O que é taxa de conversão e como isso influencia o sucesso do seu blog

A taxa de conversão é a diferença entre um site que gera muitos resultados e outro que não gera. Saiba a diferença.

Você já ouviu falar em taxa de conversão? Sabe o porquê dela ser essencial para o sucesso do seu blog? A taxa de conversão é a proporção de pessoas que realizam uma ação desejada em relação ao número total de visitantes de um blog. Falando dessa forma parece algo difícil de entender, não é mesmo?

Infelizmente esse conceito é desnecessariamente complicado pela maioria dos conteúdos. Nesse post, faremos o contrário. Mostraremos o conceito simplificado de taxa de conversão, como calcular e quais as melhores estratégias para aumentar seus resultados.

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão é um indicador essencial para medir o sucesso de um blog ou site. Ela representa a porcentagem dos visitantes que realizam uma ação desejada, como:

  • Comprar um produto.
  • Peencher um formulário
  • Se inscrever em uma lista de e-mails.

Quanto maior for a taxa de conversão, maior será o número de visitantes que se tornarão clientes ou que realizarão a ação desejada.

Por exemplo, imagine que 10 pessoas visitaram a sua página e 5 delas compraram seu produto. Isso significa que você teve uma taxa de conversão de 50%, porque metade das pessoas comprou.

Ou então, imagine que 100 pessoas leram o título do seu artigo, mas apenas 23 clicaram para ler. Isso significa que teve uma taxa de conversão de 23%.

Para calcular a taxa de conversão, basta dividir o número de visitantes pelo número da ação que você deseja que eles façam.

Qual a influência da taxa de conversão no sucesso de um blog?

gráficos

A influência da taxa de conversão nos resultados de um blog é absurda, porque ela está diretamente ligada ao aumento das vendas, inscrições, cliques, cadastros, redirecionamentos e outros objetivos.

Quando a taxa de conversão é muito baixa, significa que seu blog está perdendo oportunidades de crescimento e de ganhar dinheiro.

Por outro lado, quando a taxa de conversão é alta, seu blog está conseguindo engajar os visitantes com maestria, fazendo com que ele os torne em clientes ou em consumidores da sua marca.

A taxa de conversão de um blog pode ser avaliada em quais comportamentos do usuário?

A taxa de conversão de um blog pode ser analisada e avaliada por diversos comportamentos do usuário, tais como:

  • Compra de produtos.
  • Cadastro em listas de e-mail.
  • Download de e-books ou outros materiais que funcionam como iscas digitais.
  • Comentários em posts.
  • Compartilhamentos em redes sociais.
  • Clique em anúncios.
  • Preenchimento de formulários.

Lembrando que não é necessário avaliar todas elas ou fazer isso de apenas uma vez. A estratégia mais comum é otimizar cada um por sequência, até que seu blog esteja o mais otimizado possível.

É importante frisar também que a taxa de conversão pode variar segundo o objetivo específico do blog e que é importante acompanhar esses comportamentos para identificar oportunidades desconhecidas de otimização.

6 passos simples e efetivos para aumentar a taxa de conversão do seu blog

Cada site possui necessidades diferentes, mas aqui estão 6 passos que vão aumentar consideravelmente a taxa de conversão dos principais pontos do seu blog.

1. Torne seu blog fácil de navegar

A navegação do seu blog é um dos aspectos mais cruciais a se considerar para assegurar uma experiência positiva para o usuário. Portanto, é fundamental que o design seja limpo e intuitivo, permitindo que o visitante encontre facilmente o que procura. Como? Experimente:

  • Organizar o conteúdo do seu site de forma clara e lógica, agrupando informações relacionadas em categorias.
  • Utilize um menu de navegação bem estruturado, com opções claras e concisas.
  • Evitar sobrecarregar seu site com informações visuais desnecessárias ou excessivas, o que pode confundir seu público e prejudicar a navegação.
  • Utilizar cores e elementos visuais de forma estratégica, para destacar informações importantes.
  • Testar a navegação do seu site com usuários reais, para identificar possíveis problemas e melhorar a experiência do usuário (pode ser com familiares ou com amigos).

2. Otimize seu blog para dispositivos móveis

site responsivo para aumentar taxa de conversão

Atualmente, a maioria das pessoas acessa a internet via dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Já falamos sobre isso em diversos outros posts. Por causa disso, é fundamental que um blog seja otimizado para esses dispositivos, já que isso melhora significativamente a experiência do usuário e, consequentemente, aumenta as taxas de conversão do blog.

Quando um blog é completamente otimizado para dispositivos móveis, ele se adapta automaticamente ao tamanho da tela do dispositivo utilizado pelo usuário e garante que elementos recebam o destaque necessário naquela plataforma.

Isso significa que as imagens e o texto são redimensionados para ficarem legíveis e acessíveis em qualquer tamanho de tela; e também, os botões e outros elementos vinculados à chamadas para ação sejam do tamanho correto para incentivar o clique dos visitantes.

Resultado? Mais cliques, mais vendas e mais visitantes, gerando um aumento considerável da taxa de conversão.

Além dos benefícios já destacados de otimizar seu blog para dispositivos móveis, precisamos lembrar que esse passo é crucial para melhorar o SEO do blog e atrair novos visitantes. Isso ocorre porque o Google valoriza sites responsivos e os classifica mais alto nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

Quando um site não é responsivo, ou seja, quando as páginas não se adaptam ao tamanho da tela do usuário ele se torna difícil de navegar, o que leva a altas taxas de rejeição e baixo tempo de permanência no site.

3. Produza conteúdos de muita qualidade

produzir conteúdo de qualidade

Produzir conteúdos de qualidade é extremamente importante para quem deseja ter um blog bem-sucedido. Afinal de contas, bons conteúdos são capazes de aumentar de forma considerável as taxas de conversão, fazendo com que mais pessoas se interessem pelo que você tem a oferecer e se tornem seus leitores fiéis.

Produzir conteúdo de qualidade não é um bicho de sete cabeças, como as pessoas fazem parecer. Em primeiro lugar, é fundamental conhecer bem o seu público-alvo e entender quais são suas principais dificuldades. A partir daí, resolva cada um dos problemas deles de forma simples e direta.

Por exemplo, se você sabe que seu público é de concurseiros e suas principais necessidades são:

  • Aprender a matéria.
  • Organizar uma rotina de estudos.
  • Saber qual concurso estudar.
  • Encontrar material de qualidade.
  • Utilizar flashcards.

Pegue cada uma dessas dificuldades e escreva um conteúdo a respeito, por exemplo:

  • Os únicos 5 passos para estudar e lembrar de tudo o que estudou.
  • A rotina de estudos à prova de falhas.
  • Estude apenas para esse concurso e dobre suas chances de passar.
  • As melhores apostilas para passar no concurso X.
  • Como utilizar flashcards e a repetição espaçada para nunca mais esquecer nada.

Mais uma vez, lembre-se que conteúdos de qualidade não precisam ser complexos e absurdos. Na verdade, muitas vezes os melhores conteúdos são aqueles que são simples, diretos e fáceis de entender.

4. Crie call to actions simples e específicas

Call to actions (também chamadas de CTAs) são chamadas para ação que incentivam o leitor ou visitante do seu blog a tomar uma ação específica, como clicar em um botão, inserir seu e-mail, entre outros.

As CTAs são usadas para orientar os usuários e direcioná-los para a próxima etapa do processo de conversão. Por isso, elas devem ser claras, concisas (dizer muito com pouca quantidade de texto) e persuasivas, de forma que os visitantes saibam com exatidão o que esperar ao clicar em um botão ou link.

Taxa de conversão Netflix

Quando se trata do aumento das taxas de conversão, as CTAs são um dos elementos mais importantes. Portanto, para criar uma boa call to action, é necessário pensar em alguns elementos-chave. Usaremos a imagem da página inicial da Netflix acima como exemplo.

