E-mail marketing: a estratégia que vai te fazer vender mais com seu blog

E-mail marketing é uma das estratégias de marketing mais antigas e mais efetivas desde sempre. Veja como aplicá-la na prática.

e mail marketing

Você já ouviu falar de e-mail marketing? Deveria! Essa é uma das estratégias de marketing mais eficazes da atualidade, principalmente porque todas as pessoas possuem e-mail e a comunicação tende a ser mais personalizada. 

Nesse post, mostraremos o que é e-mail marketing, como construir a sua lista de e-mails, quais as principais plataformas e muito mais!

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é o envio de e-mails para pessoas visando promover produtos, serviços ou conteúdos. É uma forma de manter contato direto com os clientes, informando sobre novidades, ofertas e promoções. 

A ideia principal ideia do e-mail marketing é criar um relacionamento com o público e aumentar as vendas. Com essa estratégia, é possível mandar mensagens personalizadas e medir os resultados para melhorar a estratégia ao longo do tempo.

Quando surgiu o e-mail marketing?

O e-mail marketing, por incrível que pareça, surgiu no final dos anos 1970. O primeiro e-mail promocional conhecido foi enviado por Gary Thuerk (visto na imagem abaixo), um gerente de marketing da Digital Equipment Corporation, em 1978. 

Gary Thuerk - primeiro e-mail marketing

Ele enviou uma mensagem para cerca de 400 clientes usando a rede ARPANET, que foi a precursora da internet. Esse e-mail resultou em vendas significativas e marcou o início do uso do e-mail como uma ferramenta de marketing.

Já no Brasil, o e-mail marketing começou a se popularizar no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, uma vez que a expansão da internet no país estava ocorrendo, mesmo que relativamente devagar nessa época. 

Quais as vantagens do e-mail marketing

As principais vantagens do marketing com e-mails são o motivo de tantas empresas e blogs utilizarem essa estratégia, por exemplo:

Personalização

A personalização em e-mail marketing, como usar o nome do destinatário, aumenta a taxa de abertura e identificação das mensagens. Isso ocorre porque os e-mails personalizados se destacam na caixa de entrada, fazendo com que os destinatários sintam que o conteúdo é mais relevante e direcionado a eles. 

Essa técnica cria uma sensação de reconhecimento e importância, incentivando o engajamento. E o melhor, isso comprovadamente aumenta os resultados, pois gera uma conexão mais forte entre a marca e o consumidor, aumentando a eficácia da comunicação.

Lembrando também que personalizar o e-mail com o nome do usuário ajuda a evitar filtros de SPAM e garantir que a mensagem seja devidamente enviada.

Automação

A automação em e-mail marketing faz com que e-mails sejam enviados de forma automática baseados em ações dos usuários, como inscrever-se ou abandonar o carrinho. 

Essas automações permitem segmentar contatos, programar envios, e acompanhar aberturas e cliques. Um exemplo de automação em e-mail marketing é o envio de uma série de boas-vindas. 

Quando alguém se inscreve na newsletter de uma loja online, o sistema automaticamente envia um e-mail de boas-vindas, seguido de e-mails adicionais com informações sobre a loja, produtos populares e um desconto exclusivo para a primeira compra. Esses e-mails são enviados em intervalos programados, sem necessidade de intervenção manual.

Resultados mensuráveis

Os resultados de aplicar e-mail marketing são mensuráveis porque é possível acompanhar e analisar dados precisos sobre o desempenho das campanhas, como taxas de abertura, cliques, conversões e cancelamentos de inscrição. 

Essa característica é uma vantagem porque permite ajustar e otimizar as estratégias com base em dados reais, aumentando a eficácia das campanhas, melhorando o retorno sobre investimento (ROI) e permitindo um melhor entendimento do comportamento e preferências dos clientes.

Quais as desvantagens do e-mail marketing?

Embora essa estratégia de marketing seja extremamente efetiva. Tem alguns pontos negativos que precisam estar claros para você, são eles: 

Custo elevado

As plataformas de e-mail marketing podem ser caras, a depender do plano escolhido, devido ao envolvimento com tráfego de e-mail, que exige cuidado com SPAM e segurança dos usuários. Felizmente, com o tempo, tem surgido opções mais acessíveis.

