Como vender como afiliado usando blog? 10 Dicas incríveis

Vender mais como afiliado é mais simples do que parece, basta colocar em prática as dicas desse post (agora mesmo).

vender mais como afiliado

Vender mais como afiliado é um desafio para a maioria das pessoas. Nem todo mundo sabe vender, divulgar produtos e conseguir boas comissões, muito por causa da falta de estratégias simples para isso. Nesse post, mostraremos como aumentar suas vendas usando o seu blog.

Caso ainda não conheça o que é o mercado de afiliados ou como ele funciona, fique tranquilo que explicaremos brevemente nos próximos tópicos. 

O que é o mercado de afiliados?

O mercado de afiliados é um modelo de negócio onde pessoas (afiliados) divulgam produtos ou serviços de outras empresas em troca de comissões por vendas. 

vender mais como afiliado na hotmart

Funciona assim: você divulga links ou códigos promocionais em blogs, redes sociais ou sites e, cada vez que alguém compra através do seu link (chamado de "link de afiliado" ou "link afiliado"), você ganha uma comissão. 

Dentre todos esses modelos de divulgação, o blog tende a ser um dos mais efetivos, já que ele está lá 24 horas por dia e 7 dias por semana divulgando seus conteúdos e seus links de afiliado, te gerando dinheiro até mesmo quando não está trabalhando.

Quais as dicas para vender mais como afiliado usando o blog?

Abaixo mostraremos todas as dicas necessárias para aumentar muito suas comissões através de links clicados no seu blog. Recomendamos colocar cada uma dessas estratégias em prática para garantir o máximo possível de resultados.

1. Não exagere nas indicações dos produtos 

Para vender mais como afiliado usando um blog, é essencial manter um equilíbrio na indicação dos produtos. Se você espalhar links de afiliado por todo o blog de maneira exagerada, o leitor se sente desconfortável e até desconfiado

Em vez disso, foque em criar conteúdo de qualidade que realmente ajude e interesse seu público. Mantenha em mente que as indicações de produtos aconteçam de forma natural, sendo sutil e honesto nas suas postagens. Dessa forma, você constrói confiança e aumenta suas chances de venda sem afastar seus leitores.

Qual a quantidade de links ideal por post?

Isso depende muito do tamanho do seu conteúdo. A média tende a ser de 1 link de afiliado a cada mil palavras. Mais do que isso, pode fazer com que o leitor se sinta sobrecarregado. 

Sabemos que isso pode parecer pouco, mas tenha em mente que o seu visitante não chega ao seu blog querendo comprar imediatamente. Ele está, nessa etapa, buscando conhecimento para decidir sobre uma possível compra no futuro.

2. A sua prioridade deve ser um ótimo SEO

SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar seu site e tornar ele mais chamativo para os mecanismos de busca, como o Google. 

seo whitehat

Para blogs que indicam produtos afiliados, o SEO é de extrema importância porque ajuda a trazer um fluxo constante de tráfego orgânico, ou seja, visitantes que chegam ao seu site através das buscas. Quando seus artigos são bem ranqueados, eles aparecem nas primeiras posições dos resultados, aumentando a chance de serem clicados.

A médio e longo prazo, o SEO pode te gerar muitas vendas, uma vez que posts bem posicionados recebem visitas constantes, o que significa que mais pessoas terão acesso aos seus links de afiliado. Para fazer SEO da melhor maneira possível, leia nossos conteúdos a respeito:

3. Faça análises do produto que está indicando

Fazer análises detalhadas e honestas dos produtos que você está indicando em um blog de afiliado é uma estratégia poderosa para converter curiosos em compradores. Quando alguém está em dúvida sobre comprar um produto, a primeira coisa que faz é buscar informações e opiniões confiáveis online.

Dessa maneira, ao oferecer uma análise completa, você ajuda essas pessoas a entenderem melhor o produto, suas funcionalidades, vantagens e desvantagens. Explicando como o produto pode resolver um problema ou atender a uma necessidade específica, você cria um vínculo de confiança com seu leitor.

Para isso, use uma linguagem clara e direta, compartilhe sua experiência pessoal, inclua fotos ou vídeos do produto em uso, e compare com outras  alternativas. Assim, você dá todas as informações necessárias para que o leitor tome a decisão correta.

