Personalize o Favicon do seu Blog

Personalizando o favicon do seu site ou blogFavicon é uma pequena imagem que aparece ao lado do título do site no navegador. Ele tem um papel muito importante na construção da identidade visual do seu site. Através deste pequeno ícone ao lado do título, os visitantes passam identificar seu site e os visitantes mais frequentes vão construir um reconhecimento imediato que essa ícone representa seu site.

Alguns navegadores antigos, só exibem o Favicon quando ele é inserido aos favoritos. Já os navegadores mais modernos, como o Google Chrome, Firefox e Internet Explorer, os Favicons são exibidos juntamente com o título do site na abas de navegação.

Porque adicionar um Favicon no seu WordPress?

Como foi dito anteriormente, ele ajuda estabelecer a identidade visual do site. No entanto, também melhora a experiencia e usabilidade do site. Alguns navegadores, exibem seu ícone padrão ou uma folha em branco na ausência de um Favicon.

A maioria dos usuários possuem o hábito de navegar na internet com várias abas do navegador abertas. Devido ao grande quantidade de abas abertas, a visibilidade do título da página fica comprometido. Neste momento, o visitante pode identificar seu site com o auxilio do Favicon, que você inseriu para representar seu Blog WordPress.

Como criar um Favicon

O favicon normalmente é imagem simples do logo do site. É recomendável que ele tenha cerca de 16x16 pixel. O ideal é que você crie uma imagem quadrada de 128 × 128 pixel e depois a redimensione para 16x16 pixel e a salve com a extensão .ICO.

Mesmo que os navegadores aceitem os favicons no formato PNG, é importante que ele esteja no formato ICO, para que seja aceito na maioria dos navegadores. Caso seu editor de imagem não suporte salvar diretamente no formato ICO, você poderá usar ferramentas online para converter sua imagem para ICO.

Lista de ferramentas que convertem imagens para o formato ICO

Como adicionar seu Favicon no WordPress

A primeira coisa a fazer, é enviar seu favicon para o diretório onde ficas as imagens em seu Blog WordPress. Isso pode ser feito através do cliente FTP. Depois disto, basta adicionar o seguinte código no functios.php do seu template:

[code lang="php"]
function childtheme_favicon() { ?>

/imagens/favicon.ico" >

add_action('wp_head', 'childtheme_favicon');
[/code]
Nota: Não se esqueça de alterar a pasta e o nome do favicon.

Caso tenha dificuldade de editar o function.php ou enviar o arquivo da imagem por FTP, você poderá instalar o plugin All in One Favicon.

Alguma dúvida?

Deixe um comentário

(required)
(required)