Quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog? (a verdade nua e crua)

Você sabe quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog? É mais rápido do que imagina, desde que faça a coisa correta.

Você sonha em ter um site de sucesso e se pergunta quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog, não é mesmo?

A verdade é que, infelizmente, não existe uma resposta simples para essa pergunta, pois o tempo necessário para monetizar um blog pode variar muito de acordo com diversos fatores.

Nesse artigo, vamos analisar cada um desses fatores e dar uma média de tempo de potencial de lucro para cada um deles. Assim, você terá um referencial do tempo necessário e poderá ajustar sua estratégia.

Quais os fatores que influenciam quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog?

Quando se trata de monetizar um blog, muitos fatores podem influenciar o tempo que levará para começar a obter uma renda adequada. Falaremos sobre eles abaixo:

Nicho

Alguns nichos, como dinheiro, marketing digital e saúde, possuem alta demanda por conteúdo, o que, consequentemente, traz mais oportunidades de monetização.

Por outro lado, nichos menores podem levar mais tempo para gerar receita. Lembrando que quanto maior o nicho, maior também é a concorrência dele, podendo dificultar o crescimento do blog.

Qualidade de conteúdo

escreva conteúdos pesquisáveis para aumentar o número de visitantes

Se o conteúdo do seu blog for interessante, dinâmico e bem escrito, as pessoas tendem a visitá-lo com mais frequência. Assim, há maiores chances de ter seu site compartilhado, consumido e até mesmo visualizado.

Tipo de monetização

Existem várias maneiras de monetizar um blog e cada uma tem sua influência única no tempo de monetização.

Um dos tipos de monetização mais comuns é o Google AdSense. Com ele, se exibe anúncios no seu blog e você é pago segundo o número de visualizações e possíveis cliques nesses anúncios.

Entretanto, isso leva algum tempo para começar a gerar uma renda significativa. No início, se ganha centavos de dólar e só depois, com inúmeros visitantes e cliques, o dinheiro tende a ser considerável.

Outra opção é ser afiliado. Com o marketing de afiliados, se promove produtos de outras empresas e ganha uma comissão (cerca de metade do valor do infoproduto) quando um leitor clica em seu link de afiliado e faz uma compra.

Esse método pode levar mais tempo para gerar uma renda consistente, mas dependendo do seu conteúdo e confiança do seu público, há alta possibilidade de lucro.

Por último, é possível oferecer serviços ou produtos próprios. Caso você tenha uma habilidade ou produto seu, pode oferecê-lo em seu blog e ganhar dinheiro diretamente com suas vendas. Dependendo das suas habilidades de venda, essa última opção pode ser mais rápida.

Consistência na publicação de conteúdo

A consistência na publicação de conteúdo precisa de bastante atenção. Se o blog é atualizado regularmente com conteúdo novo e ótimo, os visitantes são mais propensos a voltar e conferir atualizações, gerando não apenas visitas únicas, mas fiéis ao longo do tempo. Sem falar que, a consistência ajuda a melhorar o ranking nos motores de busca, o que pode levar a uma maior visibilidade e tráfego para o site, graças ao SEO.

Rotina de divulgação de conteúdo

Compartilhar o conteúdo do seu blog nas redes sociais e em outras plataformas, de maneira consistente, ajudar a atrair mais visitantes e aumentar a conscientização sobre a existência e autoridade do seu blog.

Uma estratégia a se pensar é a construção de uma lista de e-mail para manter os leitores engajados e informados sobre novos posts.

Frequência de criação de posts

frequência de conteúdo

De forma geral, quanto mais frequente for seu conteúdo, mais rápido ele pode começar a gerar receita. Por quê? Porque quanto mais posts, mais possibilidades de visitas e novos usuários recorrentes.

Ainda assim, é crucial lembrar que a qualidade do conteúdo é importante também. Publicar mais, mas com conteúdo de baixa qualidade, terá um efeito negativo em seu blog e na sua capacidade de gerar dinheiro. Portanto, é importante encontrar um ponto de equilíbrio entre qualidade e quantidade.

SEO

SEO é uma das estratégias mais importantes para quem deseja monetizar um blog. Talvez até mesmo a mais importante. O termo, Search Engine Optimization (de onde vem a sigla SEO), se refere às técnicas que facilitam o ranqueamento de páginas nos mecanismos de busca, como o Google, Bing ou Duckduckgo.

Quando um blog é devidamente otimizado para SEO, ele tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados de busca, resultando em major tráfego de visitas no site.

Dessa forma, as chances de conversão também aumentam, já que mais visitantes terão acesso ao conteúdo e aos produtos oferecidos.

Design

Embora ignorado por muitos, o design de um blog é o responsável por conquistar leitores e manter a atenção deles para gerar receita. Afinal de contas, a primeira impressão é a que fica.

Se o design do seu blog for feio, o usuário vai querer sair dele o mais rápido possível.

Se o design do seu blog for bonito, limpo e fácil de navegar, o leitor pode se sentir mais atraído e ficar mais tempo, aumentando as chances de gerar receita.

Concorrência

Quanto maior a concorrência no nicho em que o blog está, mais difícil será conseguir um bom posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca.

O principal motivo para isso acontecer é o Google, (e outros buscadores similares), usar um algoritmo específico para ranquear os sites.

Quando há vários blogs criando conteúdo sobre o mesmo tema, o algoritmo decide qual é mais relevante para o usuário, o que pode acabar prejudicando e afastando blogs menos conhecidos.

Sem falar que a concorrência também pode afetar anunciantes. Quando há muitos blogs disputando espaço, a oferta de espaços de publicidade aumenta, fazendo com que os preços caiam.