4. Invista na experiência do usuário

Experiência do usuário, ou UX (user experience), é como as pessoas se sentem ao interagir com seu blog. Ela abrange tudo: a facilidade de navegação, a rapidez com que as páginas carregam, o design e a qualidade do conteúdo. 

design para blog o que é

Gerar uma boa experiência de usuário é uma das principais prioridades para vender mais como afiliado, já que, ao fazer isso, seus leitores tendem a passar mais tempo explorando, o que aumenta a chance de clicar nos seus links de afiliado. 

Com um blog totalmente otimizado para a experiência de usuário, os visitantes confiam mais nas suas recomendações porque vê que você se preocupa em oferecer algo de qualidade. Isso é fundamental para vender mais como afiliado, afinal de contas, um visitante satisfeito está mais propenso a voltar e, eventualmente, a comprar os produtos que você indica.

5. Capture o contato primeiro, venda depois

Capturar o e-mail ou contato da pessoa antes de vender pode ser uma excelente estratégia, a depender dos produtos que indica. Isso garante uma comunicação mais próxima e abre a possibilidade de ter acesso direto ao leitor. 

Com uma lista de e-mails ou grupos em aplicativos como WhatsApp e Telegram, você pode compartilhar conteúdo exclusivo, oferecer dicas e criar uma relação de confiança com seu público. 

6. Use provas sociais

Provas sociais são evidências de que outras pessoas confiam e aprovam um produto ou serviço, como depoimentos, avaliações, e estudos de caso. Para usar provas sociais no seu blog de afiliado, inclua depoimentos de clientes satisfeitos, mostre avaliações positivas e compartilhe casos de sucesso envolvendo o produto que você está promovendo. 

Essas provas ajudam a construir confiança e credibilidade, fazendo com que os leitores se sintam mais seguros em seguir suas recomendações e, consequentemente, aumentar as chances de conversão e vendas no seu blog.

Uma boa ideia, nesse caso, é relatar as suas próprias experiências com o produto e mostrar para o seu público quais os resultados alcançados. Além disso gerar mais confiança, pois você pôs a pele em jogo, mostra que você sabe do que está falando e está indicando o produto porque realmente o utilizou.

7. Faça comparações

Ao comparar dois ou mais produtos, você está ajudando seu público a entender as diferenças e semelhanças entre as opções disponíveis. Isso torna a decisão de compra muito mais fácil.

blog ou canal no youtube

Sem falar que postagens de comparação geralmente contêm palavras-chave específicas que as pessoas procuram na internet. Por exemplo, "Melhor laptop para estudantes" ou "Comparação de fones de ouvido". Essas palavras-chave podem atrair muito tráfego orgânico para o seu blog. E é um tráfego qualificado, porque quem pesquisa isso está na intenção de comprar.

Quando você oferece um bônus, está agregando valor ao produto principal sem aumentar o preço. Isso faz com que a oferta pareça muito mais atraente para os seus leitores.

bônus para vender mais como afiliado

Mas lembre-se de oferecer bônus exclusivos e limitados para que assim se crie um senso de urgência e possa oferecer aquele incentivo para a compra ser feito o mais rápido possível.

Exemplo de bônus que podem ser utilizados

  • E-books exclusivos: Se você tem conhecimento aprofundado sobre o produto, crie um e-book que complemente a compra. Por exemplo, um guia de como usar o produto de maneira mais eficiente.
  • Aulas ou Cursos Online: Ofereça um mini-curso ou uma série de vídeos que ensinem algo relacionado ao produto. Isso agrega um valor enorme e mostra seu comprometimento com o sucesso do comprador.
  • Consultorias ou Sessões de Mentoria: Ofereça uma sessão gratuita de consultoria ou mentoria. Isso pode ser particularmente eficaz em nichos como fitness, marketing ou desenvolvimento pessoal.
  • Templates e Ferramentas: Se você está promovendo um sistema ou ferramenta online, ofereça templates personalizados ou extensões que facilitem o uso do produto.

Uma recomendação bem comum, nesses casos, é de sempre adequar a complexidade do bônus ao valor do produto. Por exemplo, não faz sentido dar uma mentoria de bônus para um ebook que custa R$ 19, porque assim você estaria muitas vezes, oferecendo algo extra que vale mais do que o próprio produto.

9. Se afilie apenas a produtos de extrema qualidade

Quando você recomenda um produto, está colocando sua reputação em jogo. Seus leitores confiam em você para fornecer conselhos úteis e genuínos. Se eles comprarem algo baseado na sua recomendação e o produto não for de qualidade, essa confiança será abalada.

E lembre-se: leitores insatisfeitos não voltam. Se você frequentemente promove produtos ruins, seu público começará a desconfiar das suas indicações. A longo prazo, isso pode resultar em uma perda significativa de seguidores e, consequentemente, de potencial de vendas.

Como saber se um produto é de qualidade?

Primeiro, pesquise muito sobre o produto. Leia reviews e avaliações de consumidores em diferentes plataformas, como Amazon, e-commerce especializados, redes sociais, dentre outros. Verifique a média das avaliações e preste atenção nos comentários mais detalhados, tanto positivos quanto negativos. 

Outra maneira, a mais recomendada, é testar o produto pessoalmente. Isso não só ajuda a garantir que o produto é bom, mas também permite que você forneça uma recomendação autêntica e baseada na experiência própria, o que pode ser muito mais convincente para os seus leitores. Se quiser mais sobre, recomendamos nosso post top 10 produtos digitais para vender com facilidade.

10. Avalie sua métricas regularmente

Existem inúmeras métricas que devemos ficar atentos quando se trata de vender mais como afiliado usando um blog. As principais serão explicadas abaixo, bem como a forma de melhorar uma por uma.

métricas de vaidade
  • Tráfego do blog: para aumentar o tráfego, a melhor maneira é investir pesado em SEO e produção de conteúdo de qualidade. Essa métrica demanda bastante tempo, mas é recompensadora por causa das visitas constantes.
  • Taxa de conversão: que é o percentual de visitantes que compram após clicar nos links de afiliados. Para aumentar essa métrica, melhore CTAs e faça testes A/B para otimização.
  • Taxa de Cliques (CTR): a porcentagem de cliques nos links de afiliados. Uma boa maneira de aumentar os resultados dessa métrica é tornar os links visíveis e atraentes com cores contrastantes em relação à fonte normal da página.
  • Taxa de Rejeição: percentual de visitantes que saem após uma página. Nesse caso, o objetivo é reduzir essa métrica. Para isso, melhore a navegação e o engajamento do conteúdo. Como? Criando posts visualmente interessantes e, se possível, conteúdos interativos.

Apenas tome cuidado para não cair nas métricas de vaidade, que são aquelas que não te fazem vender mais como afiliado e apenas te enganam com números como seguidores ou curtidas.

11. Tenha uma hospedagem rápida para o seu site (dica bônus)

Não adianta seguir todas as dicas desse conteúdo, se a sua empresa de hospedagem fica limitando o desempenho do seu site. Por isso, é essencial que você invista em uma hospedagem que seja potente e ao mesmo tempo muito barata

vender mais como afiliado com um site na Hostgator

Existem várias empresas maravilhosas no mercado, mas sem sombra de dúvidas, a melhor dentre elas é a HostGator. Durante vários anos ela tem se mantido no topo, com alta velocidade e planos a partir de R$ 6,89 por mês.

Contratando qualquer plano você recebe 1 ano de domínio grátis, suporte via chat (24 horas por dia e 7 dias por semana) e uma hospedagem segura que possui tráfego ilimitado. 

Diferente das outras empresas que só oferecem 7 dias de teste, a HostGator permite 30 dias de garantia. Se você não gostar da experiência com eles, você tem um mês inteiro para pedir seu dinheiro de volta (sem questionamentos e da forma mais rápida possível).

Conclusão

Seguir essas 10 dicas (e a dica bônus) vai te fazer vender mais como afiliado usando um blog. Cada um dos tópicos, desde a importância de manter um equilíbrio nas recomendações de produtos, passando por investir em SEO, até a escolha de uma boa hospedagem, tem um papel fundamental no aumento das suas comissões.

A chave, no final das contas, é oferecer valor genuíno aos seus leitores, construir confiança e garantir que suas recomendações sejam sempre de alta qualidade.

Com dedicação e as estratégias certas, seu blog pode não apenas gerar uma renda significativa, mas também se tornar uma referência confiável no seu nicho (o que abre possibilidade para ainda mais lucro no futuro. Então, comece a aplicar essas dicas hoje mesmo e veja seus resultados de vendas crescerem. Boa sorte e boas vendas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *