Blog x Site: Entenda a diferença entre os dois

Blog x Site: Entenda a diferença entre blogs e sites. Os termos blog e site são facilmente confundidos, mas é bem simples entender a diferença entre eles. Descubra também o que um blog precisa ter.

Estes dois termos são bastante populares, mas apesar disso poucas pessoas sabem realmente diferenciar um blog de um site. É por isso que neste artigo vamos abordar as características de um blog e de um site, assim na próxima vez que alguém falar em blog ou site você vai entender a diferença entre eles.

No geral podemos dizer que são bem parecidos (isso explica porque são constantemente confundidos), mas o blog possui algumas características que o tornam bem diferente de um site.

Blog x Site: Entenda a diferença

O blog pode ser definido como um tipo de site que sofre atualizações constantes e que tem como característica principal a listagem de publicações (também chamada de posts).

Na página inicial de um blog normalmente podem ser encontrado uma lista com todas as publicações falando sobre diferentes assuntos dentro de um ou mais nichos.

Enquanto isso em um site a página inicial exibe conteúdo que dificilmente muda com o tempo e normalmente exibe informações de uma empresa, produto ou serviço — em vez de exibir a listagem de publicações como ocorre com um blog.

Basicamente a diferença é a frequência das postagens e o formato do conteúdo exibido. Um site também pode ter uma área que funciona como blog, onde são exibidas postagens e publicações em forma de lista.

Características de um blog

Como visto anteriormente, existem algumas diferenças que caracterizam um blog e o diferenciam de um site. O Criando Blogs por exemplo é um blog, visto que ele se dedica a exibir postagens/posts de diversos assuntos em sua página inicial.

As principais características de um blog são:

  • Publicações realizadas com certa frequência;
  • A listagem de publicações/posts na página inicial;
  • Conteúdos relacionados a um determinado nicho.

Características de um site

Um site normalmente possui conteúdo estático, isso é, que dificilmente é alterado com o tempo ou são inseridos novos conteúdos. Um site tem como a principal característica o fato de NÃO possuir postagem de novas publicações. O site geralmente mostra informações sobre um produto, serviço ou empresa, que dificilmente mudam com o tempo.

As principais características de um site são:

  • Não possui listagem de artigos;
  • Não existe novas publicações de conteúdos;
  • Dificilmente muda seu conteúdo com o tempo;
  • Exibe informações de um determinado produto, empresa ou serviço.

Preciso de um site ou blog?

Depois de entender a diferença entre um site e blog talvez você esteja se perguntando se precisa de um site ou blog. A resposta pode ser mais simples do que imagina.

Na era do marketing de conteúdo possuir um blog pode ser um grande diferencial, que pode lhe trazer muitos clientes através de buscas orgânicas a um custo muito baixo.

Cada vez mais empresas estão se posicionado como especialistas em seu nicho através da criação de conteúdos de qualidade voltados para atender as demandas do seu público.

A partir do momento em que se distribui conteúdo de qualidade sobre um determinado nicho é possível se posicionar como especialista no assunto. Essa estratégia é adotada por pequenas e grandes empresas que geralmente conseguem obter bons resultados ao atrair um grande número de pessoas para seus blogs através de buscadores como o Google.

A criação de um blog é ótima para gerar leads para empresas, mas não apenas isso. Ao criar um blog é possível divulgar produtos e serviços e ganhar um bom dinheiro como afiliado.

Para isso basta escolher um produto de qualidade e criar conteúdos voltado para o público que utiliza o produto ou serviço oferecido. Ao criar um blog voltado ao mercado de afiliados é possível obter uma boa renda mesmo com um número de visitas baixo.

Para quem deseja ganhar dinheiro com AdSense precisa criar um blog com um razoável volume de tráfego para que os ganhos com a publicidade valham a pena.

Vantagens de ter um blog

As vantagens de ter um blog são grandes, não é atoa que ele é muito utilizado na estratégia de marketing de conteúdo de grandes empresas. Um blog pode tornar sua empresa muito mais próxima do seu público-alvo com a criação de conteúdos relevantes.

Além disso, um blog transmite a mensagem de que você ou sua empresa são autoridades no assunto, aumentando assim a chance de conseguir mais clientes através da internet.

As principais vantagens de um blog são:

  • Facilita a geração de leads;
  • Permite ser uma autoridade no assunto;
  • Cria uma proximidade maior com seu público-alvo;
  • Torna seu site mais forte perante aos buscadores através do link building;
  • Sua marca ganha uma visibilidade muito maior;
  • É possível ganhar dinheiro através da monetização.

Quem pode recorrer a um site

Para quem não quer ter “trabalho” de publicar conteúdos com frequência, um site pode ser uma ótima opção. Com um site é possível divulgar informações sobre seu produto ou serviço facilmente e sem muito trabalho. Com o WordPress e um serviço de hospedagem de qualidade é possível manter um site no ar sem muito esforço.

Manter um site na internet é algo bem simples e barato (assim como também é um blog). O fato de não precisar fazer publicações frequentes torna o site muito mais simples de administrar e reduz o “custo”, visto que na grande maioria das vezes as pessoas preferem contratar um profissional para escrever as postagens do blog.

Portanto, um site é uma ótima opção também, principalmente para quem tem uma empresa ou quer vender um produto ou serviço, por exemplo.

Vantagens de ter um site

O site permite criar um canal de comunicação muito eficiente com o seu potencial cliente. Através do site é possível divulgar informações importantes sobre seu serviço ou empresa. As pessoas confiam em buscar informações atualizadas dentro do seu site.

Digamos que você tenha uma academia de ginástica. É comum que as pessoas recorram ao seu site para verificar horários e preços disponíveis. Isso também é válido para profissionais liberais. É bastante comum que as pessoas recorram ao seu site para obter informações importantes sobre você ou seu trabalho.

As principais vantagens de um site são:

  • Permite divulgar informações sobre seu produto ou serviço;
  • Torna a imagem da sua empresa muito mais profissional;
  • Cria um canal de comunicação com seus potenciais clientes.

Conclusão

Para quem está na dúvida entre ter um site ou um blog eu faço uma recomendação: tenha os dois! Isso mesmo que você leu. Um blog e um site se complementam. Dentro do seu site pode haver uma área de blog para exibir as postagens.

Isso pode ser feito muito facilmente, não é preciso ter “dois sites diferentes”. Ou seja, o blog vai ficar dentro do próprio site. Isso é possível graças ao WordPress. Não é preciso fazer nenhuma configuração avançada para isso.

É preciso adquirir apenas um domínio e um serviço de hospedagem de site. Dentro do WordPress você configura para que a página inicial seja “estática” e os posts sejam exibidos dentro de uma página chamada “meusite.com.br/blog/”. É assim que geralmente é feito pelas empresas e o custo é exatamente o mesmo de ter apenas um site.

Algumas pessoas acreditam que precisam adquirir dois serviços de hospedagem para ter um blog e um site juntos, mas não, basta utilizar a mesma hospedagem, domínio e o mesmo template para WordPress. Não existe nenhum custo adicional, basta configurar o WordPress corretamente para exibir a seção do blog e o seu site juntos.

*Condições no site