Sorte

Por último, deixamos um ponto bem polêmico. A sorte pode sim ser um fator determinante no tempo de monetização do seu blog. Principalmente quando se trata de conteúdos que viralizam por vias orgânicas ou devido às métricas do algoritmo do Google.

Porém, quanto mais melhorias, otimizações e conteúdo se faz, maiores são as chances dos algoritmos entenderem seu post como relevante para a maior parte do público.

Tem como saber quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog?

quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog

Como vimos, não temos como definir a quantidade de tempo exata para um blog rentabilizar, uma vez que são inúmeras variáveis envolvidas.

Porém, como pode-se imaginar, existem algumas estratégias interessantes que podem ser adotadas para acelerar, ainda mais, o processo de rentabilização do blog, como:

  • Produzir conteúdo de qualidade e relevante para o público-alvo visando atrair visitantes e fidelizá-los;
  • Investir em SEO (Search Engine Optimization), utilizando palavras-chave relevantes e técnicas para melhorar o posicionamento nos resultados de busca;
  • Utilizar redes sociais para promover o blog e aumentar sua visibilidade;
  • Oferecer conteúdo exclusivo incentivando visitantes a se cadastrarem na lista de e-mails;

É crucial destacar que a rentabilização não acontece muito rapidamente. É necessário paciência e perseverança para alcançar resultados minimamente satisfatórios.

Qual a média de tempo para ganhar dinheiro com blog?

O tempo para monetização orgânica (sem envolver tráfego pago) é de 6 meses postando pelo menos 3 conteúdos de 2 mil palavras em média por semana, a depender do nível de resultados nas buscas, nicho e no template do site.

Sim, sabemos que esse é um tempo considerável a se dedicar a construção de autoridade e conteúdo, mas o bom do tráfego orgânico é o fato dele ser exponencial. Cada novo artigo bem ranqueado é uma fonte de visitantes que se mantém estável por vários meses.

Perguntas frequentes sobre quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog

Estou com meu blog a mais de 6 meses e não consigo monetizar direito, o que pode ser?

Entendemos demais a sua frustração em relação à monetização do seu blog. É comum, nessa etapa, que muitos blogueiros enfrentem dificuldades, principalmente nos primeiros meses. A sensação de “escrever para ninguém” é cansativa e desmotivadora. Felizmente, existem algumas razões pelas quais você pode estar tendo dificuldades para monetizar seu blog e elas já foram abordadas previamente nesse conteúdo.

Primeiro, é importante avaliar se o conteúdo que está produzindo é atrativo o suficiente para seu público-alvo. Às vezes, a gente acha que nosso conteúdo é bom (porque de fato é o nosso melhor), mas eles não atendem às dúvidas dos visitantes.

É por isso que escrevemos quase todos os títulos das publicações como perguntas, porque elas são dúvidas comuns que usuários fariam e temos a certeza de que respondendo elas, estaremos oferecendo um conteúdo de qualidade.

Também é importante avaliar como está monetizando seu blog. Existem diversas opções, umas mais rentáveis que a outra, como anúncios, marketing de afiliados, venda de produtos ou serviços, entre outros. É bem possível que a estratégia atual do seu blog não esteja sendo efetiva ou que você precise ajustar sua abordagem para gerar mais dinheiro.

Eu faço tudo o que plugins de SEO como o Yoast dizem, escrevo conteúdos longos e mesmo assim não tenho muitos visitantes. Por isso não consigo gerar receita no meu blog. Por que isso acontece?

Antes de tudo, é importante lembrar que, embora essas ferramentas possam ser úteis, elas não são a única solução para aumentar o tráfego em seu site. Afinal de contas, é bem possível que todos os outros blogueiros também estejam escrevendo conteúdos e utilizando as mesmas ferramentas de SEO que você.

Qual a solução, então? Existem várias e cada conteúdo sobre o tema te dará soluções diferentes. Para nós, acreditamos que a humanização e conexão emocional é uma das mais efetivas.

A humanização na escrita é um conceito muito importante para quem quer se comunicar com o público de forma cativante e engajadora (se diferenciando assim da concorrência). Podemos resumir a humanização na escrita como a técnica de tornar a linguagem mais próxima do leitor, trazendo elementos que o façam se identificar com o conteúdo.

Para humanizar sua escrita no blog, é preciso considerar alguns aspectos. Em primeiro lugar, é importante escrever de forma simples e evitar palavras que possam dificultar a compreensão do leitor. De nada adianta ter um conteúdo maravilhoso se o leitor não entende.

Depois, tente formular as principais perguntas a serem feitas sobre aquele tema e as responda. Assim, se tem a certeza de que todos os pontos foram devidamente abordados.

Não consigo decidir qual o melhor método de monetização do meu blog. Muitas pessoas dizem que é melhor ser afiliado, outros dizem que ser produtor é melhor e há ainda aqueles que defendem adsense, dropshipping, etc. Qual é o melhor?

Essa é uma questão que muitas pessoas têm e cada uma vai defender a que deus certo para elas com unhas e dentes, mas não existe uma resposta definitiva, porque cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens.

Não podemos responder isso para você, mas orientamos a testar apenas uma estratégia por vez por tempo determinado. A cada dois meses por exemplo. Se ficar trocando de estratégia sem amadurecê-las ou aplicar várias de uma vez, as chances de monetizar seu blog diminuem consideravelmente.

Conclusão: quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog

No artigo de hoje vimos quanto tempo demora para ganhar dinheiro com blog. Chegamos a resposta de que depende das otimizações e da qualidade do conteúdo publicado.

É importante lembrar que criar um blog de sucesso é um processo contínuo e que exige dedicação e (muita) paciência. Por isso, não desanime e continue realizando quantas melhorias forem necessárias para ganhar dinheiro.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço e até o próximo contéudo.

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Hospedagem com até

-70

+ 3 Meses Grátis