Porém, caso esteja começando uma lista pequena agora, há planos sem automações ou com condições exclusivas, que se tornam tão ou mais baratas que hospedagens tradicionais.

É necessário aprender a “ler” as análises

métricas de vaidade

E-mail marketing é um processo contínuo de teste e otimização. Apenas enviar e-mails não é suficiente. É essencial monitorar o desempenho, como taxas de abertura e cliques, e fazer ajustes constantes. 

Ou seja, o ideal é testar diferentes assuntos, conteúdos, horários de envio e segmentações para entender o que funciona melhor com o público.

Como construir a sua lista de e-mails?

Para construir sua lista de e-mails, siga as dicas e estratégias mostradas abaixo. Cada um delas vai te ajudar, gradualmente, a conquistar novos e-mails, prospectos e clientes.

Ofereça iscas digitais

Iscas digitais são conteúdos gratuitos oferecidos em troca do endereço de e-mail do usuário, como e-books ou cursos online. Elas ajudam a construir uma lista de e-mails porque atraem pessoas interessadas no tema, permitindo que sites e blogs capturem contatos qualificados. 

A maior vantagem é justamente essa. Atrair pessoas que claramente fazem parte do público-alvo. Por exemplo, se você vende um curso de produtividade e usou uma isca digital chamada “checklist para ser mais produtivo no trabalho”, você entendeu que aquele público específico deseja ter mais performance onde trabalha. 

Posicione formulários de captura no seu blog

Posicionar formulários de captura de forma estratégica ajuda a conseguir mais e-mails para sua lista porque aumenta a visibilidade e acessibilidade, incentivando os visitantes do site a se inscreverem. 

Os melhores locais para colocar esses formulários incluem a página inicial, o final de posts, a barra lateral e em pop-ups (que geram muitos resultados, mas podem chatear usuários). Outros locais também devem ser testados, variando de tema para tema.

Gere mais tráfego para seu blog

Gerar mais tráfego aumenta a visibilidade e o alcance do seu conteúdo, atraindo mais visitantes. Com mais pessoas acessando seu blog, você tem mais oportunidades de converter esses visitantes em assinantes, oferecendo formulários de inscrição, conteúdo exclusivo ou descontos. 

Além disso, um blog com tráfego elevado melhora o SEO, o que atrai ainda mais visitantes. Isso cria um ciclo positivo de crescimento, ampliando sua base de e-mails.

Porém, lembre-se de o tráfego deve ser qualificado. Ou seja, de pessoas que possuirão interesse no seu produto. 

Faça testes A/B com seus formulários de captura de e-mail

Um teste A/B é um método de comparação entre duas versões de um elemento, como um formulário, página da web ou e-mail, para determinar qual performa melhor. 

No teste A/B, o público é dividido aleatoriamente em dois grupos: um grupo vê a versão A e o outro vê a versão B. Ao comparar as métricas de desempenho, como cliques ou conversões, é possível identificar qual versão é mais eficaz. 

Testes A/B nos seus formulários podem ajudar a aumentar a lista de e-mails ao permitir que você compare diferentes versões de um formulário para ver qual gera mais inscrições. Você pode testar variáveis como títulos, chamadas para ação, cores, tamanhos de botões e campos de formulário.

Quais as principais ferramentas de e-mail marketing do mercado

Existem várias ferramentas e suas funcionalidades variam, bem como o preço. Mostraremos as principais a seguir.

1. MailChimp

O Mailchimp é uma das ferramentas de e-mail marketing mais utilizadas da atualidade. Além de diversos recursos poderosos, a plataforma ainda possui inteligência artificial para te dar dicas sobre como tornar seus e-mails mais atraentes e eficazes.

mailchimp e-mail marketing

Com o Mailchimp, você pode automatizar os e-mails, organizar seus contatos e segmentar seu público. Isso significa enviar mensagens mais personalizadas dependendo do interesse de cada cliente, o que pode melhorar muito a resposta dos seus e-mails.

Com 22 anos de experiência e milhões de usuários pelo mundo, o Mailchimp realmente te ajuda a construir uma lista de e-mails poderosa.

2. NitroNews

O Nitronews é uma ferramenta brasileira de email marketing da Nitro Digital, ativa desde 2006. Ela oferece uma versão gratuita com 10 mil envios/mês para 2 mil leads

nitronews

O melhor é que além de campanhas de email, com ela é possível criar landing pages, usar WhatsApp e também pop-ups para capturar leads. 