  • Primeiro, é preciso definir claramente qual é a ação que se espera que o usuário realize. No caso da Netflix, a ação que se espera é que o usuário preencha seu e-mail para iniciar o processo de inscrição.
  • Em seguida, é importante escolher uma linguagem clara e objetiva, que transmita de forma direta qual é o benefício que o usuário terá ao realizar a ação proposta. Ainda se tratando da Netflix, ela faz isso dizendo que possui os maiores sucessos do Brasil e do mundo. E ainda afirma que se pode assistir de onde quiser e cancelar quando preferir.
  • Por último, é importante escolher uma cor contrastante e um formato que chame a atenção, como um botão destacado ou um banner animado. Em relação à página inicial do gigante do streaming, ele faz isso através do botão vermelho “vamos lá”.

Outra dica importante é criar um senso de urgência com frases como "compre agora" ou "se inscreva". Isso pode ajudar a aumentar a taxa de conversão, ao criar uma sensação de que a oportunidade pode acabar a qualquer momento, um dos gatilhos mentais mais utilizados..

Para finalizar esse tópico, é recomendável testar diferentes variações de CTAs para verificar qual delas tem a melhor desempenho, e realizar ajustes conforme os resultados obtidos.

5. Acelere seu blog

A velocidade de carregamento do blog é um fator crucial para manter os visitantes do site engajados e satisfeitos. Se o blog demora muito para carregar, é provável que os usuários desistam de acessá-lo e procurem seus concorrentes. O Google notando isso, para facilitar a vida do usuário, já indicará seus concorrentes de imediato, a depender da palavra-chave.

No WordPress, existem algumas maneiras de acelerar a velocidade de carregamento do seu blog. Uma delas é escolher um bom provedor de hospedagem, que ofereça servidores rápidos e confiáveis. Qual é o melhor do mercado atualmente? A Hostinger. Ela é a empresa que hospeda todos os nossos sites e temos a confiança de dizer que vale cada centavo. Falando assim até pode parecer caro, mas o plano mais barato custa 13 reais por mês. Isso mesmo, só 13 reais.

Outra dica é utilizar um plugin de cache, como o WP Super Cache ou o W3 Total Cache, que otimizam o carregamento das páginas do blog. Também é importante otimizar as imagens do seu blog, reduzindo seu tamanho sem comprometer a qualidade. Um bom plugin para isso é o Smush – Optimize, Compress and Lazy Load Images. Além de comprimir as imagens por meio de um algoritmo inteligente, ele possui o recurso de lazy load, que só mostra as imagens à medida que o leitor desce a página, evitando sobrecarregar a página desnecessariamente.

Por último, é importante manter o WordPress atualizado e remover plugins e temas que não são mais utilizados, pois eles podem tornar o blog mais lento (sem falar na bagunça que é gerenciar tudo isso depois).

6. Remova elementos desnecessários

As distrações em uma página de blog podem comprometer a taxa de conversão, pois elas desviam a atenção dos visitantes do objetivo principal da página, que é incentivar a realização da ação que você deseja que ele faça.

Quando o blog apresenta muitos elementos e informações desnecessárias, o visitante fica sobrecarregado e não encontra as informações importantes. Por isso, uma das melhores estratégias é a adoção de um design minimalista e simples, com poucos elementos e uma hierarquia clara de informações.

Reflita um pouco sobre o design do seu blog e remova, um a um, elementos que não são realmente essenciais para a navegação e consumo de conteúdo do usuário. No início, claro, isso pode gerar uma estranheza e sensação de “blog” vazio. Mas te ajudará a aumentar sua taxa de conversão, justamente por todo o seu conteúdo guiar o usuário para os call to actions devidamente bem posicionados.

Conclusão

No artigo de hoje vimos o que é taxa de conversão, qual a importância dela para seu blog e como aumentá-la para trazer mais resultados para seu conteúdo. Esperamos que esse conteúdo tenha tirado todas as suas dúvidas a respeito, mas caso precise, nossa seção de comentários está livre logo abaixo.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!

Deixe um comentário