SEO 2023: quais serão as grandes novidades?

Com o SEO 2023, é necessário encontrar maneiras relevantes de otimizar o seu site para os motores de busca. Veja como nesse artigo.

Estar na Internet hoje em dia é ter o quádruplo de concorrência que normalmente um negócio teria. Claro que isso gera, também, maiores possibilidades de vender e de obter fama positiva, mas ainda é uma questão complexa e que precisa ser bem trabalhada para gerar os resultados esperados, é o que avaliaremos nesse post sobre SEO .

Imagine que, na era da tecnologia e da expansão virtual, as gerações começam a se agrupar no mesmo ambiente (online) e mexem com o mercado de marketing de conteúdo. Assim, novas demandas vão surgindo, bem como novas formas de captar e fidelizar clientes, você está diante de uma concorrência ainda mais criativa.

Do mesmo jeito que há público para todos, há variadas estratégias de venda e alcance dentro das ferramentas de buscas. E o SEO é uma dessas técnicas extremamente usadas porque visa aumentar o alcance no ambiente online.

Ele funciona nos mais variados meios e para as mais variadas utilidades, a principal delas é aumentar o alcance de público e a capacidade persuasiva de um texto. Para alcançar mais pessoas e se posicionar nos resultados mais visíveis do Google, empresas e pessoas o utilizam com frequência.

Nesse artigo você saberá o que é SEO (Search Engine Optimization) e quais as novidades nessa área esperadas para 2023. Você pode ler algo interessante aqui: Como criar um calendário editorial para blog (e organizar sua produção de conteúdo).

O que é SEO?

Da sigla em inglês: Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, essa ferramenta objetiva alavancar a posição de um site ou conteúdo online nos resultados de busca.

Sabemos que o mais usado, atualmente, é o Google, mas ele não é o único, todo mecanismo de busca que possua, em seu interior, páginas web indexadas são passíveis de otimização.

E isso significa muita coisa, desde a forma correta de escrever para determinado ambiente online até como “agradar” o algoritmo do Google, seguindo suas regras e conceitos.

Dessa forma, a produção de conteúdo online é controlada e programada para atingir resultados segundo as regras e conceitos desses mecanismos de busca.

Porém, é importante dizer que a efetividade do SEO é para buscas orgânicas, ou seja, aquelas que o usuário faz e que não envolvam ser encontrado por anúncios (maneira indireta).

Parece bem óbvio quando se analisa a forma que ele funciona: adequando o conteúdo textual e a estrutura das páginas web para ser mais visto.

Você pode ter uma leitura interessante aqui: Dicas para escrever ótimos títulos de postagem para seu blog.

Tipos de SEO e o que afetam

tipos de seo

A seguir falamos de quais tipos de SEO existem e podem ser aplicados ao seu conteúdo online e como eles afetam o seu posicionamento e até mesmo a credibilidade do seu site, acompanhe!

SEO On-page

Significa otimizar a sua página por dentro, com todos os elementos que fazem parte dela, tais como:

  • Criação de conteúdo;
  • Palavras-chave;
  • Velocidade da página;
  • Links internos.

Saber qual o nível de dificuldade da palavra-chave referente ao seu site é importante para que seu conteúdo seja bem-visto nas buscas orgânicas. Isso significa, basicamente, que você vai usar a maneira mais fácil de ser pesquisado no Google.

Da mesma maneira, no processo de criação de conteúdo da sua página, essas palavras-chave serão usadas de maneira útil.

Essa técnica auxilia tanto na produção de conteúdo que pode ser linkado internamente, quanto na otimização de busca.

SEO Off-page

Esse tipo de otimização acontece por fora do site. Por exemplo: quando você produz conteúdo nas suas redes sociais e traz isso para a página, porém, de maneira mais resumida, gera a otimização off-page.

Criação de conteúdo (SEO Writing)

Aqui encontramos vários termos e conceitos importantes, mas o melhor resumo seria: otimização de escrita para melhor engajamento e persuasão do usuário.

O SEO para escrita traz algumas "regras" e categorias. Uma delas é a legibilidade do texto. Verde, amarela e vermelha, essas são as linhas pelas quais o texto pode passar para ser determinado com alta, média ou baixa legibilidade.

Legibilidade verde garante que os recursos linguísticos considerados mais atenuantes e suavizadores da leitura  foram usados, você está escrevendo de maneira concisa e, provavelmente, persuasiva.

SEO Técnico

Essa é toda a parte que envolve a programação e o uso de recursos técnicos para otimizar o site e a sua arquitetura.

Envolve: sitemap (literalmente um mapa do site), Robots.txt (protege páginas que não devem ser mostradas no Google), Experiência do Usuário, otimização geral (velocidade de carregamento etc.).

SEO Local

É ativado quando o usuário pesquisa por resultados na sua localidade ou em um ponto específico. O algoritmo do Google dá prioridade para resultados otimizados e que estejam dentro do que foi pesquisado.

O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma forma de SEO Local. Quando o usuário pesquisa por um estabelecimento dentro daquela área, acaba chegando àquele que melhor esteja posicionado no Google, apesar de que praticamente todos os resultados serão exibidos.

Você pode ler um artigo interessante aqui: Como se livrar do bloqueio criativo e escrever posts para blog todos os dias.

Novidades SEO para o ano de 2023

seo 2023

Já cansamos de falar o que é SEO e algumas das suas partes, porque elas são muitas, agora falaremos sobre o que isso significa e é esperado para o ano de 2023. Veja abaixo a lista de tendências SEO para o ano vindouro e comece a organizar a sua estratégia agora mesmo!

1. Mudanças na produção de conteúdo: utilidade e não quantidade

Já não é mais aceitável apenas criar conteúdos e indexar no Google ou outros mecanismos de busca

As demandas do mercado mudam e, quanto mais essa prática acontece, mais as chances de se posicionar corretamente em resultados relevantes se esvai.

Por um simples e ótimo motivo: o Google usa um algoritmo específico para gerar propriedade, confiabilidade e autoridade sobre um assunto

Assim, os conteúdos que se encaixam nos requisitos dele são mais bem priorizados, então, por tabela, permanecer na criação aleatória de conteúdo, ainda que em larga escala, vai te fazer perder tempo e leads.

As empresas que se dispuserem a criar conteúdo recorrente, com propriedade e autoridade no assunto sairão na frente. Fazer isso, na verdade, não é realmente difícil, com pesquisa e recursos do SEO Writing você chega longe.

2. Core Web Vitals: melhore a experiência do usuário

O Google possui formas de compreender a experiência do usuário dentro do seu site e isso aumenta ou diminui a sua possibilidade de ser mostrado em resultados futuros.

Os três fatores principais considerados por ele são:

  1. Velocidade de carregamento;
  2. Tempo de visibilidade do primeiro componente;
  3. Mudanças de layout.

Isso significa que não basta apenas manter o seu site no ar com conteúdos relevantes, se ele não for agradável à experiência do usuário, não será bem posicionado.

3. Maior força e presença do Google EAT

Como dissemos mais acima, esse algoritmo do Google posiciona resultados com base na relevância deles em informar, falar com propriedade etc.

“E” refere-se à especialização. Não basta apenas falar sobre o assunto, é preciso apresentá-lo de óticas diferentes e produzir conteúdos relevantes sobre ele.

“A” fala sobre autoridade. Ser referência em um determinado tema, oferecer novidades e atualizações sobre ele, tudo isso gera a autoridade que um site precisa. Assim como produzir conteúdo novo dentro desse tema.

O “T” é sobre a confiança passada para os seus usuários com fontes confiáveis e dados verificados.

4. Expansão do Google Meu Negócio

Esse é o meio mais fácil de ser encontrado no Google se você é uma empresa e investiu na otimização do seu perfil. O Google Meu Negócio reúne todas as informações mais relevantes para quem quer saber sobre a sua empresa ou perfil comercial.

Através dele é que as pessoas se orientam em encontrar estabelecimentos e profissionais quando estão na própria cidade ou fora dela. Estar presente nesse ambiente, principalmente no período pós pandemia, onde todos estão hiperconectados, é imprescindível.

5. Otimização SERP

SERP é a página de resultados de pesquisa e, nos próximos anos, pela superlotação de sites do mesmo nicho no ambiente online, será cada vez mais necessário se posicionar de forma mais específica. Para isso, pode-se apelar para:

  •  Otimização de URLs;
  •  Meta tags e meta descriptions;
  •  Responsividade do site;
  •  HTML semântico;
  • Palavras-chave.

6. Presença e uso do Google Lens

Nos últimos anos, essa ferramenta ganhou muito destaque pela responsividade e utilidade no uso. Parece e é realmente útil pesquisar produtos e imagens a partir de outras imagens ou da própria câmera do celular.

É dessa maneira que uma parte considerável de usuários chegam ao seu site e conhecem os seus produtos. Seja pela pesquisa aproximada ou pela pesquisa direta.

Investir no Google Lens e na otimização das suas imagens é uma boa tática para os próximos meses.

7. Google Analytics 4.0

A partir de julho de 2023 o Google colocará a nova versão da ferramenta no ar e ela já conta com muitas novidades, abaixo a lista:

  •  Integração em diferentes dispositivos;
  • Conceito cookieless;
  • Métricas e relatórios otimizados;
  • Aprendizado da máquina e uso de IA.

Aprender a usar a nova versão é crucial para analisar suas métricas de alcance e de acessos. Tanto de maneira geral quanto como uma forma de garantir que as técnicas mostradas durante essa lista estão vingando.

Você pode ter uma leitura interessante também aqui: Veja a importância do blog na sua estratégia comercial e as principais vantagens no marketing digital.

Quais as vantagens da otimização que o SEO oferece para o meu site e conteúdo?

vantagens de seo

Como dissemos antes, o SEO é a ferramenta que posiciona resultados. Isso significa que você terá mais chances de aparecer para seus leads quando pesquisarem pelo conteúdo que você oferece no Google ou outros mecanismos de busca.

Na prática, isso aumenta a porcentagem de chances de ter mais clientes por mês ou de ser conhecido naquele ambiente específico. Logicamente, os maiores acessos por mês garantem que uma porcentagem real seja de clientes.

O SEO, mais uma vez relembramos, funciona para resultados orgânicos e isso quer dizer que, quando passamos ao campo dos anúncios e do Google ADS, podemos dizer que não se pode ser limitado.

As duas ferramentas funcionam melhor quando estão juntas e usá-las separadamente ou desigual, priorizando uma ou outra, acaba gerando perda de tempo.

Com o uso dos anúncios, as preocupações giram em torno da produção de campanhas efetivas e que arrecadem mais leads e clientes efetivos, geralmente não se preocupa tanto em garantir acessos, mas melhorar a jornada de compra ou adesão do cliente.

Dessa maneira, a etapa primordial da jornada de compra não é coberta: a pesquisa. Apesar de não ser a única e nem tampouco a mais importante, ela é crucial para ativar os gatilhos mentais do cliente e fazê-lo finalizar a compra.

Dessa maneira, a importância de otimizar o SEO está em garantir que a primeira etapa da jornada do cliente seja coberta e você esteja presente e visível.

Você pode ler algo interessante aqui: Como aumentar o número de visitantes do seu blog (7 estratégias testadas e validadas).

Conclusão

O ano de 2023 representa um grande momento de mudança não apenas por ter novidades e mudanças esperadas no SEO, mas também por ser um período completamente diferente para o mundo.

Após a pandemia de Covid-19, todos precisamos reaprender não só como conviver em meio a uma pandemia mortal, assim como usar os meios online para resolver todas as nossas necessidades básicas.

As cicatrizes positivas que vieram com esses fatos se resumem à maior valorização da tecnologia e seus recursos, bem como uma exploração mais assídua do ambiente virtual.

As pessoas compreenderam como a jornada de compra funciona e como é possível ser persuadido, ou persuadir, clientes online.

Nesse momento, houve a expansão de e-commerces que ainda não estavam tão latentes no mercado e a abertura desses caminhos para colocar a internet de vez como raiz das nossas vidas.

Portanto, o ano de 2023 é um momento de recomeço, para todos nós e para as empresas que querem figurar entre os resultados mais relevantes, alcançar seu público corretamente e alavancar as próprias vendas.

Estar atento às mudanças e colocá-las em prática antes que virem tendência obrigatória é uma técnica que te posicionará nos melhores resultados, não só do Google, mas em qualquer métrica de negócio que você gostaria de atingir.

É importante lembrar que o mercado sempre se reinventa de acordo com as mudanças no mundo e no comportamento das pessoas, então não fique de fora.

Você pode ler mais conteúdos como esse no nosso blog e entender vários outros assuntos. Se curtiu, dê uma olhada no que mais temos a falar.

Deixe um comentário

-

-

-

-

*Consulte condições no site

Ótima hospedagem por EXCELENTE preço.

-80