Como transformar posts de blog em vídeos? 3 ferramentas + estratégia de conteúdo

Transformar posts de blog em vídeo pode te fazer alcançar novos públicos, ter mais visualizações no seu conteúdo e crescer sua marca.

transformar posts de blog em vídeos

Algumas pessoas preferem escrever. Outras preferem explorar o potencial do YouTube. Por que não fazer as duas coisas? Existem ferramentas online que podem transformar posts de blog em vídeos que engajam sua audiência e geram uma quantidade significativa de views. 

Nesse post, mostraremos todas essas ferramentas e explicaremos uma estratégia de criação de conteúdo eficiente, caso prefira criar conteúdos por conta própria. Todos os passos serão explicados da maneira mais detalhada possível. 

Por que criar vídeos ao invés de apenas escrever?

Vídeos engajam mais

O YouTube, ferramenta da gigante Google, é uma das maiores e mais estáveis plataformas de compartilhamento de vídeos do mundo, com bilhões de usuários ativos diariamente. Com isso, se vê que há um público vasto e diverso ansiando por conteúdo novo, útil e interessante.

Ao criar vídeos para o YouTube, se tem a oportunidade de chegar às pessoas ao redor do mundo de forma eficiente e compartilhar seus conteúdos criando sua própria comunidade.

E diferente de conteúdos escritos, vídeos tendem a ter mais comentários, mais feedbacks e mais recomendações para as pessoas do seu nicho. 

Vídeos podem te fazer ganhar mais dinheiro

Embora exista o Adsense para blogs, que é pouco explorado atualmente, o YouTube oferece a possibilidade de ganhar dinheiro com seu programa de anúncios, com grupo de membros, venda de produtos e muito mais.

Vídeos facilitam o entendimento (mais do que texto)

Em uma pesquisa, foi constatado que os espectadores de um vídeo retém 95% da mensagem. Em textos, esse valor fica em apenas 10%. Acredite, isso é muito! Se você fala de um assunto um pouco mais complicado ou que depende de um pouco mais de atenção, o formato de vídeo pode te ajudar a passar a mensagem da forma correta.

Vídeos são mais vistos

Por semana, as pessoas assistem em média 19 horas de vídeos online. Em um ano, isso é o equivalente a 988 horas de conteúdo por ano. 

Além do mais, no ano de 2022, vídeos geraram até 82% de todo o tráfego do consumidor na Internet. Isso é um sinal alarmante da possibilidade de ser muito mais visto através do conteúdo em vídeo.

Vídeos podem ser reaproveitados

Há a possibilidade de utilizar seus conteúdos em vídeo em outras plataformas com potencial intenso de crescimento como TikTok, Reels do Instagram e até mesmo Twitter. Assim, se grava o conteúdo uma vez, mas pode ser utilizado 

Com isso, não estamos dizendo que se deve abandonar a escrita de conteúdo para blog, mas é possível utilizar o seu conteúdo já publicado para conquistar uma audiência cada vez maior.

3 ferramentas para transformar posts de blog em vídeos

Abaixo listaremos as ferramentas responsáveis por transformar posts de blog em vídeos. A maioria delas tem seu uso facilitado e totalmente intuitivo, ideal até mesmo para quem nunca as utilizou antes.

Lembrando que muitas dessas plataformas inicialmente fazem narrações apenas em inglês. Mas o vídeo gerado pode ser muito útil para narrações próprias, uma vez que a parte de edição tende a ser a mais difícil e demorada.

1. InVideo AI

transformar posts de blog em vídeos

O InVideo AI é uma ferramenta da InVideo, editor online com banco de conteúdo gratuito e premium. Dentre as plataformas listadas, essa talvez seja a mais simples de utilizar, pois basta dar instruções ou digitar seu conteúdo em texto e ela criará o vídeo para você, já com transições, músicas de fundo, imagens e vídeos selecionados. 

Além disso, a ferramenta possui dublagem com voz neural (similar a humana), agregando muito mais valor e facilidade na criação de conteúdo, uma vez que nem é necessário utilizar sua própria voz, tendo que investir em equipamentos de gravação.