Dentre as funcionalidades, se tem: análise anti-spam, editores "arrasta e solta", automação de emails, higienização de listas, personalização de campos, ranqueamento de contatos, calendário de eventos e reenvio para não abertos. 

3. GetResponse

A GetResponse é uma ferramenta de email marketing com capacidade de entrega de 99% e uma avaliação gratuita de 30 dias. Com um editor de templates de arrastar e soltar, oferece mais de 500 templates customizáveis e uma galeria de 5.000 imagens da Shutterstock. 

getresponse

A ferramenta permite personalização e categorização de contatos por tags e pontuação, sem falar nas soluções para webinars com segurança, bate-papo, enquetes e gravação, além de integrar CRM e análises de campanhas.

4. Aweber

A Aweber, uma das empresas mais antigas de email marketing, é recomendada para pequenas e médias empresas por seus inúmeros recursos. Ela oferece um gerador de formulários com centenas de templates pré-projetados, permitindo personalização e adição de campos personalizados, além de hospedar formulários e fornecer links para compartilhamento. 

aweber e-mail marketing

Com mais de 700 templates de email prontos e 6000 imagens gratuitas, você pode criar e editar conteúdo de email facilmente, incluindo a função de arrastar e soltar elementos. 

5. Active Campaign

O ActiveCampaign é uma ferramenta completa de automação de marketing com recursos avançados, embora o plano lite seja mais limitado. Com o plano básico, você pode usar formulários de inscrição online para captar contatos e adicionar campos adicionais para segmentação. 

active campaign

É possível criar formulários do zero ou usar templates fornecidos, personalizando facilmente e o conteúdo de email é altamente customizável com um editor de design. 

Após a inscrição, você pode iniciar uma série de emails de boas-vindas e criar fluxos de automação. O envio é ilimitado, mesmo na versão lite

Dicas para evitar problemas com e-mail marketing

Ative a dupla confirmação

A dupla confirmação, ou double opt-in, em e-mail marketing é um processo onde o usuário, após se cadastrar, recebe um e-mail de confirmação e precisa clicar em um link para validar sua inscrição. 

É uma boa ideia ativá-la porque ajuda a garantir que o endereço de e-mail é válido e pertence realmente ao usuário, reduzindo a chance de enviar e-mails para endereços errados ou spam. Evite palavras comuns em SPAM

Deixe clara a opção do usuário se desincrever

Deixar clara a opção de se desinscrever (sair da lista de e-mail) é importante para cumprir com leis de proteção de dados e privacidade, como a LGPD no Brasil

Isso também melhora a experiência do usuário, permitindo que ele escolha parar de receber mensagens se não estiver mais interessado. Sem falar que evita que o usuário envio suas mensagens para o SPAM, gerando uma reputação negativa dos seus e-mails, tendo consequência até mesmo para outros clientes.

Evite palavras relacionadas a SPAM

Usar palavras relacionadas a SPAM, logicamente, podem fazer com que os filtros de e-mail identifiquem sua mensagem como SPAM, reduzindo a taxa de entrega e a abertura. 

Mas que palavras são essas? São aquelas que envolvem urgência ou ofertas como "grátis", "ganhe dinheiro", "oferta exclusiva", "clique aqui", "compra agora", "sem custo", "promoção", "urgente", "desconto", "prêmio" e "crédito". 

Isso não significa que ao usar uma dessas palavras você será automaticamente bloqueado, mas as use com cuidado, sempre dentro do contexto correto.

Conclusão

Nesse post, você descobriu o que é o e-mail marketing, sua origem e evolução, e como ele pode ser um aliado incrível para o seu blog. Aprendeu também as vantagens, como personalização e automação, que facilitam sua vida e aumentam a eficácia das campanhas. 

Além disso, também falamos sobre as desvantagens e como driblá-las, e ainda demos um guia completo de como construir sua lista de e-mails e escolher as melhores ferramentas do mercado.

Esperamos que o conteúdo tenha sido extremamente interessante e útil para você. Se foi, lembre de nos deixar um comentário logo abaixo. Obrigado por ler até aqui. Nos vemos no próximo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *