

text-decoration: underline;

font-weight: bold;

}

Dúvidas de design para blog

Conheça as principais dúvidas sobre design para blog.

É necessário que meu blog seja bonito para atrair mais visitantes?

É necessário que seu blog seja funcional. Como beleza é algo relativo, não há como julgar abertamente como ela impacta a experiência do usuário. Para se ter uma ideia, imagine aquelas embalagens de salgadinhos de milho. Elas tendem a ser consideradas feias, mas cumprem bem o seu propósito de venda.

Por isso é interessante notar que design é o que funciona, não o que mostra beleza.

Escolher um tema diferente é uma forma de melhorar o design do meu blog?

É, apenas caso seja o tema que tenha sido desenvolvido focado nos padrões de UX e UI design. Em outras palavras, que tenha havido uma preocupação real com a experiência do usuário.

Felizmente, a maioria dos temas elaborados atualmente possuem um bom design, o que facilitando bastante a integração com o conteúdo.

Fiz todas as alterações do artigo, mas ainda acho meu blog feio. O que fazer?

Antes de definir a percepção visual de feio e bonito, teste se essas novas alterações surtiram resultados interessantes nas suas conversões. No final das contas, é o que realmente importa. 

Portanto, esqueça um pouco a sua opinião sobre o blog em si e verifique se houve um aumento expressivo de visitas (e de permanência na página) após as modificações sugeridas por esse conteúdo. 

O ideal é esperar em torno de um mês para checar a eficácia de cada ação tomada para melhorar o design para blog.

Vale a pena contratar um designer para mexer no meu blog?

Não. Exceto se esse designer também entender das linguagem necessárias para alterar seu site. Antigamente se tinha esse serviço de criar apenas o design da página e logo após passá-la a um programador. 

Atualmente, graças a plugins como o Elementor, tudo isso é feito por um mesmo profissional. Lembrando que a compra de temas também pode substituir essa demanda por design. 

Entretanto, se pensa em algo exclusivo e totalmente voltado para os pontos de destaque da sua marca, contratar um profissional para construir seu blog, do total zero, tende a ser uma solução interessante.

Acho meu blog feio, mas ele tem bons resultados. Ainda assim devo alterá-lo?

Sim, porque esses resultados podem aumentar ainda mais. No entanto, faça o teste por um mês, se as taxas piorarem, desfaça as alterações e verifique se elas voltam a estabilizar. 
Lembre-se que outros fatores podem alterar seus resultados também. Saber separá-los faz toda a diferença na análise final.

Conclusão: design para blog

Ter um bom design para blog é uma tarefa simples com temas bonitos e funcionais. Ainda assim, muitas vezes, certas alterações precisam ser feitas para o tema funcionar de forma harmoniosa, valorizando assim o conteúdo. 

Esperamos que o conteúdo desse artigo tenha te ajudado a ter um blog com mais clareza comunicacional, para aumentar assim os seus resultados. 

Se sinta a vontade para entrar em contato nos comentários. Nos vemos no próximo conteúdo!

Deixe um comentário