Os planos disponíveis do InVideo AI são:

  • Gratuito: 10 minutos por semana de geração de vídeo, 10GB de armazenamento, 4 exportações por semana com o logotipo do InVideo e mais de 2,5 milhões de mídia disponíveis para serem utilizadas.
  • Mais (25 dólares por mês): 50 minutos por semana de geração de vídeo, 80 vídeos profissionais por mês, 100GB de armazenamento, exportações ilimitadas, até 1 usuário.
  • Máximo (60 dólares por mês): 200 minutos por mês de geração de vídeo. 320 arquivos profissionais de vídeo por mês, 400GB de armazenamento, exportações ilimitadas e até 1 usuário.

Para transformar seus artigos em vídeo na ferramenta, utilize a opção “Select Workflow” e depois “Script to Video”.

script to video

2. Synthesia

synthesia

 O Synthesia é outra plataforma conhecida de geração de vídeo via texto, a vantagem dela é ter avatares de IA e mais de 20 idiomas. Seu funcionamento é bem simples: 

  • Etapa 1 - Escolha do modelo: a ferramenta possui mais de 60 modelos de vídeo personalizáveis prontos para você escolher.
  • Etapa 2 - Seleção do avatar de IA: são mais de 140 avatares de IA realistas e diversos para serem os apresentadores do seu vídeo (você nem ao menos precisa aparecer).
  • Etapa 3 - Cole o texto e escolha a voz: O software de conversão de texto em fala pode gerar narrações em mais de 120 idiomas (incluindo o português) e mais de 400 vozes.
  • Etapa 4 - Edição de vídeo: após o vídeo com avatar evitar pronto, é possível destacá-lo com texto, transições, animações, imagens, música de fundo e outros recursos surpreendentes, como alteração de cores, fonte de texto, estilo de vídeo e muito mais.
  • Etapa 5 - Exportação do vídeo: Para finalizar, gere legendas automaticamente para acessibilidade e seus vídeos gerados por IA estarão prontos em pouquíssimos minutos. É possível também traduzir, baixar, incorporar, transmitir e compartilhar depois.

O Synthesia possui apenas dois planos: o pessoal e o corporativo. No pessoal, que custa 22,50 dólares por mês, os recursos são:

  • 120 minutos de vídeo por ano.
  • 10 cenas por vídeo.
  • Mais de 90 avatares de IA.
  • Mais de 120 idiomas e vozes.
  • Assistente de script de IA.
  • Gravador de tela integrado.
  • Upload de imagens, vídeos e músicas.

No plano corporativo, cujo valor depende de uma conversa com os atendentes, há os seguintes recursos:

  • Número personalizado de usuários.
  • Vídeos ilimitados.
  • 50 cenas por vídeo.
  • Mais de 140 avatares de IA.
  • Mais de 120 idiomas e vozes.
  • Assistente de script de IA.
  • Gravador de tela integrado.
  • Upload de imagens, vídeos e músicas.
  • Equipes e colaboração.
  • Traduções em 1 clique.
  • Suporte prioritário.

Se tratando de Avatares de inteligência artificial, esse site, embora com preço um pouco salgado, é o melhor de todos. Basicamente, se elimina o pré-requisito de gravar os próprios vídeos, uma vez que nem sua imagem ou vídeo é necessária.

3. Wave.video

wave.video transformar posts de blog em vídeos

Similar às outras ferramentas já apresentadas, mesmo não sendo tão conhecido, o Wave.video cumpre muito bem o seu papel de transformar posts de blog em vídeos. A vantagem dele é justamente apenas indicar o link do seu artigo e ele transforma tudo em conteúdo audiovisual em poucos segundos, podendo, claro, personalizar o resultado.

O Wave.video possui 4 planos, o grátis, flâmula (16 dólares por mês), criador (24 dólares por mês) e negócios (48 dólares por mês). 

O grátis só te permite gerar até 15 minutos de vídeo com marca d’água, diferente do plano negócios que suporta vídeos de até 3 horas e 60 FPS. 

Estratégia para transformar posts de blog em vídeos

Se ao invés de utilizar essas ferramentas de inteligência artificial (que são recomendadas), quiser criar vídeos realmente únicos utilizando como base seus posts para blog, siga o tutorial abaixo.

1. Use seu post de blog como roteiro para o vídeo

A primeira vantagem de usar o post como roteiro é que o conteúdo já está pronto. O post de blog já possui uma estrutura coerente, o que é muito útil na hora de criar o material audiovisual a ser preparado. 

