Psicologia das fontes: saiba como o tipo de letra do seu blog influencia os visitantes

Saiba como a psicologia das cores funciona e qual as fontes corretas a serem utilizadas (a depender do contexto).

O tipo de fonte que você utiliza no seu site pode afetar como seus visitantes se sentem, se eles vão realmente comprar de você e se continuarão lendo seu conteúdo. Parece exagero dizer isso, mas a psicologia das fontes estuda há bastante tempo, até mesmo antes da internet existir, como os tipos de letras impactam os leitores.

Nesse post, iremos a fundo nesse universo e diremos qual o melhor tipo de fonte para utilizar nos seus conteúdos. 

O que é uma Fonte Tipográfica?

Uma fonte tipográfica é um conjunto de caracteres com design consistente, que define o estilo visual dos textos, incluindo tipo, tamanho e espaçamento. Utilizadas em design gráfico e editoração, as fontes são essenciais em diversos meios, como livros, websites e aplicações digitais.

A seleção adequada da fonte é crucial para comunicar mensagens de forma clara e influenciar a legibilidade, usabilidade e o impacto estético do conteúdo. Um exemplo muito claro de fonte tipográfica é a fonte da Coca-Cola. Por ser uma marca reconhecida por praticamente todo brasileiro, esse estilo de letra já nos remete ao refrigerante.

logotipo da coca-cola

Existem milhares de fontes tipográficas disponíveis, cada uma com suas características únicas que definem o tipo de letra, tamanho, peso, inclinação e espaçamento entre os caracteres. Essas variações proporcionam uma ampla gama de opções para os designers escolherem a fonte mais adequada para cada projeto, de acordo com o objetivo, o público-alvo e o contexto de aplicação.

A escolha da fonte certa é crucial para o sucesso de qualquer projeto de design, pois ela pode influenciar significativamente a legibilidade, a estética e a percepção da mensagem transmitida. Uma fonte bem escolhida pode tornar o conteúdo mais atraente, fácil de ler e memorável, enquanto uma escolha inadequada pode prejudicar a compreensão e o impacto visual do material.

Além disso, as fontes tipográficas podem ser categorizadas de diversas formas, como serifadas (com pequenos traços adicionados aos finais das hastes), sem serifas (sem esses traços), script (imitando a escrita à mão), decorativas (com designs mais elaborados e estilizados) e monoespaçadas (com espaçamento uniforme entre os caracteres).

O que é a psicologia das fontes?

A psicologia das fontes refere-se ao estudo da influência que diferentes tipos de letra podem exercer sobre as emoções, percepções e comportamentos das pessoas. A escolha da fonte tipográfica pode afetar a maneira como uma mensagem é percebida, interpretada e lembrada pelo público. Aspectos como tipo, tamanho, peso e espaçamento das letras podem influenciar a legibilidade, a credibilidade e o impacto estético do conteúdo.

Os designers utilizam os princípios da psicologia das fontes para criar composições visuais que comuniquem efetivamente a mensagem desejada e criem uma conexão emocional com o público-alvo.

Por exemplo, uma fonte séria e formal pode transmitir credibilidade e autoridade, enquanto uma fonte mais descontraída e divertida pode criar um ambiente amigável e acessível. 

O estudo dessa psicologia ajuda designers, marqueteiros, blogueiros e comunicadores a escolherem as fontes mais adequadas para transmitir a mensagem desejada.

Por que as fontes são capazes de afetar as emoções, decisões e interpretações das pessoas?

As fontes afetam nossas emoções e decisões porque elas trazem certos estilos e características que nos fazem sentir de maneiras específicas. Parece confuso, mas é bem mais simples do que está pensando.

Por exemplo, uma fonte que parece elegante pode nos fazer pensar em luxo, enquanto uma fonte mais forte pode passar a sensação de segurança. 

Essas reações vêm das nossas experiências e do que estamos acostumados a ver na cultura ao nosso redor. 

Além disso, a forma como as cores e linhas são usadas nas fontes também mexe com nossos sentimentos. Assim, as fontes são muito mais do que apenas letras no papel ou na tela; elas têm um papel importante na forma como entendemos e interpretamos as mensagens.

Quais os tipos diferentes de fontes que existem?

Todas as fontes estão dentro de 6 categorias: serifadas, não serifadas, mono espaçadas, manuscritas, decorativas e display. Falaremos sobre cada uma delas.

1. Fontes serifadas

psicologia das fontes: serifadas

Fontes serifadas são aquelas com pequenos traços nas extremidades das letras. 

Essas "serifas" podem variar em estilo, desde finas e delicadas até grossas e robustas, e são projetadas para guiar o olho ao longo de linhas de texto, melhorando a legibilidade em blocos de texto impresso

Na imagem abaixo, é possível ver as serifas marcadas pelos círculos vermelhos.

serifa

Fontes serifadas são recomendadas em situações que exigem uma aparência clássica, profissional ou tradicional. 

