O que é Widgets no WordPress

Todo mundo que usou WordPress já teve algum contato com os Widgets, mas afinal, para que eles servem? Resumidamente, servem para adicionar conteúdos extras nas partes laterais e inferiores do site. Neste artigo, iremos abordar tudo o que você precisa saber sobre os Widgets e como potencializar seu site no WordPress com essa ferramenta.

A estrutura de um site

Para entender melhor qual a função de um Widget, é importante entender a estrutura de um site e o papel de cada parte. De forma geral, os sites possuem a mesma estrutura de conteúdo, sendo compostos pelo menu, onde links de direcionamento para outras páginas são encontrados, o corpo de conteúdo, que ocupa a maior parte da página e é onde as informações mais importantes são dispostas, podendo ser post blog, produtos, serviços, aulas etc.

Outro componente da estrutura é o rodapé ou footer, localizado na parte inferior da página. Nele são destinadas informações ricas, úteis e que não variam, como contato, endereço, redes sociais e links. Já as laterais são áreas de respiro que ficam à esquerda e direita da área de conteúdo, e é na área lateral onde os Widgets costumam aparecer.

Qual a finalidade do Widget?

Como mencionado, os Widgets servem para ações adicionais no site. Existem diversas opções que podem ser incrementadas em vários formatos e estruturas de site. Dentro do WordPress podemos encontrar Widget de música, carrinho de compras, comentários recentes, redes sociais, call to action, tópicos, entre muitos outros.

Com tantas possibilidades, é preciso cuidado e estratégia na hora de escolher os Widgets para seu site. Muitas pessoas pensam que ao colocar vários widgets o site ficará completo, porém é preciso avaliar qual a necessidade da presença de cada um dos widgets e analisar se realmente compensa tê-los. O mais importante é a utilidade e não a quantidade.

Após ter escolhido quais são os Widgets certos para o site, é preciso entender as maneiras de se colocar um, que são:

  • Usar os widgets que já vem com o WordPress;
  • Adicionar os widgets a partir do diretório de plugins;
  • Comprar um plugin premium que inclui um widget.

Confira agora como colocar Widgets dentro dessas três categorias e entenda quando usar cada uma delas. 

Usar Widgets do WordPress

Existem Widgets que já vem pré-instalados no WordPress, eles são ótimos de usar porque poupam tempo de busca e trabalho. Por mais que não se tenha todas as opções de Widgets disponíveis ali, existem diversas opções que podem ser boas para seu blog. 

Para usar os widgets disponíveis do WordPress, é preciso ir no WordPress, clicar em “Aparência”, que fica no menu lateral esquerdo, e enfim ir em “Widgets”.

São vários os Widgets pré-instalados no WordPress, como: agenda, calendário, botão “seguir”, categorias, comentários, galeria, google translate, links para RSS, botão “pesquisar”, entre outros.

Para instalá-los, é preciso clicar na opção de sua preferência e ir em “Adicionar Widget”, conforme o exemplo abaixo:

Widgets

Caso não tenha o widget que você precisa dentre os pré-instalados, você pode fazer a opção de pegá-lo através de um plugin. Veremos como funciona isso melhor a partir de agora.

Adicionando Widgets a partir do diretório de plugins

Dentro do diretório de plugins do WordPress são encontrados diversos plugins gratuitos que oferecem outros Widgets não disponíveis dentro daquela categoria dos pré-instalados. Para achar o Widget que você precisa através dos plugins, basta seguir os seguintes passos:

  • Abra a aba Plugins: Dentro do menu lateral, a categoria “plugins” fica dentro de “Ferramentas”. Ao acessar a aba plugins, serão encontrados diversos tipos de plugins, com diversas aplicações;
  • Procure por plugins que estejam relacionados com o widget que você está procurando. Uma boa dica é inserir na pesquisa de plugins a palavra “widget”;
  • Após instalar, é preciso testar o widget para verificar a eficácia do seu uso. Caso não seja o que você buscava, é possível desinstalar e procurar por outros que ofereçam o mesmo serviço.

Adicionando Widgets a partir de um plugin premium

Caso você não tenha encontrado o Widget que precisa dentro do diretório de plugins, ainda é possível obtê-lo através dos plugins premium. Esses plugins são pagos e oferecem melhores opções para blogs e sites, além de possuírem suporte técnico e um pós-atendimento bem satisfatório.

Os melhores plugins premium para adicionar no WordPress são: Material (permite a personalização da aparência geral do painel), Painel UserPro (controle fácil sobre informações e design de perfil do usuário), Dashy (criação e personalização de painel), WooComerce (gerador de estatísticas do site), entre outros. 

Antes de comprar o plugin, é preciso verificar se ele possui garantia de devolução ou tempo de teste gratuito. Desse modo, é possível testá-lo e, caso não gostar, devolvê-lo e procurar por outra opção que agrade mais.

Conclusão

Nesse artigo você viu o que são os Widgets, para que servem e como utilizá-los no WordPress para deixar seu blog/site com uma melhor funcionalidade. É importante ressaltar que não há o plugin certo, mas sim aquele que se encaixa com a estratégia digital que está sendo aplicada para o blog ou site.

Pense na jornada do usuário, quais itens seriam interessantes conter dentro do blog para melhorar a experiência deste e que contribua para sua fidelização. Ao entender quais Widgets fazem parte da sua estratégia digital, será mais fácil escolher quais são os melhores e, com as dicas dadas neste artigo, por em prática, colhendo resultados positivos.

Deixe um comentário

*Condições no site