Como construir confiança e autoridade com seu blog

A construção da confiança é algo muito importante quando falamos em um blog. Este tipo de formato de site geralmente requer um público fiel, que acessa com frequência para acompanhar as “novidades” publicadas.

Um grande motivo pelo qual muitas empresas iniciam blogs é criar confiança com os clientes para que eles possam impulsionar as vendas.

Podemos afirmar que um blog cria uma ligação com o internauta. Muitas vezes essa ligação pode ser tão forte que o leitor fica ansioso esperando as próximas postagens, ciente de que ali vai encontrar informações confiáveis e relevantes.

Seja um blog sobre tecnologia, moda ou qualquer outra área, a construção deste vínculo com o visitante é o que define o sucesso do mesmo. Até mesmo as empresas quando criam blog sobre seus produtos buscam construir confiança com o leitor.

Porque você precisa conquistar a confiança dos seus leitores

No ramo de blogs, a ligação pessoal com o autor é um grande diferencial que pode definir o sucesso ou fracasso do projeto. E é conquistando a confiança do leitor que podemos criar essa ligação e passar maior sensação de autoridade.

Leitores fieis interagem, ficam ansiosos para as próximas postagens e ajudam na divulgação do site. E eles fazem isso com intuito de ajudar você a ter sucesso com seu negócio.

Eles podem saber seu nome, profissão, local de trabalho e uma série de outras informações que talvez você nem imagine. Muitos dos seus leitores vão saber mais sobre você do que alguns membros de sua família.

A ligação criada com o visitante fiel do blog é tão forte que ele se sente um amigo próximo. É por isso que estes leitores fazem de tudo para “participar” do sucesso do seu blog.

Além de toda a ajuda que eles podem dar na divulgação, também são responsáveis por uma parte significativa do número de visitas do blog.

E convenhamos, chegar neste nível de ligação com o leitor não é nada fácil. Mas não é preciso ter um “dom” para cativar as pessoas, basta utilizar algumas estratégias, que na verdade só ajudam a mostrar como realmente você é e como passa pelas mesmas “dores” de quem está lendo.

Não se esqueça, é extremamente difícil construir a confiança com quem vai ler seus artigos. Porém é muito fácil destruir essa confiança quando “abandona” seu leitor ao não manter um ritmo de postagens.

Quando vamos comprar um carro ou contratar um serviço certamente damos grande importância para o fator “confiança no vendedor”.

Muito frequentemente deixamos de adquirir produtos e serviços por não termos uma confiança em quem está vendendo. Mesmo que algo nos agrade muito, podemos deixar de adquirir pelo simples fato de estarmos inseguros ou pouco confiantes para a compra.

É por este mesmo motivo que você precisa se preocupar em construir a confiança com seu leitor. Ele certamente vai preferir acompanhar o blog que passa mais segurança. Além disso, nos resultados de buscas essa confiança construída vai ter um peso grande na hora de escolher qual link da SERP ele vai acessar.

Construir confiança leva tempo

Não se constrói confiança da noite pro dia. É preciso muita dedicação, paciência e, principalmente, muito esforço para estabelecer uma relação de confiança com alguém.

Confiar é uma palavra forte que define uma atitude que fazemos com pouca frequência. Antes de confiarmos precisamos ter várias “provas” que corroboram para demonstrar o quanto uma pessoa é confiável.

E isso só ocorre depois de um bom tempo acompanhando, estudando, julgando a outra pessoa... é por isso que é tão difícil confiar e tão demorado, a pessoa precisa provar primeiro que merece a confiança.

Algumas dicas importantes:

  • Tenha paciência;
  • Não tente forçar a confiança, ela deve ser natural;
  • Entenda como surge a confiança.

Depois de algum tempo analisando, estudando, decidindo se a pessoa acertou ou errou em algum momento, é que conseguimos confiar em alguém.

Portanto, se quer conquistar a confiança de uma pessoa, não tenha pressa, porque com certeza vai levar algum tempo para isso acontecer.

Construir confiança é mais fácil do que pessoalmente

No mundo real conquistar a confiança é bem difícil. Com o leitor do seu blog não é diferente, porém é mais fácil do que se fosse na vida real. Na internet as pessoas se sentem “protegidas” e mais propensas a confiar.

A facilidade de bloquear e manter-se longe permite construir vínculos mais rapidamente com a certeza que nossas vidas pessoais estão “protegidas” dos nossos vínculos virtuais.

É por isso que uma pessoa tímida pode escrever artigos falando sobre diversos assuntos, mas uma conversa sobre este mesmo assunto não fluiria tão bem quanto por escrito.

Em nossa cabeça nós separamos relações interpessoais e virtuais. No mundo virtual somos mais receptivos, abertos e comunicativos. Essa tendência também é refletida no comportamento dos seus leitores, que têm uma tendência maior a confiar em você sem ao menos ter lhe conhecido pessoalmente.

Confiar é difícil porque somos humanos

Humanamente falando, nós procuramos motivos ou desculpas para não confiar em alguém. Ao menor vacilo nós vamos ver um motivo para não estabelecer uma relação de confiança com uma pessoa.

Por mais nobre ou heroica tenha sido a atitude de alguém em determinado momento, somos incapazes de estabelecer imediatamente uma relação plena de confiança.

No âmbito pessoal dificilmente confiamos em alguém tão rapidamente. Mas de uma maneira geral, somos mais propensos a confiar em alguém quando nos sentimos protegidos atrás da tela de um computador.

Prova social é importante, mas não tudo

A confiança pode ser mais facilmente obtida quando temos provas sociais da popularidade. Porém, apesar da prova social ser importante, ela não é tudo.

Vários aspectos sugestivos são avaliados por nosso cérebro antes de confiarmos em alguém. Vários aspectos são avaliados por nosso subconsciente antes de estabelecer a confiança. Vários aspectos acabam contribuindo para criar essa maior confiança rapidamente, entre os principais podemos citar:

  • Número de comentários;
  • Elogios feitos por leitores;
  • Número de curtidas em Facebook;
  • Número sociais em geral.

Você provavelmente vai preferir um restaurante um pouco cheio a um vazio. Isso não é porque gostamos de filas. Nosso cérebro fica o tempo todo buscando sinais, que muitas vezes são sutis, para tomar uma decisão.

No caso de um restaurante vazio primeiramente pensamos que estar vazio é indício de que a qualidade pode não ser a melhor possível. Ver um restaurante cheio funciona como prova social

No ambiente virtual não podemos ver a quantidade de pessoas que acessam um site, mas podemos observar a popularidade olhando número de comentários, curtidas em redes sociais e etc.

Apesar da prova social não ser tudo, ela também é muito importante na formação da confiança do leitor do blog.

Seu círculo social pode alavancar a confiança

Se você anda com pessoas populares sua popularidade aumenta significativamente. Isso também vale para pessoas que expiram confiança.

É por esse motivo que marcas investem pesado em rostos conhecidos para divulgar seus produtos. As marcas acabam sendo associadas a fama da celebridade contratada, o que garante um volume de vendas maior.

Portanto, quanto mais conhecida é uma pessoa, mais valor ela é capaz de agregar para um produto ou serviço.

Isso também se aplica em blogs. Trazer pessoas populares para seu blog pode ser uma ótima forma de conquistar confiança de forma rápida e criar uma ligação muito mais forte.

E o inverso também pode acontecer. Quando andamos somente com pessoais “impopulares” a desconfiança aumenta e a capacidade de estabelecer confiança é ainda menor.

Então a dica aqui é convidar pessoas populares para escrever artigos em seu blog. Criar vídeos, entrevistas e se mostrar próximo a alguém popular funciona como um “imã” transferindo a popularidade e confiança da pessoa para você ou seu blog.

Quanto mais próximo você for de pessoas importantes, conhecidas na área de atuação, maior vai ser a confiança estabelecida. A lógica pode parecer um pouco absurda em um primeiro momento, mas todos nós ficamos mais confiantes para dar um voto de confiança a alguém indicado por um rosto familiar.

Confiança também deve ser recíproca

Você confia no leitor do seu blog? Se você não é capaz de confiar no leitor do seu blog é pouco provável que consiga estabelecer uma relação de confiança.

Confiança é recíproca, tanto no âmbito interpessoal quanto no virtual. E no caso de um blog você deve dar o primeiro passo para receber de volta a confiança do seu leitor.

Demonstrar que confia no leitor é fácil. As informações que você divulga e a maneira como se dirige demonstra o seu grau de confiança no leitor.

Alguém que chega ao ponto de contar história vivenciadas ou passar informações como local de trabalho, nome completo e uma foto demonstra um nível de confiança bem alto no leitor.

Quando as pessoas sabem sobre você além do que normalmente é falado num blog você tem uma relação de confiança estabelecida com grande facilidade, pois as pessoas tendem a retribuir demonstrações de confiança.

Quanto maior o nível de confiança demonstrado, maior será a reciprocidade.

Deixe o leitor sabe seu nome, de onde é, qual sua história, algum acontecimento pessoal que você gostaria de compartilhar. Isso torna o leitor um grande amigo!

3 maneiras de criar conteúdos que geram confiança

  1. Fale sobre você – Deixa as pessoas saberem mais sobre você do que normalmente é dito em um blog. De onde você é? Qual sua profissão? É casado? Informações como estas demonstram que você confia no leitor ao ponto de deixá-los saber tais informações (e convenhamos, são informações públicas que podem ser facilmente encontradas no Facebook);
  2. Conte uma história – Contar uma história ajuda a transmitir grande confiança. Quando seu leitor souber de algo pessoal sobre seu passado ou alguma situação vivenciada ele se sentira muito mais próximo a você;
  3. Se abra com seu leitor – Conte sobre seus medos, onde não trabalha bem ou onde precisa melhorar. Isso ajuda bastante principalmente quando falamos sobre alguma dor também enfrentada pelo leitor. Além de humanizar, contar sobre onde você já fracassou ou precisa melhorar torna mais íntimo do leitor.

Deixe um comentário