Elas são ideais para textos longos impressos, como livros e jornais, porque as serifas facilitam a leitura ao criar uma linha visual contínua para os olhos seguirem. 

Sem falar que em documentos formais, como dissertações acadêmicas e cartas oficiais, as fontes serifadas podem adicionar um toque de seriedade e credibilidade.

No entanto, as fontes serifadas podem não ser a melhor escolha para a maioria dos contextos digitais, especialmente em telas de baixa resolução, onde as serifas podem parecer menos nítidas e dificultar a leitura

Para conteúdo online, interfaces de usuário e telas pequenas, como smartphones, as fontes sem-serifa (que vamos falar a seguir) são geralmente preferidas devido à sua clareza e simplicidade

2. Fontes não serifadas (ou sem serifa)

psicologia das fontes: não serifadas

Como o próprio nome já nos informa, fontes sem serifa, conhecidas também como sans-serif ou não serifadas, são aquelas que não possuem os pequenos traços ou extensões nas extremidades das letras, característicos das fontes serifadas. 

Fontes sem serifa são recomendadas para contextos que pedem uma aparência moderna, limpa e minimalista

Elas são particularmente eficazes em ambientes digitais, como websites, interfaces de aplicativos e materiais de design gráfico digital, devido à sua clareza e facilidade de leitura em telas de diferentes resoluções. 

São também uma boa escolha para apresentações e materiais de marketing que visam um visual mais atual e acessível.

No entanto, para textos extensos impressos, como livros ou documentos longos, as fontes sem serifa podem não ser a melhor opção

A ausência de serifas pode tornar a leitura menos confortável ao longo de períodos prolongados, já que as serifas ajudam a guiar o olho ao longo das linhas de texto. 

Em contextos formais ou tradicionais, as fontes serifadas podem ser preferidas devido à sua associação com credibilidade e autoridade.

3. Fontes mono espaçadas

psicologia das fontes: mono espaçadas

Fontes monoespaçadas são tipos de fontes onde cada letra ou símbolo ocupa o mesmo espaço.

Imagine uma grade onde cada caractere, seja um 'W' grande ou um 'i' pequeno, encaixa na mesma caixinha. Isso dá um visual bem alinhado, como nas antigas máquinas de escrever.

Fontes mono espaçadas são ótimas para escrever códigos de programação porque cada letra e símbolo tem o mesmo espaço. Isso ajuda a ver claramente as linhas e blocos de código, facilitando achar erros. 

Também são boas para documentos que precisam de um alinhamento exato do texto, como tabelas ou quando se quer um visual retrô de máquina de escrever.

Por outro lado, essas fontes não são as melhores para ler textos longos, como em livros ou artigos na internet

Afinal, o espaço idêntico entre as letras pode tornar a leitura cansativa, já que nossos olhos estão mais acostumados com fontes que têm variação no espaço entre os caracteres. 

4. Fontes manuscritas

psicologia das fontes: manuscritas

Fontes manuscritas, como seu nome já informa, são aquelas que parecem escritas à mão, com estilos que vão desde os bem arrumadinhos até os mais soltos e despojados. 

Elas são perfeitas para dar um toque especial e pessoal a designs como convites, cartões e logotipos que querem passar uma sensação mais artesanal ou íntima (como é o logotipo da Coca-Cola que mostramos anteriormente). 

São ótimas também para momentos em que se quer chamar a atenção para um detalhe único ou adicionar um pouco de charme pessoal.

No entanto, não é uma boa ideia usar fontes manuscritas para textos grandes ou em situações que pedem muita clareza e formalidade

Afinal de contas, elas podem ter muitos detalhes e variações que tornam a leitura mais lenta e cansativa, principalmente se estivermos falando de textos longos. 

5. Fontes decorativas

psicologia das fontes: decorativas

Agora os conceitos de fonte começam a ficar um pouco abstratos, mas será fácil de entender. 

Fontes decorativas são aquelas projetadas com estilo próprios, muitas vezes incluindo elementos ornamentais ou características incomuns

Esse tipo de fonte não quer apenas “mostrar texto”, mas também adicionar um elemento visual diferente e atrativo. 

Devido à sua natureza chamativa e muitas vezes temática, fontes decorativas são excelentes para títulos, logos, pôsteres e qualquer material de design onde se deseja causar impacto e capturar a atenção do público. 

Mas por ser complexa e cheia de detalhes, não são recomendadas para textos longos ou para comunicação de informações críticas.

6. Fontes display

psicologia das fontes: display

Fontes display são feitas para serem usadas em tamanhos grandes, como nos títulos ou em lugares onde você realmente quer que as palavras se destaquem, como em placas ou cartazes. 

Elas podem ser bem diferentes e chamativas, com o intuito de chamar a atenção. São ótimas para usar em cabeçalhos, nomes de marcas ou qualquer parte de um design que precisa brilhar.

Porém, é bom tomar cuidado ao usar essas fontes para textos mais longos ou quando você precisa que as pessoas leiam com facilidade e rapidez. 

Fontes display e decorativas são a mesma coisa?

Lembra que falamos que os conceitos de fontes ficariam abstratos? Muitas pessoas confundem as fontes display e decorativas. E… sejamos sinceros, elas são parecidas mesmo, mas tem um motivo.

Fontes display são feitas para serem vistas em tamanho grande, como em títulos grandes ou placas, para que o texto se destaque bem

Elas podem ter vários estilos, desde simples até mais elaborados. O importante é que elas chamem a atenção quando usadas em grande escala.

Fontes decorativas, por outro lado, são aquelas com detalhes especiais ou um visual único, criadas para adicionar estilo e personalidade ao que você está fazendo

Elas podem ser usadas tanto em textos grandes quanto pequenos e são ótimas para fazer algo se destacar ou para dar um clima específico.

Enquanto todas as fontes decorativas podem ser consideradas display quando usadas em grande escala, nem todas as fontes display são decorativas. Algumas podem ser relativamente simples e ainda assim projetadas para serem eficazes em tamanhos maiores.

Que tipo de fonte utilizar no seu blog?

Você encontrará muitas respostas diferentes para essa pergunta, principalmente em blogs de design. Mas na nossa experiência, se tratando da psicologia das fontes, simplicidade é a chave. Por isso, opte por letras sem serifa no título e no texto das suas publicações.

Se quiser que o seu conteúdo pareça mais sério e menos dinâmico, utilizar uma fonte serifada no corpo de texto pode funcionar muito bem.

Você pode pensar “ué, mas e os outros tipos de fontes?”. Elas são bonitas e possuem muita utilidade em outros contextos. Mas em blogs, é interessante não fugir muito da simplicidade.

Claro que há exceções como blogs com temáticas mais femininas que utilizam muito as fontes manuscritas ou display. 

Quais as melhores fontes? 

Não temos como responder quais as melhores fontes porque escolher “a melhor” depende de inúmeros fatores. Entretanto, o Google Fonts pode te ajudar muito nessa busca. 

Com essa ferramenta, você pode utilizar os filtros para escolher fontes específicas. 

google fontes

Assim, se quiséssemos apenas fontes não serifadas, por exemplo, os seguintes tipos de letras seriam apresentados.

fontes sem serifa

Quantas fontes utilizar no seu blog?

No máximo 2. Usar mais do que isso vai fazer seu blog carregar mais devagar e vai deixar o design muito diversificado para seus leitores, o que atrapalha a experiência deles.

Resumo: psicologia das fontes

A fonte que você escolhe para o seu blog pode realmente mudar como as pessoas se sentem ao ler, influenciando até mesmo a decisão delas de comprar algo ou continuar navegando. 

Esse efeito das fontes nas emoções e decisões das pessoas é algo estudado pela psicologia das fontes, uma área que existe há bastante tempo.

Uma fonte é basicamente um conjunto de letras, números e símbolos que têm o mesmo estilo. Elas são superimportantes tanto em textos impressos, como livros e jornais, quanto em digitais, como blogs, porque afetam como o texto é visto e entendido.

A psicologia das fontes mergulha em como diferentes estilos de fontes mexem com a nossa cabeça, afetando o que sentimos e como interpretamos as informações

Por exemplo, uma fonte mais formal pode passar a ideia de seriedade e confiança, enquanto uma mais despojada pode deixar tudo mais amigável.

Isso acontece porque as fontes trazem certas características que nos fazem associá-las a diferentes sentimentos e ideias, baseadas no que estamos acostumados a ver na nossa cultura.

Existem seis categorias principais de fontes:

  • As serifadas têm pequenos traços nas letras e são boas para textos longos impressos, pois ajudam a guiar a leitura. 
  • As sem-serifa não têm esses traços e são ótimas para conteúdos digitais por serem claras e diretas. 
  • As monoespaçadas fazem cada letra ocupar o mesmo espaço e são boas para códigos de programação, mas podem ser cansativas para leituras longas. 
  • As manuscritas parecem escritas à mão e adicionam um toque pessoal, ótimas para convites e logos, mas complicadas para textos longos. 
  • As decorativas e display são para chamar atenção em títulos e cabeçalhos, mas não são boas para textos longos porque podem dificultar a leitura.

No seu blog, a melhor aposta é manter as coisas simples. Use fontes sem-serifa para títulos e textos. E, se quiser passar uma vibe mais séria, talvez usar uma fonte serifada no corpo do texto possa funcionar. Mas, em geral, é melhor não complicar. 

Blogs com temáticas específicas, como femininas, podem brincar mais com fontes manuscritas ou display, mas ainda assim é bom não exagerar.

Não dá para dizer qual fonte é a melhor porque depende muito do que você precisa. Mas, uma dica: usar no máximo duas fontes diferentes ajuda a não deixar o blog pesado e mantém tudo mais organizado para quem lê.

Espero que esse conteúdo completo tenha te ajudado a entender a psicologia das fontes. Qualquer dúvida, por favor, comente abaixo.

Obrigado por ler até aqui. Nos vemos no próximo conteúdo.

Deixe um comentário