Os 10 melhores bancos de imagens (e mais completos)

Descubra o poder dos bancos de imagens e nunca mais perca horas em busca da imagem perfeita para um artigo ou ilustração de conteúdo.

Sabemos que encontrar a imagem perfeita para ilustrar um artigo pode ser uma jornada demorada. No entanto, com esta lista dos melhores bancos de imagens selecionada a dedo, você verá como essas plataformas podem transformar a experiência de criação de conteúdo, poupando horas preciosas que costumavam ser dedicadas à busca exaustiva por imagens ideais.

Esses sites vão facilitar e transformar a maneira como você encontra e usa imagens, economizando muito seu tempo e aumentando consideravelmente a qualidade do seu conteúdo. 

Os 10 melhores bancos de imagens para blog

Conheça os 10 melhores bancos de imagens. Recomendamos salvar esse post nos favoritos do seu navegador agora mesmo.

1. Unsplash

unsplash

O Unsplash é famoso por oferecer imagens de alta qualidade e totalmente gratuitas. A plataforma é alimentada por uma comunidade de fotógrafos talentosos ao redor do mundo, garantindo uma variedade incrível de fotos. 

As imagens aqui podem ser usadas para qualquer propósito, com poucas restrições de direitos autorais. É um excelente recurso para blogueiros que procuram fotos únicas e atraentes para enriquecer seus posts.

2. Shutterstock

shuttershock

O Shutterstock é um dos gigantes no mundo dos bancos de imagens. Com uma coleção massiva de fotos, vetores, ilustrações e vídeos, é quase impossível não encontrar o que você precisa aqui. Embora seja um serviço pago, a qualidade e a diversidade das imagens valem o investimento, especialmente para projetos profissionais.

3. Pexels

pexels, bancos de imagem

Pexels é outro favorito entre os criadores de conteúdo e possivelmente o mais utilizado dessa lista, oferecendo uma rica coleção de fotos e vídeos gratuitos. 

As imagens aqui têm um toque mais artístico e moderno, perfeito para blogs que buscam um visual diferenciado e conceitual. Além disso, o site é muito fácil de navegar, o que ajuda na busca pela imagem perfeita.

4. Pixabay

pixabay

Pixabay oferece uma vasta seleção de fotos, vetores e ilustrações gratuitas. O que destaca este site é a sua coleção diversificada que vai além de fotos, incluindo também gráficos vetoriais e ilustrações. As imagens são de domínio público, o que significa que podem ser usadas sem atribuição.

5. iStock

istock, bancos de imagem

Fazendo parte da família Getty Images, o iStock oferece uma ampla variedade de fotos, ilustrações e vídeos a preços relativamente acessíveis. Seu sistema de créditos e assinaturas flexíveis faz dele uma escolha popular para blogueiros e empresas que buscam soluções mais profissionais.

6. Adobe Stock

adobe stock

Adobe Stock é conhecido pela sua qualidade excepcional de imagens. Este é um serviço pago, mas oferece uma das melhores seleções de fotos, vetores, ilustrações e vídeos do mercado. É ideal para quem procura imagens profissionais e de alta resolução.

Como a Adobe já é uma empresa vinculada ao mercado profissional de criação de conteúdo, é de se esperar que seu banco de imagens seja um dos mais completos.

7. Getty Images

gettyimages

O Getty Images, um dos nomes fortes dentro desse mercado, oferece uma coleção impressionante de imagens de altíssima qualidade. Este é um recurso premium, com fotos que frequentemente aparecem em grandes publicações (algo extremamente profissional). Se você procura imagens exclusivas e de alto impacto, este é o lugar.

8. Canva

canva, bancos de imagem

Embora seja mais conhecido como uma ferramenta de design, o Canva também oferece uma grande biblioteca de imagens. Muitas são gratuitas, e há também opções pagas. Além disso, você pode editar e personalizar as imagens diretamente no site, o que é super prático.

Agora, uma informação importante. O Canva só permite que as imagens sejam usadas dentro da própria ferramenta. Ou seja, você consegue abrir um design, selecionar a imagem que deseja, salvar e usar no seu blog. Porém, não é possível utilizá-la diretamente como banco de imagens, no sentido de só clicar na imagem que deseja e baixar imediatamente.

Esse passo a mais pode incomodar alguns blogueiros que desejam mais produtividade, mas sinceramente, vale muito a pena pelo elevado número de imagens e vídeos dentro da plataforma.

9 - Depositphotos

depositphotos

Depositphotos é um banco de imagens com uma excelente relação custo-benefício. Oferece uma vasta gama de fotos, vetores e vídeos, e é conhecido por suas frequentes promoções e descontos, o que o torna uma opção atraente para quem tem um orçamento limitado.

10. Freepik

freepik, bancos de imagem

O Freepik tem uma coleção vasta e diversificada de imagens, vetores, ícones e até mesmo modelos prontos para uso. Isso é ótimo porque você pode encontrar praticamente qualquer tipo de recurso visual que precisa em um só lugar.

Outra coisa, a qualidade das imagens e recursos disponíveis é surpreendente. Eles têm uma equipe dedicada que revisa e verifica a qualidade de cada item, garantindo que você obtenha conteúdo de alta resolução e profissional.

Assim como o Canva, há imagens gratuitas e pagas. Porém, o acervo de itens gratuitos é imenso e com certeza vai te ajudar com seu blog.

11. Leonardo.AI (Bônus)

leonardo.ai

O Leonardo.ai, desenvolvido pela OpenAI, não é exatamente um banco de imagens. Na verdade, é uma ferramenta de inteligência artificial que possibilita a criação de imagens por meio de comandos de texto. Se quiser uma imagem específica, como um blogueiro comendo enquanto digita no notebook, a ferramenta pode gerar para você. 

exemplo de imagem gerada no leonardo.ai

A plataforma te permite usar até 150 créditos que resetam depois de algumas horas. Para mais créditos e funcionalidades extras, é necessário uma assinatura premium.

O que são bancos de imagens?

Bancos de imagens são grandes bibliotecas digitais onde você pode encontrar fotos, ilustrações, vetores, vídeos e, até mesmo, músicas. Eles são uma mão na roda para quem deseja acelerar a produção de conteúdo. Com os bancos de imagens, basta digitar o que está procurando, e serão mostradas várias opções de imagens relacionadas àquela palavra-chave. Muito prático!

Bancos de imagens são importantíssimos para blogueiros porque facilita o encontro de imagens de extrema qualidade e, por serem bonitas, chamam atenção imediatamente. Por exemplo, quando alguém está rolando a timeline ou fazendo uma busca no Google, uma imagem bonita e relevante pode ser o que faz a pessoa clicar no seu post e não em outro, aumentando a taxa de conversão.

Sem falar também que usar imagens de bancos de imagens é seguro em termos de direitos autorais. Você não quer ter problemas legais por usar uma foto sem permissão, certo? Então, esses bancos são uma forma segura de encontrar imagens que você pode usar sem preocupações (e muitas vezes sem nem citar o nome do autor).

Quais as vantagens em utilizar bancos de imagens?

Usar bancos de imagens tem várias vantagens interessantes, como:

  • Variedade enorme: nos bancos de imagens, você encontra uma quantidade imensa de fotos e outros recursos. Seja qual for o tema do seu post, provavelmente vai ter algo que combina perfeitamente.
  • Qualidade profissional: as imagens nesses bancos costumam ser de alta qualidade, tiradas ou criadas por profissionais. Isso dá um toque super profissional ao seu blog ou projeto online.
  • Economia de tempo: sabe quando você precisa de uma imagem específica e passa horas procurando na internet? Nos bancos de imagens, a busca é rápida e eficiente, poupando seu tempo.
  • Licenças claras: questões de direitos autorais podem ser complicadas, mas os bancos de imagens geralmente deixam bem claro como você pode usar cada imagem. Isso evita problemas legais e dores de cabeça.
  • Fácil Acesso: a maioria dos bancos de imagens tem sites super fáceis de navegar (quase que com o mesmo layout) e você pode acessar de qualquer lugar, a qualquer hora.
  • Opções gratuitas e pagas: tem bancos de imagens para todos os bolsos. Alguns são gratuitos, outros têm planos pagos, mas com uma gama ainda maior de opções. Ainda assim, os gratuitos valem muito a pena. A variedade de imagens não te deixa na mão.
  • Atualizações Constantes: como os bancos são alimentados pelos próprios usuários, eles estão sempre adicionando imagens novas.
  • Diversidade cultural e temática: embora ainda prevaleça contéudos norte americanos, você encontra imagens de diferentes culturas, estilos e temas, o que é ótimo para atender a uma audiência diversificada.

Quais as desvantagens em usar bancos de imagens?

Usar bancos de imagens tem muitas vantagens, como vimos acima, mas também tem algumas desvantagens que vale a pena considerar, principalmente se tratando de bancos de imagens mais conhecidos e acessados:

  • Imagens genéricas: às vezes, as imagens dos bancos podem parecer um pouco genéricas ou sem personalidade, especialmente as gratuitas.
  • Custo: Embora existam opções gratuitas, muitas vezes as melhores imagens ou as mais específicas estão em bancos pagos. 
  • Dificuldade em encontrar imagens muito específicas: Se você precisa de algo muito específico, pode ser difícil encontrar exatamente o que procura. Às vezes, você tem que se contentar com algo que é apenas parecido.
  • Falta de autenticidade: Para projetos que necessitam de uma identidade visual única ou um toque pessoal, depender só de bancos de imagens pode não ser o ideal.
  • Tamanho e formato: muitas vezes as imagens não estarão no tamanho ou formato que você precisa, e ajustá-las, mesmo que online, pode perder qualidade ou não funcionar bem para o seu propósito.

É melhor usar bancos de imagens gratuitos ou pagos?

A escolha entre bancos de imagens gratuitos e pagos depende do seu orçamento e das suas necessidades. Bancos gratuitos são bons para orçamentos apertados, mas podem ter qualidade variável e limitações de uso. Bancos pagos oferecem alta qualidade, mais variedade e licenças flexíveis. A escolha depende do contexto e da prioridade na qualidade e uso dos recursos. Combinar ambos também é uma opção.

Se o seu blog ainda não gera renda, o ideal é utilizar apenas bancos de imagens gratuitos. Porém, se o seu blog já é sua principal fonte financeira e quer elevar o nível das imagens, vale muito a pena o investimento em bancos pagos.

Existe algum risco de encontrar imagens com direitos autorais em bancos gratuitos?

Infelizmente sim e isso é pouco falado em posts sobre o assunto. A fiscalização nessas plataformas pode ser menos rigorosa do que em bancos pagos, o que aumenta a chance de imagens protegidas por direitos autorais serem disponibilizadas sem permissão. 

Além disso, os usuários que carregam as imagens podem, inadvertidamente, violar direitos autorais, seja por desconhecimento ou por informações incorretas sobre a licença da imagem.

A boa notícia? Assim que a plataforma detecta esse tipo de problema, excluem automaticamente a imagem e tendem a fiscalizar melhor conteúdos semelhantes. 

É necessário dar créditos para o site em que você pegou as imagens?

A necessidade de dar créditos ao usar uma imagem depende da licença sob a qual ela está disponibilizada

Para imagens royalty-free, frequentemente adquiridas de bancos de imagens, não é usualmente necessário atribuir créditos ao autor, mas sempre verifique os termos específicos. Em contrapartida, imagens sob licenças Creative Commons quase sempre exigem a atribuição ao criador original, embora os detalhes possam variar conforme o tipo de licença. 

Imagens de domínio público estão livres de direitos autorais e não requerem créditos. Porém, muitos bancos de imagens gratuitos oferecem imagens que podem ser usadas sem atribuição, mas é importante verificar as regras individuais de cada imagem e site. Sempre que houver dúvida, optar por dar créditos é uma prática segura e respeitosa, ajudando a evitar problemas legais e mantendo a ética no uso de conteúdo criativo.

Normalmente, os sites que precisam de creditação, são normalmente aqueles que informam o usuário sobre isso assim que o download for realizado.

Conclusão

Este artigo oferece um guia abrangente sobre os melhores bancos de imagens para blogs, destacando as vantagens e desvantagens de usar esses recursos. Desde a economia de tempo até a garantia de qualidade e segurança em termos de direitos autorais, fica claro que os bancos de imagens são ferramentas indispensáveis para blogueiros. 

A lista cuidadosamente selecionada oferece opções tanto gratuitas quanto pagas, garantindo que você encontre a imagem perfeita para seu blog, independentemente do orçamento ou necessidade.

Agora, queremos saber de você! Qual banco de imagem você mais usa para o seu blog e por quê? Tem alguma dica especial ou experiência que gostaria de compartilhar com a gente? Deixe seu comentário abaixo.

Obrigado por ler até aqui. Um forte abraço!

Deixe um comentário