Por exemplo, se o post fala sobre um determinado assunto, o vídeo pode mostrar imagens e gráficos que ilustrem o que está sendo discutido. Além disso, é possível adicionar elementos interativos, como legendas, músicas, e outras funcionalidades, que ajudem a engajar o público.

Lembre-se que usar seu post de blog como roteiro não é simplesmente copiar e colar o conteúdo escrito e criar o vídeo em cima dele. É necessário algumas adaptações. Por exemplo, é comum utilizarmos de uma linguagem mais culta em texto escrito, algo que não é recomendável em vídeos, por trazer uma seriedade “desnecessária” a depender do tema.

O texto abaixo:

Existem inúmeras maneiras de se tornar um escritor de tremendo sucesso. Sabemos diariamente de histórias impactantes de desconhecidos que se tornaram famosos por seus livros. Podemos citar Caroline Kepnes, J. K. Rowling e muitos outros”.

Estaria assim no roteiro:

Tem várias maneiras de ser um escritor de sucesso. Já ouvimos falar de histórias de pessoas desconhecidas que ficaram famosas por causa dos livros que escreveram, como Caroline Kepnes, J. K. Rowling e outros.

Sim, a mudança é relativamente sutil, mas faz muita diferença para os espectadores do vídeo.

2. Escolha o formato de vídeo

Seu vídeo será sem mostrar o seu rosto? Utilize o Canva para inserir vídeos à sua narração. Será com teleprompter? Utilize o aplicativo Bigvu. Será em formato de podcast? Grave seu conteúdo de chamadas do Discord. Será com apresentação de slides? Utilize o próprio PowerPoint.

Escolha o formato de vídeo mais natural para as suas necessidades. Uma forma de fazer isso é pesquisar por canais que tenham uma ideia similar a sua. 

Se o seu nicho for de produtividade, por exemplo, veja o que seus concorrentes estão fazendo e pense em como criar um conteúdo com muito mais engajamento que o deles.

3. Edite seu vídeo

CapCut

Existem inúmeros softwares e ferramentas online capazes de te ajudar na edição de vídeos. Recomendamos o CapCut, tanto por ser um aplicativo poderoso de criação e edição de conteúdo audiovisual no celular, quanto por possuir um programa desktop simples e totalmente leve, capaz de rodar até mesmo em computadores pouco potentes.

O CapCut também possui sua versão totalmente online, que é boa, mas pode sofrer engasgos e travamentos se seu dispositivo não tiver uma boa quantidade de memória RAM. Nesse caso, a recomendação é de utilizar a versão Desktop.

Cuidado com as armadilhas ao transformar posts de blog em vídeos

Nesse processo de converter um formato de conteúdo em outro, alguns pensamentos vão surgir. Eles são naturais, mas não se pode deixar desmotivá-los, por exemplo: 

“Essa ferramenta aqui parece muito fácil, nem vou ter trabalho!”

Vai sim. As ferramentas de inteligência artificial podem te ajudar a acelerar bastante o processo de criação de vídeos, mas não é como se o trabalho gerado por elas fosse o suficiente para ter um vídeo de qualidade.

“Eu não me sinto natural em frente a câmera”

Ninguém se sente. Demora mais ou menos 30 dias de gravação constante para se sentir “confortável” com o celular ou câmera gravando seu rosto. O bom é que depois desse período, as gravações de vídeo se tornam muito mais fáceis e naturais.

“Eu estou confortável com meu blog, não preciso estar no YouTube”

Sim, é verdade. Não há uma obrigatoriedade de se estar no YouTube, mas sem aparecer por lá, você pode estar perdendo uma ótima chance de alcançar novos públicos e rentabilizar ainda mais seu conteúdo

Conclusão: transformar posts de blog em vídeos

No artigo de hoje mostramos 3 ferramentas para transformar posts de blog em vídeos e também uma maneira de criar vídeos por conta própria dessa maneira. Sabemos que as ferramentas destacadas podem assustar por serem em inglês, mas muitas delas geram resultados no nosso idioma e podem te ajudar a criar vídeos com bastante facilidade.

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco pela seção dos comentários. Vai ser um prazer ter sua participação aqui.

Obrigado por ler o conteúdo. Um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *