Blog e Site: entenda a diferença entre essas duas plataformas na web

Quem está sempre na internet com toda a certeza já ouviu falar de blog e site. Esses termos, tão familiares para qualquer pessoa antenada, são bem comuns e fazem parte do dia a dia de quem faz uso dos buscadores para fazer pesquisas.

Nesse cenário, é bem comum que eles sejam confundidos, mesmo que tenham uma grande diferença em funcionalidades e usabilidades e também possuam objetivos únicos.

Afinal, mesmo que estes dois termos sejam bastante populares, são poucas as pessoas que sabem realmente diferenciar um blog de um site.

Já que, para quem não trabalha com a internet ou faz uso desse tipo de ferramenta, o entendimento de que são ambientes online com diversos conteúdos já é mais que suficiente para gerar certa confusão. 

Sabendo disso, criamos aqui um artigo completo explicando as principais diferenças entre blog e site, bem como as características individuais de cada um.

Desse modo, você não terá mais dúvidas na próxima vez que precisar pensar sobre esse assunto. Continue acompanhando e descubra todas as diferenças entre blog e site!

Blog e Site: Entenda a diferença

Em linhas gerais, a principal diferença entre blog e site reside no tipo de conteúdo que cada um coloca na internet. Comumente os sites são utilizados por empresas para fins informativos ou relacionados a venda de um produto.

Os blogs, por sua vez, se tratam de um ambiente criado para postagem de todo tipo de conteúdo, comumente artigos sobre os mais diversos temas. 

Além disso, o blog também costuma ter uma mutação maior de design e de atualizações, sempre adquirindo novos materiais. O site, no entanto, uma vez montado e desenvolvido, dificilmente tem seu formato ou aparência alterados, se mantendo sempre dentro de um mesmo padrão.

Na página inicial de um blog normalmente pode ser encontrada uma lista com todas as publicações já realizadas, informando sobre assuntos dentro de um ou mais nichos, a depender da temática que o blog aborda.

Enquanto isso, em um site a página inicial exibe conteúdo que dificilmente muda com o tempo, comumente exibindo informações de uma empresa, produto ou serviço, ao invés da tradicional listagem de publicações do blog.

Ou seja, enquanto um site se trata de um ambiente online mais estável, voltado para alcançar público com o conteúdo já existente, o blog tem como foco atingir novas visualizações a partir da criação constante de artigos e novos materiais. 

Principais características de um blog

Como citamos anteriormente, existem algumas diferenças que caracterizam um blog e o diferenciam de um site.

Nesse sentido, é legal conhecê-las a fundo para entender melhor qual desses ambientes está de acordo com as suas prioridades, bem como qual deles faz mais sentido para os seus objetivos. 

Um blog se caracteriza por diversos fatores diferentes, os quais variam desde uma certa constância em suas postagens até um design mais simples e arrojado. Além desses, confira mais alguns pontos bem comuns neste tipo de ambiente online:

  • Publicações realizadas com certa frequência;
  • A listagem de publicações/posts na página inicial;
  • Conteúdos relacionados a um determinado nicho;
  • Linguagem mais simples e informal;
  • Conteúdo comumente não jornalístico e com traços de opinião pessoal do autor.

Vale ressaltar que essas características são apenas pontos de semelhança e não necessariamente devem constar em todo blog. No entanto, elas podem funcionar como uma orientação bem bacana para quem ainda está em dúvida sobre seu ambiente na web.

Principais características de um site

Um site comumente possui conteúdo estático. Isto é, dificilmente é alterado com o tempo ou recebe adesão de novos materiais. Isso se deve em grande parte ao fato de que os sites costumam funcionar como vitrines informativas sobre empresas. Desse modo, o tipo de dados que fornecidos possuem pouca variação. 

No entanto, essa não é uma regra. Sites voltados para a venda e e-commerce, por exemplo, podem receber atualizações diárias, de acordo com a colocação de novos produtos para comercialização.

Nesse sentido, as características mais encontradas nos sites são: 

  • Não possui listagem de artigos;
  • Possui poucas atualizações;
  • Mantém sempre uma grande base de conteúdos;
  • Exibe características de design mais profissionais;
  • Fornece informações de um determinado produto, empresa ou serviço.

As principais vantagens do blog e site

Como você pode perceber, mesmo que os sites e blogs gerem bastante confusão, na verdade, eles possuem bem pouco em comum.

Tanto as suas estruturas quanto seus métodos de trabalho são alternativos, exigindo diferentes esforços para que cresçam e gerem o engajamento desejado no mercado.

A grande verdade dentro desse tema é que nenhum ambiente é mais vantajoso que outro.

Seus objetivos trabalham de maneiras diferentes, o que pode ser mais benéfico para alguns casos e menos para outros. Sendo assim, é essencial conhecer as vantagens de cada um deles, para escolher o ideal para o seu caso. Confira abaixo!

Vantagens de ter um blog

As vantagens de ter um blog são grandes, afinal, não é atoa que ele é muito utilizado na estratégia de marketing de conteúdo de grandes empresas. Um blog pode tornar sua empresa muito mais próxima do seu público-alvo com a criação de conteúdos relevantes.

Além disso, esse ambiente também transmite a mensagem de que você ou sua empresa são autoridades no assunto, aumentando as chances de aumentar a cartela de clientes através da internet.

Sendo assim, as principais vantagens de um blog são:

  • Facilita a geração de leads;
  • Permite ser uma autoridade no assunto;
  • Cria uma proximidade maior com seu público-alvo;
  • Torna seu site mais forte perante aos buscadores através do link building;
  • Sua marca ganha uma visibilidade muito maior;
  • É possível ganhar dinheiro através da monetização.

Vantagens de ter um site

O site permite criar um canal de comunicação muito eficiente com o seu potencial cliente. Através dele é possível divulgar informações importantes sobre seu serviço ou empresa.

Além disso, a aparência profissional que esse ambiente transmite é ideal para conquistar a confiança do cliente e transmiti-lo segurança para qualquer objetivo.

Nesse sentido, as principais vantagens de um site são:

  • Permite divulgar informações sobre seu produto ou serviço de maneira simples, clara e eficaz;
  • Torna a imagem da sua empresa muito mais profissional;
  • Cria um canal de comunicação com seus potenciais clientes;
  • Recebe uma visão de maior credibilidade do público.

Como entender se preciso de um site ou blog?

blog ou site

Tanto o blog quanto o site podem ser bem vantajosos aos seus usuários

Mesmo sabendo a diferença entre site e blog, pode ser que você ainda esteja com dificuldades para entender qual faz mais sentido com o seu propósito. Isso é bem comum, tendo em vista que essa é uma decisão importante e que pode mudar bastante o futuro do seu negócio. 

Sabendo disso, separamos aqui uma série de dicas para você que ainda está tentando encontrar a melhor ferramenta de trabalho para a sua empresa. Confira abaixo!

Entenda as suas prioridades

Um usuário pode decidir criar um site ou blog por diferentes motivos. Se expressar, postar conteúdos informativos e divulgar uma marca são apenas alguns exemplos.

Sendo assim, tendo em vista que cada um desses ambientes é ideal para um objetivo, é essencial ter em mente primeiro o que você deseja fazer e alcançar.

Afinal, na era do marketing de conteúdo, por exemplo, possuir um blog pode ser um grande diferencial para trazer muitos clientes através de buscas orgânicas a um custo muito baixo.

A criação de um blog é ótima para gerar leads para empresas, mas não apenas isso. Ao criar um blog é possível divulgar produtos e serviços e ganhar um bom dinheiro como afiliado.

Já focando na área do e-commerce, apenas um site permitirá que a venda saia do campo das ideias e seja realmente concretizada, gerando lucro. Sendo assim, vale ter em mente de maneira bem clara o que se deseja realizar e apenas depois disso optar por um caminho definitivo.

Descubra como você quer lucrar

Não é segredo para ninguém que vivemos em uma época onde todos sonham em ganhar dinheiro trabalhando na internet. Sendo assim, é evidente que ao criar um ambiente online esse é um dos principais motivos relacionados à decisão.

Nesse sentido, é muito importante entender de qual formato deseja-se obter essa renda. No blog ela pode ser recebida através do número de acessos e leitura dos conteúdos postados, bem como por contratações de empresas que desejam ser divulgadas dentro da plataforma. 

Já em um site pode-se lucrar com a venda direta e também com anúncios dentro do AdSense. Ele permite que o ambiente se torne uma vitrine para publicidade, a partir da qual você ganhará dinheiro por fornecer visibilidade aos contratantes.

Entenda o que o seu público deseja 

Mais importante que ter o que oferecer é saber como oferecer ao público. Ou seja, você pode até ter uma ideia bacana, mas caso ela não seja bem executada, pode acabar com as chances do seu negócio.

Sendo assim, é muito importante conhecer o seu público alvo e entender o que ele gosta de consumir. A partir dessa resposta se tornará muito mais simples decidir entre um site e um blog, pois você saberá exatamente qual terá a maior adesão entre ambas as opções.

Quando um site é uma boa opção?

Para quem já conhece um pouco sobre essas plataformas da web, sabe bem que manter um site no ar é um pouco mais caro do que um blog.

Afinal, o segundo sempre foi fornecido de maneira gratuita por diversas empresas. Já o primeiro exige pagamento de valores relacionados a domínio, hospedagem e muitos outros fatores.

Sendo assim, optar por um site só vale a pena para quem não possui a necessidade de publicar conteúdos com frequência. Depois da criação, mantê-lo no ar se torna mais simples utilizando ferramentas como o WordPress e uma boa hospedagem.

Nesse sentido, um site é uma ótima opção para quem tem uma empresa ou quer vender um produto ou serviço, por exemplo.

Através dele transmite-se a credibilidade desejada e constrói-se o lucro almejado, tendo retorno do investimento realizado e alcançando novos patamares no mercado.

Blog e site: a chave para o sucesso

Com toda a certeza, milhares de pessoas ao redor do mundo já precisaram escolher entre trabalhar com um site ou um blog.

Porém, na atualidade essa é uma questão que já faz bem menos sentido que há alguns anos. Isso porque o formato que mais tem funcionado hoje em dia é a junção desses dois ambientes online.

Afinal, um blog e um site se complementam em diversos aspectos. Em contraponto a estaticidade de um, pode entrar a atualização constante de outro, criando um combo de muito sucesso e engajamento para empresas.

Ao contrário do que se pensa, essa criação e junção de ambos não precisa ser cara ou morosa. Tudo pode ser feito muito facilmente através do WordPress, uma das maiores ferramentas de desenvolvimento de ambientes online do mundo.

Para isso é preciso adquirir apenas um domínio e um serviço de hospedagem de site.

Dentro do WordPress pode-se configurar a página inicial para que ela seja “estática” e os posts sejam exibidos dentro de uma página chamada “meusite.com.br/blog/”.

Comumente esse é o processo realizado pelas empresas, o que tem exatamente o mesmo custo de manutenção que um site comum.

Com todas essas informações, com toda a certeza a diferença entre blog e site já ficou bem clara para você. Sendo assim, continue acompanhando o nosso blog e descubra tudo sobre os melhores conteúdos sobre o mundo online, para ficar sempre atualizado em todas as novidades da web!

*Condições no site